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Gestão

Servidoras de diferentes gerações apontam conquistas e planejam o futuro no Governo de MS

A história do sonho e da dedicação de duas servidoras públicas se une para homenagear todos os trabalhadores que contribuem para que o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

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No Dia do Servidor, comemorado ontem (28), a história do sonho e da dedicação de duas servidoras públicas se une para homenagear todos os trabalhadores que contribuem para que o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul ofereça serviços de qualidade em seus 79 municípios.

A construção permanente da valorização profissional daqueles que atuam como servidores também faz parte das conquistas ao longo dos anos. Terezinha Arantes Bernardes, 70 anos, é uma das servidoras na ativa mais antiga do Estado, e Sandriane Soares Batista de Souza, 32 anos, é uma das mais recentes servidoras, assumindo na semana passada a vaga na área de fiscalização ambiental no Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

Terezinha é servidora pública desde 1° de outubro de 1975, dois anos antes da criação de Mato Grosso do Sul, e continua na ativa. Ela trabalha há dez anos na área de gestão de pessoas, na SAD (Secretaria de Estado de Administração), onde atua na coordenação das carreiras públicas.

“A cada projeto que a gente consegue avançar em correção de distorção, avaliação e promoção do desenvolvimento do servidor, que tinha expetativa de ser reconhecido, eu tenho o sentimento de estar motivando o servidor que está lá na ponta na saúde, educação, segurança. Pelo tempo que estou no Estado eu já vi professor muito frustrado com salário, hoje não é esse o motivo de estar com alguma dificuldade. Nós contribuímos para que hoje o salário do professor esteja melhor. Fizemos estudos neste sentido e buscamos viabilizar em levar informação para os gestores, dá satisfação saber que de alguma forma contribui para a satisfação naquilo que o servidor está fazendo quando atende a população”, explicou Terezinha.

Os quase 50 anos de atuação como servidora pública, possibilitam que ela avalie as situações de forma abrangente e possa opinar de maneira eficiente em diversas áreas. Para ela, o conhecimento que cada servidor possui é a melhor contribuição que pode ser dada para o trabalho, beneficiando a população.

Terezinha já soma quase 50 anos de serviço público

“O que pode oferecer de melhor é o conhecimento de forma comprometida. A gente tem que fazer o máximo que puder com as ferramentas que temos. No serviço público, pelo fato de não estar diretamente relacionado com o recurso que te financia, às vezes o servidor fica meio descomprometido com o resultado. Temos um potencial muito grande, e uma gestão com capacidade de avançar com responsabilidade e comprometimento. Torço para que aconteça muitas coisas na vida dos cidadãos, proporcionado pelos servidores comprometidos com o trabalho, felizes e realizados”, disse Terezinha.

Enquanto a servidora com 49 anos de trabalho dedicados a função avalia o momento atual de valorização, a indígena terena Sandriane, que tomou posse no dia 21 de outubro, para atuar na área de fiscalização ambiental do Imasul, afirma que realizou um grande sonho.

“Desde muito cedo, ser servidora pública sempre foi o meu sonho, e venho lutando por isso há muito tempo. Fui aprovada no concurso pela conta indígena. Isso é de grande importância, porque traz o reconhecimento para a cultura e a história do meu povo”, disse Sandriane.

A atuação na área do meio ambiente, na preservação dos recursos naturais, também é apontada por ela como de grande importância para o atual momento. “A área do meio ambiente sempre foi a que eu mais amei em toda a minha vida, pela preservação dos recursos naturais e pela conscientização do desenvolvimento sustentável. O meio ambiente é muito importante para a sobrevivência de todos nós, então eu pretendo trabalhar com toda a minha dedicação para que haja essa preservação e conscientização da importância dele”, disse servidora.

Sandriane assinando a posse no Imasul

A interação com os demais servidores também já faz parte dos planos de Sandriane. “Pretendo me inspirar bastante naqueles servidores que já estão atuando na área há muito tempo e buscar o máximo possível essa interação para que o trabalho floresça junto. Quero buscar com eles o conhecimento que construíram até aqui e a partir de então deixar um legado também para as próximas gerações”, finalizou.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Procuradora-geral de MS é eleita vice-presidente do Conselho Nacional da Advocacia Pública Fiscal

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A procuradora-geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Ana Carolina Ali Garcia, foi eleita primeira vice-presidente do Conap (Conselho Nacional da Advocacia Pública Fiscal). O órgão colegiado teve sua criação aprovada na tarde desta quarta-feira (6) para debater diretrizes estratégicas visando ao fortalecimento e à cooperação em torno de assuntos de interesse nacional, sobretudo a reforma tributária.

O conselho será presidido pela procuradora-geral da Fazenda Nacional, Anelize Lenzi Ruas de Almeida, e terá como segundo vice-presidente o procurador-geral do município do Rio de Janeiro, Daniel Bucar.

O colegiado contempla o desafio permanente das procuradorias de modernização institucional para uma atuação fiscal mais eficiente, técnica e alinhada às expectativas da sociedade, o que envolve a construção de políticas públicas eficazes.

Ana Carolina foi eleita por unanimidade pelos 27 procuradores do Estado e do DF, sob a indicação da presidente do Conpeg (Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do DF), Inês Coimbra (procuradora-geral de SP). Após a escolha de seu nome por aclamação, reafirmou seu compromisso com a advocacia pública e com a atuação em rede para que as procuradorias alcancem resultados positivos.

“Hoje, com a criação do Conap, transformamos um ideal, que é a atuação em rede, em algo concreto. No âmbito da advocacia pública, temos encarado todas essas mudanças, sobretudo a restruturação do nosso sistema tributário, como uma grande oportunidade, para que possamos melhorar a nossa governança, o nosso autocontrole, as nossas atribuições. Sem dúvidas, o Conap é o ambiente propício para isso. Contem com muita dedicação e a nossa atuação de forma coletiva”, disse em seu discurso após a eleição.

Inês Coimbra destacou a formação do novo conselho como algo essencial para a discussão das questões fiscais do país.

“A criação do Conap não deixa de ser um aquecimento para a atuação das procuradorias no Comitê Gestor da reforma tributária, onde poderemos agora trabalhar conjuntamente de forma institucionalizada”, observou a presidente do Conpeg.

A presidente eleita do colegiado, Anelize Lenzi, afirmou que a advocacia tem se unido cada vez mais em torno de questões de relevância nacional e destacou a reforma tributária como um dos maiores desafios nesse sentido.

“Atuando em conjunto, podemos não apenas transformar a nossa realidade local, mas também a realidade do povo brasileiro, com uma política pública com mais segurança, menos litigiosidade, soluções mais baratas e mais fáceis para os nossos entes, não apenas no âmbito da reforma, mas nas nossas consultorias, no contencioso e no desenho das políticas públicas. Temos muito a ganhar com esse trabalho cooperativo”, disse.

A criação oficial do Conap acontecerá no dia 2 de setembro, durante evento no Senado, com a presença de lideranças políticas e da advocacia de todo o País. O conselho reúne procuradorias da União, dos estados e dos municípios, onde os desafios da reforma tributária serão tratados de forma coletiva.

A Reforma

A reforma tributária no Brasil tem avançado com a regulamentação das novas regras aprovadas em 2023. O objetivo central é simplificar o sistema, unificando cinco tributos (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) em dois: a CBS (federal) e o IBS (estadual e municipal). A transição será gradual até 2033, com início dos testes em 2026.

A legislação já foi sancionada e, atualmente, o governo federal, estados, municípios e o setor privado discutem os detalhes da implementação, como alíquotas, regimes especiais e o funcionamento do comitê gestor. A meta é tornar o sistema mais transparente, justo e eficiente.

Fernanda Fortuna, Comunicação PGE

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Naviraí recebe o 4º Encontro dos Seminários Regionais do MS Ativo Municipalismo

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Nessa quarta-feira (04), foi a vez de Naviraí receber mais uma edição dos Seminários Regionais do MS Ativo Municipalismo, iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul voltada para o fortalecimento do desenvolvimento regional e a cooperação intermunicipal. A caravana do programa chegou à cidade promovendo um ambiente de troca de experiências e capacitação para os gestores públicos municipais da região sul do Estado.

O evento foi organizado em dois períodos, com programação das 9h às 18h. Pela manhã, a cerimônia de abertura reuniu autoridades locais e estaduais no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (ACEN). Em seguida, foram apresentadas as diretrizes do Ciclo 2025 do MS Ativo Municipalismo, além dos modelos para o Plano Plurianual Municipal (PPA) e o Contrato de Gestão Municipal. No período da tarde, oficinas temáticas abordaram temas essenciais nas  áreas infraestrutura, saúde, educação, assistência social e desenvolvimento econômico.

O encontro contou com aproximadamente 250 participantes, entre prefeitos, vereadores, secretários municipais e equipes técnicas, representando os municípios: Naviraí, Deodápolis, Glória de Dourados, Itaquiraí, Jateí, Juti e Novo Horizonte do Sul – proporcionando um espaço para diálogo, troca de experiências e construção de estratégias voltadas para o fortalecimento da gestão pública.

Secretária-adjunta da Segov/MS, Ana Carolina Nardes.

Representando o governador, Eduardo Riedel, a secretária-adjunta da Segov/MS (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), Ana Carolina Nardes, agradeceu a participação e o engajamento de todos presentes e destacou a relevância do evento para o fortalecimento da administração municipal. Ela reforçou o compromisso do governo estadual com a cooperação entre municípios, estimulando a implementação de políticas públicas integradas e o uso de ferramentas estratégicas para uma gestão mais eficiente.

“Nosso objetivo é garantir que os municípios compreendam o programa, tenham acesso à capacitação e ao suporte técnico necessário para aprimorar a gestão pública e, consequentemente, oferecer serviços de maior qualidade à população”, enfatizou.

O prefeito de Naviraí, Rodrigo Sacuno, saudou os prefeitos da região, frisando que essa iniciativa do Governo do Estado, de ir até os municípios dar o suporte necessário, estimula o desenvolvimento regional. “Estamos focados em uma gestão eficiente e voltada para os anseios da população. A troca de experiências e o apoio do Governo do Estado são fundamentais para impulsionar projetos estruturantes nos municípios”, declarou.

Secretário-executivo, Thaner Castro Nogueira; Secretário de Estado da Casa Civil, Eduardo Rocha; Chefe de Gabinete do Vice-governador do Estado José Carlos Barbosa (Barbosinha), Dorival Betinie; Prefeito de Naviraí, Rodrigo Sacuno; Presidente da Câmara Municipal de Naviraí, Daniel Moretto.

O secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira, destacou a importância do programa para a modernização da administração pública. Segundo ele, o Ciclo 2025 do MS Ativo Municipalismo busca sensibilizar prefeitos e secretários sobre a adoção de práticas administrativas eficazes, alinhadas às diretrizes do Plano Plurianual 2026-2029 e ao plano de governo estadual.

Também estiveram presentes, o secretário de Estado da Casa Civil, Eduardo Rocha, o chefe de gabinete do vice-governador do Estado José Carlos Barbosa (Barbosinha), Dorival Betinie e o presidente da Câmara Municipal de Naviraí, Daniel Moretto.

O próximo encontro do MS Ativo Municipalismo, será amanhã, quinta-feira (05), em Nova Andradina, dando continuidade ao ciclo de capacitações e debates. Para mais informações sobre o programa e os próximos encontros, acesse o portal oficial do MS Ativo Municipalismo: msativo.ms.gov.br

Renata Brum, Comunicação Segem.

Fotos: Victor Dobbins/PMN/Imprensa

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Governo de MS publica revisão anual dos salários dos servidores estaduais

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O Governo de Mato Grosso do Sul publicou nesta sexta-feira (16) a lei que prevê a revisão geral anual dos salários dos servidores estaduais efetivos e comissionados, com índice de 5,06% sobre o vencimento-base ou subsídio. Neste contexto entram os funcionários da Administração Direta, autarquias e fundações do Poder Executivo Estadual.

Segundo a publicação o índice se estende aos servidores públicos estaduais inativos integrantes da Administração Direta, fundações, autarquias e Poder Executivo Estadual, que seguem a regra constitucional de paridade e seus respectivos pensionistas, a título de revisão geral anual.

Assim como aos servidores públicos estaduais, efetivos e comissionados, ativos e inativos com direito à paridade e seus respectivos pensionistas que fazem parte da Defensoria-Pública, Tribunal de Contas, Ministério Público de Contas, Assembleia Legislativa, Poder Judiciário e do Ministério Público Estadual.

Também estão incluídos os militares estaduais inativos e seus pensionistas que fazem parte desta paridade. De acordo com o Governo do Estado, o índice definido para revisão anual segue a recomposição da perda inflacionária.

O Governo do Estado enviou projeto para Assembleia Legislativa no final de abril. A proposta foi avaliada e aprovada pelos deputados estaduais. A lei foi sancionada pelo governador Eduardo Riedel e entra em vigor na data da sua publicação no Diário Oficial do Estado, com efeitos a partir de 1º de maio de 2025.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Foto: Álvaro Rezende/Arquivo

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