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Cidades

AGEMS moderniza e amplia fiscalização de água, esgotamento e resíduos sólidos

Vai levar também orientações e proposta de convênio para os outros municípios do Estad

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Com papel fundamental na garantia da oferta do saneamento básico com qualidade, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS) iniciou esta semana em Sidrolândia uma ação institucional de cooperação que vai ampliar a atuação fiscalizadora. Junto com a inspeção programada dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário feita pela equipe técnica, o diretor-presidente da autarquia, Carlos Alberto de Assis, foi conhecer o sistema de coleta e manejo de resíduos sólidos e propor o estabelecimento de convênio à Prefeitura.

Em visita à prefeita Vanda Cristina Camilo, Assis apresentou o modelo do Convênio de Cooperação que permitirá à AGEMS executar a regulação e fiscalização do saneamento na área de resíduos sólidos urbanos, assim como já faz com abastecimento de água e esgoto. “É importante lembrar que a legislação federal estabelece prazo até 30 de junho para os Municípios contarem com o trabalho de um órgão regulador fiscalizando os contratos desse serviço. Queremos contribuir e oferecer o conhecimento e a experiência da AGEMS”, informou Carlos Alberto.

Avanços

Sidrolândia conta com um aterro sanitário implantado e gerido pela empresa privada Elite Max Ambiental, contratada pelo Município. Com capacidade de aproximadamente 100 toneladas/dia, o local recebe resíduos domésticos e de varrição pública. Detalhes do funcionamento foram apresentados pelo proprietário Valdemar José Bueno ao presidente e equipe da AGEMS, composta pela diretora de Saneamento Básico, Iara Marchioretto, coordenadores e profissionais das Câmaras Técnica e de Regulação Econômica de Saneamento.

De acordo com o responsável técnico pelo equipamento, engenheiro sanitarista e ambiental Anderson Secco dos Santos, o projeto do aterro sanitário envolve um total de cinco células (compartimentos onde vão sendo dispostos os resíduos). Cada uma tem idade mínima de três anos. Iniciada em 2019, a primeira está sendo fechada agora, e a segunda está sendo aberta.

“Temos a expectativa que a Agência venha para somar.  Ainda existem municípios com grandes problemas de lixões, de descarte incorreto e é importante ter essa ajuda na regularização. E para nós, que já estamos no ramo, é também importante a Agência dispor a regulamentação, fiscalizar mesmo, para que a gente possa fazer o serviço adequadamente”, avalia o engenheiro Anderson.

A AGEMS vai levar orientações e proposta de convênio para os outros municípios do Estado. A Agência está finalizando a edição de uma importante norma sobre as Condições Gerais do manejo de resíduos, onde constam regras técnicas, direitos e deveres das Prefeituras, das empresas prestadoras de serviço e dos usuários.

A diretora Iara Marchioretto informou que já estão programadas visitas técnicas em ao menos duas cidades em fevereiro e março. “Esse é um momento em que a Agência está ampliando suas atividades nos eixos do saneamento, levando mais serviços regulatórios aos municípios e aos cidadãos”, explica. “Vamos aos municípios ver de perto a situação de cada um e também estamos fazendo uma pesquisa. Queremos conhecer bem o setor para atuar”, completa Carlos Assis.

Água e esgotamento sanitário

As visitas técnicas para conhecer os aterros e discutir o convênio nos resíduos sólidos são ações que a Agência vem fazendo alinhadas ao trabalho já consolidado de fiscalização do abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Em Sidrolândia, aconteceu vistoria ao setor comercial e de atendimento ao usuário, a inspeção na Estação de Tratamento de Esgoto, com participação de representantes da Sanesul e da parceira público-privada MS Ambiental, e fiscalização do sistema de água.

O serviço de esgotamento já atende em torno de 25% da cidade e em breve vai chegar a 35%, com a expansão da rede coletora, segundo informou o supervisor local Márcio Antônio Cruz. Pelo projeto de PPP do Governo do Estado, o serviço estará universalizado em um prazo de 10 anos.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Escolas, postos de saúde e espaços públicos recebem mutirão de limpeza

As ações prosseguem nos próximos dias.

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A Prefeitura de Dourados está realizando um mutirão de limpeza em diversos pontos da cidade, com ênfase nas escolas municipais, diante da proximidade da volta às aulas, e também em unidades de saúde e equipamentos públicos. Nesta primeira quinzena de janeiro, atendendo determinação do prefeito Marçal Filho, as equipes da Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos) atuaram de forma intensa com roçada, poda e/ou supressão de árvores, pintura e outros serviços que têm impactado em asseio e beleza no município. As ações prosseguem nos próximos dias.

Nesta quinta-feira (16), equipes da Semsur concentram os trabalhos na Escola Municipal Professora Efantina de Quadros, Ceim (Centro de Educação Municipal Infantil) Ivo Benedito, no distrito de Itahum, Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares, Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, Parque Rego D’Água, Praça do Transbordo, Ceper do 3º Plano, e nas avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres.

Já foram atendidas as escolas municipais Frei Eucário Schmitt,  Armando Campos Belo, Aurora Pedroso de Camargo, Professora Maria da Conceição Angélica e Sócrates Câmara. A UPA (Unidade de Pronto Atendimento), o estádio Frédis Saldivar (Douradão), o Centro de Convivência do Idoso “Andre´s Chamorro” , o Cras (Centro de Referência da Assistência Social) da Vila Cachoeirinha, a Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura também receberam os serviços. Além desses locais, o quadrilátero central entre as ruas Monte Alegre e Cuiabá e Toshinobu Katayama e Albino Torraca contou com as intervenções.

O prefeito Marçal Filho ressalta que os serviços são uma necessidade eminente no município e além de levarem mais asseio e beleza aos locais, geram impacto positivo em outros pontos, como saúde pública, por exemplo. “Encontramos o centro da cidade com o mato muito alto, condições críticas de limpeza, o que também era notório em espaços públicos”, ressalta Marçal Filho. “Logo no dia 2 começamos os serviços que estão mudando o aspecto da nossa cidade e ainda ajudam a prevenir infestação de insetos, mosquito da dengue e animais peçonhentos”, destaca o prefeito.

As ações continuarão de forma intensificada na área urbana e na área rural do município levando os serviços de limpeza, poda de árvores, pintura, conforme as necessidades de cada local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Marçal consegue reverter no TCE perda de 3 mil vagas na Educação

Marçal Filho destaca os esforços junto ao Tribunal de Contas do Estado para reverter a perda das 3 mil vagas na Educação em Dourados

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Em tempo recorde, com apenas 9 dias úteis de trabalho à frente da Prefeitura de Dourados, o prefeito Marçal Filho e sua equipe jurídica conseguiram reverter no Tribunal de Contas do Estado (TCE) a perda de 3 mil vagas na educação infantil em razão de erros grosseiros cometidos pela gestão anterior na contratação de escolas conveniadas. A irresponsabilidade do governo passado foi atestada pela Divisão de Fiscalização de Educação do TCE, que apontou erros graves, como a omissão em relação ao formato de distribuição de merenda escolar, uniformes, material didático e pedagógico para as crianças.

O Tribunal de Contas do Estado apontou ainda que o contrato da governo passado não previa a avaliação da aptidão das escolas para a prestação de serviços de educação infantil e ainda criava notas para classificá-las com o objetivo de excluir as escolas que estiverem acima do número de vagas solicitadas. Ainda segundo o TCE, o contrato barrado pela Divisão de Contas do Estado eliminava a possibilidade de entrada de novas escolas interessadas em firmar convênio com o município, comprometendo a isonomia na contratação das instituições.

Após tomar posse, em 1 de janeiro, o prefeito Marçal Filho foi informado que o Tribunal de Contas do Estado havia concedido liminar ao Ministério Público de Contas no dia 27 de dezembro de 2024 suspendendo a contração das 3 mil vagas juntos às escolas e creches particulares de Dourados. “Essa notícia caiu como uma bomba para nosso governo e, também, para os pais das crianças já que é público e notório que a Rede Municipal de Ensino encerrou 2024 com um déficit de mais de 1.000 vagas na educação infantil e caso se confirmasse a perda dessas 3.000 vagas conveniadas a situação ficaria insustentável”, enfatiza Marçal Filho.

Uma das primeiras medidas adotadas pelo prefeito na primeira semana de governo foi bater às portas do Tribunal de Contas do Estado, em Campo Grande, acompanhado pela equipe jurídica do município para revogar a liminar que suspendeu o processo de contratação das 3.000 vagas. “Demonstramos no processo do TCE que os problemas criados no contrato pelo governo passado seriam corrigidos pelo nosso governo e que a manutenção da liminar iria causar um prejuízo gigantesco para a Educação em Dourados, já que o município não teria como criar milhares de vagas no espaço de 30 dias”, explica Marçal.

Para corrigir os problemas no contrato do governo anterior, o prefeito determinou a adoção de critérios transparentes para o envio de merenda escolar às entidades filantrópicas que forem contratadas, enquanto as escolas não filantrópicas ficariam responsáveis pelo fornecimento da merenda por conta própria. O prefeito também determinou que a Secretaria Municipal de Educação assumisse a responsabilidade pelo fornecimento dos kits de material escolar e que as escolas contratadas pelo município ficariam responsáveis pelo fornecimento dos uniformes escolares.

Ao receber a manifestação da Prefeitura de Dourados no processo que havia barrado liminarmente a contratação das 3.000 vagas, o conselheiro Flávio Kayatt decidiu pela revogação da liminar e determinou a exclusão do edital da previsão de classificação com o objetivo de excluir instituições da contratação, bem como pela manutenção do credenciamento de novas escolas e creches particulares durante todo o ano letivo de 2025.

O prefeito Marçal Filho recebeu com entusiasmo a decisão do Tribunal de Contas do Estado ao mesmo tempo em que lamenta a falta de planejamento das gestões anteriores que não investiram na construção de novas escolas municipais e, muito menos, em creches. “Estamos mobilizando esforços para receber o maior número possível de crianças neste ano letivo, mas infelizmente não teremos como garantir vagas para todas elas”, alerta. “No Censo de 2010 Dourados tinha 173.647 habitantes, chegou a 243.367 habitantes no Censo 2022 e no final do ano passado o IBGE apontou uma população de mais de 261 mil pessoas, ou seja, a cidade ganhou 17.273 habitantes em apenas 2 anos e quantas escolas foram construídas nesse período?”, questiona o prefeito.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Cidades

Prefeitura de Dourados convoca empresas do transporte escolar para vistoria dos veículos

Para a Agetran conceder a emissão do alvará que autoriza a atividade de transporte de alunos em Dourados, os proprietários das vans devem ter registro no Cadastro Econômico do município.

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A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), publicou portaria convocando as empresas proprietárias de Vans utilizadas no transporte de estudantes para a vistoria nos veículos. A fiscalização inicia na segunda-feira, dia 20, e se estende até o dia 31 de janeiro, sempre das 7h30 às 12h30.

A Agetran informa que a vistoria é realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e suas autorizadas. Após essa etapa, o documento emitido deve ser apresentado na Escola Pública de Trânsito (EPT), localizada à Rua Vivaldi de Oliveira, número 5795, Jardim Márcia.

Para a Agetran conceder a emissão do alvará que autoriza a atividade de transporte de alunos em Dourados, os proprietários das vans devem ter registro no Cadastro Econômico do município.
Na vistoria, deve ser entregue apresentado o documento do veículo, cópia da vistoria do Detran, documentos do proprietário, motorista e monitor, certificado do curso de transporte escolar dos motoristas e monitores, certidões negativas civil e criminal do proprietário, motorista e monitor e seguro de passageiros.

O não comparecimento no prazo determinado poderá acarretar sanções administrativas na Lei Municipal n° 2174, de 31 de março de 1998 e Decreto Municipal n° 434, de 17 de agosto de 2001. A não realização da vistoria será considerada serviço clandestino, que é ilegal. Em caso de dúvidas e outras informações, os interessados podem entrar em contato no telefone 2222-1204.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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