fbpx
Connect with us

Capital

Vazios urbanos e habitação de interesse social será tema de evento nesta quinta-feira (29)

Será as 14h às 18h, no Auditório Engenheiro Nilo Javari Baren, situado na sede da autarquia.

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), e em parceira com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e a MRV Engenharia realizará o evento “Diálogo Sustentável: Vazios Urbanos – desafios e soluções à luz da crise climática e habitacional”, nesta quinta-feira (29 de fevereiro), das 14h às 18h, no Auditório Engenheiro Nilo Javari Baren, situado na sede da autarquia.

Com o objetivo de proporcionar conhecimentos e promover aos técnicos do Município o debate sobre a inserção sustentável de habitação de interesse social em vazios urbanos nas cidades brasileiras, o evento contará com a presença de especialistas, representantes de outros Municípios, equipe técnica do ICLEI e demais parceiros, visando gerar benefícios sociais e urbanísticos, aumentar a capacidade de resposta aos desafios das alterações climáticas, bem como o Desenvolvimento Urbano Sustentável.

Para a diretora-presidente da Planurb, Berenice Maria Jacob Domingues, o debate visa a capacitação dos servidores municipais e aprimoramento dos serviços prestados. “Iremos ouvir experiências inovadoras sobre o aproveitamento de vazios urbanos, além de relacionar os benefícios de inserção de habitação de interesse social nos vazios urbanos e aspectos do Desenvolvimento Urbano Sustentável. Com certeza, será uma tarde proveitosa para os técnicos que trabalham diariamente com estas questões”.

Durante o encontro, serão abordados os seguintes temas: produção de habitação de interesse social; cases de sucesso – alinhamento de sustentabilidade e habitação de interesse social; experiência de Belo Horizonte – MG; experiência do Recife – PE; experiência do Estado de Mato Grosso do Sul e Campo Grande – MS.

Os demais especialistas presentes são: Nabil Bonduki, pesquisador na área de produção de habitação de interesse social em áreas ociosas e infraestruturadas, professor de história do Urbanismo com vários livros e estudos publicados; Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI América do Sul; Maria Caldas, Sênior Fellow do ICLEI para Desenvolvimento Sustentável; Ana Wernke, Coordenadora de Relações Institucionais do ICLEI Brasil e Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo; Gisella Lobato, Diretora de Gestão e Política Urbana da Prefeitura de Belo Horizonte; Fernandes Carvalho, Gerente Geral de Planejamento Urbano da Prefeitura do Recife; e, Maria do Carmo Avesani Lopez, Diretora-Presidente da Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul.

O Coordenador de Planejamento Urbano da Planurb, Davi Texeira, destaca que Campo Grande já vem trabalhando com habitação de interesse social e vazios urbanos e pontua que o encontro será importante para aprimorar os debates. “Recentemente, foram elaborados estudos para subsidiar a revisão e atualização da Política Municipal de Habitação de Interesse Social (POLHIS) e o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PHABIS). A importância de participar do evento é compatibilizar o que Campo Grande vem trabalhando com as diretrizes federais”.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Educação Ambiental da Planurb no YouTube: www.youtube.com/@educacaoambientalplanurbcg9987

Sobre o ICLEI

No dia 11 de novembro de 2023, Campo Grande se filiou ao ICLEI e reconfirmou seu compromisso com o Desenvolvimento Urbano Sustentável.

O International Council for Local Environmental Initiatives (ICLEI0 é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativos em mais de 130 países, influenciam as políticas de sustentabilidade e impulsionam a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.

A rede conta com especialistas que trabalham juntos com os governos, oferecendo acesso a conhecimento, parcerias e capacitações para gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Capital

SDHU realiza blitz educativa em homenagem ao Novembro Negro e ao Dia da Consciência Negra

A ação será realizada no dia 19 de novembro às 9h, na interseção da Rua 14 de Julho com a Avenida Afonso Pena.

Publicado

on

A Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU), por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (CPPIR), promoverá, no dia 19 de novembro, uma blitz especial de conscientização em celebração ao Novembro Negro e ao Dia da Consciência Negra. A ação será realizada às 9h, na interseção da Rua 14 de Julho com a Avenida Afonso Pena.

O objetivo da iniciativa é destacar as lutas e resistências da população negra contra o racismo, a discriminação e as desigualdades sociais, incentivando reflexões fundamentais para o enfrentamento dessas questões.

Durante o evento, será apresentado o Plano Municipal de Igualdade Racial, um guia estratégico para a implementação de políticas públicas voltadas ao combate ao racismo e à promoção da equidade racial. Também serão distribuídos materiais informativos, com orientações práticas sobre como enfrentar o racismo no cotidiano.

A SDHU convida toda a população a participar dessa ação e a fortalecer essa causa essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Capital

Campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos ganha “Dia D”

Além de atendimento em UPAs, equipes do CCZ estarão na Praça Ary Coelho

Publicado

on

Campanha do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que que imuniza cães e gatos contra a raiva, em Campo Grande, terá “Dia D” com 11 pontos de vacinação em bairros distintos da Capital. O mutirão, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), acontecerá no dia 20 de novembro.

“É com grande satisfação que anunciamos o nosso evento de vacinação antirrábica, especialmente organizado para você que perdeu a visita domiciliar dos agentes de saúde ou que ainda precisa vacinar seu pet”, escreveu a pasta nas redes sociais.

Conforme a publicação, o atendimento será centralizado nos CRS (Centro Regionais de Saúde) e nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) dos bairros: Tiradentes, Nova Bahia, Aero Rancho, Coophavila II, Universitário, Vila Almeida, Leblon, Moreninha III, Santa Mônica e Coronel Antonino.

Além da ação nos bairros, equipes estarão das 8 às 15h, na Praça Ary Coelho. “Este evento é uma excelente oportunidade para garantir a saúde e proteção do seu amigo de quatro patas contra a raiva, uma doença fatal, mas totalmente prevenível. Venha participar e proteja seu amigo de quatro patas. Estamos ansiosos para recebê-los!”, finaliza a Sesau.

Reportagem do Campo Grande News apontou que, em setembro, só 10% da meta de vacinação nos caninos e 7% nos felinos havia sido cumprida. O número de cachorros imunizados até a publicação do texto foi de 18.617, e o de felinos, de 6.517. A meta deste ano é vacinar 179.620 cães e 89.810 gatos nos quatro meses de campanha, entre agosto e novembro, informou ainda a Sesau.

O cálculo da meta é feito estimando a população de pets que a Capital tem. Essa estimativa considera que existe um cão para cada quatro habitantes e um gato para cada oito habitantes, de acordo com a contagem do último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Capital

Prefeitura de Campo Grande abre processo seletivo para assistente educacional inclusivo

Os contratados pelo processo seletivo vão atuar na função de Assistente Educacional Inclusivo no atendimento aos alunos com deficiência nas vagas decorrentes de vacâncias ocorridas na REME.

Publicado

on

A Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), abriu processo seletivo com 200 vagas para assistente educacional inclusivo, para substituir vacâncias e, nesse caso, assegurar a prestação dos serviços públicos essenciais nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino (REME).

Portanto, a contratação será temporária e por prazo determinado, para atender a excepcional interesse público, de 200 profissionais com Formação Específica no Curso de Magistério ou Normal Médio (Curso Técnico Profissionalizante).

Os contratados pelo processo seletivo vão atuar na função de Assistente Educacional Inclusivo no atendimento aos alunos com deficiência nas vagas decorrentes de vacâncias ocorridas na REME.

Assim, o Processo Seletivo será organizado, coordenado e executado por uma Comissão composta por membros da Secretaria Municipal de Gestão (SEGES) e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que darão ampla divulgação às etapas do Processo Seletivo através do Diário Oficial do Município de Campo Grande.

A inscrição é on-line e gratuita e o encaminhamento de títulos deve ser feito de 8 a 15 de novembro pelo e-mail:  inclusivoreserva.semed@gmail.com.

A remuneração mensal para 40 horas semanais é de R$ 2,5 mil.

No mesmo período determinado para a realização das inscrições on-line, o candidato deverá enviar cópia de um documento oficial de identificação com foto, enviar a cópia do comprovante de escolaridade (requisito obrigatório), ou seja, a Formação Específica no Curso de Magistério ou Normal Médio (Curso Técnico Profissionalizante), bem como enviar as cópias dos títulos exigidos (experiência e qualificação profissional), para o e-mail: inclusivoreserva.semed@gmail.com no período de 08 a 15 de novembro de 2024, para que sejam analisados e pontuados pela Banca de Avaliação de Títulos do presente Processo Seletivo Simplificado.

Mais informações estão disponíveis no edital publicado nesta sexta-feira (8), no Diogrande, a partir da página 3. Clique aqui.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67