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Educação

MEC adia divulgação do resultado do Sisu para quarta-feira (31)

Problemas técnicos impediram a divulgação na terça-feira

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O Ministério da Educação (MEC) adiou a divulgação do resultado dos selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para esta quarta-feira (31). O horário ainda não foi confirmado. A divulgação estava anunciada para ocorrer nesta terça-feira (30), mas “problemas técnicos no sistema” impediram que isso ocorresse.

“A Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação (MEC), área responsável pela operacionalização do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), identificou problemas técnicos no sistema e reiniciou os protocolos de homologação, adiando a divulgação dos resultados definitivos do Sisu 2024 para esta quarta-feira, 31 de janeiro, em horário a ser informado”, explicou o MEC, em nota.

O Sisu é um sistema eletrônico gerido pelo MEC para as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. O sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico para Lei de Cotas.

A lista considera o limite da oferta das vagas por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico para Lei de Cotas. Este ano são ofertadas 264.360 vagas, distribuídas entre as 127 instituições de educação superior participantes do programa.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

Educação

Prefeitura de Campo Grande antecipa entrega de kits escolares para o ano letivo de 2025

A prefeita Adriane Lopes destacou a importância dessa antecipação.

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A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu início à entrega antecipada dos kits escolares para o ano letivo de 2025 da Reme (Rede Municipal de Ensino). Desde o dia 5 de dezembro, as escolas começaram a receber os materiais, assegurando que os alunos iniciem o próximo ano com todos os itens necessários para um bom desempenho nas aulas.

Essa é a primeira vez que a entrega dos kits ocorre ainda no ano anterior ao início das aulas, uma iniciativa que demonstra o compromisso da gestão municipal em garantir que os estudantes tenham acesso ao material escolar logo nos primeiros dias de aula. A prefeita Adriane Lopes destacou a importância dessa antecipação.

“Antecipar a entrega dos kits escolares é mais do que uma questão de logística; é um compromisso direto com a educação de qualidade e com o futuro das nossas crianças e jovens. Estamos garantindo que todos os alunos da nossa rede comecem o ano letivo de 2025 com as ferramentas em mãos para aprender, crescer e se desenvolver desde o primeiro dia. Essa é a nossa forma de mostrar que, em Campo Grande, a educação é prioridade, e vamos continuar investindo para que cada aluno tenha as condições necessárias para trilhar o caminho do sucesso”, afirma.

O secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, informa que está prevista a distribuição de mais de 112 mil kits, abrangendo alunos da educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com 80% dos materiais já em estoque, a Semed orientou as escolas a organizarem um espaço adequado para armazenar os kits até o início do ano letivo de 2025. Essa ação reflete o planejamento eficiente da administração, que visa otimizar o tempo e assegurar que todos os alunos da rede municipal sejam atendidos.

Os kits são compostos por lápis, canetas, colas, réguas, massinha de modelar, giz de cera, apontador, borracha, tinta guache, tesoura, colas coloridas, agenda, caderno de desenho, caderno de brochura e caderno de 10 matérias.

A qualidade e diversidade dos materiais reforçam o compromisso da Prefeitura em fornecer aos alunos da Reme os recursos necessários para o desenvolvimento pedagógico de maneira plena e equitativa.

Com essa iniciativa, o Executivo Municipal reafirma seu compromisso com a educação e com a garantia de que todos os estudantes da rede municipal terão as condições adequadas para participar das aulas com tranquilidade e qualidade já no início do próximo ano letivo.

Matrículas

As matrículas para alunos novos da Reme começam a partir de 8 de janeiro. A primeira lista de designação de crianças para as EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) foi publicada no dia 3 de dezembro e a efetivação da matrícula será até 16 de dezembro, sendo feita na própria secretaria a qual o aluno (a) foi designado.

A segunda listagem de designação será publicada no dia 16 de janeiro. Quem não efetivar a matrícula, volta para o fim da lista e perde a vaga.

Já a rematrícula (aluno da Rede que vai permanecer na mesma escola) também deve ser feita até 16 de dezembro.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Alunos da Escola Sesi de Maracaju conhecem potencial da Inteligência Artificial em oficina da Microsoft

Ao final da atividade, receberam microcertificado na área de Tecnologia e Inteligência Artificial.

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A Escola Sesi de Maracaju promoveu oficina para preparar os alunos aos desafios do mundo do trabalho. O curso de “fundamentos de IA generativa”, em parceria com a Microsoft, faz parte do ciclo de oficinas de microcertificação na Escola Sesi, com objetivo de qualificar o estudante rapidamente para o mercado de trabalho.

Orientados pela professora Ana Claudia Matos Krul, de Língua Portuguesa, os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio participaram das atividades no contraturno escolar entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro. Ao final da atividade, receberam microcertificado na área de Tecnologia e Inteligência Artificial.

“Foi uma experiência incrível. Pude aprender que a IA tem funcionalidades e riscos. O curso me deu a oportunidade de adquirir habilidades que estão sendo altamente valorizadas no mercado de trabalho na atualidade”, disse o estudante Saulo Emanuel Presnisca Dutra.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Alunos da Escola Sesi de Dourados participam de curso sobre bioenergia

As atividades foram realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro.

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Alunos do ensino fundamental e médio da Escola Sesi de Dourados participaram de um curso sobre bioenergia, como parte do ciclo de oficinas de microcertificação para acelerar a educação em sintonia com as expectativas do mercado de trabalho.

Estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio receberam formações para desenvolvimento de hard e soft skills, que são habilidades técnicas e emocionais altamente valorizadas no ambiente corporativo. As formações foram ministradas por profissionais do Sesi e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). As atividades foram realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro.

Os professores da Escola Sesi Marcelo Franco Albuquerque e Priscilla Keroline Franco Neto foram responsáveis por articular as atividades, enquanto que a professora da UEMS Daniela Cristina Manfroi Rodrigues ministrou palestra aos estudantes. Facilitadores da Startup Sesi também participaram da oficina com conteúdo sobre soft skills. Após o término do curso, os alunos receberam certificado de 8 horas-aula.

“A participação dos nossos alunos na microcertificação em Bioenergia, ofertada pelo Comitê Empresa-Escola, é de grande relevância tanto para o desenvolvimento pessoal quanto profissional dos estudantes. A microcertificação contribui para a ampliação do conhecimento teórico e técnico. As atividades práticas permitem que os estudantes adquiram competências voltadas para a análise e implementação de projetos de bioenergia”, disse a diretora da Escola Sesi de Dourados, Rose Liston.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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