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Educação

Enem 2024: saiba quem pode pedir a reaplicação do exame

Doença ou questões logísticas permitem ao candidato fazer nova prova

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Os participantes que faltaram ao primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou por estarem infectadas por doenças previstas no edital do exame, na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia de aplicação das provas, poderão solicitar para fazer as provas nos dias 10 e 11 de dezembro. Haverá apenas uma reaplicação de provas do Enem 2024.

O pedido de reaplicação do exame deverá ser feito na Página do Participante, entre 11 de novembro e 23h59 de 15 de novembro. As solicitações e a documentação apresentada serão analisadas, individualmente, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O inscrito deverá fazer a solicitação de reaplicação da prova correspondente somente ao dia em que faltou e que tenha justificativa. Portanto, aquele afetado por problemas logísticos ou doenças contagiosas durante o primeiro dia de aplicação regular do exame deverá comparecer no segundo dia de aplicação, marcado para o próximo domingo (10). E a solicitação de reaplicação deve se referir somente ao dia de provas perdido.

Situações de reaplicação

De acordo com o edital do Enem 2024, poderá solicitar a reaplicação do exame, aquele participante impossibilitado de comparecer ao local da prova por estar infectado por doenças como tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.

Para reaplicação do Enem, também são considerados problemas logísticos que prejudicam a aplicação do exame como desastres naturais, comprometimento da infraestrutura do local, falta de energia elétrica no local de prova, que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural, erro de execução de procedimento de aplicação que cause comprovado prejuízo ao participante.

As solicitações serão avaliadas de acordo com as possíveis intercorrências registradas em cada município, a exemplo de notificações da defesa civil local sobre desastres naturais.

O participante que alegar indisposição ou problemas de saúde durante a aplicação do Enem 2024 e não concluir as provas ou precisar se ausentar do local de provas não poderá retornar à sala de provas para concluir o exame e não poderá solicitar a reaplicação.

Passo a passo

Ao fazer a solicitação de reaplicação, o participante deve justificar a ausência, por meio do envio de um documento legível, em língua portuguesa, que comprove a condição que motivou a solicitação de reaplicação. Somente a partir do envio do documento, o pedido começará a ser analisado.

Conforme previsto no edital, o simples pedido do candidato prejudicado em uma das duas fases de provas do exame e o envio do documento comprobatório não garantem a reaplicação da prova. É necessário que o Inep aprove a solicitação do pedido de reaplicação.

Em caso de problemas de saúde, é preciso incluir atestado médico com assinatura e identificação do profissional de saúde, com respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), além da Classificação Internacional de Doença (CID 10) de uma das doenças previstas em edital.

O participante do Enem que estiver internado em um hospital deverá anexar a declaração da unidade de saúde onde permaneceu para tratamento de saúde, contendo o nome completo do participante internado e o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF); além de informar a disponibilidade de instalações adequadas para a aplicação do Enem.

Os dados informados ou os documentos anexados na solicitação de reaplicação não poderão ser alterados após o envio pela página do participante.

Provas da reaplicação

A reaplicação das provas do Enem 2024 também terá 180 questões objetivas de quatro áreas do conhecimento (linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática).

As provas serão divididas em dois dias, da mesma forma que ocorre na aplicação regular do exame. Porém, as datas escolhidas para reaplicação não serão em dois fins de semana, mas nos dias 10 de dezembro (uma terça-feira) e 11 de dezembro (quarta-feira).

Mesmo tendo o mesmo formato, na reaplicação as questões e o tema da dissertação-argumentativa serão diferentes das aplicadas no período regular, para garantir a equidade entre os candidatos.

Os recursos de acessibilidade de videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e leitor de tela para inclusão digital de pessoas com deficiência visual, não serão fornecidos na reaplicação, ainda que tenham sido solicitados pelo participante no ato da inscrição. No entanto, o Inep disponibilizará tradutor-intérprete de libras e auxílio para leitura para os participantes.

As informações sobre a aprovação da solicitação de reaplicação do Enem pelo Inep, bem como o local de reaplicação da prova e horários estarão acessíveis na Página do Participante.

Os resultados das provas de reaplicação do Enem 2024 serão divulgados juntamente com os das provas regulares, em 13 de janeiro de 2025.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

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Educação

Prefeitura de Campo Grande conclui licitação para retomar obras da EMEI Jardim Anache

O resultado da homologação está publicado na edição n.º 7.703 do Diário Oficial de Campo Grande

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A Prefeitura de Campo Grande concluiu a licitação para contratação de empresa para execução de obra de conclusão da Emei Jardim Anache, localizada na região urbana do Segredo. O resultado da homologação está publicado na edição n.º 7.703 do Diário Oficial de Campo Grande. O próximo passo será a assinatura do contrato para a ordem de início do serviço, que será executado pela empresa 3HF Construção e Empreendimentos LTDA, vencedora do processo licitatório.

Com um investimento de R$ 2.014.105,64, a unidade de educação infantil atenderá cerca de 250 alunos após a conclusão das obras, ampliando a oferta de vagas na Rede Municipal de Ensino e beneficiando diretamente as famílias da região. A obra faz parte do planejamento da administração municipal para fortalecer a infraestrutura educacional de Campo Grande, proporcionando mais acesso e qualidade no atendimento às crianças da primeira infância.

“Concluir as obras da EMEI Jardim Anache representa nosso compromisso em atender às necessidades educacionais das famílias da região do Segredo, proporcionando um espaço de qualidade para o desenvolvimento das crianças. Este é mais um passo para garantir que a educação infantil chegue a cada vez mais moradores, fortalecendo nossa rede e investindo no futuro de Campo Grande,” destacou a prefeita Adriane Lopes.

A EMEI Jardim Anache é uma demanda antiga da comunidade, paralisada há dez anos, e deverá contribuir significativamente para o desenvolvimento local, oferecendo um ambiente adequado e seguro para a educação infantil.

Em julho deste ano, a Prefeitura inaugurou a EMEI Inápolis, após retomar a obra que estava parada há mais de 13 anos. A unidade tem cerca de 250 crianças matriculadas do Grupo I ao Grupo 5, e atende famílias da Região Urbana do Imbirussu. A unidade recebeu novos parquinhos, mobiliário e jogos pedagógicos.

A meta é concluir as outras sete Emeis (Jardim Talismã, Jardim Radialista, Popular, Moreninha II, Jardim Colorado, Serraville e Jardim Nashville) e fazer o reordenamento de vagas da Educação Infantil para atender a demanda reprimida da rede municipal de ensino.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

CNU: sai resultado da prova de títulos

Candidatos podem entrar com recursos até 5 de novembro

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Os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) já podem conferir os resultados da prova de títulos, nesta segunda-feira (4), avaliada pela banca examinadora da Fundação Cesgranrio, que organiza o certame.

A consulta pelos participantes pode ser feita na área do candidato, dentro do site do CPNU, com Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha cadastrados no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br .

Conforme previsto quadros de atribuição de pontos para a avaliação de títulos, disponível nos editais dos oito blocos temáticos do chamado Enem dos Concursos, cada modalidade de título pode valer de 5% a 10% do total de pontos.

A prova de títulos tem caráter apenas classificatório, ou seja, a classificação do candidato pode mudar de acordo com a pontuação obtida nesta etapa. Esta fase não possui caráter eliminatório, ou seja, ainda que o candidato obtenha nota zero continuará na disputa, com a nota obtida na fase das provas objetivas e discursiva ou de redação.

Recursos

Os candidatos que não concordarem com a nota preliminar da avaliação de títulos podem entrar com recursos a partir no mesmo dia de divulgação, 4 de novembro, até terça-feira (5).

A interposição do recurso é feita do mesmo endereço eletrônico em que foi realizada a inscrição.

Em 19 de novembro, será divulgado o resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), coordenador do CNU, afirma que os resultados finais estão previstos para 21 de novembro.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

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Educação

Alunos do 2º ano da REME fazem prova do SAEMS

São 98 unidades escolares que possuem turmas de 2º ano e foram selecionados 84 aplicadores

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De 4 a 12 de novembro, 10.939 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (REME), realizam as provas do SAEMS (Sistema de Avaliação Educacional de Mato Grosso do Sul), uma iniciativa para avaliar a qualidade da educação básica nas escolas do Mato Grosso do Sul.

São 98 unidades escolares que possuem turmas de 2º ano e foram selecionados 84 aplicadores. A escolha da data dependeu da direção de cada unidade que encaixasse no calendário escolar.

Nesta segunda-feira (4), nove unidades tiveram aplicação das provas para estudantes do matutino e vespertino.

É um programa que aplica avaliações educacionais aos estudantes do 2° ano no caso da Capital. O objetivo é melhorar a qualidade da educação e identificar possíveis defasagens de aprendizagem o que influencia também no IQE (Índice de Qualidade de Educação)”, destacou o secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt.

Segundo a superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, Ana Dorsa, o SAEMS vai identificar o nível de aprendizado dos estudantes. “Os alunos vão fazer as provas das disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática, e o foco do Sistema é nas habilidades essenciais para o desenvolvimento dos próprios estudantes”.

A coordenadora da Escola Municipal João de Paula Ribeiro, Graciele Martinez Ferreira, afirma que o SAEMS é de extrema importância. 90 alunos dos 2º anos da unidade fazem hoje as provas. “A gente precisa saber como está a alfabetização dos alunos e o SAEMS ajuda justamente com esses dados”.

A professora aplicadora, Rita de Cássia Cleonice Campos, avalia a aplicação da prova do período matutino. “Os alunos estavam bem ansiosos e empolgados com a avaliação, eles realmente estão preparados e é muito bom ver isso na futura geração”.

A aluna da Escola Municipal João de Paula Ribeiro, Isabele Silva Teixeira, disse ter se preparado para a prova. “Gosto de Língua Portuguesa, eu achei algumas questões difíceis, mas depois consegui entender e acho que me saí bem”.

O colega de sala de Isabele, Luan Lopes Pereira, 8 anos, considerou a prova de Português fácil. “Eu já gosto de ler e escrever, na prova tinha quadrinhos de fácil interpretação, foi tranquilo”.

Já a aluna da Escola Municipal Coronel Antonino, Laura Machado, de 8 anos, se preparou para a prova de hoje. “Estou aprendendo a ler, então me dediquei para me sair bem. A prova de escrita eu vou mostrar para todo mundo como minha letra é linda”.

Davi Martiano Ribas, 7 anos, estuda na mesma escola de Laura. “Eu aprendi a ler e escrever com 6 anos, gosto muito de qualquer história e achei fácil a prova”.

 

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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