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Educação

Prefeitura de Dourados entrega EM Maria da Conceição Angélica reformada e ampliada

Escola do Jardim Guaicurus estava em obras desde abril de 2022 e agora pode atender quase mil alunos

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Os alunos estão de volta à Escola Municipal Professora Maria da Conceição Angélica, no Jardim Guaicurus. Nesta quinta-feira (23), o prefeito de Dourados, Alan Guedes, fez a entrega oficial da unidade escolar após reforma geral em toda a estrutura e ampliação com três novas salas de aula, aumentando a capacidade de atendimento que era de 860 alunos para, desde o início do ano letivo, 979, ou seja, 119 novos estudantes. O investimento total foi de quase R$ 2,5 milhões, feito exclusivamente pela Prefeitura de Dourados.

As obras começaram em abril do ano passado, após quase cinco meses entre a constatação dos problemas, definição do projeto e licitação. Foi feita a troca completa da cobertura e do forro das salas de aula; substituído todo o sistema elétrico, inclusive a mudança da entrada para alta tensão com um transformador exclusivo, melhorando a estabilidade no fornecimento de energia, prevenindo queima de equipamentos eletrônicos; novas iluminação externa e de emergência; instalação de sistema de proteção contra descargas elétricas e recuperação do circuito de câmeras de segurança.  As novas salas terão, nos próximos dias, a instalação de aparelhos de ar condicionado.

Alan Guedes e a secretária Ana Paula Benitez com o diretor-adjunto Neliton e diretora Luciene (Foto: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados)

Segundo a secretária de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes, durante toda a intervenção os alunos seguiram com aulas remotas e agora todos voltaram com aulas presenciais. “Para nós é uma alegria muito grande ter nossos alunos de volta, em uma escola renovada, ampliada e mais segura. Essas crianças ficaram quase três anos sem usarem esse espaço que é delas, incluindo as aulas remotas durante a pandemia da covid-19, e é com muito orgulho que estamos aqui os recebendo de volta”, comemorou.

A alegria também foi compartilhada pela diretora da unidade escolar, que atende alunos do primeiro ao quinto ano. “Assim que nós detectamos o problema, encaminhamos para Secretaria de Educação que acionou os órgãos competentes que comprovam a necessidade de uma interdição para reforma e assim foi feito, com todo o suporte. Durante o período em que a obra estava sendo executada, o prefeito Alan Guedes, o secretário Luís Gustavo Casarin e a secretária Ana Paula estavam o tempo todo presentes, acompanhando o trabalho e hoje temos o resultado”, disse Luciene Olimpia Silva Silveira, acompanhada do diretor-adjunto, Neliton Simões.

Alunos da Escola Maria Angélica fazem pose para selfie com o prefeito Alan Guedes (Foto: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados)

Para o prefeito Alan Guedes, a volta dos alunos à Escola Maria Angélica, completamente renovada, mostra a importância que a gestão dá aos investimentos em Educação. “Nós achamos melhor fechar a escola após o laudo da Defesa Civil e dos engenheiros da Prefeitura que mostraram a necessidade de interditarmos a escola, fazermos a reforma e agora entregamos a escola totalmente reformada para a comunidade”, disse.

Segundo o prefeito, o valor total investido foi dividido em duas obras distintas. “Nós temos a obra da reforma da estrutura da escola, incluindo o teto, pintura, calçamento e parte elétrica e também a finalização de três salas de aula que estavam inacabadas, faltando todo o acabamento que também estão sendo inauguradas. Todo o investimento de quase R$ 2,5 milhões de reais com recursos 100% próprios do município na Educação de Dourados”, completou.

Na cerimônia de entrega, estavam presentes também os vereadores Laudir Munaretto, presidente da Câmara Municipal, Daniel Júnior, Marcelo Mourão, Creuzimar Barbosa, Tânia Cristina e Cemar Arnal.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Educação

Ceim Professor Guilherme Gomes inova com bloquinho de carnaval para crianças

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Prefeito e equipe participaram de movimento no Ceim Professor Guilherme Gomes. Foto: A. Frota

Com um ambiente temático pela celebração do carnaval que se aproxima e com muita alegria, o  Centro de Educação Infantil Municipal Professor Guilherme Gomes recebeu nesta sexta-feira (28) o prefeito Marçal Filho e equipe. O momento envolveu brincadeiras, danças e apresentações culturais. Em uma festa embalada por cantigas infantis, cada detalhe foi planejado pelas profissionais da unidade, com participação das crianças.

Para o prefeito Marçal Filho, o momento foi encantador e a satisfação maior é ver as crianças alegres e bem cuidadas. Ele cita a importância de manter contato direto com as unidades educacionais do município e estreitar os laços entre a prefeitura e os educadores. “É contagiante ver a alegria dos pequenos e tudo isso é possível, por meio do trabalho detalhista dos profissionais envolvidos nessa festividade”, destacou o prefeito. “Conhecer de perto as ações que acontecem nas escolas e Ceims é algo que temos prezado muito e é importante para nossas políticas públicas sempre voltadas para melhorias na Educação”, pontuou o prefeito.

A coordenadora do Ceim Professor Guilherme, Angelita Barros, destaca que trabalhar a cultura brasileira com as crianças é uma metodologia constante da unidade, sempre direcionando atividades que envolvam criatividade e proporcionando um momento de diversão.

Crianças se envolveram em dinâmicas educativas e criativas. Foto: A. Frota

Ela falou sobre o lado lúdico da atividade. “A gente trabalha muito essas questões culturais no Ceim e, claro, nosso intuito hoje foi incentivar um carnaval sadio, produção da fantasia, confecção das máscaras, da decoração, ensaiamos a dança e sempre ressaltamos com as famílias que o objetivo é um momento saudável de alegria, desmistificando preconceitos e estimulando a interação, a arte”, apontou Angelita, ressaltando ainda que datas diversas sempre são temas das atividades, como o Dia do Circo, Festa Junina, Dia das Crianças.

O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, destacou a importância de dinâmicas como a estruturada pelo Ceim e destacou sobre o cuidado perceptível com o ambiente voltado para os pequenos. “Quero deixar os parabéns aos professores e a coordenação, acredito que ações como essa resgatam a cultura de uma forma materializada”, argumentou. O cuidado com as crianças recebeu elogio especial do secretário, “Ver o Ceim com uma comunicação visual voltada para as crianças, tudo bem caprichado, isso é um trabalho de gestão e quando vemos essa organização ficamos muito satisfeitos e é o que a prefeitura tem buscado também, manter o zelo e capricho com esses ambientes e a presença do prefeito Marçal Filho aqui é sempre importante para reafirmar nosso compromisso com a educação”, finalizou.

Momento foi além da festividade e prefeito Marçal Filho acompanhou o trabalho feito na unidade. Foto: A Frota

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Franklin solicita melhorias no transporte escolar e universitário de Dourados

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Franklin recebe denúncias sobre transporte escolar e universitário. (F.Grott)
Na sessão ordinária de segunda-feira (24), o vereador Franklin Schmalz (PT) apresentou indicação à Mesa Diretora solicitando providências da Prefeitura Municipal de Dourados para garantir o transporte adequado de estudantes da zona rural e acadêmicos indígenas no município.

Uma das solicitações encaminhadas ao prefeito Marçal Filho (PSDB) e à Secretaria Municipal de Educação trata do cumprimento do Decreto Municipal nº 434/2001, que assegura o transporte escolar para estudantes da pré-escola e do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino, residentes na zona rural.

A demanda surgiu após denúncias, indicando que crianças da educação infantil dessas localidades, não estão sendo transportadas por veículos coletivos escolares até os Centros de Educação Infantil (CEIMs). A justificativa apresentada pela Secretaria Municipal de Educação seria a falta de adequação dos ônibus às normas de transporte coletivo, como a ausência de cadeirinhas apropriadas para crianças pequenas. No entanto, o decreto municipal já prevê a oferta desse serviço em veículos adequados e conduzidos por motoristas devidamente credenciados.

Além disso, o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) oferece assistência técnica e financeira aos municípios para garantir o transporte de estudantes da rede pública residentes em áreas rurais. Diante disso, a indicação reforça a necessidade de adequação dos ônibus do município para garantir que nenhuma criança seja impedida de acessar a escola por falta de transporte.

Outra indicação apresentada pelo vereador, solicita alterações no trajeto da linha de transporte coletivo universitário disponibilizado pela Prefeitura de Dourados, que atende acadêmicos indígenas. Atualmente, os estudantes da Reserva Indígena de Dourados precisam se deslocar até a rotatória central, no sentido Itaporã, para embarcar no ônibus, o que tem causado dificuldades e pode levar à evasão universitária.

A proposta é que o trajeto do ônibus universitário passe a incluir os seguintes pontos dentro da reserva:

  • Entrada pela Missão Caiuá – Aldeia Jaguapiru;
  • Passagem pela Escola Ramão Martins – Aldeia Jaguapiru;
  • Parada na Escola Estadual Tengatui Marangatu – Aldeia Jaguapiru;
  • Continuação pelo trecho Vila Olímpica, sentido João Machado – Aldeia Bororó;
  • Passagem pela Escola Municipal Indígena Agostinho – Aldeia Bororó;
  • Saída pelo anel viário com destino à Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e Universidade Federal da Grande Dourados.

A proposta considera que o transporte escolar municipal já ingressa na reserva para atender alunos do ensino básico, demonstrando a viabilidade da adaptação da linha universitária. As indicações agora seguem para análise do Executivo Municipal.

Autor:Assessoria/CMD

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Educação

Prefeitura começa monitorar e avaliar Plano Municipal para a Primeira Infância

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Decreto nomeia membros da Comissão que vai acompanhar aplicação da lei que estabelece princípios e diretrizes para a elaboração e implementação das políticas públicas voltadas ao segmento. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Dourados publicou no Diário Oficial do Município o Decreto nº 117 de 12 de fevereiro de 2025 que nomeia os membros titulares e suplentes da Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal para a Primeira Infância (CMA-PMPI) e, também, a definição da equipe técnica que vai que vai acompanhar a aplicação da lei que estabelece princípios e diretrizes para a elaboração e implementação das políticas públicas voltadas ao segmento infantil.

A CMA-PMPI tem a finalidade de orientar e coordenar o processo de monitoramento e avaliação do Plano Municipal para a Primeira Infância, para o decênio 2025/2035 e será integrada por representantes de vários órgãos e instituições, como os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Assistência Social, de Educação e de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção Básica e de Valorização dos Profissionais em Educação.

Também integram a Comissão, o Conselho Tutelar, a Câmara Municipal, as secretarias municipais de Educação, de Saúde, de Assistência Social, de Obras Públicas e de Planejamento; além do Fórum Municipal de Educação, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e representantes de professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, da Educação Escolar Indígena, da Educação do Campo e da Educação Especial.

À CMA – PMPI compete monitorar anualmente e avaliar a cada dois anos os resultados das ações do PMPI em âmbito municipal, com base em fontes de pesquisas oficiais: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Programa Nacional de Pesquisas por Amostra de Domicílio (PNAD), Censo Escolar; políticas de saúde e assistência social, planejamento, entre outros.

Compete também analisar e propor políticas públicas para assegurar a implementação das estratégias e o cumprimento das metas; e divulgar anualmente os resultados do monitoramento e, a cada dois anos os das avaliações, do cumprimento das metas e estratégias do PMPI nos respectivos sítios institucionais da internet, nas instituições de atendimento à primeira infância e em outros meios de divulgação que a CMA – PMPI entender necessários.

O plano é considerado de extrema importância para o desenvolvimento das crianças e as normativas foram elaboradas por especialistas de acordo com as necessidades básicas com o objetivo de garantir e estabelecer diretrizes e cuidados desde a maternidade até o período escolar.

As políticas públicas da primeira infância são instrumentos por meio dos quais o Município assegura o atendimento aos direitos das crianças na primeira infância, com vistas ao seu desenvolvimento integral, considerando-as como sujeitas de direitos e cidadãs.

PRIMEIRA INFÂNCIA

A primeira infância é o período que abrange os primeiros 6 anos completos ou 72 meses de vida da criança. São nos primeiros anos de vida que ocorrem o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado, além da iniciação social e afetiva.

Estudos mostram que quanto melhores forem as experiências da criança durante a primeira infância e quanto mais estímulos qualificados ela receber, maiores são as chances de ela desenvolver todo o seu potencial. Pesquisas têm demonstrado que essa fase é extremamente sensível para o desenvolvimento do ser humano, pois é quando ele forma toda a sua estrutura emocional e afetiva e desenvolve áreas fundamentais do cérebro relacionadas à personalidade, ao caráter e à capacidade de aprendizado.

Esse processo continua ao longo do tempo, moldado pelas experiências positivas ou negativas vividas e compartilhadas, principalmente com seus pais, parentes e cuidadores em geral. Por isso, a proteção é essencial: problemas graves logo no início da vida, como violência familiar, negligência e desnutrição, podem interferir no desenvolvimento saudável do cérebro.

Por outro lado, o estímulo adequado gera benefícios, que vão desde o aumento da aptidão intelectual, que favorece o acompanhamento escolar e diminui os índices de repetência e evasão, até a formação de adultos preparados para aprender a lidar com os desafios do cotidiano.

Com assessoria.

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