A Saúde Única (One Health) tem ganhado espaço dentro das discussões científicas que tratam de questões ligadas à Saúde e Epidemiologia. A visão integrada entre a saúde humana, animal e saúde ambiental tem sido discutida por diversos cientistas mundo a fora, principalmente, após a pandemia da Covid-19. O desequilíbrio entre esses três eixos pode representar o surgimento de novos agentes infecciosos a partir da interação entre animais e seres humanos, levando à eventuais ocorrências de zoonoses.
Antenados a questão global, a Secretaria de Estado de Saúde com apoio do Conselho de Secretaria Municipais de Saúde de MS (COSEMS/MS), realiza 1º e 2 de dezembro, o Iº Simpósio de Saúde Única/One Health de Mato Grosso do Sul – sendo um importante evento para abordar políticas, programas e projetos prevenção –, além de mobilizar toda a sociedade para trabalhar este novo conceito de forma integrada e estar preparada para eventuais ameaças endêmicas e pandêmicas.
Para o secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, um evento desta magnitude reforça que Mato Grosso do Sul está em consonância com o cenário internacional. “Isto mostra que nós estamos cuidando da saúde de toda a população e que estamos conectados com que os principais cientistas estão discutindo na Europa e nos Estados Unidos, por exemplo. Na pandemia, nós sempre estivemos juntos da ciência, e com a realização deste evento, certamente os nossos secretários municipais, profissionais de saúde terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse assunto tão importante que é a Saúde Única”.
A secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, ressalta que esteve evento realizado nesta quinta-feira (1º) e sexta-feira (2), vai trazer importante abordagens sobre o tema. “A Saúde Única/One Health mobiliza vários setores, disciplinas e comunidades em vários níveis da sociedade para trabalharem juntos e neste simpósio vamos conhecer melhor e saber como nos prevenir, prever, detectar e responder a eventuais ameaças globais à saúde, como foi o caso da pandemia de COVID-19, onde quando ela surgiu, todos nós não estávamos preparados para enfrenta-la. Por isso, é importante a realização deste tema tão importante a todos nós”.
O Iº Simpósio de Saúde Única/One Health de Mato Grosso do Sul vai debater o conceito de Saúde Única com stakeholders (interessados), cientistas e parceiros governamentais e não-governamentais.
“O nosso evento começa hoje, 1º de dezembro, com a realização de palestras lá na Assomasul destinado aos secretários municipais de saúde, vamos ter como palestrantes pessoas importantíssimas como a Dra Cristina Pettan-Brewer professora e pesquisadora da Universidade de Washington (EUA) e o Dr. Peter Rabinovich também da Universidade de Washington (EUA), ambos por web; a nossa responsável pela Saúde Única em MS, Dra Danila Frias; a diretora científica do Pandemic Prevention Institute da Rockefeller Foundation, Dra. Ana Bento – por web; Dr. Rodrigo Stábeli membro do departamento de preparação e respostas em catástrofe em saúde pública da OPAS; além do Dr. Antônio Mauro Saraiva pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP e a Dra. Vivyanne Santiago Magalhães, consultora do Grupo Técnico de Saúde Única, do Ministério da Saúde”, diz Maymone.
“Já no dia 2 de dezembro, no auditório do Bioparque, o evento vai ser voltado aos profissionais de saúde e vamos contar com importantes personalidades como o Dr. Julio Croda, pesquisador da Fiocruz, Luiz Alcântara, Dr. André de Abreu também ligado a Fiocruz, Dra. Juliana Calábria do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG; Dra. Juliana Galhardo, da UFMS; Dra. Aiesca Pellegrin, da Embrapa de Corumbá; Dra. Simone Simionatto, da UFGD; Dra. Maria Paula de Albuquerque da USP; Dra. Adolarata Aparecida Bianco Carvalho, membro do Conselho Nacional de Saúde e da Rede One Health Brasil e o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, além do nosso secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto”, destaca a secretária-adjunta da SES.
Veja aqui a programação:
(Com assessoria. Fotos: Divulgação)