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Cultura

Estilistas sul-mato-grossenses vão apresentar suas criações na Praça da Liberdade durante o Festival

O público ainda vai conferir na Praça da Liberdade um desfile com modelos bonitenses para apresentar as coleções dos estilistas do Ms

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O Festival de Inverno de Bonito 2022 vai trazer ao público vários estilistas criadores sul-mato-grossenses que estarão presentes na Praça da Liberdade com suas respectivas coleções: Anderson Bosh (Coleção Frida Lídia Kahlo), Fábio Mauricio/F.M. (Coleção Balneário Tropical), Fábio Castro/ Touché (Coleção Recortes Touché), Ateliê Nair Gavilan (Coleção Rios e Vazantes), Emília Leal (Coleção Arte Nativa), Eduardo Alves/Bocaiúva (Coleção Um Olhar Para o Cerrado), Fabi Rezek/Mi Corazón (Coleção Pantanal de Mi Corazón), Lidiane Lopes/Lidylo (Coleção Mulher da Fronteira), Luiz Gugliatto (Coleção Why Not By Gugliatto) e Lauren Cury (Coleção Estampa-se). Também haverá uma Rodada de Negócios, em parceria com o SEBRAE/MS, reunindo oito lojistas do varejo da moda nacional com produtores de moda autoral de MS. O público ainda vai conferir na Praça da Liberdade um desfile com modelos bonitenses para apresentar as coleções dos estilistas do Estado e logo após será organizado um Pop-up Store, em que as roupas da passarela poderão ser adquiridas diretamente com os criadores das coleções.

Anderson Bosh é a marca de roupas da Casa de Criações com coleções que partem da simbiose entre estilo e figurino, lúdico e prático, simples e elegante. Slow Fashion e Upcycling são princípios do processo de criação da marca. Desde a curadoria de tecidos, modelagem, costura, acabamento artístico e entrega ao consumidor, nada é desperdiçado ou descartado. Todas as sobras de material são reaproveitadas em novas peças ou em obras de artes visuais e design como esculturas, pinturas, máscaras e luminárias do criador homônimo da marca.

Anderson Bosh mantém duas coleções atemporais como holding da criação em moda na Casa de Criações: Baixo Augusta um recorte das manifestações culturais, encontro de tribos urbanas e performances de gênero que o criador viveu quando atuava como DJ na vida noturna da Rua Augusta em SP; e Frida Lídia Kahlo que homenageia as grandes pintoras latino-americanas Frida Kahlo e Lídia Baís com modelagens agênero e despretensiosas.

A Casa de Criações prioriza, nas cadeias produtiva e econômica de suas produções, trabalhadores e fornecedores da comunidade LGBTQIA+ da qual  Anderson Bosh, criador, artista, homem intersexo, transsexual, militante e ativista faz parte.

Para o 21º Festival de Inverno de Bonito, a coleção percorre o caminho do entre, do meio e do através. Nem estilo, nem figurino. Uma comunhão catártica e superlativa de ambas as linguagens, impulsionadas pela discussão sobre arte e gênero. A coleção de outono/inverno 21/22 Frida Lídia Khalo nasce da inspiração na maior expoente das artes visuais de Mato Grosso do Sul, a artista plástica “Lídia Baís” e na maior expoente das artes visuais latino-americanas, a artista plástica Frida Khalo, ambas a frente de seus tempos, ícones da discussão de gênero e protagonistas da luta e causa feminina.

Bocaiuva Moda Inclusiva, nesta oportunidade representado por Eduardo Alves, produz coleções com peças adaptadas, que podem ser usadas por pessoas com ou sem deficiência. Para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável, além da inclusão, trabalham com responsabilidade social contratando pessoas da comunidade, prevendo respeito e valorização aos costureiros envolvidos na produção das peças. O objetivo é tornar a produção cada vez mais limpa, por isso trabalham com tecidos certificação socioambiental, com modelagens zero waste diminuindo os resíduos têxteis e para encerrar o ciclo produzem acessórios com os retalhos provenientes da produção. Ou seja, quando o cliente adquire uma peça ele está valorizando a origem da sua roupa e colaborando para construir uma sociedade mais próspera e inclusiva.

A coleção Um Olhar para o Cerrado é fruto de uma parceria entre o Bocaiuva Moda Inclusiva e a artista plástica Ligia Rocha com peças inéditas.

As peças trazem de forma sutil a visão do Cerrado sul mato-grossense, através de formas, estampas, bordados e cores. Trazendo design e funcionalidade às peças, através de aberturas estratégicas, recortes e acabamentos que garantem vestibilidade e ergonomia.

Emília Leal Arte Nativa é a marca desenvolvida pela artista macapaense radicada em Campo Grande desde 83 produzindo artes visuais há 23 anos. Sempre engajada nas causas e na cultura indígena, já que traz a ascendência ribeirinha e Wajãpi e ao vir para MS, com aldeias de diversas etnias. A artista iniciou sua pintura em tela, inspirada em iconografia dos povos nativos de todo o Brasil, e depois foi experimentando novos suportes como porcelanas, redes, jogos de jantar e de chá, objetos diversos, com enorme sucesso e reconhecimento do público.

Assim, chega o momento de difundir sua produção de uma forma mais profissional nas redes, ampliando o acesso, para além dos eventos, feiras, e seu ateliê. Por esse motivo, o projeto se torna fundamental ao preparar um editorial de moda de sua coleção e fazer sua difusão virtual, para que o ciclo de criação e venda se consolide e permita à criativa continuar e ampliar sua produção artística.

F.M é a marca do designer Fabio Mauricio desde 2004. São roupas exclusivas, únicas que seguem o conceito upcycling, maioritariamente femininas, com inspiração de décadas passadas como anos 70/80 e na cultura popular brasileira. Possuem identidade estética inspirada no movimento punk oitentista, misturando luxo e decadência. Com brilho, transparências, desfiados e rasgos estratégicos, as roupas são feitas com tecidos vintages garimpados em brechós de diferentes lugares do Brasil e do mundo. Cada roupa é desenhada e confeccionada pelo próprio designer que também tem como identidade da marca os bordados rebuscados feitos com mix de materiais: lantejoulas, miçangas, pérolas, sementes e rendas. Fabio Mauricio fez  exatamente 29 coleções próprias onde desenvolveu desfiles e editoriais.

A 30°coleção será apresentada no Festival de Inverno de Bonito 2022 – intitulada de Balneário Tropical.  Para essa coleção o designer apresenta inúmeras roupas de modelagens amplas que poderão ser usadas dos dois lados (double face) onde de um lado faz um patchwork de tecidos vintages e do outro utiliza toalhas estampadas.

A Mi Corazón nasceu a partir da fotografia, com intuito de revelar imagens únicas aos turistas da região pantaneira como lembranças da visitação. Um novo formato de souvenirs. Iniciaram as atividades em 2017 na cidade de Bonito, criando peças exclusivas com estampadas (full print) das fotos da flora e fauna do bioma Pantanal, sob o conceito de “postais para vestir”. Mais tarde, a criadora da marca Fabi Rezek, publicitaria e fotógrafa, se arriscou a desenhar peças de design e criar estampas com seu arquivo fotográfico, ampliando os temas das coleções.

Assim, a Mi Corazón se tornou uma marca de moda autoral que usa o sistema slow fashion de produção, valorizando a mão de obra local e fornecedores de pequeno porte. Por isso, desenvolve coleções cápsula com peças atemporais exclusivas e limitadas, independente de estações ou tendências.

A Mi Corazón tem identidade própria e busca nas criações levar a experiência de vestir arte, com estilo, leveza, conforto e história.

Viajando pelas principais coleções dos cinco anos de vida da marca e ressaltando o ponto de partida: o PANTANAL. Nessa trajetória, apesar de também tratarem de outros temas, o bioma pantaneiro sempre esteve presente nas estampas, com penas, bichos, plantas, frutos do cerrado e os cenários da região. Imagens já estampadas em coleções anteriores, mas com novas modelagens, tecidos e aplicações, farão parte da coleção comemorativa dos cinco anos. E nada mais adequado que o lançamento da PANTANAL E MI CORAZÓN aconteça em Bonito, onde a marca deu seus primeiros passos.

A Touché é uma marca de vestuário vinculada às novas formas de produção e difusão da Economia Criativa brasileira, que aposta no talento de jovens designers para a criação de suas estampas e fortalece as economias locais, com um produto genuinamente nacional, mas que se comunica com o mundo porque valoriza a vanguarda e a urbanidade. Com temas ligados às artes, à música, à cultura brasileira e suas matizes, a Touché acredita que o design seja um meio eficiente de colocar mais arte no dia-a-dia das pessoas.

No ano em que completam 10 anos de estrada, a Touché lança a coleção Recortes, com peças coloridas com modelagem clássica, mas com um design nos recortes transmitindo originalidade e modernidade para quem veste. A intenção é passar a leveza e a alegria das cores para o verão de 2023.

As peças foram produzidas com a tecnologia do crepe air flow, um tecido que possui ótimo caimento, toque macio e textura levemente amassada e boa elasticidade.

Cada peça foi feita com muito amor esperando que você possa sentir a leveza e a liberdade pretendida ao usá-las.

Produtora de moda e artista visual, Lauren Cury, também proprietária do Gaveta Brechó, segue na cena da MODA do estado desde 2007, por meio de eventos, editoriais de moda, desfiles e afins. Levantando a bandeira do consumo consciente, Lauren realiza palestras e oficinas sobre o assunto, mostrando que peças de segunda mão não são apenas uma questão de economia e sim de rever nossas atitudes de consumo em relação ao planeta. Lauren, que tinha um estudo de estamparia guardado na “gaveta” desde seu TCC, agora por meio da inserção da técnica de sublimação em sua vida, tem trazido isso a tona em alguns projetos e parcerias.

Lauren também foi professora universitária do curso de Moda da capital e por fim, realiza consultorias de moda e também atua como figurinista para shows, teatro, publicidade entre outros. 

Com intuito de reutilizar peças de segunda mão, a coleção Estampe-se traz estampas exclusivas criadas pela artista e também por parceiros locais. As estampas feitas por meio da técnica da sublimação serão aplicas nas peças através de colagem, criando assim uma espécie de lambe-lambe em roupas. Algumas peças ainda levarão outras técnicas de customização, como aplicações, costuras, pinturas e etc. Formando assim o que conhecemos como UPCYCLING.

A ideia da artista é também criar produtos extras com as mesmas estampas da colação, tais como chinelos, bolsas, azulejos e afins.

Lidiane Lopes é estilista de roupas femininas e criadora da marca LidyLo. Suas peças misturam referências de época com a moda atual e têm como inspiração o corte retrô ou vintage dos moldes dos anos 50 e 60 alinhada com uma estética urbana, visual e contemporânea, uma roupa que reflete a mulher bem antenada que preza por elegância através de cortes e modelagens clássicas, com tecidos de qualidade, bem alinhadas e com acabamento impecável. Vestir mulheres é sua ambição!

A estilista apresentará sua nova coleção Outono/inverno 2022, MULHER DA FRONTEIRA, mulheres livres corajosas e igualmente donas de si. Mistura de cultura e comportamento. Uma mulher que sabe o que quer e aonde quer chegar, demostrando sua personalidade forte e imponente através de seus gestos e no modo como se veste. A inspiração da estilista traz esta influência de poder e força destas mulheres que vivem na fronteira do nosso estado do MS.

A Why Not by Gugliatto, criada e desenvolvida por Luiz Carlos Gugliatto, estilista e produtor de moda há mais de 30 anos no mercado sul-mato-grossense é uma marca que utiliza um método sustentável a fim de reduzir o desperdício de materiais já existentes. A marca tem o foco na proposta de sustentabilidade com a prática do upcycling, que é a prolongação da vida útil de uma peça. 

A coleção “Brasilidade” traz um novo olhar para peças jeans que seriam descartadas. O termo “Upcycling” não é algo novo, contudo apenas nos últimos anos a indústria da moda e pessoas mais antenadas no mundo fashion começaram a ler e explorar a respeito dessa tendência. Nessa coleção é possível vislumbrar a técnica, além de proporcionar às pessoas um novo olhar à forma de ver e viver um consumo mais equilibrado. Para o verão 2022/2023 a Why Not by Gugliatto inovou ainda mais buscando utilizar retalhos de grifes famosas que seriam descartados. Criando assim uma coleção única e exclusiva com uma mistura de jeans e retalhos com estampas florais, frutas e pássaros. Com um olhar clínico na modelagem, com recortes e assimetrias para looks. Why Not by Gugliatto mais uma vez coloca a moda de Mato Grosso do Sul em foco para o Brasil.

A Roupável chega ao festival de Inverno de Bonito depois de sua transformação. Antigamente, Ateliê Nair Gavilan, foi inaugurado em maio de 2015, na cidade de Campo Grande, com a proposta de ser um espaço acolhedor e intimista que aproxima consumidoras de peças sustentáveis com a produção artesanal de roupas femininas. Desde que foi aberta, a Roupável já produziu três importantes coleções e todas elas foram elaboradas no formato slow fashion, ou seja, peças únicas, exclusivas e de poucas quantidades, de forma sustentável e tendo como prioridade máxima o menor impacto possível ao meio ambiente.

Nair Gavilan é pesquisadora de moda sustentável, formada em Design de Moda, atua no mercado de moda há dez anos e começou a criar e costurar suas roupas desde criança. É mãe de duas meninas, trabalha com corte e costura há 13 anos e faz moda feminina o ano todo.

Basta os dias mais quentes chegarem para nos deixar animadas com os fins de semana na piscina ou curtindo um rio. Já sabemos quais serão os biquínis tendência da temporada e, agora, chegamos mais uma vez com nossos modelos de saídas de praia 2022 para apostar e montar visuais modernos, confortáveis, sustentáveis, com personalidade e autoral. A vida é correnteza.

Com a estética do slow fashion e peças únicas, perfeita para produções leves e mais elegantes, os kimonos e as chemises vêm para somar à categoria de acessórios com muita leveza. Entre idas e vindas, a vida se transforma. Renasce.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

 

Cultura

Prefeitura lança sexta-feira o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras

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Delegações de diversos municípios de Mato Grosso do Sul estarão em Dourados para disputa do Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras. Divulgação/Assecom

A Prefeitura de Dourados lança nesta sexta-feira (1), às 19h, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, no Parque dos Ipês, o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul, que acontecerá no dia 30 agosto de 2025, recolocando a cidade na rota da competição que por muitos anos foi realizada no município, sempre reunindo um grande público.

O campeonato reunirá grupos de diversas cidades do Estado e será marcado por apresentações técnicas, criatividade e muita emoção. “Quem mora há algum tempo na cidade recorda o quanto sempre foi um evento que movimentava famílias e agora estamos tendo a oportunidade de ser sede novamente”, comemorou o prefeito Marçal Filho.

A realização da competição é resultado da parceria entre a Federação de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul (Febafams) e a Prefeitura de Dourados. A cerimônia de lançamento do calendário de disputas ocorreu no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS), em Campo Grande, e o destaque ficou para o campeonato sul-mato-grossense que será realizado em Dourados.

A secretária municipal de Cultura, Gisella Silva Melo, celebra a inclusão do município no calendário oficial da Federação de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul. “Essa é uma conquista importante para Dourados em tão pouco tempo do governo Marçal Filho e comprova que os agentes culturais estaduais estão voltando a confiar no potencial da nossa cidade para sediar grandes eventos”, ressaltou a secretária.

O campeonato faz parte de um calendário repleto de atividades, que no decorrer deste ano proporcionará a 13 municípios sediar eventos de bandas e fanfarras, totalizando cerca de 180 apresentações gratuitas.  O governo estadual é parceiro e garantiu R$ 350 mil para apoiar a iniciativa que leva cultura para o interior de Mato Grosso do Sul em parceria com as prefeituras.

Além do impacto cultural, o campeonato tem um papel fundamental na formação de jovens músicos, incentivando a disciplina, o trabalho em equipe e o desenvolvimento artístico. O presidente da Federação de Bandas e Fanfarras de MS, Fábio Costa, estará em Dourados nesta sexta-feira para o lançamento oficial do Campeonato Estadual em Dourados.

Ele ressalta que a parceria com a Prefeitura de Dourados é fundamental já que o campeonato estadual movimenta vários ônibus para transportar cerca 1.800 integrantes que participam das atividades. “Sozinha a federação não consegue realizar evento de grande porte como esse e agradeço a Prefeitura de Dourados e o Governo do Estado por esse apoio. É uma honra poder trazer novamente o campeonato estadual para Dourados”, afirmou Fábio Costa. O prefeito Marçal Filho classifica como um prazer acolher todas as delegações de fanfarras e afirmou que o município dará o suporte necessário para a realização do evento. Ele ainda destacou que a cultura é uma das prioridades do mandato e que planeja junto elaborar um calendário para que o município sempre tenha eventos voltados para a população.

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Cultura

Prefeitura abre nesta sexta-feira 1ª Festa Julina da Feira Central de Dourados

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A dupla Vilela e Marco Aurélio anima a festa julina da feira de Dourados nesta sexta-feira; no sábado, DJs Fabricio e Leandro e, no domingo, Giovana Cohene. Foto: Divulgação

Começa nesta sexta-feira (18) e vai até domingo (20) animada festa julina da Feira Central de Dourados. Localizada na Rua Cafelândia, no Jardim São Pedro. Organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, a festa vai oferecer comidas típicas, diversão para toda a família e música ao vivo. A iniciativa tem o objetivo de valorizar os feirantes e fortalecer a movimentação da maior feira da cidade, que comercializa hortifrutigranjeiros, roupas, artesanatos e uma ampla praça de alimentação.

A programação da festa inclui apresentações musicais. Nesta sexta, dia 18, a animação estará por conta da dupla Vilela e Marco Aurélio, a partir das 19h. Já no sábado,dia 19, também a partir das 19h, será a vez dos DJs Fabrício e Leandro, encarregados de tocar as músicas mais animadas das últimas décadas. Para encerrar a festa, no domingo (20), a apresentação será da cantora Giovana Cohene, a partir das 7 horas.

Além da celebração, a Festa Julina marca o início de uma nova fase da Feira Central, que a partir do dia 22 de julho passará a funcionar de terça a domingo. Durante a semana, o funcionamento será das 15h às 23h; aos sábados, das 6h à meia-noite; e aos domingos, das 7h às 23h. Para possibilitar essa mudança, que vai significar mais comodidade aos consumidores e melhores oportunidades aos feirantes, a Prefeitura de Dourados ampliou a segurança por meio da Guarda Municipal e investiu em infraestrutura no espaço.

Titular da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, Bruno Pontin diz que a festa julina, a ideia é tornar a feira um ponto ainda mais acolhedor para frequentadores e moradores daquela região da cidade, além de ser um atrativo a mais para impulsionar o comércio local. O primeiro passo da ampliação será o funcionamento da praça de alimentação.

A Festa Julina e a expansão da feira fazem parte da estratégia da Prefeitura de Dourados para revitalizar o espaço e criar novas oportunidades para comerciantes e moradores não só da região do Grande Água Boa, como também para toda a cidade.

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Cultura

Prefeitura está habilitada a receber recursos para continuar investindo em Cultura

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Com recursos da PNAB, Secretaria de Cultura continuará investindo na produção artística de Dourados. Foto: Arquivo/Cultura

O município de Dourados foi habilitado a receber aproximadamente R$ 7 milhões por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O Ministério da Cultura (MinC) divulgou recentemente os resultados da aferição do percentual de execução dos recursos da PNAB por estados e municípios de todo o país. Com base na análise dos saldos das contas dos entes federativos, o MinC identificou que 5.113 municípios brasileiros estão aptos a receber os recursos do segundo ciclo da política cultural. No Mato Grosso do Sul, 69 cidades, incluindo Dourados, integram essa lista.

O anúncio da habilitação da Prefeitura de Dourados para receber e investir os recursos é mais uma vitória da gestão Marçal Filho, que tem tirado do papel importantes projetos culturais voltados para o enriquecimento da identidade cultural do município e para o fomento dos agentes que trabalham com a cultura em Dourados.

A habilitação representa um passo importante para o fortalecimento e a ampliação das ações culturais no município, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do setor artístico local e o acesso democrático à cultura por toda a população. Em cumprimento aos princípios da PNAB, Dourados já realizou sua primeira escuta pública de forma online, garantindo o envolvimento da sociedade civil no processo de construção das políticas culturais.

Até o final de agosto, será promovido um evento presencial de participação social, reafirmando o compromisso com a transparência e a publicidade na execução dos recursos públicos destinados à cultura no município. “a gestão está comprometida em ampliar oportunidades, valorizar os artistas e garantir que a arte chegue a todos os cantos do município”, destaca a secretária municipal de Cultura, Gisella Melo.

A secretária entende que com mais projetos e eventos, Dourados vive um novo momento cultural – mais inclusivo, mais participativo e mais pulsante. “Que venham mais ações, mais oportunidades e mais vida cultural para todos nós!”, celebra a secretária Gisella Melo.

Ao divulgar os resultados da aferição do percentual de execução dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura pelos estados e municípios brasileiros até o momento, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, avaliou que os números mostram que a Aldir Blanc está chegando em todos os cantos do Brasil. “É uma importante confirmação de que a cultura executa bem seus recursos. Os resultados mostram uma gestão qualificada, com estados e municípios comprometidos com a boa aplicação do recurso público. É um fato histórico”, pontuou.

A PNAB

A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura foi instituída pela Lei nº 14.399/2022, como um mecanismo estruturante para o fortalecimento do setor cultural no Brasil. Mais do que um modelo de financiamento, a PNAB é uma política federativa que busca a promoção do desenvolvimento humano, social e econômico por meio da cultura, respeitando a diversidade, a democratização e a universalização do acesso aos bens e serviços culturais.

Com execução descentralizada pelos entes subnacionais, a Aldir Blanc garante autonomia a estados e municípios na formulação e implementação de suas políticas culturais, permitindo que as iniciativas se adaptem às realidades locais. A União exerce um papel de coordenação, repassando os recursos e regulamentando os mecanismos de fomento, enquanto os entes federativos são responsáveis pela gestão e aplicação dos recursos, assegurando a participação social no processo de tomada de decisões.

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