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Educação

Estudantes se destacam em Olimpíada de Matemática

Foram conquistadas duas medalhas de ouro, uma de prata, uma de bronze e 40 menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escola Públicas (OBMEP)

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As olimpíadas de conhecimento se popularizaram no país e, cada vez mais, fazem parte do dia a dia dos alunos da educação básica. Com 17 anos de história, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escola Públicas (OBMEP) é umas das principais e reuniu, na última edição, mais de 18 milhões de participantes em 99,7% dos municípios brasileiros.

Entre eles, os estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) obtiveram 44 premiações, sendo duas medalhas de ouro, uma de prata, uma de bronze e 40 menções honrosas. O resultado foi publicado no último dia 20 de dezembro, no site da OBMEP.

Os alunos que conquistaram a medalha de ouro foram Bruno Vieira Alexandre, do Campus Campo Grande, e Paulo Vitor Correia de Oliveira, de Aquidauana. Alcançaram a medalha da prata e bronze os estudantes Bruno Pereira de Paula (Campo Grande) e Gabriela de Sá dos Santos (Aquidauana), respectivamente.

Para Bruno Alexandre, a conquista do ouro foi muito almejada, pois já havia ganhado duas pratas e um bronze em anos anteriores.

“Sempre gostei das disciplinas da área de exatas, participo da OBMEP desde o ensino fundamental e esta era minha última tentativa de conseguir o ouro, ficando entre os 100 melhores colocados de todo o país”, afirmou o estudante, que tem por objetivo prestar o vestibular do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), considerado o mais difícil do país na área de exatas.

Provas – A primeira fase da OBMEP foi aplicada no dia 7 de junho, composta por vinte questões objetivas.

Já a segunda fase ocorreu em 8 de outubro, formada por seis questões abertas, onde o estudante deveriam desenvolver toda a linha de raciocínio matemático para demonstrar sua resposta.

O resultado foi publicado no site da instituição. Os medalhistas de prata e bronze serão premiados em seus próprios estados. Os medalhistas de ouro participarão de cerimônia nacional a ser organizada neste ano pela Coordenação Geral da OBMEP.

OBMEP – O objetivo principal da OBMEP é estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.

Podem participar alunos de escolas públicas municipais, estaduais e federais ou em escolas privadas brasileiras (do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio).

Conheça a página da OBMEP.

Fomento – Com o crescimento da credibilidade e popularidade das olimpíadas, algumas das mais importantes instituições de ensino do país, como por exemplo, a Unicamp (Universidade de Campinas) tem reservado vagas para seleção por meio de análise das conquistas obtidas em olimpíadas de conhecimento.

No IFMS, o incentivo passa pelo fomento por meio de editais de apoio, visando preparação de equipes de estudantes para participação em Olimpíadas Científicas Nacionais apoiadas pela instituição.

último edital publicado com esta finalidade selecionou propostas dos dez campi, que foram desenvolvidas entre dezembro de 2019 a março de 2021.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Educação

Prefeitura de Campo Grande antecipa entrega de kits escolares para o ano letivo de 2025

A prefeita Adriane Lopes destacou a importância dessa antecipação.

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A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu início à entrega antecipada dos kits escolares para o ano letivo de 2025 da Reme (Rede Municipal de Ensino). Desde o dia 5 de dezembro, as escolas começaram a receber os materiais, assegurando que os alunos iniciem o próximo ano com todos os itens necessários para um bom desempenho nas aulas.

Essa é a primeira vez que a entrega dos kits ocorre ainda no ano anterior ao início das aulas, uma iniciativa que demonstra o compromisso da gestão municipal em garantir que os estudantes tenham acesso ao material escolar logo nos primeiros dias de aula. A prefeita Adriane Lopes destacou a importância dessa antecipação.

“Antecipar a entrega dos kits escolares é mais do que uma questão de logística; é um compromisso direto com a educação de qualidade e com o futuro das nossas crianças e jovens. Estamos garantindo que todos os alunos da nossa rede comecem o ano letivo de 2025 com as ferramentas em mãos para aprender, crescer e se desenvolver desde o primeiro dia. Essa é a nossa forma de mostrar que, em Campo Grande, a educação é prioridade, e vamos continuar investindo para que cada aluno tenha as condições necessárias para trilhar o caminho do sucesso”, afirma.

O secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, informa que está prevista a distribuição de mais de 112 mil kits, abrangendo alunos da educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com 80% dos materiais já em estoque, a Semed orientou as escolas a organizarem um espaço adequado para armazenar os kits até o início do ano letivo de 2025. Essa ação reflete o planejamento eficiente da administração, que visa otimizar o tempo e assegurar que todos os alunos da rede municipal sejam atendidos.

Os kits são compostos por lápis, canetas, colas, réguas, massinha de modelar, giz de cera, apontador, borracha, tinta guache, tesoura, colas coloridas, agenda, caderno de desenho, caderno de brochura e caderno de 10 matérias.

A qualidade e diversidade dos materiais reforçam o compromisso da Prefeitura em fornecer aos alunos da Reme os recursos necessários para o desenvolvimento pedagógico de maneira plena e equitativa.

Com essa iniciativa, o Executivo Municipal reafirma seu compromisso com a educação e com a garantia de que todos os estudantes da rede municipal terão as condições adequadas para participar das aulas com tranquilidade e qualidade já no início do próximo ano letivo.

Matrículas

As matrículas para alunos novos da Reme começam a partir de 8 de janeiro. A primeira lista de designação de crianças para as EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) foi publicada no dia 3 de dezembro e a efetivação da matrícula será até 16 de dezembro, sendo feita na própria secretaria a qual o aluno (a) foi designado.

A segunda listagem de designação será publicada no dia 16 de janeiro. Quem não efetivar a matrícula, volta para o fim da lista e perde a vaga.

Já a rematrícula (aluno da Rede que vai permanecer na mesma escola) também deve ser feita até 16 de dezembro.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Alunos da Escola Sesi de Maracaju conhecem potencial da Inteligência Artificial em oficina da Microsoft

Ao final da atividade, receberam microcertificado na área de Tecnologia e Inteligência Artificial.

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A Escola Sesi de Maracaju promoveu oficina para preparar os alunos aos desafios do mundo do trabalho. O curso de “fundamentos de IA generativa”, em parceria com a Microsoft, faz parte do ciclo de oficinas de microcertificação na Escola Sesi, com objetivo de qualificar o estudante rapidamente para o mercado de trabalho.

Orientados pela professora Ana Claudia Matos Krul, de Língua Portuguesa, os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio participaram das atividades no contraturno escolar entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro. Ao final da atividade, receberam microcertificado na área de Tecnologia e Inteligência Artificial.

“Foi uma experiência incrível. Pude aprender que a IA tem funcionalidades e riscos. O curso me deu a oportunidade de adquirir habilidades que estão sendo altamente valorizadas no mercado de trabalho na atualidade”, disse o estudante Saulo Emanuel Presnisca Dutra.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Alunos da Escola Sesi de Dourados participam de curso sobre bioenergia

As atividades foram realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro.

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Alunos do ensino fundamental e médio da Escola Sesi de Dourados participaram de um curso sobre bioenergia, como parte do ciclo de oficinas de microcertificação para acelerar a educação em sintonia com as expectativas do mercado de trabalho.

Estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio receberam formações para desenvolvimento de hard e soft skills, que são habilidades técnicas e emocionais altamente valorizadas no ambiente corporativo. As formações foram ministradas por profissionais do Sesi e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). As atividades foram realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro.

Os professores da Escola Sesi Marcelo Franco Albuquerque e Priscilla Keroline Franco Neto foram responsáveis por articular as atividades, enquanto que a professora da UEMS Daniela Cristina Manfroi Rodrigues ministrou palestra aos estudantes. Facilitadores da Startup Sesi também participaram da oficina com conteúdo sobre soft skills. Após o término do curso, os alunos receberam certificado de 8 horas-aula.

“A participação dos nossos alunos na microcertificação em Bioenergia, ofertada pelo Comitê Empresa-Escola, é de grande relevância tanto para o desenvolvimento pessoal quanto profissional dos estudantes. A microcertificação contribui para a ampliação do conhecimento teórico e técnico. As atividades práticas permitem que os estudantes adquiram competências voltadas para a análise e implementação de projetos de bioenergia”, disse a diretora da Escola Sesi de Dourados, Rose Liston.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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