fbpx
Connect with us

Cidades

Simpósio gratuito aborda uso de tecnologias para área da Engenharia de Agrimensura

Evento acontece hoje às 13h30

Publicado

on

Aliar a tecnologia ao desempenho das atividades desenvolvidas por engenheiros agrimensores. Este é o principal objetivo do ‘1º Simpósio de Engenharia de Agrimensura e as Novas Tecnologias’, evento gratuito que acontece no próximo dia 22 de outubro, em Campo Grande.

A iniciativa é promovida pela ASMEA (Associação Sul-Mato-Grossense de Engenheiros Agrimensores), com apoio do Confea (Conselho Federal de Agronomia e Engenharia), Crea-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul) e Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea.

O simpósio é gratuito, destinado a profissionais das áreas correlacionadas e interessados no tema e será realizado no formato híbrido, com público presencial, no auditório da Agraer e com transmissão ao-vivo, pelo Youtube do Crea-MS.

De acordo com engenheiro agrimensor e gerente de Regularização Fundiária e Cartografia da Agraer, Jadir Bocato, o evento tem foco no profissional da área, visando a atualização para melhor execução  e fortalecimento de suas atividades. “A questão tecnológica na nossa profissão sempre foi um tema muito presente. Várias tecnologias foram incorporadas ao longo dos últimos anos, revolucionando nossa profissão.Profissionais que não se especializaram ou se aperfeiçoaram, definitivamente estão fora do mercado de trabalho, pois, tais tecnologias permitiram agilidade, precisão e menores custos na execução das atividades”, avalia Bocato.

 Programação – O 1º Simpósio de Engenharia de Agrimensura e as Novas Tecnologias contará com as palestras: Levantamentos Batimétricos Consorciados a Escaneamentos Laser Terrestre, ministrado pela coordenadora técnica da Mirante Consultoria, Maria Eduarda Almeida Reis e ainda a palestra Levantamentos Aéreos com uso de drones e suas aplicações, ministrada pelo gerente de Produto Vant na Santiago & Cintra Geo Tecnologias, Maurício Campiteli.

A programação inclui ainda demonstração prática dos levantamentos aéreos com uso de drones.

Segundo a palestrante Maria Eduarda Almeida Reis, os temas abordados são de interesse do profissional da área, em especial para o aprimoramento da atuação. “Vamos discorrer sobre a importância da utilização de tecnologias de ponta nos levantamentos topobatimétricos e para o desenvolvimento de projeto das áreas de engenharia de medições, proporcionando maior produtividade, confiabilidade e desempenho”, adianta a  profissional que traz sua experiência na área de topografia, geodésia e cartografia e ainda em processamento com laser scanner aéreo (LIDAR) e aerofotogrametria para realização de mapeamento e desenvolvimento territorial.

 O evento tem apoio ainda: da FENEA, IEMS, Mulheres do Agro MS, Zamir Geotecnologias, Santiago & Cintra Geotecnologia, Mirante – Engenharia de Medições, TecnoGis – Soluções Tecnológicas e AFEAG-MS.

As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://cutt.ly/CEOQUGj (com emissão de certificado). Mais informações pelo (67) 99938-0387.

Serviço –  1º Simpósio de Engenharia de Agrimensura e as Novas Tecnologias

Data: 22 de outubro de 2021 (sexta-feira) – às 13h30

Local: Auditório da AGRAER – Rua Desembargador José Nunes da Cunha, S/N, bloco 12 – Jardim Veraneio – Transmissão ao vivo pelo YouTube do Crea/MS.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Reunião com Beneficiários do Bolsa Família Reafirma Compromisso com a Comunidade

Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a reunião contou com a participação das equipes de saúde e educação

Publicado

on

A Prefeitura de Porto Murtinho, sob a liderança do prefeito Nelson Cintra, realizou hoje uma reunião com os beneficiários do Programa Bolsa Família dos bairros Matadouro, Salim Cafure e Km 6.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a reunião contou com a participação das equipes de saúde e educação. Durante o encontro, foram abordadas as condicionalidades do programa, esclarecidas dúvidas e reforçada a importância do acompanhamento em áreas como saúde e educação.

Com essa iniciativa, a gestão municipal encerra o ciclo de reuniões de 2024, reafirmando o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas e a promoção do bem-estar das famílias.

Esta foi a primeira das quatro reuniões de acompanhamento programadas para o bimestre, evidenciando o trabalho conjunto entre a Prefeitura, liderada por Nelson Cintra, e a comunidade. Agradecemos a todos os envolvidos nessa importante ação.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Horário especial do comércio para fim de ano começa no domingo em Dourados

O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acordo em convenção coletiva entre representantes da classe patronal  e de empregados.

Publicado

on

O comércio de Dourados passa a funcionar em horário especial de fim de ano a partir de domingo, 1º de dezembro, quando as lojas estarão abertas até 18 horas. O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acordo em convenção coletiva entre representantes da classe patronal  e de empregados.

Entre segunda-feira, 2 de dezembro, e 7 de dezembro, o comércio funcionará das 8h às 20h. Já no dia 8,   domingo, feriado municipal da padroeira da cidade, Imaculada Conceição, o comércio poderá abrir das 8h às 16h.

Já a partir do dia 9 e prosseguindo até o dia 23, as lojas poderão funcionar das 8h às 22h, com exceção dos sábados, que serão das 8h às 20h e dos domingos, das 9h às 18h.

Na véspera de Natal o comércio funciona das 8h às 18h, fecha no dia 25 e reabre dia 26 em horário normal, das 8h às 18h. No dia 31 o funcionamento será das 8h às 17h.

Continue Lendo

Cidades

Cerca de 50 indígenas precisaram de atendimento médico após confronto

Equipe do Hospital Universitário foi ao local e passou a tarde dando assistência aos feridos

Publicado

on

Aproximadamente 50 indígenas precisaram de atendimento médico após o confronto com policiais do Batalhão de Choque, nessa quarta-feira (27), em Dourados, a 251 km de Campo Grande. Além das duas mulheres encaminhadas para o Hospital da Vida com ferimentos mais graves, uma equipe do Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) realizou atendimento no local durante toda a tarde.

Os atendimentos foram, em maioria, de indígenas que relataram dores e ferimentos causados por balas de borracha. Foram realizados aproximadamente 20 curativos em ferimentos desse tipo, administradas 20 medicações para dor e mal-estar, além de oito aferições de pressão arterial em pessoas hipertensas.

Entre os integrantes da equipe estavam um médico, dois enfermeiros, cinco residentes de saúde indígena e duas acadêmicas de medicina.

Conflito – A Polícia Militar usou balas de borracha e bombas de gás para desbloquear a MS-156, ocupadas por indígenas. Moradores das Aldeias Bororó e Jaguapiru relatam falta de diálogo e alegam que a ação policial foi motivada pela falta de água potável na região, apesar de iniciativas governamentais para solucionar o problema, incluindo o fornecimento de água por caminhões-pipa e a perfuração de novos poços.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública afirma que a ação policial ocorreu após esgotadas as negociações, para garantir direitos constitucionais. O incidente também resultou em ferimentos em 12 policiais e danos a viaturas.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67