A quarta edição do Programa “Todos em Ação, a Prefeitura Mais Perto de Você” acontece na próxima semana, dia 11 de novembro, das 8h às 13h, na Escola Municipal Professora Maria Tereza Rodrigues, Bairro Jardim Santa Emília. Para encerrar o calendário de 2023, o evento é realizado em parceria com o Mutirão, que há 14 anos realiza ações gratuitas voltadas aos cidadãos.
Como em todas as edições, equipes da Prefeitura vão oferecer mais de 70 serviços envolvendo todas as secretarias municipais. Da união entre a iniciativa pública e privada, o Mutirão vai levar ao todo mais de 200 serviços gratuitos dos mais diversos segmentos, como, saúde, beleza, serviços de cartório, contábeis e administrativos, dentre outros.
A prefeita Adriane Lopes ressalta a importância do evento nas comunidades. “Nós iniciamos esse programa no ano passado e desde a primeira edição os resultados têm sido um sucesso porque traz respostas rápidas para os anseios da população, com oferta dos serviços. Nós sabemos que nem sempre é fácil se deslocar até as Secretarias, então temos realizado esse mutirão trazendo as Secretarias e os serviços até as comunidades, com resolutividade”, pontua.
Para Thiago Cânepa Amorim, parceiro desta edição, a união dos setores fortalece eventos sociais como este e beneficia centenas de pessoas ao mesmo tempo. “Já conseguimos mais de 500 mil atendimentos em diversos segmentos como saúde, documentação e solução de problemas burocráticos, o legado que o mutirão deixa é impacto positivo onde passa, já que as pessoas conseguem resolver uma série de situações a partir dos serviços oferecidos em cada edição. Tenho certeza de que essa edição realizada junto com a Prefeitura fará a diferença na vida de milhares de pessoas. Somos parceiros do poder público para ajudar a resolver problemas da população por meio desses mutirões”, enfatiza.
Os serviços oferecidos pelas secretarias seguem normalmente como nas edições passadas. No período em que estiver na região, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) executam serviços de varrição, capina manual, roçada mecanizada, pintura de meio-fio, patrolamento, além de tapa buracos, substituição de lâmpadas, manutenção da fiação e limpeza de bocas de lobo obstruídas.
A Fundação Social do Trabalho (Funsat) estará com oferta de vagas de emprego, carteira de trabalho digital e atendimento da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho. O Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG) estará com triagem de consulta médica, atendimento médico clínico geral e atendimento médico clínico pediátrico.
Os animais também terão atendimento especial. São diversos serviços gratuitos voltados para os pets, como: diagnóstico rápido da Leishmaniose Visceral Canina, vacinação contra a raiva, microchipagem em cães e gatos, atendimento médico-veterinário, encaminhamento para castração e vermifugação. Além de acolhimento de denúncias e esclarecimentos sobre escorpiões e pragas urbanas.
A programação inclui apresentações culturais e musicais, gincanas, pintura facial, oficina de balão, brincadeiras para as crianças com direito a pipoca, algodão doce, brinquedos infláveis e sorteio de brindes.
A Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha) estará com atendimento para revalidar o cadastro das pessoas inscritas no programa de habitação social, além de pagamento de parcelas e renegociação de dívidas. Ainda no evento será possível atualizar o Cadastro Único.
Nesta edição, mais de 120 casais devem regularizar a união civil, tudo de forma gratuita. Emissão da primeira a segunda via do RG, cadastro de passe livre, emissão de boletim de ocorrência e distribuição de mudas frutíferas estão entre os serviços que serão ofertados no próximo ‘Todos em Ação’.
Quem passar pelo evento vai poder levar para casa verduras e legumes manipulados na Unidade Técnica de Agricultura Urbana (UTA/FAC), adubo orgânico produzido na própria unidade, além de roupas e calçados que fazem parte do Varal Solidário do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC).
A primeira edição de 2023 do Todos em Ação, que no ano passado percorreu as sete regiões urbanas da Capital, aconteceu no dia 25 de março, na região do Anhanduizinho, e contou com a participação de cerca de 3,5 mil pessoas e diversas ações na região. No dia 13 de maio, o programa passou pelo Distrito de Anhanduí e atendeu quase 5 mil pessoas.
Serviço – Mutirão – Todos em Ação no Bairro Santa Emília
Data: 11 de novembro (sábado)
Horário: das 8h ao meio-dia
Local: Escola Municipal Professora Maria Tereza Rodrigues
Endereço: Rua Coronel Adauto Barbosa, 350 – Bairro Jardim Santa Emília
A Lei 7.340, que institui o Dia Municipal dos Legendários e a Semana Municipal dos Legendários em Campo Grande, foi sancionada pela prefeita Adriane Lopes nesta terça-feira (3), em cerimônia no Gabinete do Paço Municipal. A nova legislação busca valorizar e promover a conscientização sobre o movimento, que se dedica à superação pessoal e transformação de vidas. Na ocasião, a prefeita destacou a relevância da iniciativa, que visa fortalecer a identidade e o autoconhecimento de seus membros, além de impactar positivamente a sociedade.
“O movimento dos Legendários é considerado importante porque busca transformar pessoas, famílias e a sociedade, por meio de experiências que ajudam os homens a encontrarem a melhor versão de si mesmos”, disse a Chefe do Executivo Municipal de Campo Grande.
A nova lei é fruto de um projeto de lei do vereador Gilmar da Cruz, aprovado pela Câmara Municipal. Ao falar sobre o impacto do movimento, o vereador compartilhou sua experiência pessoal em um dos eventos dos Legendários. “Tive o privilégio de participar de um desses encontros e pude ver de perto o bem que eles promovem para a nossa sociedade, especialmente para os homens. Muitos perderam a autoestima, o rumo de suas vidas e, infelizmente, acabaram se autodestruindo e prejudicando suas famílias. É nesse momento que os Legendários atuam, resgatando a imagem e o valor do homem. Quando participamos, vemos o impacto transformador que esse trabalho tem. Muitos retornam com a vida renovada, com a autoestima recuperada e cheios de vontade de reconstruir suas famílias e contribuir positivamente para a sociedade”, relatou o vereador.
Assim ficam instituídos e incluídos no Calendário Oficial de Eventos de Campo Grande, o Dia Municipal dos Legendários, a ser comemorado, anualmente, no dia 1º de fevereiro, e a Semana Municipal dos Legendários, a ser comemorada, anualmente, na semana que compreende o referido dia.
O artigo segundo da lei, informa que o grupo de Legendários, visando divulgar o programa que busca a transformação do ser humano através de experiências de conexão com Deus e com a natureza, poderá realizar eventos de conscientização, entre eles, passeios pela cidade, palestras, treinamentos e seminários.
Os Legendários
O movimento iniciou em 2015 em Guatemala, desde então os “Legendários” buscam desafiar, inspirar e despertar a ligação do homem a Deus, proporcionando uma profunda experiência espiritual e de fortalecimento de suas capacidades. O movimento veio para o Brasil em 2018 e hoje está presente em pelo menos 10 estados, como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Espirito Santo, contando com mais de 15 mil legendários. No mundo, já são mais de 70 mil legendários em 13 países.
Na prática, os Legendários sobem as montanhas em um evento chamado ‘’TOP’’ (Track Outdoor de Potencial), a fim de desvendar suas potencialidades, um ato simbólico e de clemência a Deus, buscando a superação e desafiando a si mesmos. Em sua programação, desempenham atividades como caminhada, escalada e trilha, executadas através de métodos específicos do movimento, estabelecendo uma experiência única de desafio pessoal e coletivo, promovendo o enriquecimento do espírito, do físico e emocional de centenas de homens a cada edição.
O primeiro TOP em Campo Grande foi realizado no dia 1ª de fevereiro, por isso a data foi escolhida para a homenagem. Em Campo Grande, já são mais de 400 legendários, com estimativa de chegar a 600 até o final deste ano. Para 2025, estão programados 5 eventos “TOPs”, com a expectativa de alcançar 1.000 homens.
Os Legendários têm ocupado lugar de destaque nacional em meio a emergências, como no desastre das chuvas deste ano na região sul do Brasil. O movimento mobilizou grande quantidade de recursos e de mão de obra voluntária em diversos locais do país, bem como em bases locais instaladas nos municípios de Gravataí e Erechim (RS), onde foram distribuídas mais de 1.400 toneladas de donativos aos cidadãos afetados pela chuva.
“Campo Grande ganha o reconhecimento de um projeto que tem transformado homens e famílias. O reconhecimento, para nós, não é um mérito nosso, mas uma alegria para nós sermos reconhecidos por aquilo que Jesus tem feito através de nossas vidas, onde nós temos levado esses homens a um período de retiro na montanha, a um desafio, e ali têm sido transformados, famílias têm sido transformadas através desse projeto. E Campo Grande tem sido realmente um celeiro, onde muitos homens têm se levantado. Nós temos grandes planos para os próximos anos e como a gente diz, os legendários dão a vida pelos amigos e tenho certeza que esses homens, vão dar a vida pelos seus amigos e comunidades aqui em Campo Grande”, concluiu o coordenador do Legendários Campo Grande, Paulo Fernando Pereira Barbosa.
Em Campo Grande, o grupo dos Legendários tem se destacado por suas ações voluntárias, como o atendimento nas operações de coleta de donativos em pontos como os CTGs e o Albano Franco, em apoio às vítimas das enchentes. Além dessas iniciativas, para manter os integrantes motivados e em sintonia com o movimento, são realizados dois eventos mensais. O primeiro, conhecido como RPM (Reto Pelo Mês), reúne Legendários, amigos e familiares em frente ao Bioparque Pantanal às 4h45 da manhã, na primeira segunda-feira do mês, para momentos de oração e reflexão. O segundo, chamado Encontro da Manada, ocorre na sexta-feira seguinte ao RPM, onde os Legendários se reúnem exclusivamente para confraternizar e planejar as próximas ações do grupo.
Por meio da Subea (Subsecretaria do Bem-Estar Animal), a Prefeitura de Campo Grande levará a campanha de atendimento veterinário e castração animal aos moradores do Bairro Coophavila nesta quarta-feira (4). Serão oferecidos serviços de consulta, vacinação, vermifugação e microchipagem.
Segundo a nota de divulgação, a ação será realizada no CRAS Vila Gaúcham situado na Rua da Praia, 631, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30. Também haverá uma palestra informativa para sensibilizar os tutores sobre a importância de combater os maus-tratos aos animais.
A iniciativa, segundo a prefeitura, “é uma resposta direta à necessidade de disponibilizar atendimentos de qualidade para a população que, por diversos motivos, não pode levar seus animais até uma unidade de cuidados”.
Em dezembro, as ações ocorrerão semanalmente, proporcionando aos tutores a oportunidade de levar seus animais para atendimento, sendo necessário apenas ser maior de 18 anos, portar documento com foto e comprovante de residência.
“A principal razão para o incentivo à castração ocorre para prevenir o abandono de animais e o surgimento de doenças, além de ajudar a aumentar a longevidade do pet”, destacou Ana Luiza Lourenço, médica veterinária e subsecretária.
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea), divulga a agenda de dezembro do Consultório Móvel Veterinário. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso ao atendimento de cães e gatos de tutores que, por algum motivo, não conseguem levar seus pets até a unidade central, localizada na Rua Rui Barbosa, 3538, Centro.
O Consultório Móvel percorre diferentes bairros da capital a cada semana, oferecendo serviços como consulta veterinária, microchipagem, vacinação antirrábica, vermifugação e aplicação de medicamentos para controle de pulgas e carrapatos.
Desde seu lançamento, em junho deste ano, a unidade itinerante já visitou 18 bairros e atendeu mais de 1.500 animais. Além disso, participou de eventos promovidos pela Prefeitura, como o Todos em Ação, e de ações em parceria com outras secretarias.
Para ser atendido, o tutor deve apresentar: Documento oficial com foto; Comprovante de residência; Número do NIS atualizado e impresso. Cada tutor pode levar um animal por vez, e são distribuídas 15 senhas por período, com atendimentos pela manhã a partir das 8h e à tarde a partir das 13h.
Agenda de dezembro
04/12 – CRAS Vila Gaúcha
Rua da Beira Mar, 1186 – Coophavila
Das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30
05/12 a 13/12 – Praça da Mata
Rua Tertuliana Gersel Cataneo – Mata do Jacinto
Das 8h às 11h e das 13h às 15h
16/12 a 20/12 – Praça do Jardim Noroeste
Rua Indianápolis, 1949 – Jardim Noroeste
Das 8h às 11h e das 13h às 15h
Serviços disponíveis: Consulta veterinária
Vacinação antirrábica
Vermifugação
Microchipagem
Controle de ectoparasitas
A ação é uma oportunidade para garantir os cuidados básicos aos pets e promover a saúde animal em toda a cidade.