fbpx
Connect with us

Saúde

Campo Grande mobiliza servidores e líderes comunitários para campanha de doação de sangue

O Hemosul recebe diariamente doadores para aumentar o estoque de sangue.

Publicado

on

Para sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue, a Prefeitura mobiliza nesta semana – de terça-feira (30) até sexta-feira (2) – servidores e líderes comunitários para participar da ação “Comunitário Sangue Bom”, no Hemosul. A iniciativa, que neste primeiro dia atraiu cerca de 50 voluntários, faz parte do calendário das comemorações dos 123 anos de Campo Grande.

Emocionado, o líder comunitário do Bairro Moreninha III, Valdeci de Oliveira participou da ação. “Estou feliz por fazer parte desta campanha. Acredito que todos devem fazer parte desta iniciativa”, comentou.

A mobilização é realizada pela Subsecretaria Municipal de Articulação Social e Assuntos Comunitários (Suasc). A coordenadora do movimento, Roselaine Pleutin, disse que a expectativa é atrair mais de 100 pessoas.  “Nos explicaram que, a cada bolsa de sangue, 4 pessoas podem ser ajudadas. Com essa quantidade de doadores, queremos beneficiar ao menos 600 pessoas”, pontuou.

O Hemosul recebe diariamente doadores para aumentar o estoque de sangue. Para isso, o voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos, sendo que acima dos 60 só poderá se já tiver feito alguma doação.

Interessados precisam pesar, no mínimo 50 kg e estar em bom estado de saúde, descansado e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24h, ter se alimentado da maneira correta, além de levar documento com foto. Após preencher todos esses requisitos, o mesmo precisa estar munido de documento com foto.

“Doar sangue faz parte da vida das pessoas, provocar o ser humano o desejo e a vontade de salvar vidas, e com isso resolvemos fazer esta campanha para influenciar servidores e líderes comunitários, que têm o poder de promover ações em suas comunidades, a provocarem nos moradores de suas regiões o desejo de se unirem nesta iniciativa para salvar vidas”, ponderou o subsecretário da Suasc, Chiquinho Telles.

 

Serviço

“Comunitário Sangue Bom”  – até a próxima sexta-feira (02.09)

Endereço: Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304 – Bairro Centro

Horário: Segunda a sexta, das 07h às 17:00; sábado das 7h às 12h.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Frutas e comidas típicas regionais reforçam necessidade de alimentação saudável na saúde preventiva

A ideia da iniciativa é a de incentivar a alimentação consciente e nutritiva para a população sul-mato-grossense, prezando pela sua saúde e bem-estar.

Publicado

on

A importância das frutas e comidas típicas regionais foi um dos temas debatidos nesta terça-feira (19) por técnicos da SES (Secretaria de Estado de Saúde) de Mato Grosso do Sul no evento ‘Sabores e Sentidos: a expressão da alimentação e nutrição’. A ideia da iniciativa é a de incentivar a alimentação consciente e nutritiva para a população sul-mato-grossense, prezando pela sua saúde e bem-estar.

Realizado pela Gerência de Alimentação e Nutrição da SES na Escola de Saúde Pública (ESP), o encontro colocou em evid~encia que uma alimentação saudável e equilibrada é ferramenta essencial para a saúde preventiva. O evento reuniu profissionais da saúde, nutricionistas e educadores para discutir e celebrar os avanços nas áreas de alimentação e nutrição em Mato Grosso do Sul e no Brasil.

O encontro marca a comemoração de duas datas significativas, os 10 anos do Guia Alimentar para a População Brasileira e os 25 anos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).

Para o gerente de alimentação e nutrição da SES, Anderson Holsback, essas comemorações são oportunidades para refletir sobre os avanços conquistados nas áreas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e discutir a importância de políticas públicas que promovam uma alimentação adequada e saudável para todos os cidadãos.

“Esperamos contribuir para o fortalecimento das políticas públicas locais e regionais, incentivando a adoção de práticas alimentares saudáveis, promovendo a qualidade de vida da população de Mato Grosso do Sul e suscitando propostas para a efetivação de SAN e soberania alimentar. Este é um momento único para reforçar a importância da alimentação saudável e adequada como um direito de todos, assim como a necessidade da transversalidade nas ações de promoção da saúde”, destaca Anderson Holsbach.

A programação do evento incluiu palestras de especialistas e mesas-redondas que abordaram temas como segurança alimentar e nutricional, políticas públicas e práticas alimentares sustentáveis.

Os palestrantes destacaram a necessidade de promover um olhar crítico sobre a alimentação, incentivando hábitos saudáveis que beneficiem não apenas a saúde individual, mas também a coletividade.

Integrante do Observatório de Condições Crônicas e Alimentação (OCA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a nutricionista Phamella Ávila, destaca que encontro é uma oportunidade para refletirmos sobre os avanços que temos conquistado na alimentação e nutrição ao longo dos anos.

“É fundamental que continuemos a trabalhar juntos pela promoção de uma alimentação saudável, que respeite a cultura local e valorize os produtos regionais. O sabores e sentidos aqui de Mato Grosso do Sul vem trazer um pouco da nossa comida regional. A gente traz as frutas e as comidas típicas aqui do Estado, como a guavira, o pequi, o arroz carreteiro e o macarrão de comitiva, explicando o quão importante dentro da cultura alimentar, passar essas receitas para as gerações futuras”, ressalta a nutricionista.

Estiveram presentes no encontro a superintendente de Atenção Primária em Saúde da SES, Karine Cavalcanti; Geani Almeida, coordenadora de Doenças Crônicas; a presidente da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar, Márcia Ratti, e Milena Serenini, representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

O evento também enfatizou a importância de políticas públicas que garantam o acesso a alimentos saudáveis para toda a população, contribuindo para a redução de doenças relacionadas à alimentação inadequada. A troca de experiências e conhecimentos entre os participantes foi um dos pontos altos do encontro, estimulando um diálogo construtivo sobre o futuro da alimentação no Estado.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Saúde

Hemosul de MS investe em qualificação e informação voltado ao atendimento ao público

Só nesta primeira quinzena de novembro foram quatro iniciativas de suma importância para os atendimentos diários do Hemosul

Publicado

on

Oferecer um serviço pleno para a sociedade sul-mato-grossense. Esse é o objetivo da série de qualificações promovidas pela Rede Hemosul MS para seus colaboradores, com cursos, treinamentos e palestras voltadas para o desenvolvimento pessoal, de liderança, de prevenção e postura diante de situações de emergência.

Só nesta primeira quinzena de novembro foram quatro iniciativas de suma importância para os atendimentos diários do Hemosul, como é o caso da ‘Formação em Urgência e Emergência: suporte básico e avançado à vida’.

Ministrada por professoras da Escola de Saúde Pública do Estado, a formação contou com servidores de todos os setores e aconteceu no auditório do Hemosul Coordenador, ampliando o número de colaboradores preparados para incidentes que ocorram com doadores, servidores ou população em geral que esteja na unidade.

Com teoria e exercícios práticos de abordagem e manipulação física, o curso trouxe elementos para treinamento como macas, bonecos e aparelhos, proporcionando um ambiente o mais próximo da realidade possível para que todos pudessem vivenciar as formas de atendimento nos casos de ocorrências.

Outro curso ofertado foi a ‘Formação em Aférese’. Ministrado pela consultora técnica Maria de Fátima Nunes, o curso capacitou os profissionais desse setor para aférese de coleta de hemácia dupla – processo no qual o sangue é retirado da veia do doador e as hemácias separadas e extraídas através de um kit descartável, por uma máquina – e sobre teoria e montagem de kits para aférese terapêutica.

Essa capacitação é essencial, sobretudo, porque a equipe passou por mudanças e alguns novos funcionários ingressaram no setor. Com esse treinamento, o corpo funcional da aférese se torna homogêneo e capaz para todos os desafios encontrados nessa área.

Para ser doador por aférese é necessário já ser doador convencional por pelo menos duas vezes e ter os requisitos necessários para a doação, alguns, diferentes, como peso, calibre de veia e número de plaquetas.

Encontro da Rede Hemosul e Novembro Azul

Também foi realizado o segundo encontro da Rede Hemosul MS, que contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, e da diretora da Escolagov, Silvana Marchini. O Curso de Liderança foi a tônica do encontro e envolveu todos os líderes das doze unidades da Rede Hemosul, proporcionando momentos ímpares de formação e treinamento, capacitando coordenação, gerências e chefias para uma liderança mais produtiva, moderna, eficaz e assertiva.

Já o professor Ivanir Casagranda esteve, pela Escolagov, no auditório do Hemosul Coordenador, preparando, formando, incentivando o pensamento produtivo para que todos possam ser líderes mais eficazes e que construam pontes.

O novembro azul foi lembrado pelo Hemosul e uma palestra de conscientização e prevenção foi realizada para falar da importância aos homens de eles se cuidarem, como essa ação pode evitar doenças ou descobri-las em momento inicial para que sejam tratadas e se conquiste a cura. Quem ministrou a palestra foi a gerente técnica da Saúde do Homem da Secretaria de Saúde, Fernanda Lamera.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Saúde

Carreta da Saúde inicia atendimentos de policiais e bombeiros de Dourados e região

A ação que acontece até quinta-feira (21), em frente à sede do DOF em Dourados

Publicado

on

A Carreta da Saúde do CABS (Centro de Atenção Biopsicossocial) da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) entrou em operação na terça-feira (19) em Dourados com a oferta de atendimentos médicos, oftalmológicos, fonoaudiológicos e psicológicos para os profissionais da segurança pública.

Ao todo, 608 policiais e bombeiros realizaram agendamentos prévios para os atendimentos. Entre eles está a investigadora aposentada da Polícia Civil, Sônia Maria Rodrigues, que aproveitou a presença da carreta para cuidar da saúde.

“É a primeira vez na história que a Sejusp proporciona um serviço tão importante para nós policiais cuidarmos da nossa saúde, eu fui atendida pelo oftalmologista e já estou saindo daqui com meus óculos”, comemora a servidora.

Dos inscritos, 242 passam por oftalmologista, 78 por clínico geral, 86 farão exames audiométricos e 42 receberão atendimentos psicológicos na unidade móvel. “Esse projeto vai mudar a vida dos servidores da segurança pública do estado”, acredita o subcomandante-geral da PM, coronel Nivaldo de Pádua Mellojá.

A ação que acontece até quinta-feira (21), em frente à sede do DOF em Dourados, integra o programa do Governo do Estado de valorização e atenção biopsicossocial aos servidores da segurança pública.

“É um programa inédito no Brasil, que leva atenção ao que mais de importante temos que são os nossos servidores, que são os grandes responsáveis por Mato Grosso do Sul ser referência nacional em segurança pública”, pontuou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira.

Nessa primeira etapa do programa serão atendidos os servidores da segurança pública de Dourados e de outros 12 municípios localizados na linha e faixa de fronteira, onde foi realizado um estudo prévio com 672 policiais e profissionais da segurança pública, que comprovou a necessidade da realização de ações que aproximem esses servidores de programas voltados à saúde.

“Agora esses servidores terão acesso à saúde física e mental de forma gratuita”, lembra o coordenador do CABS, Ivan Gibim Lacerda.

Investimentos

Com investimentos de R$ 9 milhões, a Carreta da Saúde do CABS foi adquirida por meio de convênio entre o Governo do Estado, via Sejusp e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública e, com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública.

A operacionalização da Carreta da Saúde acontece através de convênio firmado com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que fornecerá os insumos e os profissionais da saúde, responsáveis pelos atendimentos dos servidores.

“O Governo do Estado não mede esforços para melhorar a segurança pública e sobretudo as condições de trabalho tanto de militares como de civis, que aqui dão a sua vida em prol de uma sociedade melhor”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Frederico Pouso Sallas, durante a solenidade de início das atividades da Carreta da Saúde do CABS.

A primeira etapa do programa inclui atendimentos nos municípios de Dourados, Caracol, Sete Quedas, Porto Murtinho, Corumbá, Japorã, Bela Vista, Antônio João, Mundo Novo, Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia e Paranhos.

“Mato Grosso do Sul sai na frente mais uma vez e só temos a agradecer imensamente esse cuidado para com os nossos servidores”, agradeceu o Delegado-Geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lúcio.

A solenidade de início das atividades da Carreta da Saúde do CABS aconteceu na manhã desta terça-feira, em frente à sede do DOF, em Dourados e contou com as presenças de diversas autoridades, entre elas o secretário Adjunto de Justiça e Segurança Pública, coronel Ary Carlos Barbosa, o diretor do DOF, coronel Wilmar Fernandes, o delegado Regional da Polícia Civil em Dourados, Adilson Stiguivtis Lima, entre outros.

Serviço

Para agendamentos e maiores informações sobre os atendimentos da Carreta da Saúde do CABS, os servidores da segurança pública podem entrar em contato com o número 67 9 9947-0022.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67