fbpx
Connect with us

Turismo

Blocos de rua lotam Esplanada Ferroviária no Carnaval de Campo Grande

O desfile dos blocos de rua continua nesta segunda (12) e (13). Hoje, o Cordão Valu toma conta da Esplanada Ferroviária das 15h às 23h.

Publicado

on

Desde sexta-feira (09), a Esplanada Ferroviária, importante ponto histórico de Campo Grande, tem sido tomada por foliões para celebrar o Carnaval de Rua da capital. Os blocos Farofolia, do Reggae, Só Love, Cordão Valu, Ipa Lelê e Capivara Blasé bateram os recordes de anos anteriores levando mais de 60 mil pessoas para a folia em 3 dias de festa, que contam com a co-realização da Prefeitura de Campo Grande por meio da Secretaria Municipal de Cultural e Turismo (Sectur).

“Não temos dúvidas de que este será o melhor carnaval de todos os tempos, não apenas pelo grande público, mas porque tudo foi pensado e planejado com muito zelo, desde a segurança que foi reforçada, o cuidado com a limpeza do espaço, que tem início logo após a festa, a distribuição de pulseiras para o livre acesso dos moradores, a comercialização de alimentos e bebidas apenas por vendedores autorizados. Além da divertido, queremos que o Carnaval da nossa cidade seja organizado e para toda a família”, afirmou Mara Bethânia Gurgel, secretária municipal de Cultura e Turismo.

E quem compareceu, confirmou que o Carnaval dos Blocos é mesmo para toda a família. Nina Morena, de 11 anos, estava acompanha da amiguinha Gabriela e seus pais. Com cabelos coloridos, brincando com espuma, pulando e dançando, todos aproveitaram o fim de tarde e a noite com muita empolgação. “Eu venho desde pequena e é sempre muito legal. Gosto muito do Carnaval, tanto aqui quanto o desfile das escolas da samba”.

A maior parte do público é composta pelos munícipes, mas também há quem veio de longe para curtir o feriado mais animado do país. “Sou venezuelana e é a primeira vez que participo do Carnaval. Estou achando tudo muito animado, música legal, muita dança. As pessoas estão muito felizes e eu também”, afirmou Yaneri Estefani Valdez, acompanhada de sua família.

Há quem aproveite o momento de diversão para faturar uma graninha extra. Por meio de edital e sorteio, a Sectur convocou 60 vendedores ambulantes que estão comercializando alimentos e bebidas no complexo da Esplanada. O casal Joel Lopes dos Reis e Kelly Rebata foi um dos contemplados e pelo segundo ano, vendem espetinhos. “A nossa expectativa é de que vendamos muito. Já deu pra perceber que o público aumentou e isso é muito bom pra gente. Também recebemos todo o apoio da organização e isso faz toda diferença”.

O desfile dos blocos de rua continua nesta segunda (12) e (13). Hoje, o Cordão Valu toma conta da Esplanada Ferroviária das 15h às 23h.

E quem quer esticar um pouquinho mais na folia, pode ficar despreocupado. No sábado (17), os foliões podem contar com o Enterro dos Ossos. O bloco Eita!, realiza seus festejos das 14h às 23h em frente ao bar do Zé Carioca, na rua General Mello e os Forrozeiros MS, fecha as festividades carnavalescas da  Esplanada Ferroviária das 16 às 23h.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo

Corumbá trabalha para finalização da Trilha de Longo Curso na Estrada Parque Pantanal

A inspeção técnica contou com o apoio da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (FundturMS) e  da empresa J&F.

Publicado

on

A Prefeitura de Corumbá está trabalhando para concluir a implantação da Trilha de Longo Curso da Estrada Parque do Pantanal. O percurso começa no Buraco das Piranhas e termina no Lampião Aceso, na BR-262, proporcionando aos aventureiros apreciar a riqueza da fauna e flora da maior planície alagável do planeta.

“Na última semana, fizemos uma visita técnica ao longo de todo o percurso para finalizar o mapeamento da trilha de longo curso que será instalada. Avaliamos os pontos que precisam de algum reparo para atender essa modalidade de turismo e também conversamos com os donos das pousadas que serão parceiras dessa iniciativa”, explicou o diretor-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Eduardo Carvalho Ribeiro.

A inspeção técnica contou com o apoio da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (FundturMS) e  da empresa J&F.  As Trilha de Longo Curso  são enormes corredores ecológicos que se transformam em ferramentas reconhecidas pela Legislação brasileira para ampliar a conectividade entre áreas preservadas garantindo a manutenção da vida selvagem e na melhoria de indicadores ecológicos.

Conforme a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (Rede Trilhas), os atrativos são importantes aparelhos de recreação e de qualidade de vida com grande o potencial turístico e esportivo. As Trilhas de Longo Curso são catalizadoras de emprego e de renda principalmente nos serviços de apoio ao turista, favorecendo o desenvolvimento sustentável e minimizando o efeito de esvaziamento das áreas rurais.

Rede Trilhas

Em 2017, uma iniciativa articulada a nível governamental, por meio da Coordenação-Geral de Uso Público do ICMBio, movida pela experiência da Trilha Transcarioca e outros cases globais, iniciou o movimento para tirar do papel outros projetos de trilhas no Brasil.

O movimento ganhou reconhecimento legal com a publicação da Portaria Conjunta (MMA/MTur) nº 407, de 19 de outubro de 2018, que instituiu a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade – Rede Trilhas, inserida no Programa Nacional de Conectividade de Paisagens – CONECTA, instituído pela Portaria MMA nº 75, de 26 de março de 2018.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Turismo

MS representa o Brasil como destino de ecoturismo em evento internacional no Equador

Segundo Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, este será um evento muito especial para Mato Grosso do Sul

Publicado

on

De 6 a 8 de maio em Quito, Equador, a conferência AdventureELEVATE reunirá os principais atores do turismo das Américas, como operadores, consultores de viagens, imprensa, além de conselhos e representantes do turismo internacional.

Segundo Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, este será um evento muito especial para Mato Grosso do Sul. “Este é o oitavo ano seguido que participamos de eventos de ecoturismo junto a maior e uma das mais importantes associações de turismo de aventura do mundo, a ATTA (Adventure Travel Trade Association). MS é o único destino brasileiro presente em todos esses eventos representando nosso país e este ano estaremos junto com a Embratur”.

Com foco em educação e networking, o evento AdventureELEVATE é uma conferência anual de três dias voltado para a mídia, operadoras de turismo e líderes de pensamento na comunidade de viagens de aventura. Os principais palestrantes, workshops e sessões de painéis criativos apresentam tópicos relevantes do setor, como negócios e tecnologia, marketing e operações e tendências de viagens que moldam o futuro do turismo de aventura.

“Além disso, seremos um dos principais apoiadores com direito a fala, apresentação dos nossos destinos e participação no marketplace, que é um momento de rodada de apresentação junto a buyer e imprensa internacionais. Esperamos trazer ainda mais operadores que vendam nosso Estado e coloque nossos produtos na prateleira. E teremos também um anúncio especial durante o evento, que todos saberão em breve”, relata Wendling.

O AdventureELEVATE permite a construção e manutenção de relacionamentos comerciais que impactam para o aumento do fluxo turístico estadual. Saiba mais no site: https://events.adventuretravel.biz/adventureelevate/latin-america-2024

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Turismo

Revista especializada destaca turismo gastronômico do Pantanal de Mato Grosso do Sul

A preciosidade das receitas regionais e as opções de passeios em meio a natureza são os destaques da décima segunda edição da revista Ambrosia Gourmet

Publicado

on

Macarrão de comitiva, sarrabulho, caldo de piranha, sopa paraguaia. A preciosidade das receitas regionais e as opções de passeios em meio a natureza são os destaques da décima segunda edição da revista Ambrosia Gourmet, primeira e única publicação especializada em gastronomia de Mato Grosso do Sul.

“A gastronomia representa a cultura da gente pantaneira por meio dos sabores, por meio dos cheiros do Pantanal. A comida que é a base da cultura de quem vive nesse território fantástico é algo, de fato, diferenciado. Ficamos muito felizes que o nosso trabalho de evidenciar a gastronomia do Estado, em parceria com o Sebrae e o chef Paulo Machado, tem alcançado voos tão altos. Isso tem colocado Mato Grosso do Sul em destaque, inclusive no cenário internacional”, afirma Bruno Wendling, diretor-presidente da FundturMS (Fundação de Turismo MS).

“A Rota Gastronômica concretiza essa estratégia de conectar os diversos empreendimentos e regiões dentro do Pantanal por meio da gastronomia, dando uniformidade, criando um produto integrado que mostra a todos que o Pantanal não é somente a biodiversidade, fauna e flora, mas também é muita cultura. E nada melhor, nada mais saboroso do que vivenciar a cultura de um território e de um povo, senão por meio da gastronomia. Fico muito feliz com essa ação e o trabalho continua forte, evidenciando cada vez mais que Mato Grosso do Sul é, de fato, um destino único que oferece experiências exclusivas das mais saborosas que existem”, acrescenta.

Rota Gastronômica Pantaneira

Para quem quer conhecer melhor os encantos do Estado, a edição é um guia de viagem com direito a dicas de atrativos, paisagens paradisíacas e, é claro, a legítima comida pantaneira. Fogão a lenha e a rusticidade das fazendas levam a um delicioso passeio comandado pelo chef Paulo Machado, que, em conjunto com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, criou a Rota Gastronômica Pantaneira, com dez destinos na estrada dos pantanais de Aquidauana, Miranda, Corumbá e Nhecolândia.

Além da gastronomia, o turismo contemplativo, com a observação de aves, passeio de chalana e trilhas; e o científico, que foca em pesquisas de flora e fauna, atraem cada vez mais turistas ao Estado. Com a proximidade das férias, o melhor momento é curtir a natureza e a culinária, valorizando os ingredientes regionais e o modo de fazer pantaneiro.

Inspirada nas comitivas, a Ambrosia te leva a degustar da simplicidade das panelas de ferro, das comidas de uma panela só e da rusticidade que encanta os turistas. Convite feito, agora é pegar a estrada.

Confira a reportagem sobre a gastronomia pantaneira clicando AQUI.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67