Quatro anos de um empréstimo com parcelas em atraso que agora estão em processo de renegociação. Essa é a história da diarista Alcione Vieira, de 65 anos, e a de muitos sul-mato-grossenses que encontraram no Renegocia!, o Mutirão de Negociação de Dívidas, a saída para quitar débitos em atraso, limpar o nome e recuperar o crédito.
“Estão tendo tantos golpes por aí, então a gente vem porque sabe que é coisa certa. Que vai funcionar mesmo”, diz Alcione, que participou do Dia D do Renegocia!, na terça-feira (25), na Praça Ary Coelho, em Campo Grande.
O motorista Aparecido Justiniano Ferreira, 57 anos, veio em “busca de uma luz e orientação” para conseguir quitar os boletos do financiamento da bicicleta elétrica de sua esposa. A ideia era pagar as cinco parcelas em atraso, mas também melhorar as condições da compra, dividida em 24 prestações. “Aqui temos a orientação até sobre como conseguir pagar [a dívida]”.
Dia D – Mato Grosso do Sul
Para o diretor do Departamento de Projetos e de Políticas de Direitos Coletivos e Difusos da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça), Tomaz Miranda, o Dia D promove todo o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, possibilitando a renegociação de dívidas bancárias e não bancárias, exceto pensão alimentícia, crédito rural e imobiliário.
“Nossa expectativa é de que com a orientação dos Procons os consumidores tenham a melhor negociação possível e saiam daqui com esperança”, ressalta o diretor da Senacon.
Ação do Procon na praça Ari Coelho
Durante o Dia D, servidores do Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), e do Procon Campo Grande integraram os atendimentos aos núcleos da Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça. E, para além das renegociações de dívidas, os consumidores receberam ainda orientações de educação financeira e prevenção ao superendividamento.
“O endividamento de hoje representa uma ausência de planejamento do passado recente ou até um pouco maior, dependendo do número de parcelas que a gente financia. Os órgãos se juntaram para assegurar os direitos da população e realizar um assessoramento mais completo”, comenta a secretária-executiva do Procon/MS, Nilza Yamasaki.
E o trabalho não termina na ação da Praça Ary Coelho, mas continua nos Procons de todo o país até 11 de agosto. “Teremos todas essas demandas absorvidas e faremos o possível para ajudar na vida dos endividados”, destaca o subsecretário de Orientação e Defesa do Consumidor de Campo Grande, José Ferreira da Costa Neto, responsável pelo Procon Campo Grande.
Ação busca renegociar dívidas de consumidores
Desenrola x Renegocia
Diferente do Desenrola, do Ministério da Fazenda, o consumidor pode renegociar seus débitos bancários e não bancários, ficando de fora dívidas de pensão alimentícia, crédito rural e imobiliário. Todo o processo é acompanhado e monitorado pelos órgãos de defesa do consumidor.
Quem pode participar
A ação tem foco nos superendividados, ou seja, quem tem um nível de endividamento que ultrapassa sua capacidade de pagamento. Porém, todos os consumidores podem recorrer ao serviço, independente do valor da dívida e renda, oportunizando assim que sejam obtidas condições especiais de pagamento e aplicação de possíveis descontos.
O que levar para atendimento
Para participar o consumidor precisa ir a uma unidade do Procon com seus documentos pessoais e o contrato das dívidas. Caso não tenha, vale apresentar qualquer documento que comprove o débito, como faturas, comprovantes de pagamento, entre outros.
Na Capital, os atendimentos presenciais estão disponíveis das 7h às 19h no Procon/MS, localizado na Rua 13 de Junho, nº 930, Centro. Já o Procon Campo Grande está aberto das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30 na Avenida Afonso Pena, nº 3128, Centro.
Procon dá dicas de economia para os consumidores no Dia dos Namorados – Crédito: Procon/ Divulgação
A Prefeitura de Dourados, por intermédio do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), realizou pesquisa de preços de produtos mais consumidos no Dia dos Namorados. O levantamento foi feito entre os dias 3 e 6 de junho em estabelecimentos como floriculturas e restaurantes.
Sete estabelecimentos que comercializam flores foram avaliados e foi constatada a variação de 100% no valor da rosa unitária, 124% no valor da rosa unitária decorada e 83% no valor do buquê de rosas com seis unidades, no comparativo entre o menor e o maior preço. No que se refere às flores pesquisadas, em seis itens foi verificada uma variação superior a 50% entre o menor e maior preço.
Já em relação à pesquisa de preços do rodízio de sushi foi verificada uma variação de preços de 85%, entre o menor (R$ 135) e maior preço (R$ 250) constatados.
O chefe da Procuradoria Especializada de Administração do Procon de Dourados, Lenilson Almeida da Silva, destaca a importância do consumidor realizar seu próprio levantamento antes de comprar os itens, para poder economizar.
“No que se refere à compra das flores, é importante que se visite mais de um estabelecimento e, caso o consumidor siga a pesquisa, poderá pagar muito menos”, cita, ao recordar ainda que o consumidor avalie os materiais usados nas cestas, levando em conta qualidade e valores.
Outro ponto destacado pelo Procon, é que o consumidor avalie o valor cobrado para entrega, se essa for a opção escolhida para presentear. “Antes de finalizar a compra é preciso verificar informações que acrescentem ao valor, como o frete, por exemplo. Além disso, é preciso solicitar a confirmação da entrega e exigir a nota fiscal ou recibo”, destaca o chefe de administração do Procon, Lenilson Almeida da Silva.
Para esclarecer dúvidas ou para reclamações, o consumidor pode ligar no Procon. Os contatos são 2222-1536 ou 2222-1539. É possível ainda entrar em contato via e-mail: procon@dourados.ms.gov.br ou pelo link https://procon.dourados.ms.gov.br/index.php?class=ReclamacaoForm .
Pesquisa de preços de produtos da cesta básica foi realizada na semana passada em 12 supermercados de Dourados. Divulgação/Procon
A Prefeitura de Dourados, por intermédio do Procon (Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor), realizou nova pesquisa de preços dos produtos que compõem a cesta básica de alimentos. O levantamento foi feito em 12 supermercados da cidade, entre os dias 2 e 6 de junho, e foram coletados preços de 29 itens, sendo considerados para levantamento produtos pré-definidos.
Os produtos apresentaram variação significativa de um estabelecimento para outro, como, por exemplo, alho 200 gramas apresentou diferença de 182,96%; erva-mate de tereré 500 g, diferença de 389,39%; extrato de tomate 300 g, diferença de 234,64%; goiabada 300 g, diferença de 192,89%; sal 1 kg, diferença de 292,93%; esponja de aço pacote com 8 unidades, diferença de 168,28%; sabão em pó 800 g, diferença de 226,58%; papel higiênico pacote com 4 unidades (30 m), diferença de 282,71%.
Entre os estabelecimentos pesquisados, foram encontrados 18 produtos com diferença superior a 100% entre o produto com menor e maior preço, como, por exemplo, biscoito água e sal, cebola, farinha de mandioca torrada 1 kg, leite em pó integral 400 g, margarina 500 g, água sanitária 1 litro, sabão em barra pacote com 5 unidades e creme dental 90 g.
A diferença do estabelecimento com menor preço e o de maior preço nesta pesquisa é de 53,20%. Em relação à pesquisa do mês de maio/2025, houve uma redução do preço médio da cesta básica de 0,79%.
O Procon orienta o consumidor para estar sempre atento às especificações contidas nas embalagens, como prazo de validade, composição e peso líquido do produto. Em caso de dúvida ou reclamação, o telefone para contato é o 2222-1536 (ou 2222-1539). Também pode enviar mensagem para o e-mail: procon@dourados.ms.gov.br ou registrar através do link:
Com o propósito de garantir o acesso à informação e à justiça para todos, o Procon Municipal de Rio Brilhante levou na última quarta-feira, dia 16 de abril, o projeto Procon Itinerante, a população do distrito de Prudêncio Thomaz.
Com uma equipe preparada e disposta a ouvir, o Procon Itinerante ofereceu atendimento gratuito para tirar dúvidas, registrar reclamações e garantir que o consumidor esteja sempre bem informado. Um dos propósitos principais da iniciativa, foi levar informações voltadas à educação para o consumo, ou seja, ações que apresentem aos consumidores os seus direitos, quais os canais para solução dos conflitos e ações que garantam um consumo consciente, inclusive do ponto de vista financeiro. Afinal, saber dos seus direitos é o primeiro passo para garantir que eles sejam respeitados.
De acordo com a diretora do Procon em Rio Brilhante, o projeto Itinerante terá atendimento presencial quinzenal, todas as quintas-feiras de cada mês. Os serviços ficarão disponíveis à população das 07:30hs às 12h30, do próximo dia 30 de abril, na subprefeitura do Distrito.
Os consumidores devem levar documentos pessoais, comprovantes de compra ou qualquer outro material relacionado à reclamação.