fbpx
Connect with us

Consumo

Alimentos de hortas urbanas de Campo Grande são utilizadas em competição de culinária

O evento, realizado nesse sábado (27) aconteceu Shopping Campo Grande e contou com o apoio da Prefeitura Municipal

Publicado

on

Hortaliças e legumes orgânicos produzidos em hortas urbanas da Capital foram destaque na final da 2ª edição do Concurso Mestres da Terra. O evento, realizado nesse sábado (27) aconteceu Shopping Campo Grande e contou com o apoio da Prefeitura Municipal.

A cerimônia de premiação do concurso de culinária regional celebrou os 123 anos da Cidade Morena, e pratos típicos foram selecionados ao longo do mês na segunda edição do concurso.

Para a final, a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio disponibilizou alguns alimentos para os pratos e a Secretaria de Cultura e Turismo. “Nós apoiamos oferecendo ao evento cestas com produtos das nossas hortas urbanas e kits para os vencedores com produtos de empresas parceiras que produzem em Campo Grande”, afirmou Gabriel Kling, técnico da Sidagro que acompanhou as ações representando a Prefeitura.

Entre os alimentos estavam alface americana, alface crespa, rabanete, cenoura, berinjela, almeirão, brócolis, couve, salsinha, coentro, tomatinho cereja, rúcula e espinafre. Os finalistas cozinharam ao vivo no Taste Lab do Shopping, onde foi definido o vencedor.

Concurso e Premiação

As receitas, regionais, tinham que conter pelo menos 2 ingredientes. Os inscritos enviaram vídeo ou foto do prato com #mestresdaterra. Cinco finalistas foram escolhidos pelos jurados e a premiação final contemplou 4 participantes.

Os pratos foram avaliados, com notas de 1 a 5, nas seguintes categorias: apresentação do prato, sabor, uso do ingrediente regional, criatividade do prato, técnica e votação popular. Cada candidato precisou escolher pelo menos dois ingredientes regionais da lista de 15 itens para elaborar o prato.

Confira os vencedores:

1º. Fabrizio Colman – Prato: Arroz boliviano com banana da terra frita.

2º. Bruno Buytendorp – Prato: Macarrão de comitiva com costela desfiada na cerveja preta, pequi e crispy de bacon.

3º. Diogo Freire – Prato: Ballotine de pintado com purê de banana da terra, mil folhas de mandioca e tuile de bocaiúva.

4º Henrique Dias – Prato: Risoto de carne seca com banana da terra e queijo nicola.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consumo

Dourados: Inscrições para ambulantes para o Dia de Finados será nos dias 24 e 25

Será permitido apenas um ponto de venda por CPF

Publicado

on

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Dourados (MS) divulgou as novas normas para o cadastramento de vendedores ambulantes visando o Dia de Finados, celebrado em 02 de novembro de 2024. As inscrições serão nos dias 24 e 25 de outubro, das 08h às 13h30, no Departamento de Fiscalização de Posturas (Semsur), por ordem de chegada. Vale ressaltar que não será permitido o cadastro no próprio dia 02 de novembro, e o número de vagas foi reduzido este ano.

Vagas Disponíveis:

31 vagas para venda de flores e velas no estacionamento do cemitério Santo Antônio (Coronel Ponciano).

14 vagas para alimentação na Rua Palmeiras, lateral da Capela.

15 vagas para venda de flores e velas na Rua Palmeiras, próximo ao portão do cemitério Bom Jesus.

Será permitido apenas um ponto de venda por CPF. Para efetuar o cadastro, os interessados devem apresentar CNH, RG, CPF, comprovante de residência e telefone de contato.

Reformas e Construções: Obras nos cemitérios estão autorizadas até 25 de outubro. Após essa data, os locais passarão por manutenção para a preparação do Dia de Finados.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Consumo

Mato Grosso do Sul intensifica combate ao tráfico e registra aumento de 33% nas apreensões de drogas

No mesmo período de 2023 o volume apreendido pelas forças estaduais de segurança foi de 307,4 toneladas.

Publicado

on

Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul mostram que o número de apreensões de drogas cresceu 33% entre janeiro e setembro deste ano, quando foram tiradas de circulação em todo o Estado 407,5 toneladas de entorpecentes. No mesmo período de 2023 o volume apreendido pelas forças estaduais de segurança foi de 307,4 toneladas.

Ainda conforme o levantamento realizado pela Sejusp, a maconha lidera as apreensões no Estado, com 387,7 toneladas, seguida do skunk (8,4 toneladas) e da cocaína (7,5 toneladas). Além disso, as maiores apreensões de Mato Grosso do Sul são registradas nos municípios localizados no interior (367,6 toneladas), principalmente nos 55 localizados na linha e faixa de fronteira.

Para o diretor do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), coronel Wilmar Fernandes, a troca de experiências com outros estados e o investimento em capacitação e inteligência são fatores que impulsionaram o crescimento de 33% registrado entre janeiro e setembro deste ano. Apenas o DOF já apreendeu mais de 117 toneladas de drogas, respondendo por boa parte das apreensões realizadas no Estado.

“Em menos de um ano nós realizamos dois cursos de policiamento especializado de fronteira, sendo um no final de 2023 e o outro já no início de 2024, que contemplaram efetivos dos estados que compõem o bloco do SULMaSSP, que são o Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e o próprio Mato Grosso do Sul. Então acredito que essa troca de experiências, informações de inteligência, de imediato refletiu no aumento das apreensões de drogas”, diz o diretor do DOF.

Quem também concorda que o trabalho de inteligência contribui para o aumento das apreensões de drogas é o delegado Ivan Barreira, diretor do Departamento de Polícia Especializada da Polícia Civil, o DPE, a quem estão subordinadas delegacias como o Garras, a Denar e a Derf, por exemplo.

“Esse aumento no número de apreensões é resultado de um trabalho mais efetivo de todas as forças de segurança, de várias linhas de investigações e do trabalho de inteligência que vem fortalecendo todo o emprego investigativo e propiciando esses resultados que temos”, lembra.

Na Capital o aumento foi de 92%

Enquanto no Estado as apreensões cresceram 33%, em Campo Grande o aumento registrado foi de 92% no período de janeiro a setembro deste ano, em comparação com os mesmos meses do ano passado. Este ano, as polícias estaduais apreenderam 39,9 toneladas de drogas na Capital, contra as 20,7 contabilizadas no ano anterior.

A exemplo do que acontece no Estado inteiro, na Capital a maior quantidade de drogas apreendidas é de maconha, com um total de 35,3 toneladas. Em segundo lugar fica a cocaína, com 3,9 toneladas, e em terceiro vem a pasta base de cocaína, com 555,2 quilos. Em Campo Grande não há registros de apreensões de haxixe e crack neste ano.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, destaca que a repressão ao tráfico de drogas vem sendo intensificada nos últimos anos no Estado e que os investimentos feitos pelo Governo de Mato Grosso do Sul estão sendo fundamentais para o aumento de prisões e apreensões.

“Esse crescimento demonstrado pela estatística reflete o empenho e dedicação dos nossos servidores no combate ao crime, bem como resulta dos investimentos em inteligência, no reaparelhamento da segurança pública, com novas viaturas e armas, por exemplo e da contratação novos policiais”, enfatiza Videira.

Mesmo com um aumento significativo nas apreensões de drogas, as prisões por tráfico tiveram um pequeno crescimento de 4% no Estado, enquanto na Capital houve queda de 10%, o que mostra que o crime prefere os grandes carregamentos.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Consumo

Grupo Pereira promove ações contra o desperdício de alimentos

Nesta segunda-feira, 30 de setembro, a conscientização vai mobilizar mais de 19 mil colaboradores em todo o Brasil.

Publicado

on

O Dia Internacional contra o Desperdício de Alimentos, criado em 2019, pela Organização das Nações Unidas, celebrado em 29 de setembro, reflete uma prática do Grupo Pereira em suas mais de 120 unidades no Brasil. No Grupo Pereira, a data será comemorada na segunda-feira, 30 de setembro, com um cardápio especial na refeição de mais de 19 mil funcionários. Em Mato Grosso do Sul, a ação será promovida nos refeitórios de todas as unidades dos Supermercados Comper e do Fort Atacadista.

O Grupo Pereira também realiza doação de alimentos onde estão suas unidades a partir de uma parceria com o Programa Mesa Brasil. “Desde o ano passado, o Grupo Pereira faz doações de produtos impróprios para venda, entretanto próprios para consumo. Nosso principal objetivo é contribuir com instituições sociais (vinculadas ao Mesa) que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. Desde o ano passado, mais de mil de toneladas de alimentos foram destinadas a instituições sociais de várias partes do País”, conta Adrileny Bogado Constantino, coordenadora de ESG do Grupo Pereira. No MS, onde a parceria com o Mesa Brasil começou em 2019, já foram doadas mais de 562 toneladas de alimentos.

Nesta segunda-feira, 30 de setembro, para celebrar o Dia Internacional contra o Desperdício de alimentos, todos os refeitórios do Grupo Pereira servirão pratos com um ingrediente versátil e que está presente em doces e salgados na alimentação dos brasileiros: a banana. No cardápio será servido farofa de banana, arroz com banana e de sobremesa, chico balanceado, um prato típico gaúcho e também, uma banoffee, sugerida pela nutricionista Sabrina da Silva Costa.

“A banana é rica em vitaminas e minerais, regula o sistema nervoso, evita câimbras, regula o intestino e é fonte de energia, indicada para o pré-treino”, detalha a nutricionista do Fort Atacadista, Luciana Costa Silva.

Nas lojas do Grupo Pereira, a conscientização contra a perda e o desperdício de alimentos faz parte da rotina. “Com a redução do lixo, o impacto ambiental diminui. Também ocorre uma economia com os custos com os alimentos e a alimentação fica mais saudável, com opções mais saudáveis e nutritivas para os colaboradores e para os clientes”, destaca.

A nutricionista Luciana Costa Silva revelou as receitas desse cardápio especial para quem quiser reproduzir em casa:

Farofa com Banana

Rendimento: 500 gramas

Validade: 2 dias

Ingredientes:

2 ½ xícaras de chá farofa pronta;
2 unidades de bananas grandes;
1 colher de sopa cheia de margarina (ou manteiga);
1 cebola pequena;
1 colher de sopa cheia de óleo de soja;
Cheiro verde a gosto.

Preparo: Corte a cebola em cubos e reserve. Descasque e corte a banana em cubos pequenos. Em uma panela, aqueça o óleo e frite as bananas até dourar. Coloque as bananas sobre papel toalha para retirar o excesso de óleo. Em uma panela, derreta a margarina e doure a cebola. Acrescente a farofa pronta. Coloque as bananas fritas. Finalizar com cheiro-verde e misturar.

Arroz de Banana

Rendimento: 600 gramas

Validade: 2 dias

Ingredientes:
2 xícaras de chá de arroz branco cozido;
2 bananas médias;
1 cebola média;
1 colher de sopa de margarina;
Cheiro-verde a gosto.

Preparo: Corte a cebola em cubos pequenos e reserve. Corte a banana em cubos pequenos e reserve. Em uma panela, derreta a manteiga e acrescente a cebola até dourar. Acrescente a banana picada. Depois, coloque o arroz já cozido e mexa para misturar. Finalizar com cheiro-verde.

Sobremesa de banana (Chico Balanceado)

Rendimento: 10 porções

Validade: 2 dias

Ingredientes:

– Banana Caramelizada
1 xícara de chá de açúcar;
½ xícara de água quente;
3 bananas cortadas em rodelas.
– Creme
1 lata de leite condensado;
1 e ½ xícara de chá de leite integral;
4 gemas;
½ colher de sopa de amido de milho.
– Cobertura
4 claras;
1 xícara de chá de açúcar.

Preparo:

Banana Caramelizada – em uma panela deixe o açúcar dourar. Junte a água quente e mexa com uma colher. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar. Espere amornar e distribua em um refratário. Coloque as bananas e reserve.

Creme – em uma panela junte o leite condensado, o leite, as gemas e o amigo e leva ao fogo médio, mexendo sempre para não formar grumos, por cerca de cinco minutos até engrossar. Distribua o creme sobre as bananas. Reserve.

Cobertura de Merengue (ou Suspiro) – em uma panela, misture as claras e o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo sem parar por 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns minutos e continuando a mexer para não cozinhar. Transfira para a batedeira e bata até dobrara de volume e formar um merengue consistente.

Distribua a cobertura no creme e leve ao forno médio (180 °C), pré-aquecido, por cerca de cinco minutos ao até dourar o merengue.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67