fbpx
Connect with us

Capital

Todos em Ação realiza 17 mil atendimentos no Jardim Noroeste

. O objetivo do Mutirão é aproximar a população dos atendimentos prestados pelo poder público.

Publicado

on

O Bairro Jardim Noroeste recebeu neste sábado (22) mais uma edição do programa itinerante “Todos em Ação – a Prefeitura Mais Perto de Você”. O evento foi realizado na Escola Municipal Senador Rachid Saldanha Derzi, onde foram ofertados gratuitamente para a população mais de 300 serviços em diversos segmentos. O objetivo do Mutirão é aproximar a população dos atendimentos prestados pelo poder público. Esta foi a terceira edição do programa no bairro, que com os serviços prestados hoje, segundo a organização, soma-se a 17 mil atendimentos.

“Em parceria com as secretarias municipais, universidades, Ministério Público Federal, Defensoria Pública, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública da União, entre tantas outras instituições, levamos serviços para as famílias que muitas vezes não têm tempo ou oportunidade de buscar atendimentos específicos como saúde, resoluções jurídicas, entre tantos outros essenciais para a população. E esse atendimento ainda acontecerá em outros bairros de outras regiões de Campo Grande em 2024”, disse a prefeita Adriane.

Alguns moradores da região aproveitaram o mutirão para atualizar documentações pessoais de toda a família. “Eu vim resolver negócios dos documentos, tirar a identidade, o novo RG e também para meus filhos. É uma ação muito importante já que para nós aqui aqui do Noroeste, as coisas são um pouco mais complicadas por causa da distância até o centro da cidade. Hoje aproveitei o dia para vir aqui e resolver essas pendências”, disse Rosana de Oliveira Jesus, dona de casa, acompanhada dos quatro filhos.

A estudante Natália Silva também foi com o mesmo propósito de Rosana. “Perdi meus documentos na rua e estava muito difícil ir até o centro buscar atendimento, já que cuido dos meus irmãos pequenos durante o dia, enquanto minha mãe trabalha. Vou aproveitar também para cortar o cabelo, que vi que também tem esse atendimento. Tudo isso nos ajuda muito, facilita a vida da gente que tem tempo curto no dia a dia”, compartilhou a jovem de 19 anos.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) ofereceu a atualização, inclusão e orientação para o Cadastro Único (CADÚnico), além de oficinas de geração de renda, designer de sobrancelhas, esmaltação e pintura facial. A Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha) ofertou 700 senhas para atendimento de renegociação de dívidas e cadastros habitacionais.

A assistente de educação infantil, Andreia Alves de Oliveira, foi uma das atendidas do Bairro Jardim Noroeste que procurou atendimento junto à Emha. “Vim atualizar boletos com relação às prestações da minha casa, estou saindo daqui satisfeita. É muito bom esse atendimento aqui no Jardim Noroeste, justamente pelo deslocamento até as agências de atendimento que ficam no centro. E como educadora, o que me deixa mais alegre também é ver as crianças se divertindo nos brinquedos, com a pintura facial. É uma atenção muito especial para todos nós”.

A Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro) realizou atendimento para os microempreendedores individuais. Já o Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG) fez triagem e atendimento pediátrico. “Trouxe meu netinho para receber atendimento médico, esse tempo seco deixa ele com a saúde mais frágil, tosse seca e febre. Fomos muito bem atendidas”, apontou Luessi Maria Marçal, dona de casa.

Quem passou pelo evento, pode levar para casa verduras e legumes manipulados pela Unidade Técnica de Agricultura Urbana (UTA/FAC), além de roupas e calçados que fazem parte do Varal Solidário do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC). A programação incluiu apresentações culturais e musicais, gincanas, brincadeiras para as crianças e sorteio de brindes. A ação também contou com atendimento veterinário com microchipagem e vermifugação de cães e gatos.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Capital

Região metropolitana de Campo Grande registra 16.215 admissões em julho

Dados do Caged apontam comércio como o setor que mais contratou no período

Publicado

on

A região metropolitana de Campo Grande contabilizou 16.215 admissões em julho de 2024, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Com 16.400 desligamentos registrados, a região obteve um saldo negativo de -185 empregos formais no período.

Os homens representaram a maior parte das contratações, com 9.489 admissões (58,52%), enquanto as mulheres somaram 6.726 contratações (41,48%). Do total de admitidos, 62,10% possuíam ensino médio completo, e a faixa etária de 18 a 24 anos foi a mais contratada, correspondendo a 28,49% das novas vagas.

O setor do comércio se destacou como o maior empregador, com 5.439 novas contratações. Entre os municípios, Campo Grande liderou com 13.041 admissões, seguido por Ribas do Rio Pardo (1.016) e Sidrolândia (624). Os municípios que mais registraram desligamentos foram: Campo Grande com 12.204, Ribas do Rio Pardo com 2.133 e Sidrolândia com 578 demissões.

A região metropolitana de Campo Grande inclui as cidades de Bandeirantes, Camapuã, Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Terenos.

Trabalho Temporário registra 84.482 contratações no Brasil

Em julho de 2024, o Brasil registrou 84.482 admissões de trabalhadores temporários, segundo os dados Caged

Waldomiro Rodrigues, gerente da Employer Recursos Humanos em Sidrolândia, destaca a segurança do trabalho temporário tanto para os trabalhadores quanto para as empresas. “O trabalho temporário é uma opção segura, oferecendo aos trabalhadores a oportunidade de ingressar ou retornar ao mercado de trabalho formal, enquanto as empresas conseguem atender a demandas sazonais e específicas de forma ágil e sem comprometer a qualidade do serviço”.

A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM) prevê um aumento de 6% nas contratações temporárias durante os meses de julho, agosto e setembro, em comparação com o mesmo período de 2023. Isso deve resultar em cerca de 645 mil vagas temporárias, impulsionadas principalmente pelo setor da Indústria (45%), seguido por Serviços (35%), Comércio (15%) e outros setores (5%).

Direitos do Trabalhador Temporário   

Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13° salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.

Sobre a Employer Recursos Humanos   

Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer é especialista em tecnologias para Recursos Humanos, com soluções web como folha de pagamento online, ponto eletrônico e sistema de holerite online. Com mais de 40 filiais distribuídas estrategicamente pelo Brasil, a Employer tem em seu portfólio grandes e importantes companhias nacionais e internacionais, que buscam soluções eficientes, capazes de simplificar as rotinas do RH.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Capital

Prefeitura de Campo Grande fará mutirão para reduzir fila de espera do Habite-se

De acordo com a Semadur, mil edificações deverão ser regularizadas na próxima semana

Publicado

on

A Prefeitura de Campo Grande inicia, na próxima segunda-feira (2), uma força-tarefa para emitir cerca de mil cartas de Habite-se. O documento, que ateste a conclusão da construção de imóveis, tornou-se um dos serviços mais procurados na administração pública devido às novas leis de anistia, que “descomplicaram” as regras de ocupação do solo e as tornou mais permissivas.

Conforme a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), a fila de espera do documento supera 90 dias úteis. No último levantamento divulgado à imprensa, em dezembro de 2023, 3 mil pedidos aguardavam pela regularização.

Com a força-tarefa, os auditores fiscais da Semadur entrarão em contato com os responsáveis pelos imóveis para o agendamento das vistorias a serem executadas na próxima semana.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Kátia Sarturi, explica que com a prorrogação da Lei da Anistia, a demanda pela regularização dos imóveis praticamente quadruplicou. A titular da Semadur informa que a secretaria tem buscado, diante do quadro reduzido de auditores, alternativas para reduzir o tempo de atendimento desta, que hoje é a maior demanda dentro da Semadur.

Uma das tratativas aprovadas foi a de reduzir o tempo de espera com a vistoria por videochamada. Neste caso, o proprietário do imóvel deverá apresentar todas as informações audiovisuais necessárias, como imagens, vídeos e plantas do imóvel, para garantir a verificação adequada das exigências legais e técnicas durante a ligação.

Para auxiliar os proprietários de imóveis e profissionais que desejam regularizar as edificações cuja execução esteja em desacordo com o código de obras e a lei de ordenamento do uso e ocupação do solo, a Semadur elaborou um manual. O documento, que pode ser acessado aqui, agrupa orientações técnicas e uma série de documentos necessários para a abertura do processo para a regularização do imóvel já construído.

(Fonte:CampoGrandeNews. Fotos: Reprodução)

Continue Lendo

Capital

Estado reabre agendamentos para emitir nova carteira de identidade

Interessados devem preencher cadastro prévio na página da Sejusp

Publicado

on

A Sejusp (Secretaria de Justiça de Segurança Pública) abre, nesta sexta-feira (30), novas vagas para a emissão da nova carteira de identidade. Ao todo, serão liberadas 60 mil vagas para o Estado, sendo 22,5 mil para a Capital e as demais para o interior.

As vagas são disponibilizadas todo dia 30 de cada mês pelo Instituto de Identificação da Polícia Científica de Mato Grosso do Sul. Os interessados em emitir o novo RG devem preencher cadastro prévio através da página oficial da secretaria.

A emissão da 1º via é gratuita e os atendimentos presenciais são realizados no posto direcionado pelo próprio site. Veja o passo a passo a seguir: Segundo a Sejusp, já foram expedidos 146 mil documentos desde o dia 11 de janeiro, data do início da emissão do novo RG em Mato Grosso do Sul.

Mudanças – A nova carteira de registro civil tem um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Com ela a probabilidade de fraudes é menor, visto que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

A identidade conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.

Outra alteração é para tornar o registro mais inclusivo e representativo. O novo documento não terá mais distinção entre nome social e nome do registro civil. O nome usado será o declarado no ato da emissão. A carteira de identidade também será impressa sem o campo referente ao sexo.

(Fonte:CampoGrandeNews. Fotos: Reprodução)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67