fbpx
Connect with us

Cidades

UEMS/Jardim: projeto de Residência Pedagógica atende cerca de 750 estudantes do Ensino Médio

Unidade de Jardim representa um avanço quando une acadêmicos do curso de Letras, professores da rede e discentes da educação básica

Publicado

on

O Subprojeto de Língua Portuguesa do Curso de Letras, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), da Unidade de Jardim, inserido no Programa Institucional Residência Pedagógica, atendeu cerca de 750 estudantes do Ensino Médio, durante um período de 18 meses, em nove escolas estaduais distribuídas nos municípios de: Jardim, Bela Vista, Nioaque (área urbana e área Indígena), Guia Lopes da Laguna e Bonito.

Os resultados foram decorrentes de ações pedagógicas do Subprojeto de Língua Portuguesa e voltaram-se à área de Linguagens e suas tecnologias, na ênfase no enfrentamento de inúmeros desafios em contextos adversos do presencial ao virtual em contexto pandêmico – Covid 19, no Ensino Médio, da rede pública.

O período de execução do Subprojeto de Língua Portuguesa foi de 18 meses, com encontros de estudo e formação da equipe, com captação de recursos externos, do governo federal, para o Curso de Letras da Unidade de Jardim da UEMS e com a execução dos Módulos I e II previstos. Estas ações do Residência Pedagógica de Língua Portuguesa foram integradas ao Estágio Supervisionado Obrigatório de Língua Portuguesa II reforçando a formação do futuro profissional da área de Letras. O Programa de Residência Pedagógica não foi exclusivo do Curso de Letras – Unidade de Jardim, há outros Subprojetos na UEMS, visto que seguem por conta do Edital 01/2020/CAPES/UEMS e em convênios com a Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul – SED/MS.

O diferencial deste Subprojeto está no alcance e expansão com nove escolas estaduais distribuídas nos municípios de: Jardim, Bela Vista, Nioaque (área urbana e área Indígena), Guia Lopes da Laguna e Bonito. Esta territorialidade foi acompanhada pela coordenação institucional da RP/UEMS, da coordenação de área do RP de Letras CAPES/UEMS, a Coordenadoria Regional, das direções das escolas-campo, professoras de Língua Portuguesa, residentes de Letras e dos estudantes do Ensino Médio, das escolas-campo.

Para a 2ª edição desta ação, a coordenadora de área do Subprojeto, prof. Drª Adélia Maria Evangelista Azevedo – Letras – UEMS Jardim, solicitou a inserção da Escola Estadual Indígena Angelina Vicente – localizada na Aldeia Brejão – Nioaque – MS, com dois residentes, um da etnia Atikum e a segunda bolsista Terena. Esta iniciativa recebeu o apoio direto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com aprovação e o acompanhamento do coordenador institucional da RP CAPES/UEMS, prof. Dr. Lucelio Ferreira Simião, a aprovação em rede da SED/MS – CRE 7, e da direção local da Escola Indígena, prof. Otamir Souza da Silva, Aldeia Brejão – Nioaque – MS.

A equipe do Subprojeto da Unidade de Jardim contou com 24 bolsistas residentes, 06 voluntárias, 03 professoras preceptoras voluntárias, 06 professoras preceptoras voluntárias e 1 professora orientadora de áreas com bolsa do Curso de Letras, atuaram em ambientes virtuais da SED/MS por causa das restrições sanitárias da Pandemia.

Em números aproximados, os frutos do Subprojeto de Língua Portuguesa atingiram diretamente um número aproximado de quase 750 estudantes do Ensino Médio, 30 acadêmicos (as) de Letras (24 bolsistas RP e 6 voluntários), 9 professoras preceptoras de LP (3 bolsistas e 6 voluntárias), 1 professora orientadora de área LP e as comunidades em geral”.

As ações em diferentes dimensões (ensino, pesquisa e extensão) foram responsáveis por reflexões teóricas e a produção das intervenções pedagógicas – Atividades Pedagógicas Complementares  de Língua Portuguesa, defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso a partir de temáticas do RP, aprovações em processos seletivos de professoras preceptoras do RP, em Programas de Mestrado (Acadêmico e no PROFLETRAS – CG) e participações dos (as) residentes no VII ENEPEX e XI EPEX, realizado em outubro de 2021 – na UEMS e UFGD.

“As ações pedagógicas planejadas e executadas em rede auxiliaram na divulgação junto à comunidade do Curso de Letras – UEMS – Unidade de Jardim e nos Subprojetos da UEMS, no reconhecimento do Residência Pedagógica/CAPES/UEMS, juntamente com o Pibid de Língua Inglesa. Destaca-se o protagonismo de futuros profissionais da área de Letras e demais residentes da UEMS a partir de investimentos financeiros em bolsas pela CAPES expandem em diferentes frentes humanitárias da educação de qualidade/gratuita”, destacou a coordenadora de área do Subprojeto, prof. Drª Adélia Maria Evangelista Azevedo.

A residente do Subprojeto da Unidade de Jardim, Lyandra Seixas, ressalta que valoriza todas as Atividades Pedagógicas Complementares  de Língua Portuguesa que fez e corrigiu, “pois vejo que o ensinamento foi como uma via de mão dupla, não só ofereci o que sabia, mas sobretudo aprendi, errei, aprendi mais um pouco, falhei, não desisti, persisti, entreguei todas as atividades no prazo para as professoras aprovarem e só depois mandarem aos alunos (as)”, disse.

João Carlos Velásquez, residente e agora graduado em Letras, agradece a instituição financiadora. “Agradecemos aqui, a CAPES, instituição financiadora e de incentivo à capacitação de acadêmicos (as) estagiários no Brasil todo e de modo especial, 2020-2021, com inúmeros desafios. Cremos na pesquisa, nas ciências e no investimento financeiro da formação acadêmica e que em rede auxilia às professoras preceptoras de Língua Portuguesa e toda a comunidade escolar”, falou ele.

A professora, Lucimar Pereira Reter, preceptora de projeto de Residência Pedagógica,  e, atualmente, acadêmica do PROFLETRAS na UEMS,  destaque que “o Programa Residência Pedagógica – Subprojeto de Letras – Unidade de Jardim representa um avanço quando une acadêmicos do curso de Letras, professores da rede e discentes da educação básica. Extensivo para as demais áreas do conhecimento vai muito mais além da teoria. Gera interação, traz inovações e avança em novos paradigmas à prática escolar”.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Cidades

Sest Senat realiza passeio ciclístico “Ciclo Saúde” em Dourados

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 29 de novembro, mas é necessário doar um brinquedo novo no momento da retirada do kit, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro.

Publicado

on

No dia 30 de novembro, o Sest Senat Dourados promoverá o Passeio Ciclístico Ciclo Saúde, uma iniciativa voltada para a promoção da qualidade de vida e do bem-estar. O evento, que acontecerá das 16h às 20h, terá como ponto de partida a unidade local do Sest Senat, com um percurso de 5 km.

O passeio é aberto ao público, abrangendo tanto atletas quanto pessoas que desejam participar de uma atividade saudável e interativa. Além de incentivar hábitos saudáveis, o evento busca fortalecer os laços de convivência entre os participantes.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 29 de novembro, mas é necessário doar um brinquedo novo no momento da retirada do kit, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro. As vagas são limitadas.

Como parte da programação, os participantes que estiverem presentes no evento concorrerão ao sorteio de bicicletas.

Serviço:

Inscrições gratuitas: Até 29/11/2024, neste link.

Retirada do kit:

29/11/2024, das 13h às 20h.

30/11/2024, das 9h às 13h.

Data e horário do evento: 30/11/2024, às 16h.

(Fonte: DouradosNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Corumbá: Com premiação em dinheiro, inscrições para Concurso de Presépios termina nesta quinta

As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas até o dia 28 de novembro

Publicado

on

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, abriu as inscrições para o Concurso de Presépios 2024. Podem participar qualquer pessoa com idade superior a 18 anos, residente em Corumbá, exceto aquelas que sejam servidoras da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico ou parentes das mesmas em até segundo grau. São duas categorias:

Tradicional: enquadram-se os presépios que contenham imagens sacras, com apresentação dos elementos tradicionalmente utilizados, tendo como composição mínima as figuras de Maria, José e Menino Jesus e como composição máxima os três elementos obrigatórios acrescendo-se da representação opcional dos três Reis Magos, dois Pastores, o Anjo da Anunciação, a Estrela-Guia e alguns animais;

Temático: enquadram-se os presépios cujas propostas estejam relacionadas a temas diversos e/ou a ressignificação imagética da Sagrada Família e/ou a composição dos elementos tradicionais dos presépios (personagens e ambientação).

As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas até o dia 28 de novembro no Museu Casa do Dr. Gabi – Espaço de Memória (Rua Cuiabá, 1181, esquina com a rua 15 de Novembro, Bairro Centro), das 08h às 15h, exceto aos finais de semana e feriados. No ato da inscrição deverão ser entregues os seguintes documentos:

Ficha de inscrição assinada; documento de identidade oficial com foto; CPF; comprovante de residência atual (máximo 60 dias), legível, preferencialmente em nome da pessoa inscrita; comprovante de conta bancária em nome do responsável pela inscrição – dados bancários: nome do banco, agência, número da conta corrente ou poupança (não serão aceitas conta salário, conta de recebimento de benefícios ou conta conjunta em que o titular não seja o inscrito/proponente);

Declaração de autorização do uso de imagem, som, voz em qualquer rede social, site, devidamente preenchida e assinada; Certidão Negativa de Débito de Tributos Municipais ou Certidão Positiva com efeitos de Negativa (fotocópia – pode ser emitida, gratuitamente, através do Portal do Contribuinte do Município de Corumbá).

Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria, somando o valor total de R$ 7.800,00 (sete mil e oitocentos reais) de premiação, sendo reservados R$ 3.900,00 (três mil e novecentos reais) por categoria, distribuídos da seguinte maneira: o concorrente que conseguir o maior número de votos válidos atingirá a primeira colocação e receberá R$ 1.600,00 (mil e seiscentos reais) de premiação; o segundo R$ 1.300,00 (mil e trezentos reais); e o terceiro R$ 1.000,00 (um mil reais).

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Obra da Ponte da Rota Bioceânica recebe Ministras do Chile e Paraguai

Prefeito destacou a importância estratégica da Rota Bioceânica, consolidando Porto Murtinho como um ponto-chave nesse projeto de integração continental.

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Porto Murtinho, sob a liderança do Prefeito Nelson Cintra, participou nesta quarta-feira, 13 de novembro, de uma visita técnica às obras da Ponte Internacional em Carmelo Peralta, reafirmando o compromisso do município com o desenvolvimento regional e a integração sul-americana. Acompanhado pelos vereadores Elbio dos Santos Balta (presidente da Câmara), Regina Heyn e Sônia Ferreira, o Prefeito destacou a importância estratégica da Rota Bioceânica, consolidando Porto Murtinho como um ponto-chave nesse projeto de integração continental.Obra da Ponte da Rota Bioceânica recebe Ministras do Chile e Paraguai

O evento contou com a presença de autoridades de destaque, como o Prefeito de Carmelo Peralta, Silverio Adorno, além da Ministra de Obras Públicas do Paraguai, Engenheira Civil Cláudia Centurión, e da Ministra de Obras Públicas do Chile, Jessica López Saffie. As ministras enfatizaram a importância da nova ponte para o fortalecimento econômico e logístico da região, beneficiando o comércio e o transporte entre os países.Obra da Ponte da Rota Bioceânica recebe Ministras do Chile e Paraguai

Atualmente, a obra da Ponte Internacional está com 60% de seu cronograma concluído. O Engenheiro Civil René Gómez, chefe da obra e representante do Consórcio PYBRA, apresentou detalhes técnicos sobre a execução do projeto, ressaltando a complexidade e a magnitude desta construção internacional. A conclusão da ponte está prevista para o primeiro semestre de 2026, proporcionando uma nova conexão entre os países, além de economias significativas de tempo e custo no transporte de mercadorias.

Com esta importante obra, Porto Murtinho se destaca como um polo de desenvolvimento da América do Sul, fortalecendo laços econômicos, culturais e sociais com os países vizinhos e reafirmando a relevância da Rota Bioceânica no cenário internacional.Obra da Ponte da Rota Bioceânica recebe Ministras do Chile e Paraguai

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67