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Educação

Enem 2024: como diminuir a ansiedade às vésperas do exame

Especialistas dão dicas de como evitar o estresse antes das provas

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A jornada de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 está na reta final para os mais de 4,3 milhões de inscritos confirmados.

Muitos candidatos sentem um certo nervosismo antes e durante as provas, marcadas para os dias 3 e 10 de novembro. Dominar a ansiedade e o estresse pode ser tão importante quanto ter o conteúdo das matérias na ponta da língua, segundo a psicóloga Cláudia Caldas, orientadora educacional do colégio Galois, em Brasília, que prepara alunos do ensino médio para o exame.

Às vésperas do exame, a psicóloga conta que aumentou a procura por atendimento por parte dos jovens para falar sobre suas preocupações. Frequentemente, no ensino médio, os estudantes se sentem cobrados pelos familiares ou se cobram demais por um bom resultado.

Brasília (DF), 24/10/2024 - Orientadora do colégio Galois, Cláudia Caldas, fala sobre preparação dos últimos dias antes da prova do Enem 2024.  Foto: José Cruz/Agência Brasil
Brasília (DF), 24/10/2024 – Orientadora Cláudia Caldas fala sobre preparação dos últimos dias antes da prova do Enem 2024. Foto: José Cruz/Agência Brasil

A pressão, algumas vezes, resulta em crise de choro. Por isso, com o objetivo de garantir o controle emocional para um bom desempenho nas provas, a orientação é que os candidatos do Enem compartilhem seus sentimentos com amigos ou parentes, descansem adequadamente e relaxem para evitar o esgotamento mental.

“Trabalhamos tanto conversando, porque os alunos querem muito falar, colocar para fora; como a gente também orienta que é preciso descansar, o que é algo que eles têm muita dificuldade em fazer. Eles se cobram bastante.”

O estudante Guilherme Cutrim, de 17 anos, que participará do Enem pela primeira vez para tentar uma vaga no curso de Direito, conhece bem essa cobrança. “Meus pais não me pressionam tanto, mas, eu sim. E mesmo sendo difícil, consigo lidar com essa ansiedade e espero ir bem”, diz Cutrim.

Brasília (DF), 24/10/2024 - Aluna do colégio Galois, Isabella Costa Dahdah, em sala de aula na preparação dos últimos dias antes da prova do Enem 2024.  Foto: José Cruz/Agência Brasil
Brasília (DF), 24/10/2024 – Aluna Isabella Costa Dahdah faz pequenas pausas na jornada de estudos. Foto: José Cruz/Agência Brasil

A jovem Isabella Costa Dahdah, de 17 anos, que também quer cursar a faculdade de direito, adotou a tática de fazer pequenos intervalos durante a jornada diária de quase 12 horas de estudos em casa e sala de aula.

“Estou focando muito no Enem: estudo teorias, pego provas antigas e apostilas e faço muitos exercícios. Nas pausas, busco relaxar com esporte, filmes, encontro meus amigos, principalmente, e saio para comer algo.”

Outro ponto destacado pela orientadora educacional Cláudia Caldas é a pratica de uma atividade física.

“Alguns até saem de esporte e a gente pede para voltar porque é um dos momentos em que eles, realmente, conseguem colocar para fora e fazer a produção de hormônios da felicidade, da alegria.”

Brasília (DF), 24/10/2024 - Aluno do colégio Galois, Matheus Yida, em sala de aula na preparação dos últimos dias antes da prova do Enem 2024.  Foto: José Cruz/Agência Brasil
Aluno do colégio Galois, Matheus Yida na preparação dos últimos dias antes da prova do Enem 2024 – José Cruz/Agência Brasil

A atividade física é uma das estratégias adotadas pelo aluno do terceiro ano do ensino médio, Matheus Yida, de 18 anos, que pretende alcançar a nota para aprovação em um curso de medicina. “Sinto que o exercício físico me ajuda a estudar. Eu jogo tênis e isso me ajuda a ficar ativo não só psicologicamente, mas fisicamente. Há aquela conexão entre a cabeça e o corpo que faz com que eu sinta que eu estudo melhor quando eu faço atividade física”.

Momentos finais

O professor de matemática Toshio Nakamura elege táticas distintas para as 48 horas que antecedem o Enem, conforme o grau de preparação do candidato.

Brasília (DF), 24/10/2024 - Professor do colégio Galois, Toshio Nakamura, fala sobre preparação nos últimos dias antes da prova do Enem 2024.  Foto: José Cruz/Agência Brasil
Professor Toshio Nakamura dá dicas de como se preparar antes da prova do Enem. Foto: José Cruz/Agência Brasil

“Ao aluno que estudou muito e se preparou adequadamente durante o ano, recomendo que não estude. Se for estudar, que faça a revisão de assuntos de leitura e não os de cálculo para não se desgastar. Em relação ao candidato que não levou muito a sério o estudo, procure estudar até o último instante porque, depois dessa revisão, pode ser que ele encontre várias questões parecidas na hora da prova.”

Já no dia da prova, o professor Toshio destaca que é importante saber o local de aplicação de prova. Caso o participante não conheça o endereço, o ideal é visitá-lo e percorrer o trajeto nos dias anteriores para não chegar em cima da hora ou até mesmo, atrasado e, assim, ser impedido de entrar na sala de prova. “É importante estar tranquilo, porque quando se faz alguma prova estressado, provavelmente, não vai se sair bem.”

Mas, se no exato momento da realização do Enem, bater o nervoso, especialistas indicam técnicas de relaxamento, como a respiração profunda para alívio do estresse.

Em sua experiência de ensino há mais de quatro décadas, Toshio Nakamura crê que ao abrir o caderno de provas, se o candidato encontrar questões que consegue solucionar, a tranquilidade começará a chegar. “Mesmo que a pessoa seja extremamente nervosa, aquela que se preparou, ao ler as questões vai ficar mais tranquila porque verificará que, realmente, é capaz de resolvê-las”.

Dicas

Agência Brasil traz uma lista de dicas de como os candidatos podem enfrentar o estresse e manter o controle emocional:

·         Faça um planejamento de estudos realista: um cronograma pode ajudar a se sentir mais confiante e menos sobrecarregado nestes últimos dias;

·         Simulados: faça provas em condições semelhantes às do exame, na mesma duração do Enem, assim o candidato se familiariza com o formato das questões e diminui a ansiedade;

·         Revise cada matéria que compõe o exame, focando nas áreas que considera mais desafiadoras;

·         Converse sobre inseguranças com pessoas de sua confiança. Falar sobre preocupações pode ajudar a aliviá-las.

·         Organize-se para ter o controle da situação;

·         Tente não remoer o passado de estudos e não antecipe questões futuras para evitar a ansiedade;

·         Evite comparações: confrontar desempenhos e progressos pode aumentar a insegurança e a baixa autoestima, prejudicando o foco e a confiança. Cada pessoa tem seu próprio ritmo e estilo de aprendizado.

·         Exercícios físicos: a atividade física regular ajuda a reduzir o estresse. Evite esportes muito intensos nos últimos dias. O corpo cansado pode afetar a mente.

·         Faça pausas regulares durante os períodos de estudo para manter a concentração e evitar o esgotamento mental;

·         Adote o lazer para relaxar;

·         Pratique técnicas de relaxamento: meditação ou mindfulness e respiração profunda podem acalmar a mente. Inspire lentamente pelo nariz, segure por alguns segundos e expire pela boca.

·         Seja positivo: pensamentos e afirmações positivas ajudam a construir a autoconfiança para o exame;

·         Alimentação saudável: mantenha uma dieta equilibrada, rica em fibras (frutas e vegetais) e proteínas. Evite excessos de cafeína e açúcar, pois podem aumentar a ansiedade;

·         Descanse adequadamente: priorize boas noites de sono para melhorar a concentração e o desempenho e reduzir a ansiedade;

·         Separe o que precisa levar com antecedência (documentos, material permitido);

·         Chegue cedo no dia da prova para evitar estresse de última hora.

 

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

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Educação

Estudantes terão gratuidade do transporte público neste domingo para a prova do Enem

O Consórcio Guaicurus, em conjunto com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito – Agetran, deverá monitorar a operação em tempo real e realizar ajustes conforme necessário.

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Estudantes e candidatos que vão realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos dias 3 e 10 de novembro de 2024 (domingo) em Campo Grande, podem contar com a gratuidade subvencionada do transporte público coletivo municipal. É o que garante o Decreto n.º 15.718/2023, que regulamenta o passe de estudante gratuito para os participantes do Enem e nos vestibulares das universidades públicas da Capital, em dias de prova presencial.

A medida visa garantir o acesso dos candidatos aos locais de prova sem custos de transporte, beneficiando milhares de estudantes da cidade.

Conforme o Decreto, os estudantes que se inscreveram para o Enem, terão direito à gratuidade no transporte coletivo nos dias de prova. Para utilizar o benefício, os usuários que forem realizar a prova e quiserem a isenção no transporte, deverão acessar esse link: www.consorcioguaicurus.com.br/servico/gratuidades/ e realizar o cadastramento com os seguintes documentos: cópia comprovante de inscrição do exame; cópia frente e verso do cartão de transporte (cartão estudantil vigente ou cartão cidadão) vinculado ao CPF do candidato; cópia frente e verso do documento de identidade; número do WhatsApp ou e-mail para comunicação do resultado da análise do benefício.

A isenção dá direito a duas passagens gratuitas (ida e volta) para o trajeto residência – local da prova – residência, nos dias 03 e 10 de novembro, facilitando o deslocamento em toda a cidade.

A gratuidade da tarifa aos alunos será concedida unicamente nos dias de realização das provas, conforme o calendário oficial divulgado pelos respectivos órgãos aplicadores. A utilização do benefício concedido terá caráter pessoal e intransferível e será exclusiva para os estudantes residentes no município de Campo Grande.

Esquema especial de transporte público

Para os dias 3 e 10 de novembro, o Consórcio Guaicurus, responsável pela operação do transporte público, fará ajustes específicos para atender à demanda nos dias do Enem, da seguinte maneira:

Linhas 070, 080 e 081: Vão operar seguindo o plano de sábados.

Linha 072: Seguirá o plano de domingos e feriados, com a inclusão de dois veículos extras para reforçar o atendimento.

Linhas 221 e 222: Vão operar seguindo horários específicos, ajustados conforme demanda. A linha 221 iniciará sua operação às 9h40 e encerrará às 13h35, com intervalos de 45 minutos entre as viagens.

Demais linhas: Funcionarão conforme o plano de domingos e feriados, garantindo a cobertura usual.

Além disso, serão disponibilizados 3 (três) veículos reservas com tripulação nos terminais Guaicurus, Aero Rancho, Nova Bahia, Júlio de Castilho, Morenão Bandeirantes, Gen. Osório e Hércules Maymone, além dos habituais, no período das 9h às 12h, para atender eventuais demandas.

O Consórcio Guaicurus, em conjunto com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito – Agetran, deverá monitorar a operação em tempo real e realizar ajustes conforme necessário.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Cultura

Alunos da Reme ganham oportunidade de participar de Teatro com Parceria Público-Privada

Os alunos da Escola Municipal Leire Pimentel apresentarão a peça nesta quarta-feira (30).

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Uma iniciativa do Ministério da Cultura e a empresa Kepler Weber, que conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação, oportunizou aos alunos de duas escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande, participarem de aulas de teatro durante quatro meses. Na tarde desta terça-feira (29), os alunos puderam apresentar no Teatro Dom Bosco, o que aprenderam ao longo desse período.

Além da apresentação dos alunos das escolas municipais, os estudantes puderam acompanhar a peça de teatro Os Venturosos, em cartaz há 10 anos, promovida através da Lei de Incentivo à Cultura.

Segundo o chefe da Divisão de Educação e Diversidade da Semed, Felipe Augusto da Costa Souza, a empresa ofereceu durante quatro meses, um professor de teatro, com aulas duas vezes na semana em duas escolas do município. “Em contrapartida, a Secretaria realizou uma peça teatral com as temáticas afro-indígena para potencializar, na verdade, a educação antirracista dentro das unidades escolares”.

O projeto envolveu 100 alunos do 5º ao 9º ano das escolas Múcio Teixeira Junior e Leire Pimentel. A responsável pela Dana Comunicação, Analice Malheiros, que representa o Ministério da Cultura e divulga a peça de teatro Os Venturosos, a divulgação já está na 10ª edição em Panambi, no Rio Grande do Sul e agora, houve a decisão de expandir, vindo para Campo Grande.

Analice afirma ainda sobre a importância de divulgar o tema. “A gente está trabalhando a questão de levar teatro para as crianças, que tem uma abordagem mais sustentável, alimentação saudável, e para que eles possam trabalhar isso nas suas casas, na escola, e também serem divulgadores dessa ideia de que devemos, sim, cuidar do nosso planeta, cuidar do nosso ambiente”.

Pamela Prado foi a professora que acompanhou os alunos da Escola Municipal Professor Múcio Teixeira Júnior. “Houve uma aceitação e uma boa vontade muito grande dos alunos. O entusiasmo deles foi maravilhoso. As aulas decorreram todas as semanas na escola, a gente começou com duas horas por semana, uma vez por semana e depois dobramos esse tempo. Os alunos não reclamam do horário, eles gostam de estar lá, eles são muito atentos, aprenderam muito”.

Experiência

Laura Salmazio é aluna do 9º ano e disse que gostou muito de fazer parte do projeto. “Fazer a aula de teatro tirou um pouco a gente de casa, e isso ajudou a gente a perder a vergonha. Com a peça, eu aprendi que nós temos escolhas e que dependemos muitas vezes delas para sobreviver”.

A colega de Laura, Micael Barbosa também aprovou o projeto e as aulas de teatro. “Hoje em dia, a gente está muito mais em casa, e é bom para socializar também com outras pessoas sem ser de seu núcleo. Achei o tema bem legal, fala sobre escolhas, sobre tudo que você planta, você colhe, e isso é bom não só para se divertir como uma peça, mas bom para entender sobre escolhas e consequências”.

Os alunos da Escola Municipal Leire Pimentel apresentarão a peça nesta quarta-feira (30).

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Alunos da Escola Sesi inovam com projeto para converter ilhas de calor nas cidades em energia

Na busca por soluções inovadoras, estudantes exploram novas formas de geração de energia limpa e sustentável

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Ondas de calor em série, fenômenos climáticos extremos, temperaturas até 5 graus mais altas do que a média. As mudanças climáticas no Brasil têm dominado as discussões na sociedade. Diante do desafio de enfrentar as consequências dessas transformações, alunos da Escola Sesi se destacam com projetos que podem complementar as fontes de energia tradicionais e melhorar a vida nas áreas urbanas.

Um dos projetos mais ambiciosos envolve o aproveitamento das “ilhas de calor” urbanas — fenômenos comuns em grandes cidades, onde a temperatura é mais elevada em certas áreas devido à concentração de concreto e asfalto. A partir da identificação desses focos de calor, estudantes desenvolvem uma forma de captar essa energia térmica e convertê-la em eletricidade.

O objetivo é criar uma solução que complemente a energia solar, potencializando o uso de fontes renováveis no ambiente urbano, como explica o professor Leandro Félix, orientador do projeto.

“Esse tipo de energia seria usado para alimentar circuitos mais simples, já que, por enquanto, não tem a capacidade de fornecer energia para uma casa inteira. Mesmo assim, os primeiros resultados indicam que o protótipo pode armazenar a energia gerada, o que abre portas para futuras aplicações em grande escala”.

Os alunos responsáveis pela pesquisa, Isabelly Gianini, Vitória, Mallu, Yasmim e Dueck, do 2º e 3º anos do ensino médio, são coordenados pelos professores Leandro Félix e Lilian Resende.

“Uma dificuldade que a gente teve foi ver como iríamos transformar calor em energia sem uma fonte elétrica ligada. Estudamos e encontramos um efeito que nos permite fazer essa conversão em um protótipo”, explica Isabelly, do 3º ano.

A solução proposta utiliza um dispositivo experimental capaz de transformar o calor acumulado nas ilhas de calor em uma corrente elétrica. A ideia, ainda em fase de testes, busca viabilizar o uso dessa energia em circuitos simples, como tomadas, o que seria uma ajuda considerável, especialmente em áreas com maior incidência de calor.

Imagens de satélite mostram expansão das placas solares na capital

Outro projeto da turma de iniciação científica da Escola Sesi também chama a atenção. Utilizando a plataforma Google Earth, os estudantes estão mapeando o avanço das placas solares em três áreas de Campo Grande ao longo das últimas duas décadas. Essa metodologia de geoidentificação permite visualizar a expansão do uso de energia solar na capital, além de oferecer informações valiosas.

“Com o Google Earth, conseguimos especializar os pontos de estudo de forma dinâmica, o que pode ajudar tanto o poder público quanto privado a identificar padrões, tanto cronológicos quanto socioeconômicos, das regiões”, comenta a aluna Vitória Tavares, participante da pesquisa.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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