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Educação

Professores da rede pública de Dourados participam do Minicurso de Modelagem e Impressão 3D

Em um mundo em constante evolução e transformação, a formação continuada dos docentes se torna não apenas desejável, mas fundamental para garantir uma educação de qualidade.

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Os professores da educação básica e superior da rede pública de Dourados participaram, nos dias 16 a 23 de março, na Escola Estadual Floriano Viegas Machado, do Minicurso de Modelagem e Impressão 3D, como formação continuada e formação complementar, realizado pela Quantum LAB Viegas como parte das ações do Projeto Tekoha e as ciências básicas para pensar sociedades sustentáveis no Estado de Mato Grosso Do Sul.

Quantum LAB

É um laboratório de Robótica e Impressão 3D, com cursos de eletrônicos, com o objetivo de ter mais mulheres na Ciência. Possui parceria com a Escola Estadual Floriano Viegas Machado e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, foi criado em 2021, sempre buscando parcerias para o desenvolvimento de projetos na área da educação e da formação continuada dos professores.

A equipe do Quantum Lab é composta pelo membro fundador Sammer Sant’Ana Almeida – Técnico do Núcleo de Desenvolvimento Pedagógico e Tecnológico – CRE5 Dourados. Responsável por atividades com impressão 3D e robótica educacional; acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo Mateus Gomes Daniel, colaborador externo do Quantum LAB Viegas responsável pelo trabalho de Modelagem; professora doutora da UEMS Cecícia Maria Pinto, membro Fundadora do Quantum LAB Viegas, responsável por ações de extensão e parceria Escola-Universidade.

Também fazem parte da equipe professor de Física da unidade Jorge Luiz Cardoso Fernandes, responsável por atividade de robótica educacional e corte e gravação a laser com Router CNC e professora mestra Juliana Ferraz Rodrigues – Coordenadora do Projeto Tekoha e as Ciências Básicas para pensar Sociedades Sustentáveis no Estado de Mato Grosso do Sul aprovado na Chamada CNPq/MCTI nº1/2023 – SNCT 2023, exectuado pela EE Floriano Viegas Machado e colaboradora do Quantum LAB Viegas.

Minicurso

Participaram do Minicurso, PCPIs (Professores Coordenadores de Práticas Inovadoras) e professores da Rede pública de Ensino, das unidades: EE Ministro João Paulo dos Reis Veloso, EE José Pereira Lins, EE Maria da Glória Muzzi Ferreira, EE Profª Floriana Lopes, EE Presidente Tancredo Neves, EE Castro Alves, EM Etalívio Penzo, Elite Rede de Ensino.

De acordo com o membro fundador do Quantum Lab, Sammer Sant’Ana Almeida,  o intuito foi de capacitar os docentes para integrar de forma eficaz, as tecnologias de modelagem e impressão 3D ao currículo escolar, visando promover a inovação, a criatividade e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas aos estudantes, preparando-os para os desafios do século XXI.

Para os docentes, a formação continuada em modelagem e impressão 3D é uma importante ferramenta capaz de trabalhar a resolução de problemas, abordando práticas inovadoras e aliando aos conteúdos teóricos e as necessidades educacionais, à tecnologia e ao conhecimento que necessariamente, precisa ser mediado pelos docentes.

A Escola Estadual Castro Alves foi representada pela PCPI Sirleia Vieira Portilho, que aprovou o Minicurso “modelo de formação, agregando teoria e prática específicas para serem incluídas, cada vez mais, aos projetos escolares da Rede, com objetivo de oferecer aos estudantes da rede pública, um ensino de qualidade, visando também,  seu crescimento social, emocional e físico,  proporcionando experiências que ampliem os horizontes dos estudantes, preparando-os para enfrentar os desafios da vida de forma mais completa e equilibrada”, enfatiza coordenadora.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Iniciação Musical chega às Escolas da Reme de Itaporã.

O projeto denomina-se “Musica na Escola” e será ministrado pelo excelente músico instrumentista Cristiano Heitor, que também é servidor público.

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Nesta quinta-feira (09), aconteceu a aula inaugural de Violão para os alunos das Escolas Maria Timira e Sonia Paiva e Salvador de Aguiar, através de uma ação conjunta entre Gerencia de Educação, Getcel, e Assistência Social.

O projeto denomina-se “Musica na Escola” e será ministrado pelo excelente músico instrumentista Cristiano Heitor, que também é servidor público.

Num primeiro momento as aulas serão ministradas no espaço físico da Porciúncula e do serviço de convivência- Projeto Vincular.

É a administração pública investindo em mais esta ação. “O aprendizado de música, além de favorecer o desenvolvimento afetivo da criança, amplia a atividade cerebral, melhora o desempenho escolar dos alunos e contribui para integrar socialmente o indivíduo”. Destaca a gerente de educação Denise Pacco.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Educação

Prefeitura da Capital divulga resultado preliminar do processo de assistente educacional inclusivo

Conforme o edital de número 10/2024-02, o processo seletivo é para formação de Cadastro de Reserva (CR) do Processo n. 19647/2023.

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A Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), divulgou nesta sexta-feira (10), o resultado preliminar da prova de títulos do processo seletivo para contratação de assistente educacional inclusivo. A relação tem 232 nomes.

Conforme o edital de número 10/2024-02, o processo seletivo é para formação de Cadastro de Reserva (CR) do Processo n. 19647/2023.

Assim, foi estabelecido o prazo de dois dias úteis, contados a partir da data de publicação do Edital, para interposição de recurso em face do presente Resultado Preliminar.

A relação com o nome de 232 classificados pode ser conferida a partir da página 4 do Diogrande, pelo link: https://diogrande.campogrande.ms.gov.br/download_edicao/eyJjb2RpZ29kaWEiOiI5MjI0In0%3D.pdf

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Educação

Prazo para inscrição no Encceja 2024 termina nesta sexta-feira

Aplicação do exame será no dia 25 de agosto

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O prazo para inscrições no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 termina nesta sexta-feira (10). As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto, em todos estados e no Distrito Federal.

O Encceja é voltado para a certificação do ensino fundamental e médio. Nele são avaliados “competências, habilidades e saberes” de jovens e adultos que não concluíram essa etapa de estudos na idade adequada. As inscrições devem ser feitas no Sistema Encceja.

Termina também amanhã o prazo para solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entidade responsável pela aplicação do exame, o atendimento especializado será oferecido a participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista e discalculia. Também podem ser contemplados gestantes, lactantes, idosos e pessoas com outras condições específicas.

Quem não justificou a falta no Encceja 2023 ou teve a justificativa reprovada, deverá ressarcir, até o dia 15 de maio, o valor de R$ 40 ao Inep para confirmar a inscrição no Encceja 2024.

O exame conta com colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação. Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação.

(Fonte: Agência Brasil. Foto:Reprodução)

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