fbpx
Connect with us

Cidades

Som da Concha deste sábado traz a fusão da música clássica com rock e canções autorais de MS

Com Tarsos Morais e Gilson Espíndola. A entrada é franca

Publicado

on

O Som da Concha deste sábado, 30 de outubro de 2021, leva ao público a fusão da música clássica com rock com o guitarrista Tarsos Morais, às 18 horas, e como show de encerramento, Gilson Espíndola apresenta canções autorais suas e de compositores do Estado, às 19 horas. Projeto criado em 2008 pela Fundação de Cultura de MS, o Som da Concha leva shows quinzenalmente aos finais de semana na Concha Acústica Helena Meirelles, que fica no Parque das Nações Indígenas. A iniciativa valoriza e difunde a produção musical sul-mato-grossense. A entrada é franca.

Tarsos Morais, produtor musical de Campo Grande, desde cedo com muito apreço pela música instrumental, traz influências do rock para a música clássica. Ele atua com produção independente de alguns artistas regionais e outros artistas fora do Estado. Começou suas atividades na música como produtor em 2010 e anteriormente já atuava como guitarrista.

Sua maior influência nos gêneros, deve se a  grandes nomes da época como Mozart, Vivaldi, e os mais atuais, John Williams e Hans Zimmer, fonte de obras magníficas explorando a guitarra elétrica e instrumentação clássica.

Tarsos Morais vai levar ao palco do Som da Concha o show “Rock in Concert”, que destaca músicas instrumentais de grande relevância histórica e sentimental para abordagem moderna. No repertório constam músicas como Eine kleine e Serenade Nº. 6, de Mozart, no primeiro momento do show e na a segunda parte, músicas populares conhecidas no cinema e também  orquestradas, como as de grandes de bilheterias como The Avengers, ( Alan Silvestri) e  Pirates of the Caribbean (Hans Zimmer). As canções foram gravadas em estúdio e rearranjadas pelo guitarrista. Acompanharão Tarsos Morais neste show, Camilio Ferraz na bateria, Gleison Ferreira e Lucas Camargo nos violinos, Edson Gimenez no contrabaixo e Kleber Almeida e Elisana Morais na voz.

Gilson Espíndola

No show Gilson Espíndola fará uma releitura de suas músicas e de compositores do estado de Mato Grosso do Sul em formato de trio usando violão e duas guitarras. Além da releitura, Gilson apresenta canções inéditas em parceria com Gilvandro Filho, Rodrigo Teixeira e Pedro Ortale.

Nascido em Aquidauana, e morando desde sua infância em Campo Grande, Gilson Espíndola cresceu num ambiente em que a música regional, boleros e guarânias, sempre estiveram presentes nas reuniões familiares onde, já na adolescência, fazia duetos com o pai e ensaiava suas primeiras composições.

Hoje aos 57 anos, Gilson traz uma respeitável bagagem musical sempre fiel à música sul-mato-grossense. É sem dúvida umas das vozes mais belas, de timbre privilegiado e interpretações originais. Vindo de uma família de artistas que culturalmente participam da identidade musical deste Estado, Gilson tem em sua formação em blues, samba e bossa nova e uma especial admiração pelo trabalho de Geraldo Espíndola que juntamente com os irmãos Celito, Tetê e Alzira formavam o grupo “Lírio Selvagem” reconhecido nacionalmente no final da década de 70.

Desde o final do ano de 2014, tem participado como músico no grupo Chalana de Prata composto por Celito Espíndola, Guilherme Rondon e Paulo Simões. Com o grupo, já se apresentou em Corumbá, Bonito, Paranaíba, Brasília, Itaquiraí, Campo Grande e Rio de Janeiro. Em agosto dos anos de 2016 e 2017 foi classificado para o FENAC – Festival Nacional da Canção, classificado entre as 100 músicas de mais de 3.000 músicas inscritas de todo Brasil. As etapas dos festivais foram em São Thomé das Letras e Extrema, cidades do estado de Minas Gerais, onde acontece todo ano e é um dos maiores e conceituados festivais do Brasil.

Em 2018 participou de dois projetos realizados pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul: “Som da Concha” e “FASP – Festival América do Sul Pantanal”. Em agosto participou do programa Senhor Brasil do Rolando Boldrin com a prima Tetê Espíndola e os músicos Caito e Tuco Marcondes. Em setembro do mesmo ano, foi aprovado no edital do FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais) realizado pela SECTUR/PMCG para produzir o DVD Gilson Espíndola – 40 anos que conta um pouco de sua trajetória na música sul-mato-grossense. Em maio de 2019, gravou o DVD “Gilson espíndola – 40 anos – Dois caminhos” que teve seu lançamento através de uma live em seu canal do Youtube em maio de 2020.

Serviço – Devido à pandemia do Covid-19, a edição 2020 do projeto acontece de forma híbrida, com transmissão ao vivo pelo www.youtube.com/fundacaodeculturamsoficial e pelo Facebook da Fundação de Cultura de MS.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024 será nesta quinta (21)

O evento é uma oportunidade para conhecer as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.

O evento é gratuito e aberto à comunidade douradense, basta fazer inscrição pelo link https://forms.gle/xQUuTM5YjhKa5WYz6

No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.

O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.

Data: 21 de novembro de 2024

Horário: 19h

Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

MP Social realiza entrega de certificados e apresenta resultados em Dourados

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos

Publicado

on

O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.

O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.

Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas

A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções

Publicado

on

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67