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Educação

Negros e indígenas são apenas 7,4% dos professores em pós-graduação

Estudo analisou universo de docentes em áreas das ciências exatas

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Apesar de formarem mais da metade da população brasileira, é raro encontrar um negro que seja professor em curso de pós-graduação em áreas das ciências exatas. A constatação já percebida por quem frequenta universidades é explicitada em números por um estudo inédito, divulgado pelo Instituto Serrapilheira – instituição privada sem fins lucrativos – em parceria com o Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (Gemaa) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Pretos, pardos e indígenas somam 7,4% do universo de professores em cursos de pós-graduação nas chamadas “ciências duras” – ou Stem, na sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática.

A desigualdade racial nessas áreas de ensino fica flagrante quando se comparam essas proporções com a população brasileira. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  (IBGE), negros – classificação que reúne pretos e pardos – representam 55,7% do total de brasileiros. Os indígenas são 0,83%. Dessa forma, os dois grupos ultrapassam 56% da população.

Já os docentes brancos são 90,1% dos professores, proporção 12 vezes maior que a de negros e indígenas. Os amarelos somam 2,5%.

Foram analisados dados das áreas de astronomia/física, biodiversidade, ciência da computação, ciências biológicas, ciências exatas e da terra, geociências, matemática/probabilidade e estatística e química.

De acordo com os pesquisadores, o foco da pesquisa nas ciências exatas e naturais se deu por serem áreas reconhecidamente mais desiguais quando já observados outros fatores, como gênero.

O estudo Diversidade Racial na Ciência foi coordenado pelos professores Luiz Augusto Campos e Marcia Rangel Candido, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Uerj.

“O principal achado é o percentual de pretos, pardos e indígenas nesses programas de pós-graduação. Chegamos a uma estimativa de 7,4%. É muito pouco”, destaca Luiz Augusto Campos, também coordenador do Gemaa/Uerj.

O estudo foi feito por amostragem. Os pesquisadores selecionaram um grupo de 1.705 professores, respeitando um cálculo estatístico de representatividade da população. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Áreas de conhecimento

Negros e indígenas são sub-representados em todas as áreas de conhecimento analisadas pela pesquisa.

As áreas com menor participação são geociências, com 3,5% de docentes deste grupo, seguida de ciência da computação (5,1%), biodiversidade (5,2%), ciências biológicas (6,5%), astronomia/física (7,1%) e ciências exatas e da terra (7,7%). Em matemática/probabilidade e estatística, a proporção é de 12,2%. Em química, 11,7%.

Negros e indígenas não passam de 7,4% dos professores em pós-graduação - Segmentação por área de conhecimento. Arte: Instituto Serrapilheira
Arte: Instituto Serrapilheira

Mulheres

O levantamento identifica um aprofundamento das desigualdades quando se observam os dados por gênero. As mulheres pretas, pardas e indígenas são 2,5% do universo de professores.

“Há uma hierarquia que posiciona as mulheres pretas, pardas ou indígenas na pior colocação”, aponta Campos.

A divisão por gênero é desigual também entre o grupo majoritário. Os homens brancos são 60,9% dos professores; enquanto as mulheres brancas somam 29,2%.

Negros e indígenas não passam de 7,4% dos professores em pós-graduação - Segmentação por gênero e cor. Arte: Instituto Serrapilheira
Arte: Instituto Serrapilheira

Pluralidade

Os responsáveis pela pesquisa defendem mais inclusão e diversidade no corpo docente das pós-graduações, tanto para melhor representação da população brasileira, quanto para obter uma produção acadêmica com mais qualidade.

“Assumir um compromisso com a redução dessas desigualdades é importante não somente por uma demanda social, mas também para melhorar o funcionamento da própria ciência, pluralizando suas hipóteses, metodologias e práticas, fortalecendo suas contribuições para o conhecimento como um todo”, escrevem os pesquisadores no relatório.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

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Educação

Por unanimidade, Simted aprova proposta de reajuste salarial da Educação

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Prefeito Marçal Filho entrega ao presidente do Simted, Thiago Coelho Silva, a proposta de reajuste que foi aprovada hoje por unanimidade pelos trabalhadores em Educação. Foto: Divulgação

O Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted) aprovou no final da manhã desta sexta-feira (09), por unanimidade, a proposta de reajuste salarial para a categoria. A votação ocorreu em Assembleia Geral realizada na sede do Simted, com direito a aplausos pelos professores e administrativos da Rede Municipal de Ensino de Dourados. A recomposição será linear de 5,48% para todos os profissionais da Educação e complementação de 0,79% para o magistério para cumprir a Lei do Piso Salarial dos professores, totalizando aumento de 6,27% retroativo a janeiro de 2025.

A proposta do município foi entregue na quinta-feira (8) pelo prefeito Marçal Filho ao presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Thiago Coelho Silva, que estava acompanhado pelos membros da Comissão de Negociação Salarial. “Fizemos o que nenhum outro governo havia feito”, enfatizou Marçal Filho. “Ao invés de esperar o sindicato nos procurar, nossa equipe se antecipou e iniciou as negociações ainda em fevereiro, até chegarmos ao percentual que atendeu a categoria”, completa o prefeito.

Os valores retroativos serão pagos em três parcelas, junto com as folhas de julho, setembro e novembro deste ano. Na reunião em que apresentou a proposta à diretoria do Simted, o prefeito Marçal Filho detalhou a situação financeira da Prefeitura de Dourados e destacou a disposição da atual gestão em manter o diálogo com a categoria. “Mesmo diante de adversidades como a queda na arrecadação, a perda de receitas em razão de erros da gestão passada, estamos concentrando esforços para pagar os salários sempre dentro do mês de referência e agora chegamos a essa proposta de reajuste salarial para os trabalhadores em educação”, enfatizou Marçal Filho.

Durante a reunião com a Comissão de Negociação Salarial, o presidente do Simted, Thiago Coelho Silva, destacou a iniciativa do prefeito Marçal Filho em dialogar de forma transparente com a categoria. “Essa situação é inédita para nosso sindicato, porque sempre procurávamos o diálogo com os prefeitos anteriores e nunca éramos atendidos”, observou. “Essa gestão inverteu a ordem, nos convidando para o diálogo, tratando tudo com transparência e construindo junto com a Comissão de Negociação Salarial uma proposta que ficasse boa para todas as partes”, completou Thiago Coelho Silva.

A professora Deumeires Morais, vice-presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) acompanhou a reunião e também enalteceu o ineditismo da iniciativa do governo Marçal Filho. “O que a gente encontrava nas gestões anteriores era porta fechada e diálogo zero com o sindicato dos trabalhadores em educação, mas o senhor está provando que é possível fazer diferente, discutindo a construindo juntos uma proposta salarial para a categoria”, enfatizou. “A gente sente que está sendo respeitado e que o diálogo estará sempre aberto com os trabalhadores”, finalizou Deumeires Morais.

A proposta apresentada ao presidente do Simted também abordou um dos principais anseios dos professores, que é o cumprimento do piso para 20 horas. O prefeito Marçal Filho e o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, explicaram aos representantes da categoria que a Prefeitura de Dourados vai iniciar ainda em maio as reuniões do grupo de estudo para elaboração do Projeto de Lei que criará o piso de  20 horas, com meta de apresentar a proposta à Câmara Municipal no mês de maio de 2026. “Temos que saber como a arrecadação estará se comportando para abrirmos margens na receita corrente líquida e poder assumir esses gastos”, explicou Marçal Filho.

O prefeito mostrou aos representantes do Simted que na situação atual a criação do piso de 20 horas é inviável diante do comprometimento do limite prudencial. “Recebemos a prefeitura com a folha de pagamento consumindo 53,7% da receita corrente líquida e caso chegasse aos 54% nosso governo violaria a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), com o município correndo, inclusive, o risco de intervenção estadual”, ressaltou Marçal Filho.

A prefeitura está modernizando a gestão tributária para ampliar a arrecadação sem aumentar impostos. Dessa forma poderá fazer frente não apenas às questões salariais, mas, também de investimentos em obras e serviços que melhorem a vida da população. Ao final da reunião, o prefeito Marçal Filho reafirmou o compromisso com a valorização dos profissionais da Rede Municipal de Ensino de Dourados, sobretudo com as formações continuadas para todos os segmentos e o pagamento dos salários dos funcionários dentro do próprio mês trabalhado.

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Educação

Minicenso Educacional 2025: Itaporã reforça compromisso com a primeira infância e ensino

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Na manhã desta quarta-feira, 07 de maio de 2025, foi realizada uma importante reunião na Câmara Municipal de Vereadores de Itaporã/MS com foco na organização e execução do Minicenso Educacional 2025.

O encontro contou com a colaboração conjunta da Gerência Municipal de Educação e da Gerência Municipal de Saúde, reforçando o compromisso intersetorial com as políticas públicas do município. A reunião destacou o papel fundamental de todas as agentes comunitárias de saúde, que estarão envolvidas na coleta de dados por meio da busca ativa junto às famílias.

A ação integra as metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação (PME) e no Plano Municipal pela Primeira Infância (PMI), sendo também amparada pela Lei Federal nº 14.851, de 03 de maio de 2024, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Educação e diretrizes para a articulação entre os entes federados.

Minicenso tem como objetivo principal identificar e garantir o direito à educação de todas as crianças e adolescentes do município, promovendo o acesso, a permanência e o sucesso escolar.

A participação de toda a comunidade, especialmente das equipes de saúde e educação, é essencial para o sucesso desta iniciativa.

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Educação

Prefeitura capacita motoristas do transporte escolar para garantir segurança viária

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Motoristas do transporte escolar assistiu à palestra sobre segurança viária no auditório da Prefeitura de Dourados. Foto: Assecom

Com o tema ‘Desacelere, seu bem maior é a vida’, a Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), com parcerias da Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-MS) e da empresa GWA Transportes Escolares, reuniu na manhã desta quarta-feira (07), motoristas de transporte escolar do município para assistirem palestra sobre segurança de trânsito. A ação aconteceu no auditório ‘Dr. José Cerveira’ do Centro Administrativo Municipal e faz parte da programação do Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito.

A atividade foi aberta com encenação de alunos integrantes do projeto “Educação para o trânsito é assunto de criança”, desenvolvido pela Escola Municipal Professora Avani Cargnelutti Fehlauer, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar as crianças sobre segurança no trânsito. Idealizadora do projeto, a professora Rosângela Fernandes  destacou a importância de educar as crianças para que entendam a importância das leis e desenvolvam valores como empatia, respeito e amor ao próximo.

Representando o prefeito Marçal Filho, que cumpre agenda na capital paulista para tratar da retomada de voos comerciais no aeroporto de Dourados, o diretor-presidente da Agetran, Juscelino Cabral, afirmou que a toda a programação do Maio Amarelo tem como foco principal a redução dos acidentes e mortes no trânsito, “pensando no bem maior e, neste momento em especial, os alunos da rede pública de ensino de Dourados”.

O diretor elogiou a apresentação dos alunos e sugeriu que outras escolas tomem como exemplo a iniciativa visando contribuir na educação para um trânsito mais humano. “O prefeito Marçal Filho tem enfatizado em suas falas a questão da educação para o trânsito e a nossa programação busca avançar cada vez mais nesta direção. O Maio Amarelo deste ano se coloca como marco na luta diária de preservação da vida, pois o bem maior é a vida”, pontuou Juscelino.

Membros da Comissão de Segurança Pública e Trânsito da Câmara de Dourados, os vereadores Rubens Prates e Márcio Pudim falaram da atuação do legislativo municipal em relação ao trânsito local e destacaram que campanhas como o Maio Amarelo devem ser contínuas e a vigilância permanente no sentido de coibir abusos e desrespeito às regras.

Já o secretário-adjunto de Educação, professor José Vicente Tardivo salientou que o prefeito Marçal Filho vem realizando um trabalho humanizado, focando no cuidado com as pessoas e na construção de uma cidade harmônica e aprazível para todos seus habitantes. Ele também destacou o trabalho dos motoristas do transporte escolar na condução das crianças até às escolas e das escolas até suas casas, “um cotidiano de dignidade, consciência e respeito à vida”.

PALESTRA

Convidado para proferir palestra aos condutores, o coronel da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul Marcelo Cansanção Silveira, que comandou o pelotão de trânsito de Dourados no início dos anos 2000, abordou o tema “Segurança no trânsito para o motorista do transpor escolar”, com ênfase na “responsabilidade e orgulho de conduzir o futuro”.

Conselheiro do Cetran-MS, cel. Marcelo Silveira, após destacar a importância de Dourados no contexto estadual, fez comparativo do quantitativo populacional e o número de veículos do município. Considerando Dourados com 243.367 habitantes, de acordo com o mais recente Censo do IBGE, e a existência de 187.073 veículos registrados no Detran, constata-se que os veículos representam mais de 76% da população, ou quase um veículo por morador.

Dourados, segundo dados do Detran, conta com 860 veículos de transporte escolar, entre ônibus e microônibus, e um total aproximado de 8 mil condutores habilitados na categoria D. “É muito importante que os condutores tenham acesso à educação, à formação constante, que conheçam de fato a legislação de trânsito,para uma condução segura, que contribua para a preservação de vidas”, mencionou o coronel Marcelo Silveira.

PRÓXIMOS EVENTOS

As próximas atividades da programação do Maio Amarelo são: manhã de sexta-feira, 9, blitz educativa na Avenida Marcelino Pires, em frente à Praça Antônio João; terça-feira, 13, simulação de sinistro e ação educativa com simulador de capotagem e simulador de impacto, na Praça Antônio João. Na quarta-feira, 14, blitz educativa com foco na prevenção de sinistros, no Trevo da Bandeira; quinta, 15, Ação Educativa no Ceim de Vila Vargas e, na sexta, 16, Mobilização Nacional – Maio Amarelo, na Aldeia Bororó.

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