Connect with us

Geral

Tecnologia transforma atendimento em saúde pública em Campo Grande

O acesso aos serviços de saúde acontece a partir da digitação do CPF do usuário em um totem de autoatendimento instalado dentro da unidade de saúde.

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), está transformando suas unidades de saúde em ambientes tecnológicos, mais modernos e eficientes, com o objetivo de oferecer um atendimento mais ágil e de qualidade à população. Para isso, já investiu R$ 20 milhões em infraestrutura e equipamentos, provenientes de recursos próprios, emendas parlamentares e do Ministério da Saúde, que vão desde a preparação de consultórios médicos com computadores até a instalação de fibra óptica nas unidades de saúde.

A meta é que, até o final de 2025, todas as 74 USFs (Unidades de Saúde da Família) e as 10 unidades de urgência e emergência (UPAs e CRSs) estejam digitais e com o sistema ‘one-click access’ – acesso a partir de ‘um clique’ – disponível para todos os cidadãos. O acesso aos serviços de saúde acontece a partir da digitação do CPF do usuário em um totem de autoatendimento instalado dentro da unidade de saúde.

“Estamos transformando as unidades de saúde de Campo Grande em espaços mais modernos e conectados, porque entendemos que a tecnologia pode ser uma aliada fundamental na melhoria dos serviços prestados à população. A instalação de totens de autoatendimento e o investimento em equipamentos como computadores e fibra óptica estão tornando o atendimento mais ágil e eficiente”, afirma a prefeita Adriane Lopes.

Ela destaca ainda o impacto positivo dessas inovações: “Com um investimento de R$ 20 milhões, conseguimos renovar o parque tecnológico das unidades, desde a compra de 2.600 computadores, switches, no-breaks, TVs e data shows, até a instalação de fibra óptica para atender toda a rede de saúde, proporcionando maior conforto e rapidez no atendimento. Essa modernização é um marco para a saúde pública da nossa cidade e reflete nosso compromisso com o cuidado e a dignidade dos cidadãos.”

Para o coordenador-geral de Suporte Tecnológico e Informação da Sesau, Fábio Nantes Monteiro, o município está se preparando para alcançar outro nível de atendimento. “Isso ajudará a identificar gargalos e alocar recursos onde mais precisa. Quando essa tecnologia for implantada, teremos condições de ver 10, 15 unidades com o mesmo perfil, perceber as diferenças de desempenho e, a partir disso, tomar decisões mais acertadas de gestão”.

Unidade Inteligente

A “Unidade de Saúde Inteligente” escolhida, onde o sistema está em fase de teste, fica no Bairro São Francisco e promete revolucionar a forma de atendimento à população.

O totem de autoatendimento com inteligência artificial está transformando a experiência dos pacientes dentro da unidade de saúde, com a capacidade de realizar a identificação do usuário e permitir a escolha dos serviços desejados. O totem é integrado ao sistema de Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), que facilita o acesso ao atendimento médico, tornando-o mais rápido, moderno e eficaz.

Logo após a passagem pelo totem, o usuário se depara com um telão na recepção, no qual são exibidas as chamadas dos pacientes de forma automatizada, substituindo o processo manual e tornando a gestão de filas mais eficiente. Após o atendimento, o médico registra todas as etapas no sistema PEC, criando um histórico seguro e completo do paciente, o que contribui para maior precisão no diagnóstico e continuidade do tratamento.

Outro grande avanço está no uso de 16 câmeras estrategicamente posicionadas para monitorar o fluxo de pacientes, analisar padrões de movimentação e identificar pontos de melhoria no atendimento. Essa tecnologia permite que a equipe faça ajustes nos processos em tempo real, tornando o atendimento mais ágil e eficaz. “Com essas soluções integradas, a unidade não só melhora a qualidade do atendimento, mas também oferece mais comodidade e agilidade aos cidadãos”, destaca Willian Yugo Kokubu, coordenador técnico da Sesau.

A gerente da USF 26 de Agosto, Adinair Dias da Silva, destaca que, após a implementação da unidade de saúde inteligente, já percebeu a mudança na USF. “Percebemos melhoria na agilidade no atendimento, redirecionamento, acessibilidade, e isso dá um apoio presencial ao paciente. Houve uma melhora na disposição dentro da unidade. Agora, o paciente, por meio do painel, fica atento à chamada, seja para a sala de médico ou para a sala de vacina, para onde ele está direcionado. Houve uma transformação positiva dentro da unidade de saúde”.

A próxima unidade a receber o modelo de unidade de saúde inteligente será a USF da Moreninha, marcando mais um passo na ampliação dessa tecnologia em Campo Grande.

Outras inovações

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), disponibilizado aos municípios pelo Ministério da Saúde, é um sistema que facilita o registro e o acompanhamento da saúde do paciente de forma digital e segura. Ao utilizar, por exemplo, o totem de autoatendimento com inteligência artificial, os pacientes podem realizar a identificação automática, escolher os serviços desejados e ter seus dados já integrados ao PEC. Ou isso pode acontecer após a passagem por uma consulta, onde o médico, ainda dentro do consultório, com apoio do computador conectado ao PEC, poderá lançar os dados da consulta no sistema.

“Isso permite que todos os registros médicos sejam atualizados em tempo real, criando um histórico completo e acessível para os profissionais de saúde, além de facilitar a continuidade do tratamento e garantir maior precisão nas consultas e diagnósticos”, pontua o coordenador técnico da Sesau, Cesar Luiz Soares Paniago.

O PEC já está disponível em sete unidades de saúde, sendo nos quatro CRSs e implementado em três UPAs de Campo Grande. Atualmente, o prontuário eletrônico do cidadão é o maior da América Latina, utilizado como modelo por países como Chile, Colômbia e Equador.

Hórus (Farmácia)

O sistema Hórus foi implantado para otimizar a gestão da farmácia da unidade de saúde. Também é um programa gratuito do Ministério da Saúde disponibilizado aos municípios. Ele permite o controle eficiente de medicamentos, desde o estoque até a entrega ao paciente. Com esse sistema, os profissionais de saúde conseguem verificar de forma rápida e precisa como estão os estoques, além de garantir que a dispensação seja feita de forma organizada e segura.

Isso contribui para a agilidade no atendimento farmacêutico, garantindo que os pacientes recebam os medicamentos corretos no momento certo. Em Campo Grande, o sistema já está presente nas 74 Unidades de Saúde da Família. O Hórus já conversa com o PEC e indica onde os medicamentos prescritos estão disponíveis na rede de saúde.

CEM (Centro de Especialidades Médicas)

O CEM (Centro de Especialidades Médicas) também ganhou um ‘chamador digital’ para atender a farmácia da unidade, o que permitiu uma transformação significativa, priorizando o conforto e a acessibilidade de seus pacientes para dar lugar a um ambiente mais acolhedor. Para isso, a Sesau instalou assentos confortáveis e um chamador digital com o objetivo de oferecer um atendimento mais humanizado. Com uma média de 920 atendimentos diários, a farmácia do CEM atende não apenas a população local, mas também pacientes vindos de várias cidades do interior do Estado.

“Implementamos o sistema de senhas para a farmácia do CEM como uma forma de oferecer mais conforto e dignidade para os pacientes que nos procuram. Agora, com as senhas, estamos buscando melhorar a acessibilidade”, pontua o diretor-geral do CEM, Yussef Doueidar Figliolia.

Dessa forma, com tecnologia e inovação, a Sesau está não apenas modernizando o atendimento, mas também garantindo maior eficiência na gestão da saúde pública de Campo Grande.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Geral

Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher promove blitzes educativas

Publicado

on

Ações educativas estão acontecendo, principalmente, em escolas públicas de Dourados

Com o objetivo de fortalecer a rede de proteção e levar informações essenciais ao público, unindo esforços no combate à violência, a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Dourados deu início nesta terça-feira (12) ao cronograma de atividades de conscientização e prevenção. A ação faz parte da programação do Agosto Lilás, campanha estabelecida com o propósito de sensibilizar e informar a população sobre a identificação de situações de violência e os canais disponíveis para denúncias, promovendo uma rede de apoio e proteção para as vítimas.

O cronograma de ações foi aberto com palestra para a comunidade escolar do EJA (Ensino de Jovens e Adultos). Nesta quarta (13) é a vez das escolas estaduais Antonia da Silveira Capilé (matutino) e Maria da Glória Muzzi Ferreira (vespertino).

Nesta quinta-feira (14), a blitz educativa será realizada na empresa Inpasa, no horário das 9h30 às 11h, e, à noite, na Escola Estadual Vereador Moacir Djalma, no Residencial Harrisson de Figueiredo II. Na sexta, dia 15, será a vez da Escola Estadual Celso Muller do Amaral, no período matutino, e Escola Estadual Rita Angelina, no vespertino.

A programação seguirá nos dias 18, na Escola Estadual Reis Veloso (matutino) e Escola Estadual Daniel Berg (vespertino); 19, pela manhã, Escola Estadual Elza Farias, para alunos do 5º ao 8º ano. Dia 20, de manhã e à tarde, na Escola Municipal Indígena Agustinho; dia 21, Escola Estadual Floriana Lopes; dia 22, Escola Municipal Agrotécnica Padre André Capélli; e, dia 27, durante todo o dia, Escola de Campo no distrito de Itahum.

O encerramento da campanha Agosto Lilás acontecerá na tarde do dia 30, com concentração na Praça Antônio João a partir das 14h30, seguida de carreata até as imediações do shopping Avenida Center. As atividades contarão com apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal de Dourados e Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran).

‘Vivemos em um Estado que está entre os que mais matam mulheres no País. Então, nossas ações, como as campanhas do Agosto Lilás, a realização de palestras em escolas, blitz educativas e atividades em diferentes bairros, têm como objetivo ampliar o alcance da mensagem de combate à violência contra a mulher e, também, para demonstrar que existe uma rede de enfrentamento à violência doméstica em Dourados, atuante”, diz Ana Carolina Prates, da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres.

Ainda de acordo com a coordenadora, a Prefeitura de Dourados, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, atua em parceria com a Patrulha Maria da Penha e outras instituições, que é fundamental para garantir segurança e acompanhamento de perto e real das vítimas que já possuem medidas protetivas. “Essa atuação conjunta com as forças de segurança e demais órgãos da rede de atendimento é essencial para romper o ciclo da violência e salvar vidas”, avalia Ana Prates.

Continue Lendo

Geral

Dourados se prepara para um dos maiores desfiles de 7 de Setembro dos últimos anos

Publicado

on

Desfile Cívico de 7 de Setembro vai envolver mais de 8 mil pessoas e será um dos maiores de todos os tempos já realizados em Dourados. Foto: Divulgação/Assecom

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza o Desfile Cívico-Militar no dia 7 de setembro de 2025, um domingo, que terá como tema “Independência para Cuidar com Amor e Trabalho”. O evento, tradicional no calendário do município, será realizado a partir das 8h, na Avenida Marcelino Pires, com palanque oficial na Praça Antônio João, e deve reunir mais de 8 mil participantes.

A Comissão Oficial Organizadora das Festividades alusivas à Semana da Pátria é formada pelo comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada; Secretaria Municipal de Educação; Gabinete da prefeito; Secretaria Municipal de Governo e Gestão Estratégica; Secretaria Municipal de Administração e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, mas todas as Secretarias Municipais e órgãos da Administração Direta estão envolvidos no evento.

A programação contará com 44 escolas municipais, 39 Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims), 11 fanfarras do município e uma fanfarra de Ceim, além de 130 instituições já inscritas. As forças de segurança confirmadas incluem o Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Polícia Científica, Polícia Civil e o Departamento de Operações de Fronteira (DOF).

O desfile integra a programação da Semana da Pátria, que começa no dia 1º de setembro com a solenidade de ascendimento da Chama da Pátria, seguida pela condução simbólica em revezamento por alunos da Rede Municipal de Ensino, partindo da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada até a Praça Antônio João.

Na sequência, ocorre a solenidade de abertura oficial das comemorações municipais alusivas à data. As atividades continuam entre os dias 2 e 5 de setembro com horas cívicas em escolas municipais, culminando no grande desfile do dia 7. Durante o desfile, o trânsito será interditado no trecho entre a Rua Pedro Celestino e a Rua Hilda Bergo Duarte.

Segundo o prefeito Marçal Filho, o 7 de Setembro será um momento de união e valorização dos símbolos nacionais. “É mais do que uma data histórica, é uma oportunidade de reunir famílias, valorizar nossos símbolos e reforçar o compromisso de todos com o futuro do Brasil. Este ano vamos celebrar com amor, respeito e muito trabalho para que seja um momento especial para todos”, afirmou.

A proposta é valorizar o espírito cívico e promover a participação ativa da sociedade, sem vínculos político-partidários, religiosos ou comerciais. Está expressamente proibida qualquer manifestação ofensiva ou que desrespeite as normas de convivência e segurança do evento.

A ordem de apresentação e o mapa com a organização do desfile serão apresentados em reunião agendada para o dia 27 de agosto. Cada instituição poderá participar com até dois veículos motorizados, exceto no caso das forças de segurança.

Para garantir conforto e segurança, a Prefeitura disponibilizará banheiros químicos, atendimento médico de emergência com ambulâncias, além de estrutura de apoio e segurança ao longo de todo o trajeto.

Continue Lendo

Geral

Em Brasília, Marçal acerta últimos detalhes para a retomada dos voos comerciais

Publicado

on

Prefeito Marçal Filho reunido com o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Adriano Pinto de Miranda e com o senador Nelsinho Trad. Fotos: Divulgação/Assecom

O prefeito de Dourados, Marçal Filho, cumpriu agendas importantes nesta segunda-feira (12) em Brasília. Pela manhã ele se reuniu com o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Adriano Pinto de Miranda e com Giovano Palma, superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da Anac, e no período da tarde se reuniu com o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Rogério Amado Barzellay, para acertas os últimos detalhes para a volta dos voos comerciais no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira.

Acompanhado pelo senador Nelsinho Trad, Marçal Filho agradeceu ao presidente da Anac pela agilidade em aprovar a pista, liberar o aeroporto para receber aviões de grande porte e, também, pela reclassificação do Aeroporto Regional para a Categoria AP-1, liberando Dourados para receber voos comerciais. “Senti que a diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil está otimista e feliz com o trabalho que realizamos em apenas 7 meses para conectar Dourados ao Brasil e ao mundo através do Aeroporto Internacional de Guarulhos”, enfatizou o prefeito.

A agenda de Marçal Filho com Adriano Pinto de Miranda também foi importante para o prefeito defender a aprovação do Plano de Segurança Aeroportuário (PSA). “O presidente da Anac afirmou que está tudo dentro da normalidade e que o PSA será aprovado dentro do cronograma da agência, liberando os voos da Latam a partir de 8 de setembro, conforme já antecipado pela Prefeitura de Dourados”, enfatizou Marçal Filho. “Nossa preocupação é garantir a total segurança operacional do nosso aeroporto, proporcionando tranquilidade tanto para os passageiros quanto para os tripulantes”, completou Marçal Filho.

O senador Nelsinho Trad também agradeceu a celeridade da Agência Nacional de Aviação Civil em aprovar os documentos e os trabalhos realizados pela Prefeitura de Dourados no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira. “Aproveito para convidar o senhor para conhecer Dourados e constatar o quanto foi acertada essa decisão da Agência Nacional de Aviação Civil em agilizar a liberação do Aeroporto Regional de Dourados para voltar a operar com voos comerciais”, ressaltou o senador.

Na reunião com o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Rogério Amado Barzellay, e com a superintendente de Aeroportos da Infraero, Taise Brandão, o prefeito Marçal Filho pediu agilidade na instalação da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) no Aeroporto Regional de Dourados Francisco de Matos Pereira. “O presidente da Infraero deixou claro que está muito otimista com a volta da operação da GOL e da Azul em Dourados tão logo a Latam inicie os voos”, ressaltou Marçal Filho.

Marçal Filho durante audiência com o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Rogério Amado Barzellay

O presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay, confirmou que estará no voo que sairá de Guarulhos no dia 8 de setembro com destino a Dourados, marcando o início da operação da Latam. “A superintendente de Aeroportos da Infraero, Taise Brandão, elogiou publicamente o empenho da Prefeitura de Dourados para preparar o Aeroporto Regional para a retomada dos voos e afirmou que durante todo o tempo que ela atua nesse setor nunca viu uma gestão se dedicar para reclassificar o aeroporto e se habilitar para operar com aeronaves de grande porte”, revelou Marçal.

Com o pedido de agilização na instalação da EPTA, Marçal Filho praticamente finaliza as obrigações que cabiam à Prefeitura de Dourados nessa jornada de 7 meses para o retorno dos voos comerciais no Aeroporto Regional. “Saímos da reunião com o presidente da Infraero muito otimista com a agilização da EPTA e com a certeza que em poucas semanas iremos recolocar Dourados em destaque na aviação comercial”, afirmou o prefeito.

Com a instalação da Sala Rádio, o Aeroporto Regional de Dourados estará pronto para retomar sua operação comercial. “A Agência Nacional de Aviação Civil já havia liberado nosso aeroporto para receber aeronaves de grande porte desde que o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) homologou o sistema Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (PAPI) da cabeceira 24 da pista e agora finalizamos as obrigações que cabiam ao município para retomada dos voos comerciais”, explica o prefeito Marçal Filho. Após a ativação da EPTA, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) vai certificar o equipamento e o aeroporto estará dotado de serviços essenciais para a segurança e eficiência das operações aéreas. A EPTA do Aeroporto Regional de Dourados será habilitada para o controle de Tráfego Aéreo, além prestar Informação de Voo, de Telecomunicações Aeronáuticas, de Meteorologia Aeronáutica, bem como Informações Aeronáuticas e de Alerta. A Sala Rádio é fundamental para a segurança e a regularidade das operações aéreas, garantindo que as aeronaves possam voar com segurança e eficiência. Elas são parte integrante da infraestrutura de controle do espaço aéreo e trabalham em conjunto com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67