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Startup de energia limpa chega ao MS e GO com o objetivo de beneficiar mais de 70 mil famílias

Solução digital da Nextron é oferecida em parceria com usinas solares da região e independe de instalação ou investimento inicial dos consumidores

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Centro-Oeste, julho de 2024 – Consumidores de energia elétrica de Goiás e do Mato Grosso do Sul têm uma nova forma de acesso à energia renovável e, ainda, de obterem descontos na conta de luz. A novidade acontece em função da chegada da Nextron, marketplace de energia solar que atua com geração distribuída, que já captou mais de 40 milhões de reais em rodadas de investimento, a última sendo em março e tendo a Copel Ventures, braço de investimento da concessionária do Paraná, como um dos investidores.

De acordo com a Nextron, são 50 megawatts previstos de geração por 50 usinas solares instaladas em área de concessão da Energisa, no Mato Grosso do Sul. Em Goiás, a potência prevista para 2024 é ainda maior, com 80 usinas distribuídas 80 megawatts em território de concessão da Equatorial.

No total, são cerca de R$700 milhões de investimento para a expansão do serviço de energia nos dois estados do Centro-Oeste. O valor inclui a operação, investimento em usinas, a geração de empregos e ações de marketing para a democratização da energia renovável.

A escolha dos estados para expansão considera o comprometimento que a fatura de energia elétrica gera às famílias e comércios locais. Isso porque, com as altas tarifas e temperaturas enfrentadas em grande parte do ano no Centro-Oeste, aparelhos como ar-condicionados e ventiladores geram encarecimento às faturas do serviço.

Outro fator tem relação com a ampla disponibilidade de terra rural plana para a construção de fazendas solares. Nos dois estados, cerca de 70 mil famílias devem ser beneficiadas com a atuação do marketplace.

“Nosso propósito é fazer com que o maior número de pessoas tenha acesso a energia limpa no Brasil e acreditamos que a Nextron pode ser uma catalisadora desse movimento. O lançamento dessas praças é um marco relevante para seguirmos crescendo e mostrando nossa proposta de valor. Em um ano estaremos servindo 10 vezes mais clientes”, afirma Ivo O. Pitanguy, CEO e fundador da Nextron.

Como funciona?

A Nextron conecta consumidores que desejam acesso à energia renovável a usinas de regiões próximas. Na prática, isso significa que os novos usuários não precisam investir dinheiro ou instalar nenhum tipo de equipamento próprio.

O serviço é feito por uma plano de assinatura, cujo objetivo é facilitar o acesso de pessoas que desejam consumir energia renovável.

“Em média as pessoas economizam o equivalente a 2 faturas cheias por ano através de benefícios mensais. Para as famílias isso já é relevante pensando na economia da rotina e como esse dinheiro pode ser destinado a outros investimentos, como lazer, estudos ou até mesmo reservas de emergência; já para negócios a gente ajuda a aumentar a margem de lucro com a redução de custos”, complementa, Pitanguy.

Como cadastrar?

Para aderir ao uso da energia solar, o interessado deve acessar o site oficial ou o aplicativo da Nextron, selecionar a distribuidora de energia da região em que vive e declarar o tipo de imóvel que irá receber a energia limpa. A startup solicita também um valor médio da conta de luz do cliente e acesso aos dados de cadastro junto à distribuidora para possibilitar a migração.

As contas que podem efetivar a adesão tem de estar em baixa tensão e ter fatura mínima a partir de R$200. O prazo para o início do funcionamento do serviço com o benefício varia de 60 a 90 dias e o desconto sobre o consumo de energia pode chegar a 20%.

Após a aprovação, o cliente consegue ter acesso em tempo real ao painel de controle da energia utilizada e, ainda, compreender de que forma está beneficiando o meio ambiente. Outro diferencial é que a Nextron também oferece a opção de pagamento com o cartão de crédito.

Sobre a Nextron

Nextron funciona como um marketplace de energia solar distribuída que permite acesso à fonte renovável sem que os clientes empreguem investimento inicial e instalação de placas solares. A plataforma conecta usinas de médio porte ao consumidor final e proporciona um desconto de até 20% no valor do consumo de energia. Hoje, atua em 12 estados brasileiros e conta com investidores como Valor Capital, Vox Capital, Copel Ventures e Barn Investimentos.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Taxa de Fiscalização de Localização e Funcionamento vence dia 28

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Contribuinte que preferir, pode retirar a guia na Central de Atendimento ao Cidadão, no Centro, no horário das 7h30 às 13h30. Foto: Arquivo/Assecom

A Prefeitura de Dourados lançou esta semana, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), a Taxa de Fiscalização de Localização, Instalação e Funcionamento de Estabelecimento ou Atividade Econômica, relativa ao exercício de 2025.

A taxa de fiscalização de localização e funcionamento é cobrada pela Prefeitura em razão da fiscalização ocorrida no uso e ocupação do solo urbano exercido pelas empresas dentro do perímetro do seu município.

Todos os contribuintes que mantêm inscrição regular ativa no Cadastro de Atividades Econômicas do Município de Dourados – CAE, exceto os reconhecidamente isentos por processo administrativo, podem emitir a guia de pagamento através do  Cidadão Web, acessível no endereço eletrônico: https://e-gov.betha.com.br/cdweb/03114-470/contribuinte/main.faces; ou retirá-las, presencialmente, na Central de Atendimento ao Cidadão, sito à Avenida Presidente Vargas, 309 – Centro, no horário das 7h30 às 13h30.

O valor anual da taxa será dividido em três parcelas com vencimento da primeira em 28 de março. A segunda parcela vence em 22 de abril e a terceira em 20 de maio.

Nos pagamentos efetuados à vista, de forma integral, até 28 de março de 2025, o valor da taxa terá um desconto de vinte por cento (20%).

A Secretaria de Fazenda lembra que a falta de emissão da guia de recolhimento pelo sujeito passivo não o desobriga do pagamento da taxa no respectivo vencimento.

A data limite para pedir impugnação ou revisão do valor da taxa é 27 de março. O contribuinte que não concordar com o lançamento poderá impugná-lo através de reclamação ou impugnação até este prazo na Central de Atendimento ao Cidadão.

O cidadão tem ainda outros canais de atendimento, tanto para emissão da Taxa de Fiscalização de Localização e Funcionamento de 2025 ou para a solução de dúvidas. São eles:

– Núcleo de Cobrança (emissão de guias)

Fone: (67) 9 8163-0490 WhatsApp

Email: cobrancasemfaz@dourados.ms.gov.br

– Atendimento

– Núcleo de Cadastro Econômico (dúvidas)

Fones: (67) 9 8163-0233 WhatsApp

Email: cadastroeconomico@dourados.ms.gov.br

– CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO – CAC (presencial)

Rua Presidente Vargas, nº 309 – Centro

– Poupatempo Dourados (presencial)

Rua Salviano Pedroso, nº 1.050 – Jardim Água Boa

Com assessoria.

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Preço da cesta básica varia em até 309%, segundo pesquisa do Procon

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O levantamento foi feito em 12 supermercados de Dourados, onde foram coletados preços de 29 itens. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Dourados, por intermédio do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), fez pesquisa nova de preços dos produtos que compõem a cesta básica. O levantamento foi feito em 12 supermercados da cidade, onde foram coletados preços de 29 itens.

Os pesquisadores apuraram que produtos apresentam variação significativa de um estabelecimento para outro, como, por exemplo, o sabonete de 85 gramas, com diferença de 309,47%; a erva-mate de tereré, pacote de 500 gramas, diferença de 248,98%; café, pacote de 500 gramas,  diferença de 145,50% e o quilo da batata inglesa, com diferença de 155,90%.

Entre os estabelecimentos pesquisados, foram encontrados 15 itens com diferença superior a 100 % entre o produto com menor e maior preço, entre eles cebola, farinha de mandioca torrada, fubá e sabão em pó. A diferença do estabelecimento com menor preço e o de maior preço, nesta pesquisa, é de 45,03%.

O Procon recomenda que o consumidor esteja sempre atento às especificações contidas na embalagem, como prazo de validade, composição e peso líquido do produto, por exemplo.

Para esclarecimento de dúvida ou reclamação, o órgão de defesa do consumidor disponibiliza o telefone 9 8163-0595. Também há a opção de e-mail: procon@dourados.ms.gov.br . O registro ainda pode ser efetuado no site, por meio do link: https://procon.dourados.ms.gov.br/index.php?class=Welcome

Com assessoria.

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Prefeitura decreta ponto facultativo: veja o que abre e fecha no Carnaval

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Prefeitura de Dourados decreta ponto facultativo nos dias 3, 4 e 5 de março. Foto: A. Frota

Devido ao período de carnaval, o prefeito Marçal Filho decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 3, 4 e 5 de março de 2025. Os serviços considerados essenciais, como saúde, coleta de lixo e segurança, funcionarão normalmente nestes dias para garantir o atendimento à população.

De acordo com o decreto, os serviços de Saúde que funcionam normalmente durante os dias de ponto facultativo são Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital da Vida (HV) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As demais unidades de saúde de Dourados fecham e retomam o atendimento a partir da quinta-feira (06).

A farmácia do Pronto Atendimento Médico (PAM) funcionará normalmente durante o feriadão prolongado. As demais farmácias municipais ficarão fechadas e retomam o atendimento a partir da quinta-feira (06).

A coleta de lixo funcionará normalmente durante todos os dias de carnaval. Os ecopontos também atenderão normalmente, com exceção do ecoponto de descarte de pneus, que estará fechado entre os dias 3 e 5.

As unidades escolares funcionarão conforme calendário escolar próprio, publicado pela Secretaria Municipal de Educação. Os demais órgãos da Administração direta e indireta estarão fechados nos dias 3, 4 e 5 de março. O governo do Estado também decretou ponto facultativo durante o carnaval, mantendo em funcionamento os serviços essenciais de saúde e segurança pública.

COMÉRCIO E BANCOS

O comércio de Dourados vai abrir as portas em horário normal na segunda-feira, dia 3 e fechará na terça-feira, dia 4. A maioria dos estabelecimentos abre as portas na quarta-feira de cinzas a partir do meio dia, mas farmácias, postos de combustíveis, supermercados, bares e restaurantes vão atender normalmente.

O carnaval de 2025 também vai alterar o horário de funcionamento das agências bancárias. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento presencial nos bancos na segunda (3) e terça-feira (4). O atendimento será retomado na quarta-feira de cinzas, dia 5, a partir das 11h, com encerramento no horário normal de fechamento das agências.

As compensações bancárias também não serão efetivadas nessas datas, incluindo a TED. Já o PIX vai continuar funcionando normalmente. Durante o carnaval, a Febraban orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativos dos bancos, para pagar contas e realizar transferências.

Com assessoria.

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