fbpx
Connect with us

Turismo

Turismo de MS promove workshop com operadores durante Festival do Japão em Campo Grande

A ação aconteceu no sábado (16) durante o Festival do Japão, em Campo Grande.

Publicado

on

No último final de semana, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul realizou um workshop com capacitação e rodada de negócios focado em operadores que trabalham com o mercado japonês. A ação aconteceu no sábado (16) durante o Festival do Japão, em Campo Grande.

Foram quatro operadores atendidos pelo trade turístico sul-mato-grossense, com troca de informações sobre o comportamento e as necessidades dos turistas japoneses. Na ocasião, o diretor de Promoção e Mercado da FundturMS, Breno Amorim, fez uma apresentação para os operadores sobre os destinos de Mato Grosso do Sul.

No domingo (17) os participantes iniciaram um famtour para conhecerem de perto as regiões turísticas Bonito/Serra da Bodoquena e Pantanal. A ideia é que a viagem de familiarização contribua para a estruturação de pacotes de acordo com o perfil do público deles.

O Festival do Japão

De 15 a 17 de novembro de 2024 aconteceu o Festival do Japão de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, no Bosque Expo, com o objetivo de promover a cultura japonesa, seus valores e conhecimentos.

A ideia é também transmitir este legado para gerações futuras, fortalecer o entendimento e a valorização das ricas tradições dentro da comunidade sul-mato-grossense e promover a exposição de serviços e produtos e incentivar pequenos negócios.

O mercado japonês está entre os dez maiores emissores aéreos internacionais de turistas para os principais destinos de Mato Grosso do Sul.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Turismo

MS leva turismo e ativação gastronômica em mais uma edição do WTM Londres

A primeira edição do WTM aconteceu no London Olympia em 1980 e reuniu cerca de 40 países, 221 expositores e 9.000 visitantes profissionais

Publicado

on

Mais uma vez Mato Grosso do Sul marca forte presença no WTM Londres (World Travel Market). O evento, que acontece de 5 a 7 de novembro no Excel London, UK é considerado um dos eventos mais importantes da indústria de viagens e turismo para construir relacionamentos e fazer negócios.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul fala sobre a participação do Estado em mais uma edição do WTM Londres, uma das mais importantes e maiores feiras de turismo do mundo. “MS sempre vai muito forte, pois é um dos nossos principais mercados. Este ano novamente com ativação da cozinha show do chef Paulo Machado para reforçar o produto Rota Gastronômica Pantaneira, dessa vez com o tema Águas”, destaca.

No dia 06 de novembro, às 12h, o chef Paulo Machado fará uma degustação para divulgação da Rota no estande da Embratur, por meio de um cooking show para 200 pessoas. Serão apresentados alguns pratos típicos como: chipaguaçu, cestinha crocante de peixe, peixe a urucum, bolo Souza e drink de mate cocido afim de enriquecer a percepção do público internacional sobre a gastronomia sul-mato-grossense, bem como a percepção da gastronomia local como produto turístico.

O Chef Paulo Machado é um dos grandes nomes da gastronomia brasileira e sua cozinha tem por base os sabores da sua terra natal: Mato Grosso do Sul. Em parceria com o Sebrae MS, a FundturMS está realizando o projeto gastronômico ‘2ª Rota Gastronômica Pantaneira’ onde mostra o ambiente pantaneiro ligado ao universo das águas em cenários como restaurantes à beira-rio, barcos-hotéis, pousadas, pesqueiros e cidades que nascem às margens do Rio Paraguai, como Porto Murtinho e Corumbá.

“Teremos também um espaço juntamente com a Embratur, com atendimentos agendados e atendimento ao público, operadores de turismo, agentes de viagens e imprensa. Buscaremos novas parcerias para fortalecer ainda mais os destinos de Mato Grosso do Sul, que são muito procurados pelo público inglês, especialmente Pantanal e observação de aves e sempre conectando Bonito/Serra da Bodoquena e Campo Grande dos Ipês como uma importante rota”, finaliza Wendling.

Segundo dados da plataforma Alumia, do Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul, de janeiro a agosto de 2024 o Reino Unido representou 4,5% da emissão de turistas internacionais para MS. Isso representa o 7º lugar no ranking e o 4º maior emissor europeu para o Estado no período.

O WTM London

A primeira edição do WTM aconteceu no London Olympia em 1980 e reuniu cerca de 40 países, 221 expositores e 9.000 visitantes profissionais. Em 2024, 44 anos depois, o WTM London reunirá cerca de 5.000 expositores de 184 países e regiões, mais de 51.000 participantes e movimentará em média 2,8 bilhões de libras em negócios na indústria do turismo.

O WTM London reúne a comunidade internacional de viagens de lazer; fornecendo inspiração, educação e benchmarking para profissionais do turismo, ao mesmo tempo que oferece aos expositores um local para fazer negócios e mostrar seus serviços à imprensa internacional. Além disso, realiza anualmente o maior encontro de mídia global para o setor de viagens.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Turismo

Filme sobre Bioparque Pantanal é finalista em festival internacional de cinema e turismo em Portugal

O resultado da premiação ocorre na próxima sexta-feira (25).

Publicado

on

O filme institucional que celebra os dois anos do Bioparque Pantanal é um dos finalistas do Festival ART&TUR, que trata-se de um evento internacional de cinema e turismo, realizado em Portugal. Ele concorre na categoria “Turismo de Natureza”. O resultado da premiação ocorre na próxima sexta-feira (25).

A 17° edição do Festival acontece de 22 a 25 de outubro na cidade de Lousã (Portugal). Considerado um dos mais reconhecidos festivais de cinema de turismo do mundo, ele conta com premiações em várias categorias na área de meio ambiente e ecologia, turismo de natureza, cultura e patrimônio, serviços turísticos, música e dança, esporte e lazer, aventuras e expedições, entre outros.

O filme sobre o Bioparque Pantanal com o tema “Além da Superfície” mostra toda estrutura disponível com mais de 230 tanques e 40 mil animais, mas com foco no encantamento que o lugar traz para quem o conhece, pois além da beleza, tem educação por meio da conscientização ambiental, para que todos conheçam a fauna e flora da região.

Também destaca que o local foi pensado para todos, com acessibilidade, tecnologia, inovação e moderno para saúde e bem-estar dos animais, além de dispor de espaço para pesquisa e o melhor ambiente aos visitantes. Uma junção que desperta o “brilho no olhar” de quem conhece o maior circuito de aquários de água doce do mundo.

Representando o Governo do Mato Grosso do Sul, o secretário-executivo de Comunicação do Estado, Frederico Fukagawa Hozano de Souza, participa do evento em Portugal. Ele ressaltou a importância de divulgar o Bioparque Pantanal para o mundo, para valorizar as belezas naturais deste bioma.

“Quem visita e conhece o Bioparque Pantanal tem uma oportunidade única de aprender sobre este bioma tão importante para o Mato Grosso do Sul e ao mundo. Uma estrutura adequada e preparada para receber o público, com tecnologia, modernidade e inclusão. Participar deste festival e ser um dos finalistas é mais uma chance de divulgar este local para todos”.

A participação no Festival é mais um destaque para o Bioparque Pantanal, já que o evento é uma referência sobre as novas tendências na área do turismo, cinema e audiovisual, assim como uma oportunidade de conhecer profissionais relevantes do setor e aumentar a visibilidade de destinos e novos produtos.

A diretora-geral do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri, afirmou que é uma grande honra ver o vídeo institucional ser reconhecido internacionalmente e chegar à final de um prêmio tão prestigiado em Portugal. “Este trabalho reflete o compromisso do Bioparque Pantanal com a preservação ambiental, com a ciência, com a inclusão e com a educação sobre a biodiversidade, e é gratificante saber que nossa mensagem está alcançando e tocando pessoas além das nossas fronteiras. Esse reconhecimento é resultado de um esforço coletivo e reforça ainda mais nossa missão de sermos um espaço de experiência e conhecimento para todos”.

Confira o filme:

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Turismo

Turismo comemora conquistas e marca forte presença em feiras nacionais e internacionais

Além da Fundação de Turismo ter se tornado referência nacional em gestão de turismo, os destinos sul-mato-grossenses já possuem destaque nacional e internacional.

Publicado

on

Dia 11 de outubro, Mato Grosso do Sul completa 47 anos e celebra conquistas importantes no turismo. O destino se tornou referência nacional e internacional em ecoturismo, turismo de aventura, turismo sustentável e responsável.

Para chegar a esse resultado, a Fundação de Turismo tem focado em ações estratégicas e inovadoras de seus destinos, com forte promoção no mercado nacional e internacional. Só neste mês de outubro, MS se posiciona com destaque em três feiras e eventos nacionais e três internacionais.

Feiras e eventos internacionais

De 07 a 10 de outubro, Mato Grosso do Sul iniciou as atividades externas no Panamá e foi destaque no principal evento de ecoturismo e turismo de aventura do mundo Adventure Travel World Summit 2024, organizado pela Adventure Travel Trade Association (ATTA), uma das maiores organizações promotoras do ecoturismo e turismo de aventura do mundo.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling, explica como foi a participação.

“O turismo de Mato Grosso do Sul participa do ATWS desde 2017 e somos um dos principais apoiadores desse evento tão importante. Apresentamos nossos destinos para o mercado internacional, participamos do Market Place, que são rodadas de apresentação do destino a operadoras e, este ano em especial, MS foi convidado para ser um dos três cases de inovação na gestão de destinos. O trabalho da Fundação de Turismo se tornou referência internacional e apresentamos nossas boas ações”, enfatiza.

Dos dias 11 a 13, a Fundtur MS estará na FITPAR, maior e mais importante feira do segmento turístico do Paraguai que é um dos principais emissores de turistas internacionais de Mato Grosso do Sul. O objetivo do evento, realizado pela Embratur e o Sebrae, é fomentar a integração turística dos países no Mercosul. Em 2023, a FITPAR reuniu cerca de 7.500 participantes de 11 países, em 65 estandes, onde compradores e vendedores realizaram mais 5.200 reuniões de negócios nos dias de evento.

De 14 a 17 de outubro, na região de Puyehue, no Chile, acontece o Remote Latin America, uma feira de viagens que reúne compradores de alto padrão norte-americanos, europeus e latinos, interessados na América Latina.

“Este é o segundo ano consecutivo que participamos do Remote. Neste evento de natureza, voltado para um público qualificado, Mato Grosso do Sul será um dos principais apoiadores e teremos espaço de fala na abertura, balcão de atendimento, agendamentos no Market Place e também faremos ativação gastronômica, onde a chipa e arroz carreteiro serão os pratos que representarão a gastronomia sul-mato-grossense. Com essas ações esperamos fortalecer cada vez mais Mato Grosso do Sul como principal destino no mercado internacional de aventura, ecoturismo e a FundturMS como referência internacional em gestão”, ressalta Bruno Wendling.

A participação do turismo de MS em eventos internacionais no mês de outubro finaliza com a Innovate for Tomorrow: Climate Action Summit 2024, que acontece na Finlândia de 30 de outubro a 1º de novembro. Organizado pela ATTA, o evento reunirá executivos de negócios, líderes climáticos, inovadores de tecnologia e investidores para discutir e se comprometer com maiores investimentos em ação climática, implementação de estratégias e modelos de negócios positivos para o clima no mundo.

Feiras e eventos nacionais

No dia 10 de outubro, o turismo de MS deu continuidade a uma parceria com a Azul Viagens, desta vez em Belo Horizonte (MG). Na ocasião, o turismo de Mato Grosso do Sul fez capacitação para um público de 800 agentes de viagens franqueados e multimarcas de Belo Horizonte e região. O intuito foi levar conhecimento e argumentos de vendas para que os profissionais ofereçam, com mais qualidade de informações, pacotes de viagens do turismo de MS a seus clientes.

“Esse trabalho é muito importante para que os agentes tenham cada vez mais a informação sobre Mato Grosso do Sul e se sintam cada vez mais confortáveis em vender nossos destinos. Junto com isso vem o trabalho da equipe da Azul Viagens em trazer mais voos dedicados para MS”, destaca Breno Amorim, diretor de Mercado da FundturMS.

Dias 24 e 25 é a vez da 13ª edição do BTM (Brazil Travel Market), que acontece em Fortaleza (CE). O BTM é um dos mais importantes eventos de negócios do setor de viagem e turismo com foco no mercado B2B do Brasil. Um evento composto por feira, capacitações, fórum corporativo, rodada de negócios, workshops e road show para agentes e operadores de viagens nacionais e internacionais.

A participação de MS nos eventos nacionais do mês de outubro de 2024 encerra no Congresso Abeta Summit, que acontece este ano em Foz do Iguaçu. De 30 de outubro a 02 de novembro, o evento é o principal encontro da cadeia produtiva do Turismo de Natureza no Brasil.

Considerado um dos mais importantes fóruns de discussões do setor, reúne de forma dinâmica e interativa, empresários, gestores públicos, consultores, acadêmicos, ativistas, jornalistas, guias e condutores. Em 2024 o tema do evento “Abeta, 20 anos de vida ao ar livre”, será uma celebração das duas décadas de atividades da ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura).

A estratégia de atuação da Fundação de Turismo para participação neste evento será através de atendimento ao público, exposição dos destinos turísticos, espaço para relacionamento com mídia especializada, comunicação visual dos destinos e produtos turísticos de Mato Grosso do Sul, além de capacitação de 40 minutos para formar, promover, divulgar e fortalecer o relacionamento entre o mercado profissional do setor.

Ativações, referência e conquistas

Durante o ano de 2024, Mato Grosso do Sul marca presença em 30 trinta eventos nacionais e 11 eventos internacionais até o mês de dezembro. Entre as ações estão feiras, eventos, workshops, roadshows com as principais operadoras de turismo do Brasil, treinamento para mais de 3 mil agentes de viagens e operadoras, realização de 15 ações de Fam Tours, Press Trips e relacionamento com influenciadores, das quais 04 (quatro) ocorreram com público norte-americano e europeu, num total de 56 ativações.

Além da Fundação de Turismo ter se tornado referência nacional em gestão de turismo, os destinos sul-mato-grossenses já possuem destaque nacional e internacional. Entre os destaques estão o reconhecimento de Bonito como primeiro destino de ecoturismo carbono neutro do mundo, com o primeiro atrativo de ecoturismo considerado ‘clima positivo’, chancelado pela Green Initiative, eleito por 17 vezes o melhor destino de ecoturismo do Brasil pela revista Viagem e Turismo e com o prêmio de Melhor Destino de Turismo Responsável do Mundo pelo Responsible Tourism Awards.

O Pantanal também aparece constantemente em listas de melhores lugares para observação de animais selvagens e muitos projetos de conservação ambiental, apoiados por fazendas pantaneiras, se destacam em premiações mundo afora.

Sabendo que a consolidação de um destino é resultado de sua ação contínua, a Fundação de Turismo de MS vê a importância de se manter relevante e bem posicionada junto a profissionais especializados, não apenas promovendo o destino, mas também mostrando envolvimento, atualização para que Mato Grosso do Sul continue sendo referência de boas ações.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67