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Três Lagoas implementa mapa interativo de obras, saiba como funciona

A ferramenta ainda permite que o usuário filtre as informações, de acordo com as suas preferências e interesses.

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Quem percorre as ruas de Três Lagoas pode perceber que o município se transformou em um verdadeiro canteiro de obras e, como forma da população acompanhar o avanço das melhorias que estão sendo implementadas pela Prefeitura nos quatro cantos do município, foi implantado o Mapa Interativo de Obras, uma ferramenta que faz de Três Lagoas pioneira em Mato Grosso do Sul.

O sistema, que traz interatividade, integra informações e informatiza processos, foi implementado em março deste ano e está atualizado com as obras que foram licitadas sob a responsabilidade e fiscalização da Secretaria Municipal de Infraestrutura Transporte e Trânsito (SEINTRA).

VISUALMENTE ACESSÍVEL

A plataforma oferece imagens de mapas, satélite e até mesmo focos de calor. Assim é possível verificar a localização da obra com mais detalhes e identificar as regiões com a maior concentração de intervenções de obras públicas em andamento.

O mapa pode ser consultado pelo celular ou desktop e contém informações atualizadas referente a cada obra em execução no município, com informações gerais do contrato, como objeto, empresa contratada, prazos de execução, status de situação, ou seja, se está em andamento, a iniciar, paralisada, concluída etc., contendo ainda fiscais da obra, informações financeiras, fotos e entre outros elementos.

Todos podem consultar as informações através dos sites oficiais http://treslagoas.ms.gov.br/serviço/mapadeobras ou diretamente por https://treslagoas.obrasgov.com.br/obras-gov-map/#/map.

SEMPRE ATUALIZADO

No sistema é possível que o cidadão acompanhe a evolução das obras licitadas e em execução no município. A gestão e a fiscalização dos contratos dessas obras são de responsabilidade da SEINTRA e, com esse software especializado, é possível um gerenciamento de todas as etapas da obra, desde a composição do orçamento, gestão dos contratos, da obra e de fornecedores, até a visualização de indicadores estratégicos.

O Diretor de Infraestrutura do Município, Nelvio Henrique Ferreira, disse que o planejamento de contratação da plataforma iniciou ainda em 2021 e, depois de licitado, o sistema entrou em operação oficialmente em março deste ano, sendo totalmente implantado ao fim do primeiro semestre, permitindo mais uma ferramenta de consulta por parte da população às informações das obras que estão sendo executadas em Três Lagoas e principalmente a gestão desses contratos por parte do município.

“Com esta ferramenta é possível que a população conheça as obras que estão acontecendo no município, a evolução e as que já foram finalizadas. É comum que as pessoas se atentem às obras que estão em sua rota diária, mas muitas vezes não têm conhecimento das que estão sendo executadas em um outro ponto de Três Lagoas, bairro, região ou distrito, e o Mapa Interativo permite ter essa visão global de forma acessível e simples”, reforçou o diretor de infraestrutura.

O SISTEMA

O Obras.gov é especializado na gestão de contratos de obras públicas. As funcionalidades do software permitem compor orçamentos, fazer medições, publicizar de forma transparente e online as ações, centralizar e padronizar informações e ter uma visão estratégica de todos os contratos.

As funcionalidades são: Composição de Custos e Orçamentos, Gestão de Contratos e Medições, Diário de Obras, Mapa Interativo de Obras, Consultas Avançadas e Indicadores.

ACESSANDO O SISTEMA

Acessando o sistema pelo link http://treslagoas.ms.gov.br/serviço/mapadeobras ou diretamente por https://treslagoas.obrasgov.com.br/obras-gov-map/#/map, o cidadão vai ter uma visão global das obras que estão sendo realizadas em Três Lagoas. Veja:

É possível identificar o tipo de obra através de ícones específicos (tags) que ficam fixados no local onde a obra ou serviço está sendo executado, sendo que as categorias são: Educação, Desenvolvimento Urbano, Saúde, Infraestrutura, Habitação, Segurança e Saneamento e Outros.

Na página inicial, do lado esquerdo é possível visualizar a lista das obras que já foram licitadas, estão em andamento, finalizadas ou as que ainda serão iniciadas.
Nesta lista, é possível, ainda, escolher um dos empreendimentos e ter acesso a diversas informações ao objeto contratado, o que está sendo executado e aquilo que ainda será feito.

É importante reforçar que a atualização dos dados é realizada automaticamente pela plataforma do sistema, de acordo com o acompanhamento do contrato feito pelo fiscal da obra em suas atividades rotineiras.

“Todas as informações estão diretamente vinculadas à execução dos contratos, que juntos alcançam atualmente a ordem de pouco mais de R$ 117.000.000,00 e que, com o auxílio de uma ferramenta ágil e eficaz são geridos diretamente pela SEINTRA, sendo de suma importância o planejamento, a gestão e a transparência pública”, enfatizou ainda o diretor de infraestrutura.

Além dos valores, o internauta consegue ter acesso às imagens da evolução da obra, acompanhando desde o início, até a fase atual.

A ferramenta ainda permite que o usuário filtre as informações, de acordo com as suas preferências e interesses.

De acordo com o Diretor de Infraestrutura, a ferramenta está em constante evolução e vem sendo alimentada há cerca de 6 meses. “A equipe esta se adequando ao uso do sistema e apesar de ser algo novo, a interação está sendo positiva e os dados estão sendo constantemente inseridos no sistema”, comentou.

Nelvio ainda reforçou que assim que a obra é finalizada, ela recebe um selo verde ao lado do ícone de categorização e os dados permanecem no mapa para acesso do usuário, sendo renovado a cada exercício.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Escolas, postos de saúde e espaços públicos recebem mutirão de limpeza

As ações prosseguem nos próximos dias.

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A Prefeitura de Dourados está realizando um mutirão de limpeza em diversos pontos da cidade, com ênfase nas escolas municipais, diante da proximidade da volta às aulas, e também em unidades de saúde e equipamentos públicos. Nesta primeira quinzena de janeiro, atendendo determinação do prefeito Marçal Filho, as equipes da Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos) atuaram de forma intensa com roçada, poda e/ou supressão de árvores, pintura e outros serviços que têm impactado em asseio e beleza no município. As ações prosseguem nos próximos dias.

Nesta quinta-feira (16), equipes da Semsur concentram os trabalhos na Escola Municipal Professora Efantina de Quadros, Ceim (Centro de Educação Municipal Infantil) Ivo Benedito, no distrito de Itahum, Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares, Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, Parque Rego D’Água, Praça do Transbordo, Ceper do 3º Plano, e nas avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres.

Já foram atendidas as escolas municipais Frei Eucário Schmitt,  Armando Campos Belo, Aurora Pedroso de Camargo, Professora Maria da Conceição Angélica e Sócrates Câmara. A UPA (Unidade de Pronto Atendimento), o estádio Frédis Saldivar (Douradão), o Centro de Convivência do Idoso “Andre´s Chamorro” , o Cras (Centro de Referência da Assistência Social) da Vila Cachoeirinha, a Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura também receberam os serviços. Além desses locais, o quadrilátero central entre as ruas Monte Alegre e Cuiabá e Toshinobu Katayama e Albino Torraca contou com as intervenções.

O prefeito Marçal Filho ressalta que os serviços são uma necessidade eminente no município e além de levarem mais asseio e beleza aos locais, geram impacto positivo em outros pontos, como saúde pública, por exemplo. “Encontramos o centro da cidade com o mato muito alto, condições críticas de limpeza, o que também era notório em espaços públicos”, ressalta Marçal Filho. “Logo no dia 2 começamos os serviços que estão mudando o aspecto da nossa cidade e ainda ajudam a prevenir infestação de insetos, mosquito da dengue e animais peçonhentos”, destaca o prefeito.

As ações continuarão de forma intensificada na área urbana e na área rural do município levando os serviços de limpeza, poda de árvores, pintura, conforme as necessidades de cada local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Marçal consegue reverter no TCE perda de 3 mil vagas na Educação

Marçal Filho destaca os esforços junto ao Tribunal de Contas do Estado para reverter a perda das 3 mil vagas na Educação em Dourados

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Em tempo recorde, com apenas 9 dias úteis de trabalho à frente da Prefeitura de Dourados, o prefeito Marçal Filho e sua equipe jurídica conseguiram reverter no Tribunal de Contas do Estado (TCE) a perda de 3 mil vagas na educação infantil em razão de erros grosseiros cometidos pela gestão anterior na contratação de escolas conveniadas. A irresponsabilidade do governo passado foi atestada pela Divisão de Fiscalização de Educação do TCE, que apontou erros graves, como a omissão em relação ao formato de distribuição de merenda escolar, uniformes, material didático e pedagógico para as crianças.

O Tribunal de Contas do Estado apontou ainda que o contrato da governo passado não previa a avaliação da aptidão das escolas para a prestação de serviços de educação infantil e ainda criava notas para classificá-las com o objetivo de excluir as escolas que estiverem acima do número de vagas solicitadas. Ainda segundo o TCE, o contrato barrado pela Divisão de Contas do Estado eliminava a possibilidade de entrada de novas escolas interessadas em firmar convênio com o município, comprometendo a isonomia na contratação das instituições.

Após tomar posse, em 1 de janeiro, o prefeito Marçal Filho foi informado que o Tribunal de Contas do Estado havia concedido liminar ao Ministério Público de Contas no dia 27 de dezembro de 2024 suspendendo a contração das 3 mil vagas juntos às escolas e creches particulares de Dourados. “Essa notícia caiu como uma bomba para nosso governo e, também, para os pais das crianças já que é público e notório que a Rede Municipal de Ensino encerrou 2024 com um déficit de mais de 1.000 vagas na educação infantil e caso se confirmasse a perda dessas 3.000 vagas conveniadas a situação ficaria insustentável”, enfatiza Marçal Filho.

Uma das primeiras medidas adotadas pelo prefeito na primeira semana de governo foi bater às portas do Tribunal de Contas do Estado, em Campo Grande, acompanhado pela equipe jurídica do município para revogar a liminar que suspendeu o processo de contratação das 3.000 vagas. “Demonstramos no processo do TCE que os problemas criados no contrato pelo governo passado seriam corrigidos pelo nosso governo e que a manutenção da liminar iria causar um prejuízo gigantesco para a Educação em Dourados, já que o município não teria como criar milhares de vagas no espaço de 30 dias”, explica Marçal.

Para corrigir os problemas no contrato do governo anterior, o prefeito determinou a adoção de critérios transparentes para o envio de merenda escolar às entidades filantrópicas que forem contratadas, enquanto as escolas não filantrópicas ficariam responsáveis pelo fornecimento da merenda por conta própria. O prefeito também determinou que a Secretaria Municipal de Educação assumisse a responsabilidade pelo fornecimento dos kits de material escolar e que as escolas contratadas pelo município ficariam responsáveis pelo fornecimento dos uniformes escolares.

Ao receber a manifestação da Prefeitura de Dourados no processo que havia barrado liminarmente a contratação das 3.000 vagas, o conselheiro Flávio Kayatt decidiu pela revogação da liminar e determinou a exclusão do edital da previsão de classificação com o objetivo de excluir instituições da contratação, bem como pela manutenção do credenciamento de novas escolas e creches particulares durante todo o ano letivo de 2025.

O prefeito Marçal Filho recebeu com entusiasmo a decisão do Tribunal de Contas do Estado ao mesmo tempo em que lamenta a falta de planejamento das gestões anteriores que não investiram na construção de novas escolas municipais e, muito menos, em creches. “Estamos mobilizando esforços para receber o maior número possível de crianças neste ano letivo, mas infelizmente não teremos como garantir vagas para todas elas”, alerta. “No Censo de 2010 Dourados tinha 173.647 habitantes, chegou a 243.367 habitantes no Censo 2022 e no final do ano passado o IBGE apontou uma população de mais de 261 mil pessoas, ou seja, a cidade ganhou 17.273 habitantes em apenas 2 anos e quantas escolas foram construídas nesse período?”, questiona o prefeito.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Prefeitura de Dourados convoca empresas do transporte escolar para vistoria dos veículos

Para a Agetran conceder a emissão do alvará que autoriza a atividade de transporte de alunos em Dourados, os proprietários das vans devem ter registro no Cadastro Econômico do município.

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A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), publicou portaria convocando as empresas proprietárias de Vans utilizadas no transporte de estudantes para a vistoria nos veículos. A fiscalização inicia na segunda-feira, dia 20, e se estende até o dia 31 de janeiro, sempre das 7h30 às 12h30.

A Agetran informa que a vistoria é realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e suas autorizadas. Após essa etapa, o documento emitido deve ser apresentado na Escola Pública de Trânsito (EPT), localizada à Rua Vivaldi de Oliveira, número 5795, Jardim Márcia.

Para a Agetran conceder a emissão do alvará que autoriza a atividade de transporte de alunos em Dourados, os proprietários das vans devem ter registro no Cadastro Econômico do município.
Na vistoria, deve ser entregue apresentado o documento do veículo, cópia da vistoria do Detran, documentos do proprietário, motorista e monitor, certificado do curso de transporte escolar dos motoristas e monitores, certidões negativas civil e criminal do proprietário, motorista e monitor e seguro de passageiros.

O não comparecimento no prazo determinado poderá acarretar sanções administrativas na Lei Municipal n° 2174, de 31 de março de 1998 e Decreto Municipal n° 434, de 17 de agosto de 2001. A não realização da vistoria será considerada serviço clandestino, que é ilegal. Em caso de dúvidas e outras informações, os interessados podem entrar em contato no telefone 2222-1204.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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