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Gestão

Servidores da área da saúde participam de palestra sobre compliance público

O evento aconteceu no auditório da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser e contou com a participação de 100 servidores.

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Mais uma edição da palestra “O Compliance no Poder Público” foi realizada, na tarde da última segunda-feira (22). Desta vez, quem recepcionou a iniciativa – que é de autoria da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS), através da Diretoria-Geral de Governança e Compliance (DGC) -, foram os servidores da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O evento aconteceu no auditório da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser e contou com a participação de 100 servidores. O secretário de saúde de Mato Grosso do Sul, Maurício Simões, e a controladora-geral adjunta do Estado, Marina Hiraoka, marcaram presença.

O objetivo da palestra foi apresentar como o processo de implementação do compliance nos órgãos estaduais será desenvolvido. Isso porque, conforme previsto no Contrato de Gestão, a Secretaria é um dos três primeiros entes públicos a contar com a orientação e o auxílio da CGE-MS na gestão de riscos e na elaboração do programa de integridade.

Segundo a controladora-geral adjunta do Estado, Marina Hiraoka Gaidarji, a CGE-MS vem atuando em parceria com os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual para implementar a Política de Compliance, importante mecanismo de auxílio no processo da busca pela excelência objetivada pelo governo.

“É uma realidade o fato de que, cada vez mais, os recursos públicos estão escassos e as demandas aumentando. Por isso, é primordial que a máquina pública seja ainda mais eficiente, eficaz e com entregas efetivas. Para tanto, se faz necessário um ambiente íntegro e com menores probabilidades de que riscos se concretizem e prejudiquem o atingimento dos objetivos almejados”, pontuou.

Nesse sentido, para sistematização de respostas aos riscos e, consequentemente, maior eficiência no trato com qualquer acontecimento que possa tentar impedir o sucesso das estratégias traçadas, no encontro foram abordados os conceitos de integridade, compliance, plano de compliance, risco, gestão de risco e política de risco.

“O papel da Controladoria junto aos órgãos e entidades, nesse primeiro momento, é de apoio técnico na definição e estruturação das práticas de compliance, ou seja, na sua implantação. A partir do momento em que essas práticas forem implementadas pelas instituições o valor agregado se apresentará no fortalecimento da governança, no aumento do alcance dos objetivos, na melhor alocação dos recursos e, consequentemente, na melhor qualidade dos serviços prestados”, explicou a diretora-geral de governança e compliance da CGE-MS, Fabiana Ferreira Saldivar.

Para o secretário de saúde do Estado, Maurício Simões, a iniciativa é um marco não apenas para o Estado, mas também para o cidadão sul-mato-grossense.

“A SES é uma secretaria que trabalha 24 horas por dia, 365 dias por ano, com inúmeros processos que impactam diretamente na vida e na saúde das pessoas. Portanto, cuidar para que todos os processos internos sejam revisados e revistos sob a ótica da transparência, legalidade, conformidade, ética, princípios e valores que regem a boa atividade pública é muito satisfatório. Eu fico muito feliz em saber que a SES já está em fase de implantação do seu sistema de compliance que, com certeza, será motivo de orgulho para o povo do Mato Grosso do Sul”, destacou.

Na próxima quarta-feira (24), às 13h30, quem sedia a palestra “O Compliance no Poder Público” é a Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEAD). O encontro será realizado na Escola Superior de Defensoria Pública, situada à Rua Raul Pires Barbosa, 1464 – Vila Manoel da Costa Lima, Campo Grande – MS.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Gestão

Governo de MS abre processo seletivo com 123 vagas na Agraer e salários que passam de R$ 7 mil

Todos os cargos são para jornada de 40 horas semanais.

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A SAD (Secretaria de Estado de Administração) e a Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), através da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), publicaram nesta quarta-feira (4) o edital anunciando a abertura do processo seletivo simplificado destinado à seleção de pessoal para atuação na Agraer, em diversos municípios de Mato Grosso do Sul.

O documento consta no Diário Oficial do Estado, no edital n. 1/2024 – SAD/SEMADESC/AGRAER, e confirma o certame voltado para a contratação de 123 profissionais com formação de nível médio e superior.

São cinco vagas para Pesquisador, distribuídas nas áreas de Medicina Veterinária, Biologia e Zootecnia, com remuneração de R$ 7.248.47, e exigência de mestrado nas áreas de pesquisa. Para Gestor Sócio Organizacional Rural são sete vagas partilhadas nas áreas de Biblioteconomia e Serviço Social e remuneração de R$ 7.248.47.

Técnico de Desenvolvimento Rural oferece 79 vagas para as áreas de Técnico Agrícola/Agropecuário, Técnico Laboratório e Agrícola/Agropecuário com ênfase em Topografia e remuneração de R$ 3.158,81. Por fim, Agente de Serviço Sócio Organizacional, exigindo apenas Ensino Médio e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B, apresenta 32 vagas e remuneração de R$ 3.158,81.

Todos os cargos são para jornada de 40 horas semanais. Das vagas destinadas a pessoa com deficiência (PcD), ao negro e ao indígena são reservados 5% para pessoas PcDs, 20% para negros, e 3% para indígenas.

As inscrições já estão abertas e se encerram no dia 23 de setembro de 2024, às 17h. O candidato pode realizar a inscrição pelos sites www.spdo.ms.gov. br e www.concursos.ms.gov.br.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Gestão

Interiorização: ‘Ageprev Perto de Você’ leva capacitação sobre previdência para Coxim

O diretor de Gestão de Informação da Ageprev, João Ricardo Dias de Oliveira, falou em nome do seu diretor-presidente Jorge Oliveira Martins.

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O campus de Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Coxim recebeu nos dias 28 e 29 de agosto, a quinta edição da segunda etapa do projeto Ageprev Perto de Você.
O programa de interiorização da Ageprev (Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul) tem o objetivo de capacitar os segurados ativos a respeito de temas como benefícios previdenciários, previdência complementar, perícia médica, educação financeira e Sistema de Gestão de Previdenciária.

O projeto dissemina conhecimento e informações relacionados às atualizações do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, suas inovações e benefícios previdenciários, além da forma prática e maneira adequada de manuseio de sistemas e plataformas vinculadas à previdência estadual.

O diretor de Gestão de Informação da Ageprev, João Ricardo Dias de Oliveira, falou em nome do seu diretor-presidente Jorge Oliveira Martins.

Realizado na cidade de Coxim no modelo de workshop, o evento contou com 71 participantes vindos dos municípios de Coxim, Alcinópolis, Camapuã, Costa Rica, Figueirão, Paraiso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora, além da cidade sede. As palestras foram realizadas presencialmente em dois dias, com duração total de 15 horas.

Para a realização de mais esta etapa do projeto, a Ageprev conta com parceria da Secretaria de Administração, da Fundação Escola de Governo e participação de representantes da Fundação de Previdência Complementar de Mato Grosso do Sul – Prevcom/MS.

Expectativas

Servidora do Imasul, Patrícia Mendonça afirmou que o objetivo é “adquirir conhecimento de maneira a poder atender melhor os servidores. O conhecimento que levo será repassado para a equipe e, assim, poderemos aplicar melhor no nosso dia a dia”.

Já o oficial da Policia Militar de Mato Grosso do Sul, Adrian Giovanny Leguizamon, radicado em Chapadão do Sul, destacou a importância da atualização tecnológica. Em sua visão, a informatização dos processos “traz maior agilidade no que tange à gestão de pessoas e processos administrativos referentes a reserva e reforma”.

Ao término deste workshop, o projeto alcança um total de 649 servidores capacitados e atualizados sobre temas relevantes relativos aos regime próprio de previdência do Estado, a grande maioria representada por servidores que desenvolvem funções em setores de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Gestão

Planejamento: secretários alinham estratégias para último trimestre de 2024

Reunião aconteceu nesta terça-feira (27)

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Com intuito de garantir a transversalidade nas ações estratégicas da administração estadual, o titular da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), Rodrigo Perez, se reuniu com demais titulares das secretarias de Estado nesta terça-feira (27) na governadoria.

“Importante termos esse alinhamento na gestão para discutirmos pautas que interessam aos sul-mato-grossenses. O governador Eduardo Riedel tem cobrado do time de secretários uma série de entregas e esses encontros servem para garantir que haja integração no planejamento e na execução”, explicou o titular da Segov.

Além da reunião periódica secretarial, quando o governador Eduardo Riedel convida os secretários para apresentação dos projetos em andamento em suas pastas, outros encontros com foco na execução e cumprimento de metas são realizados pelo Executivo Estadual.

Assim, o encontro entre os chefes das pastas trata de temas transversais e de uma atuação em consonância com tais diretrizes, reunindo ali as secretarias para um trabalho voltado a diversas áreas, tanto para pastas com atividade-meio como para as com atividade-fim.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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