fbpx
Connect with us

Cidades

TÁ VACINADO?, Eventos são liberados com 50% e passaporte da vacina em Fátima do Sul

O “passaporte da vacina” poderá ser apresentado por aplicativo de celular ou em formato físico

Publicado

on

A cidade de Fátima do Sul começa a exigir, comprovante de vacinação contra a Covid-19 para a entrada em todos os eventos ambientes fechados, públicos ou privados, permitindo a lotação máxima de 50% (cinquenta por cento) da capacidade instalada. O “passaporte da vacina” poderá ser apresentado por aplicativo de celular ou em formato físico.

É possível emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 pelo celular com o aplicativo Conecte SUS para Android e iPhone (iOS). A plataforma do Governo Federal é uma alternativa para quem precisa comprovar que está vacinado, mas não tem acesso ao comprovante em papel. O documento é exigido para fazer viagens internacionais e até mesmo para alguns compromissos sociais.

Para acessar o aplicativo, o usuário precisa ser cadastrado no portal Gov.br, plataforma unificada de serviços do Governo do Brasil. A seguir, veja como acessar seu certificado de vacinação pelo Conecte SUS.

LEIA O DECRETO NA ÍNTEGRA

DECRETO N.º 0118/GP/21, DE 30 DE AGOSTO DE 2021.

Dispõe sobre as medidas restritivas de enfrentamento ao COVID-19 para a realização de eventos e dá outras providências.

A PREFEITA MUNICIPAL DE FÁTIMA DO SUL/MS, no uso da atribuição que lhe confere o inciso VII do artigo 48 da Lei Orgânica do Município;
CONSIDERANDO o Decreto Estadual n.º 15.748, de 19 de agosto de 2021, que altera a redação do inciso II do caput art. 1º do Decreto Estadual n.º 15.644, de 31 de março de 2021, que institui medidas restritivas voltadas ao enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus no território do Estado de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências;
CONSIDERANDO o art. 3º-A, § 1º,  da Lei n.º 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019;
DECRETA:
Art. 1º Fica vedada a realização de eventos em ambientes fechados, públicos ou privados, no âmbito do Município de Fátima do Sul, acima de 50% (cinqüenta por cento) da capacidade instalada.
Art. 2º Nas hipóteses de shows e casas noturnas somente é permitida a entrada de pessoas, em eventos públicos ou privados, que estejam regularmente vacinadas, com todas as doses contra a COVID-19, mediante comprovante de vacinação.
Art. 3º Sem prejuízo de outras medidas, deve ser adotado o seguinte  Plano de Biossegurança  em shows e casas noturnas:
a) utilização obrigatória de máscara;
b) aferição de temperatura por meio de equipamento próprio, sendo vedada a entrada e permanência de pessoas com temperatura superior a 37,3 ºC;
c) disponibilização de álcool em gel 70%;
d) distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas, inclusive, mediante a afixação de adesivagem no solo;
e) juntamente com os documentos acima ou após a realização do evento, deve ser fornecida lista de convidados constando quais já foram vacinados;
f) após a análise dos documentos apresentados e do Plano de Biossegurança a Vigilância Sanitária emitirá uma autorização.
Art. 4º Para a realização do evento, o responsável deve realizar a contratação de segurança privada para coibir aglomerações na via pública na parte externa do estabelecimento.
Art. 5º O descumprimento do presente decreto sujeita o infrator à penalidade de multa de 10 a 300 UFERMS, bem como de interdição do estabelecimento, parcial ou total, e a suspensão parcial ou total dos alvarás de licença de funcionamento, que podem ser cumuladas, que será aplicada pela Vigilância Sanitária Municipal.
Parágrafo único.  Na graduação das penalidades serão observados os antecedentes, a capacidade econômica do infrator, bem como a gravidade da conduta, e o valor, quando irrisório, poderá ser majorado ao décuplo.
Art. 6º Cabe à Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública, por meio da Vigilância Sanitária Municipal, tomar todas as medidas necessárias para o fiel cumprimento das medidas de restrição e de combate ao Covid-19.
Art. 7º O município poderá pedir a colaboração dos órgãos de segurança para dar fiel cumprimento ao presente decreto.
Art. 8º Havendo aglomeração de crianças e adolescentes, poderá o Conselho Tutelar tomar as medidas que entender necessárias, aplicando, inclusive, as medidas estabelecidas no art. 129, I a VII, do ECA.
Art. 9º Este Decreto entra em vigor da data de sua publicação.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Cidades

Reunião com Beneficiários do Bolsa Família Reafirma Compromisso com a Comunidade

Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a reunião contou com a participação das equipes de saúde e educação

Publicado

on

A Prefeitura de Porto Murtinho, sob a liderança do prefeito Nelson Cintra, realizou hoje uma reunião com os beneficiários do Programa Bolsa Família dos bairros Matadouro, Salim Cafure e Km 6.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a reunião contou com a participação das equipes de saúde e educação. Durante o encontro, foram abordadas as condicionalidades do programa, esclarecidas dúvidas e reforçada a importância do acompanhamento em áreas como saúde e educação.

Com essa iniciativa, a gestão municipal encerra o ciclo de reuniões de 2024, reafirmando o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas e a promoção do bem-estar das famílias.

Esta foi a primeira das quatro reuniões de acompanhamento programadas para o bimestre, evidenciando o trabalho conjunto entre a Prefeitura, liderada por Nelson Cintra, e a comunidade. Agradecemos a todos os envolvidos nessa importante ação.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Horário especial do comércio para fim de ano começa no domingo em Dourados

O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acordo em convenção coletiva entre representantes da classe patronal  e de empregados.

Publicado

on

O comércio de Dourados passa a funcionar em horário especial de fim de ano a partir de domingo, 1º de dezembro, quando as lojas estarão abertas até 18 horas. O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acordo em convenção coletiva entre representantes da classe patronal  e de empregados.

Entre segunda-feira, 2 de dezembro, e 7 de dezembro, o comércio funcionará das 8h às 20h. Já no dia 8,   domingo, feriado municipal da padroeira da cidade, Imaculada Conceição, o comércio poderá abrir das 8h às 16h.

Já a partir do dia 9 e prosseguindo até o dia 23, as lojas poderão funcionar das 8h às 22h, com exceção dos sábados, que serão das 8h às 20h e dos domingos, das 9h às 18h.

Na véspera de Natal o comércio funciona das 8h às 18h, fecha no dia 25 e reabre dia 26 em horário normal, das 8h às 18h. No dia 31 o funcionamento será das 8h às 17h.

Continue Lendo

Cidades

Cerca de 50 indígenas precisaram de atendimento médico após confronto

Equipe do Hospital Universitário foi ao local e passou a tarde dando assistência aos feridos

Publicado

on

Aproximadamente 50 indígenas precisaram de atendimento médico após o confronto com policiais do Batalhão de Choque, nessa quarta-feira (27), em Dourados, a 251 km de Campo Grande. Além das duas mulheres encaminhadas para o Hospital da Vida com ferimentos mais graves, uma equipe do Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) realizou atendimento no local durante toda a tarde.

Os atendimentos foram, em maioria, de indígenas que relataram dores e ferimentos causados por balas de borracha. Foram realizados aproximadamente 20 curativos em ferimentos desse tipo, administradas 20 medicações para dor e mal-estar, além de oito aferições de pressão arterial em pessoas hipertensas.

Entre os integrantes da equipe estavam um médico, dois enfermeiros, cinco residentes de saúde indígena e duas acadêmicas de medicina.

Conflito – A Polícia Militar usou balas de borracha e bombas de gás para desbloquear a MS-156, ocupadas por indígenas. Moradores das Aldeias Bororó e Jaguapiru relatam falta de diálogo e alegam que a ação policial foi motivada pela falta de água potável na região, apesar de iniciativas governamentais para solucionar o problema, incluindo o fornecimento de água por caminhões-pipa e a perfuração de novos poços.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública afirma que a ação policial ocorreu após esgotadas as negociações, para garantir direitos constitucionais. O incidente também resultou em ferimentos em 12 policiais e danos a viaturas.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67