fbpx
Connect with us

Cidades

Agepen conclui formação de alunos aprovados em concurso

Alunos das áreas de Administração e Finanças e de Assistência e Perícia

Publicado

on

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) formou os alunos das áreas de Administração e Finanças e de Assistência e Perícia do 38º Curso de Formação para Agente Penitenciário. Coordenada pela Escola Penitenciária (Espen), a capacitação teve carga horária total de 420 horas/aula e representou a última fase do concurso.

Ao todo, foram 10 concluintes, sendo nove de Administração e Finanças e um de Assistência e Perícia. Agora, eles se somam aos outros 44 concluintes da área de Segurança e Custódia, totalizando 54 novos futuros servidores penitenciários em Mato Grosso do Sul.

Viviane Martins garante estar “vivendo um sonho”. Aprovada em concurso para Administração e Finanças, ela foi a primeira colocada da área no curso de formação e também conduziu os companheiros no juramento solene, durante a cerimônia de encerramento, prometendo trabalhar “a serviço da justiça e da paz social, respeitar os direitos fundamentais e estar sempre pautada na conduta ética”.

Emocionada, a futura servidora da Agepen revelou que tem muita expectativa sobre a nova profissão. “É uma área que ainda existe muito preconceito, que quem está de fora, muitas vezes, não entende, mas quando você entra e vê todo o trabalho de reintegração social e de segurança, você percebe a importância que é este trabalho para toda a sociedade”, ressaltou. “Desejamos fazer parte desta grande família que é a Agepen e somar muito para a carreira, para continuarmos crescendo e evoluindo com o sistema prisional”, complementou.

Única representante da área de Assistência e Perícia neste curso de formação, Girlanda Batista dos Santos, revelou que tinha muita curiosidade sobre o funcionamento do sistema penitenciário, e pôde entender a complexidade e responsabilidade que é trabalhar na instituição. “Mas, no meu processo de formação, fui muito bem recebida e orientada, pois sempre tive alguém com experiência e disposto a me ajudar e me ensinar. Espero que no futuro seja eu auxiliando os novos servidores”, agradeceu

Segundo o diretor da Espen, Vilson Guedes, para a realização da formação foi preciso muito trabalho e planejamento por parte da equipe da escola, além da distribuição de atividades envolvendo vários setores da agência penitenciária. Com esses concluintes 54 concluintes do 38º curso, a Escola Penitenciária realizou a formação de, aproximadamente, 940 servidores penitenciários, apenas referente ao último concurso público realizado em 2016.

Falando em nome da direção da Agepen na solenidade de encerramento, o diretor de Administração e Finanças, Rodrigo Rossi Maochini, ressaltou que os novos servidores terão pela frente a missão de contribuir para o trabalho da instituição que hoje está presente em 20 municípios e custodia uma população carcerária de mais de 20 mil pessoas, e que, cada vez mais, vem assumindo novas atribuições dentro da justiça e segurança pública de Mato Grosso do Sul. “Esperamos que vocês entrem com vontade, pois o que mais precisamos é esta soma”, disse aos concluintes.

Com a solenidade de formatura, agora eles aguardam a classificação final, que será divulgada pela Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD) para serem nomeados ao exercício das funções.

Também participaram da solenidade de encerramento o diretor de Operações da Agepen, Acir Rodrigues, e a diretora de Assistência Penitenciária, Elaine Arima Xavier Castro, entre outros representantes da Agepen.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Confira o “abre e fecha” do feriado da Proclamação da República em Dourados

A medida estende a pausa no funcionamento de órgãos e repartições municipais e estaduais, que só retomam as atividades na segunda-feira, dia 18, exceto para serviços essenciais.

Publicado

on

Com a decretação de ponto facultativo para esta quinta-feira, 14 de novembro, e a proximidade do feriado nacional da Proclamação da República, celebrado na sexta-feira, 15 de novembro, a Prefeitura de Dourados anunciou um recesso prolongado em diversos setores públicos.

A medida estende a pausa no funcionamento de órgãos e repartições municipais e estaduais, que só retomam as atividades na segunda-feira, dia 18, exceto para serviços essenciais.

Saúde e Coleta de resíduos

Durante o período, os atendimentos de saúde estarão concentrados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e no Hospital da Vida. Postos de saúde e o Pronto.

Atendimento Médico (PAM) permanecerão fechados, mas a Farmácia do PAM seguirá aberta diariamente, das 7h às 17h, garantindo o abastecimento de medicamentos para a população.

A coleta de resíduos será realizada normalmente, enquanto o Picador e os Ecopontos interromperão as atividades apenas na sexta-feira, 15.

Comércio e Agências bancárias

De acordo com o presidente do Sindicom, Everaldo Leite Dias, alguns estabelecimentos do comércio de rua ficarão abertos conforme acordado em convenção, e o shopping Avenida Center estará em funcionamento no dia 15, das 10h às 22h.

Já as agências bancárias fecham as portas na quinta-feira e reabrem na segunda-feira, 18.

No entanto, uma nova interrupção está prevista para a quarta-feira, 20 de novembro, devido ao feriado do Dia da Consciência Negra.

Continue Lendo

Cidades

Projeto incentiva alunos à prática do futebol de botão em escola de Dourados

O evento contou com a participação de jogadores profissionais da modalidade, que realizaram demonstrações e interagiram com alunos em jogos exibicionais, promovendo o esporte de maneira divertida e educativa.

Publicado

on

Nesta terça-feira (12), a Escola Municipal Loide Bonfim Andrade, no Jardim Água Boa, em Dourados, recebeu a inauguração de duas mesas profissionais de futebol de botões, como parte do projeto “Educação Digna, Inclusiva e Feliz” do Ministério Público Estadual.

O evento contou com a participação de jogadores profissionais da modalidade, que realizaram demonstrações e interagiram com alunos em jogos exibicionais, promovendo o esporte de maneira divertida e educativa.

Em entrevista, o promotor de justiça João Linhares, responsável pelo projeto, explicou a origem e os objetivos dessa iniciativa, que visa fortalecer a educação pública em Dourados, especialmente nas zonas urbanas, rurais e nas aldeias indígenas.

Ele contou que o projeto foi idealizado durante a pandemia, quando foi percebido que muitas escolas careciam de infraestrutura básica. Através de acordos e leis que preveem a destinação de recursos para unidades educacionais, o projeto tem promovido melhorias significativas em várias áreas.

“Verificamos que algumas escolas careciam de estrutura básica, e com a destinação de recursos, buscamos melhorar as condições das unidades estudantis. As escolas, por sua vez, têm a liberdade de decidir como investir os valores, porém orientamos que sejam feitas melhorias nas áreas de esportes, como quadras, vôlei, basquete e futsal. Já construímos mesas de ping-pong e agora estamos implantando pioneiramente em Dourados o futebol de mesa. Esse esporte, que já é praticado em 18 estados e conta com campeonatos internacionais”, destacou João Linhares.

O promotor ressaltou que a ideia é transformar as escolas em ambientes mais agradáveis, acolhedores e inclusivos, onde as crianças e jovens possam aprender a conviver com as diferenças e a trabalhar em conjunto.

“Nosso objetivo é contribuir para um ambiente escolar alegre, feliz, acolhedor e inclusivo, onde as crianças saibam viver com os outros, respeitar as diferenças e aprender a dialogar, construir pensamentos e trabalhar juntos. Em um mundo cada vez mais dividido pelas redes sociais, é importante que o esporte sirva como uma ferramenta de integração e aprendizado”, afirmou.

“O projeto ‘Educação Digna, Inclusiva e Feliz’ tem como missão não apenas melhorar a infraestrutura, mas também promover valores como o respeito, o trabalho em equipe e a convivência saudável, essenciais para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a sociedade”, concluiu Linhares.

O evento contou com a presença de jogadores profissionais da modalidade, que realizaram demonstrações e jogos exibicionais com as crianças e jovens da escola.

O botonista José Albereci, jogador profissional da modalidade em Porto Alegre, também expressou sua empolgação com a introdução do futebol de mesa em Dourados. O esporte, que tem uma história de mais de 50 anos no Brasil, é praticado em 18 estados e conta com campeonatos internacionais. Para Albereci, a instalação das mesas nas escolas é uma oportunidade para dar um novo impulso à modalidade em Mato Grosso do Sul.

“O futebol de mesa é um esporte fácil de aprender e pode ser praticado por qualquer pessoa. Esperamos que Dourados se torne um polo importante para a modalidade no estado, com a participação de mais escolas e cidades nas competições”, afirmou Albereci, destacando o impacto positivo que a prática pode ter na vida das crianças e dos jovens.

 

(Fonte: DouradosNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Com ponto facultativo, Dourados divulga programação especial de serviços para o feriado prolongado

Órgãos e repartições públicas fecham no dia 14/11 e retornam apenas na segunda-feira, com exceção para serviços considerados essenciais

Publicado

on

Com o decreto de ponto facultativo para esta quinta-feira, 14 de novembro, em razão da transferência do feriado do Dia do Servidor Público (comemorado oficialmente em 28 de outubro), a Prefeitura de Dourados informa que haverá uma ponte com o feriado nacional de Proclamação da República, que acontece na sexta-feira, 15 de novembro.

Nesse período, órgãos e repartições públicas de Dourados terão um recesso prolongado. As atividades serão interrompidas no dia 14 e só retornam na segunda-feira, 18/11, com exceção apenas para os serviços considerados essenciais, como o atendimento em unidades de saúde de emergência e segurança pública.

Com o feriado prolongado, os serviços de saúde se concentram na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e no Hospital da Vida. Postos de saúde e o PAM (Pronto Atendimento Médico) estarão fechados, entretanto, a Farmácia do PAM irá atender todos os dias, das 7h às 17h.

O serviço de coleta de resíduos funciona normalmente, enquanto o Picador e Ecopontos fecham no feriado do dia 15/11.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67