Connect with us

Geral

Após visita ao HU-UFGD, gestores da Ebserh discutem melhorias na saúde com lideranças indígenas em Dourados

Coordenador de Gestão da Pesquisa e Inovação e Diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação da Ebserh conheceram a Reserva Indígena de Dourados

Publicado

on

Representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) visitaram nesta segunda-feira (16) a Reserva Indígena de Dourados, no Mato Grosso do Sul, para um encontro com lideranças locais. Estiveram presentes a Dra. Cristiane Carvalho Santos Melo, Diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação, e Felipe Santa Rosa Roitberh, Coordenador de Gestão da Pesquisa e Inovação, que vieram à região com o objetivo de conhecer as instalações do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), ligado à Rede Ebserh, e discutir as necessidades de saúde da comunidade indígena.

A reunião realizada na Escola Estadual Indigena Guateka Marçal De Souza também envolveu gestores do HU-UFGD – hospital referência em saúde indígena na região -, profissionais de saúde da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) que atendem a comunidade, lideranças das Aldeias Jaguapiru e Bororó, que englobam a maior reserva indígena de Mato Grosso do Sul, localizada em Dourados, onde vivem 13.473 indígenas, conforme o Censo do IBGE 2022. Participou também do encontro o coordenador especial de assuntos indígenas do município, Rezembrink Martins de Lima.

O Coordenador de Gestão da Pesquisa e Inovação da Ebserh, Felipe Santa Rosa Roitberh, destacou a importância do encontro e o compromisso da estatal com a saúde indígena. “É um prazer vir à Grande Dourados, especialmente para conhecer o HU-UFGD e a aldeia indígena adstrita. Esse momento marca uma aproximação ainda maior e reforça o compromisso da sede da Ebserh em oferecer apoio e entender melhor como atuar nesta região. Nós entendemos na Ebserh que a saúde indígena é prioridade, e isso dá suporte ao SUS, à vida e ao cidadão”, afirmou.

A Dra. Cristiane Carvalho Santos Melo ressaltou a necessidade de articulação entre os diferentes entes do Sistema Único de Saúde (SUS). “Nós, do HU-UFGD, podemos contribuir com residências, ensino e pesquisa, trazendo apoio para as equipes da atenção básica da comunidade. O apoio matricial é um dos pontos fortes dessa conversa, e também podemos contribuir com a experiência que toda a equipe do HU-UFGD tem na saúde pública”, disse.

Conforme o psiquiatra e gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFGD, Dr. Thiago Pauluzi Justino, a reunião proporcionou a realização de um levantamento para compreender as demandas de saúde, tanto preventivas quanto assistenciais. “Queremos trabalhar com matriciamento em saúde mental, psiquiatria, endocrinologia e cardiologia, para melhorar os atendimentos e reduzir a fila de espera dessas especialidades. Então, a gente já está com uma agenda para começar essa atividade nos próximos meses e vamos levantar mais especialistas que querem trabalhar também nesse projeto de tele-matriciamento, de matriciamento dentro do hospital universitário para trazer uma atenção especializada”, afirmou Dr. Paluzi.

A enfermeira Jacqueline Cristina do Santos Fioramonte, coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde com ênfase em Atenção em Saúde Indígena do HU-UFGD, destacou a importância da rede Ebserh na formação de residentes. “Estar aqui com representantes da pesquisa e da extensão fortalece a residência quando pensamos em trabalhos em rede. Escutamos as demandas da comunidade e voltamos aos nossos locais de trabalho para refletir, construir e planejar juntos.”

Rezembrink Martins de Lima, coordenador especial de assuntos indígenas do município de Dourados, enfatizou a importância da aproximação entre gestores hospitalares e a comunidade indígena. “As maiores demandas aqui são nas especialidades de obstetrícia, psiquiatria e psicologia. A presença dos gestores da Ebserh é fundamental para garantir um atendimento de qualidade”, afirmou.

“Nós temos os programas de iniciação científica e tecnológica hoje com bolsas dedicadas para a população indígena para que aumente também a representatividade daqueles que fazem pesquisa em prol da causa indígena e igualmente estamos desenhando em conjunto com a CAPES a oportunidade de pensar se num futuro não muito distante a gente pode também vislumbrar bolsas de pós -graduação em saúde indígena”, acrescentou o Coordenador de Gestão da Pesquisa e Inovação da Ebserh, Felipe Santa Rosa Roitberh.

Na reserva, os representantes da Ebserh também visitaram da casa de reza indígena denominada Gwyra Nhe’engatu Amba, acompanhados pelo Ñaderu Getúlio Juca. A casa é uma referência social e cultural para os indígenas Guarani e Kaiowá na reserva de Dourados. Ao final da visita, as demandas apresentadas durante o encontro na reserva foram levadas também ao pró-reitor de Ensino de Graduação da UFGD, Prof. Dr. Etienne Biasotto, fortalecendo ainda mais a articulação e o compromisso das instituições com a saúde indígena.

Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

 

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defesa Civil emite alerta para chuvas intensas

Publicado

on

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Campo Grande emitiu um alerta nesta segunda (22) sobre o risco de fortes chuvas com ventos intensos na Capital entre as 23h de hoje e 22h59 de amanhã (23).

O alerta amarelo foi emitido pela possibilidade de chuvas associadas a ventos intensos. A previsão é seja entre 20 e 30 milímetros de precipitação por hora ou até 50 milímetros em um único dia.

Alerta da Defesa Civil emitido nessa segunda-feira (22)

Ainda conforme o alerta, há risco baixo de corte de energia, queda de galhos, alagamentos e queda de árvores em pontos diversos da cidade. O alerta foi feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Caso seja atingido por alguma intempérie, o munícipe pode acionar a Defesa Civil através do contato 199, ou solicitar serviços, como a remoção de árvores pelo 156. Naqueles casos em que a queda aconteceu sobre a fiação e há riscos de o imóvel ou a árvores estar eletrificada, o contato deve ser feito ao 193.

Continue Lendo

Geral

Semana abre com 944 vagas e cursos gratuitos na Funsat

Publicado

on

A segunda-feira (22) começa na Agência de Empregos da Funsat com 944 vagas de trabalho disponíveis, distribuídas em 126 profissões e ofertadas por 152 empresas de Campo Grande.

Do total de oportunidades, 550 não exigem experiência e são voltadas ao primeiro emprego ou à recolocação profissional. Entre as funções com maior número de vagas estão ajudante de obras (20), atendente de padaria (17), consultor de vendas (30), fiel de depósito (4), leiturista (5) e pedreiro (5). Também há destaque para operador de caixa (73) e consultor de vendas (32) no quadro geral.

Para pessoas com deficiência (PCD), são 58 vagas disponíveis, com destaque para auxiliar de confecção (50), empacotador à mão (2), auxiliar de estoque (3) e auxiliar de limpeza (1). O atendimento e a consulta às vagas podem ser feitos no guichê 1 da sede da Agência de Empregos.

O PRIMT (Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho) também terá agenda de certificação no dia 23 de junho, às 10h, com 218 participantes que concluíram o ciclo de capacitação. Nesta etapa, serão atendidos beneficiários vinculados à FUNESP, IMPCG e SESAU/CRT, reforçando a política de qualificação profissional.

Na próxima semana, a Escola da Funsat inicia novas turmas de capacitação, com cursos de Informática Básica e Primeiros Socorros, ampliando o acesso à formação gratuita em diferentes regiões da cidade.

Continue Lendo

Geral

Funsat anuncia quase mil vagas nessa terça-feira (16)

Publicado

on

A Fundação Social do Trabalho (Funsat) disponibiliza nesta terça-feira (16) um total de 993 vagas de emprego em Campo Grande. As oportunidades são oferecidas por 156 empresas e contemplam 122 profissões diferentes.

Entre os destaques do painel estão vagas para ajudante de obras (26), auxiliar de linha de produção (71), costureira (29), operador de telemarketing ativo (25), atendente de padaria (18), armador de ferros (4), assistente de prevenção de perdas (3) e mecânico de automóvel (3).

Das vagas disponíveis, 607 não exigem experiência anterior. Nesta modalidade, que prevê treinamento para os candidatos selecionados, há oportunidades para auxiliar de linha de produção (45), consultor de vendas (30), operador de caixa (76), vigia (5), fiel de depósito (4) e frentista (3).

Para pessoas com deficiência (PCD), a Funsat oferta 60 vagas exclusivas. As oportunidades são para auxiliar de confecção (50), repositor de mercadorias (4), auxiliar de estoque (3), empacotador à mão (2) e auxiliar de limpeza (1).

Emprega CG leva feirão às Moreninhas

Na quarta-feira (17), das 8h às 12h, o Polo Moreninhas da Funsat recebe mais uma edição do Emprega CG, com a participação de nove empresas e previsão de até 500 vagas para recrutamento imediato.

As entrevistas serão realizadas para funções como operador de telemarketing, repositor de mercadorias, operador de caixa, operador de loja, açougueiro, auxiliar de limpeza, ajudante de depósito, fiscal de prevenção de perdas, balconista de farmácia, perfumista e consultor de vendas.

Os atendimentos da Funsat ocorrem das 7h às 13h na sede da Fundação, localizada na Rua 14 de Julho, 992, Vila Glória, e no Polo Moreninhas, na Rua Anacá, 699.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67