fbpx
Connect with us

Geral

Senai oferece qualificações na Rodada de Empregabilidade do setor de bioenergia

A ação será realizada simultaneamente em 10 municípios no próximo dia 18, véspera do Dia Nacional da Bioenergia, celebrado em 19 de outubro

Publicado

on

O Senai é um dos participantes da Rodada da Empregabilidade voltado ao setor de bioenergia. Inédita, a iniciativa da Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) e da Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado (Biosul) será realiza na próxima sexta-feira (18/10) simultaneamente em 10 municípios.

Com oferta de qualificações na área de bioenergia, o Senai estará presente nos municípios de Campo Grande, Aparecida do Taboado, Dourados, Maracaju, Nova Andradina, Sidrolândia e Sonora. O evento também será realizado nas cidades de Caarapó, Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante. A equipe também fará um diagnóstico quanto as necessidades de capacitações conforme a demanda da indústria e os perfis profissionais do mercado.

O objetivo do Rodada é conectar as usinas de bioenergia com pessoas que buscam oportunidades profissionais, oferecendo um processo de recrutamento ágil para 376 vagas abertas por diversas empresas do setor.

Entre elas estão Agroterenas – Estrela do Oeste, Alcoolvale, Atvos, BP Bunge Bioenergia, CerradinhoBio Neomille, Energética Santa Helena, Inpasa, Raízen, Usina Laguna e Usina Sonora.

Os interessados devem comparecer à Casa do Trabalhador de um dos municípios participantes, munidos de documentos pessoais e carteira de trabalho, para se cadastrarem nas vagas disponíveis. No local, equipes de Recursos Humanos das usinas realizarão a seleção e o recrutamento em tempo real, encaminhando os candidatos para o processo seletivo mais adequado.

Entre as vagas oferecidas, destacam-se as ocupações de mecânico (automotivo, industrial e agrícola), eletricista, operador (moenda, classificador, caldeira, cozimento e centro de operações) e analista (laboratório, financeiro, ambiental, planejamento e controle da manutenção (PCM)). Embora a formação básica e experiência possam ser diferenciais, elas não são obrigatórias, e todas as vagas estão abertas para candidatos PcD (Pessoas com Deficiência).

Sobre o setor de bioenergia

O setor de bioenergia em Mato Grosso do Sul conta com 22 usinas que produzem açúcar, etanol e bioeletricidade a partir da cana-de-açúcar e do milho. Presente em mais de 40 municípios, o setor gera cerca de 30 mil empregos diretos e contribui com 16,5% do PIB industrial do Estado. Além disso, as empresas investem fortemente na capacitação e formação de seus colaboradores, oferecendo oportunidades de crescimento profissional. A bioenergia é fundamental para a matriz energética brasileira, uma das mais limpas do mundo, e contribui diretamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa, substituindo combustíveis fósseis. Além disso, o setor é uma importante fonte de geração de empregos e renda, especialmente em regiões agrícolas.

Mapa da Rodada

Campo Grande – Funtrab

Rua Treze de Maio, 2773 – Centro

Aparecida do Taboado – Casa do Trabalhador

Avenida Orlando Mascarenhas, 2059 – Jardim Morumbi

Empresa: Alcoolvale

Caarapó – Casa do Trabalhador

Avenida Presidente Vargas, 861 – Centro

Empresa: Raízen

Dourados – Casa do Trabalhador

Avenida Weimar Gonçalves Torres, 2548 – Jardim Tropical

Empresas: BP Bunge Bioenergia e Inpasa Dourados

Maracaju – Casa do Trabalhador

Rua Melânio Garcia Barbosa, 119 – Centro

Empresa: CerradinhoBio Neomille

Nova Alvorada do Sul – Casa do Trabalhador

Rua Antônio Barbosa, 1195 – Centro

Empresa: Atvos

Nova Andradina – Casa do Trabalhador

Rua Valter Hubacker, 1368 – Centro

Empresas: Agroterenas – Estrela do Oeste, Energética Santa Helena e Usina Laguna

Rio Brilhante – Casa do Trabalhador

Avenida Lourival Barbosa, 965 – Centro

Empresas: Atvos e Raízen

Sidrolândia – Casa do Trabalhador

Rua Santa Catarina, 750 – Centro

Empresa: Inpasa Sidrolândia

Sonora – Casa do Trabalhador

Avenida do Povo, 1500 – Centro

Empresa: Usina Sonora

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cantora Angelique faz show de gravação do álbum neste domingo

Álbum tem 10 faixas e será lançado ainda este ano

Publicado

on

No vasto cenário da música brasileira, um novo álbum emerge como uma voz poderosa e singular, “Brasileiríssima”, de Angelique, uma artista mato-grossense cuja trajetória pessoal e artística é marcada por questões de identidade, raça e resiliência. O álbum será lançado no domingo (20), às 20h, com um show gratuito na Cervejaria Canalhas, em Campo Grande.

Angelique conta que suas composições sempre foram um reflexo dos sentimentos, revoltas e questionamentos que carregou ao longo da vida. Para ela, incorporar temas de raça e identidade no álbum foi algo natural e essencial. “Queria expressar não só o que sinto, mas a realidade de tantas outras pessoas negras no Brasil. A resiliência é sobre a capacidade de seguir em frente, de ter força diante das adversidades, e o álbum traz essa força, remetendo à luta dos nossos ancestrais que batalharam por liberdade”, detalha.

Um dos momentos mais tocantes do álbum é a faixa “Navio Negreiro”, uma releitura da poesia de Luiz Cláudio, que aborda a herança dolorosa da escravidão no Brasil. Segundo Angelique, a inspiração veio do desejo de resgatar essa parte da história que ainda precisa ser mais discutida.

“Essa música toca fundo na alma e nos lembra das cicatrizes deixadas pela escravidão. Trouxe esse tema para o álbum como uma forma de honrar a memória dos nossos antepassados e provocar uma reflexão sobre como essa herança impacta a sociedade até hoje”, pontua.

Outra faixa marcante é “Não posso mais negar quem sou”, que Angelique descreve como um ponto de virada em sua carreira. “Essa música reflete o processo de me entender, me aceitar e ter orgulho de quem sou. É uma declaração de liberdade e de acolhimento da minha identidade”, revela. Em meio a temas tão densos, o álbum também oferece momentos de leveza, como em “Um samba pra você”, uma celebração do amor e da vida. “Quis trazer um momento de respiro, mostrando que, apesar das lutas, também há espaço para o afeto e a alegria”.

Angelique morou em diversas regiões do Brasil, incluindo Rio de Janeiro e Santa Catarina, e essas experiências culturais enriqueceram sua musicalidade. “Em cada lugar, absorvi influências que ampliaram meu olhar e minha forma de compor. Minha história com o samba começou em 2016, em uma roda na Pedra do Sal, no Rio, e aquilo mexeu comigo de uma maneira profunda. Em Campo Grande, tive a honra de trabalhar com Serginho d Prima, grande sambista e produtor do álbum”, comenta.

Sobre suas expectativas para o lançamento de “Brasileiríssima” no cenário musical sul-mato-grossense, Angelique espera que o álbum amplie a visibilidade de vozes femininas no samba e traga reflexões sobre inclusão social. “Espero que mulheres negras que ouvirem se sintam lindas e empoderadas. Quero que elas saibam que, apesar de uma sociedade injusta, nossa beleza e força são inegáveis”, exclama.

Angelique acredita que a música pode ser um catalisador de mudanças sociais. “Um álbum como ‘Brasileiríssima’ não é apenas entretenimento, é um chamado à ação, à empatia e à conscientização. A arte tem o poder de mover consciências e provocar transformações”, finaliza.

O show de lançamento de “Brasileiríssima” será realizado neste domingo, às 20h, na Cervejaria Canalhas, localizada na Rua Oceano Atlântico, 99 – Chácara Cachoeira, com entrada gratuita. A gravação do álbum possui investimento da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura (MinC), órgão do Governo Federal, através de edital promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), da Prefeitura de Campo Grande.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Geral

Consumo de Pão Francês: a preferência na mesa dos brasileiros

Atacadista investe em padarias próprias para garantir pão fresquinho aos clientes

Publicado

on

O pão francês, um ícone da mesa brasileira, mantém sua posição de destaque na dieta nacional. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), o Brasil consome anualmente 2,3 milhões de toneladas deste alimento, representando 34,39% dos produtos panificados vendidos no país. Este número não apenas reflete uma preferência gastronômica, mas também uma tradição cultural que atravessa gerações. A origem do pão francês no Brasil remonta ao início do século XX, quando a elite da Primeira República adotou a cultura francesa como padrão, trazendo consigo a baguete que, com o tempo, foi adaptada aos gostos e ingredientes locais.

Para homenagear essa iguaria tão variada, tão popular e tão consumida, foi criado o Dia Mundial do Pão, celebrado em 16 de outubro. O dia foi instituído em 2000, em Nova York, pela União dos Padeiros e Confeiteiros. Nutricionalmente, o pão francês é uma fonte de energia rápida, devido ao seu alto teor de carboidratos. Uma unidade de aproximadamente 50g contém cerca de 135 kcal, 28,5 g de carboidratos, 4,1 g de proteínas e 320 mg de sódio. Apesar de ser uma opção prática para o dia a dia, especialistas recomendam moderação no consumo, especialmente para pessoas que necessitam controlar a ingestão de sódio e carboidratos refinados.

Em Campo Grande, o Fort Atacadista reconhece a importância desse alimento no cotidiano dos seus clientes. Com padarias em 80% de suas lojas, a empresa planeja expandir esse serviço, garantindo que até novembro todas as suas 10 lojas ofereçam pão francês assado na hora. Rafaellen Duarte, coordenadora de Marketing do Fort Atacadista, destaca a relevância dessa iniciativa: “Entendemos que o pão francês não é apenas um produto, mas um elemento essencial na mesa dos nossos clientes. Por isso, investimos para garantir que o pão esteja disponível, fresco e quentinho, a qualquer momento do dia, reforçando o compromisso do Fort Atacadista com a qualidade e a satisfação de quem nos escolhe para suas compras diárias.”

Nas padarias do Fort Atacadista, os clientes irão encontrar pães variados, bolos, itens artesanais, cucas, salgados, doces, sobremesas, baguetes, biscoitos e o pão francês quentinho, para receber as ofertas do Fort Atacadista, o site de inscrição é fortatacadista.com.br/zapfort/ e escolher de qual loja deseja receber as promoções. As compras realizadas com Vuon Card, cartão exclusivo do Grupo Pereira, tem descontos e condições especiais de pagamentos.

Sobre o Grupo Pereira

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completou 61 anos de história em 2024. Atualmente, conta com 20 mil funcionários nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

O Grupo Pereira tem 125 unidades de negócio, incluindo 31 lojas da rede de supermercados Comper, 60 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), 3 filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 23 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um Broker – distribuidor oficial da Nestlé -, 5 agências de viagens e 2 postos de combustível. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros da Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1 milhão de cartões emitidos, além de gift cards, seguros e assistência odontológica.

O Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio da excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira também contribui para a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Geral

Fundação de Cultura credencia pareceristas para avaliação de projetos culturais do FIC

Cada interessado poderá se inscrever e ser credenciado em até três áreas artístico-culturais, desde que preenchidos os requisitos exigidos para cada uma delas.

Publicado

on

Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (7) chamamento público, realizado pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e pela FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), para credenciamento de profissionais interessados na prestação de serviços de emissão de pareceres técnicos em projetos culturais inscritos nos editais do FIC/MS (Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul). Clique aqui e confira o edital.

O edital visa credenciar microempreendedores individuais (MEI), devidamente registrados com CNPJ, para exercerem atividades de análise e emissão de parecer técnico em projetos culturais inscritos nos editais lançados pelo FIC/MS, quando solicitados.

Para realizar o credenciamento, o candidato deve possuir, em sua CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), a atividade de consultoria ou atividade artístico-cultural correspondente ao objeto do parecer; ter endereço em qualquer estado do Brasil; comprovar atuação e conhecimento em pelo menos uma das áreas artístico-culturais previstas no artigo 47 da Lei Estadual nº 5.060/2017, listadas no edital; e possuir, no mínimo, três anos de atuação comprovada na área artístico-cultural escolhida, contados retroativamente à publicação do edital.

Os interessados poderão se credenciar para emissão de parecer em uma das seguintes áreas artístico-culturais: artes cênicas (teatro, dança, circo, ópera); artes visuais (plásticas, gráficas, fotografia, mídias digitais, assemblage, grafite, vídeo-arte); design e moda; audiovisual; artesanato; livro, leitura, escrita, literatura; música; patrimônio cultural; museus, arquivos e bibliotecas; folclore, cultura popular e capoeira.

Cada interessado poderá se inscrever e ser credenciado em até três áreas artístico-culturais, desde que preenchidos os requisitos exigidos para cada uma delas.

A inscrição no edital será realizada exclusivamente de forma eletrônica, pela internet, de 10/10/2024 até as 18h do dia 08/11/2024, considerado o horário oficial de Brasília/DF. O formulário de inscrição está disponível na plataforma Prosas, no endereço eletrônico: https://editaisms.prosas.com.br/.

Não haverá cobrança de taxa de inscrição. Contudo, os dispêndios com a elaboração, inscrição e efetivação da candidatura ao presente edital, incluídas despesas com cópias, emissão de documentos e aquisição de equipamentos necessários, serão de responsabilidade exclusiva do candidato.

A lista dos habilitados e inabilitados será publicada no Diário Oficial Eletrônico de Mato Grosso do Sul e disponibilizada na plataforma Prosas.

Os candidatos aptos ao credenciamento serão convocados, por meio do endereço eletrônico www.prosas.com.br, para assinarem digitalmente o termo de credenciamento. A homologação do credenciamento se dará por meio da assinatura do termo, a ser realizada pela conta GOV.BR.

A relação dos credenciados por meio deste edital ficará disponível no sítio eletrônico da plataforma Prosas (www.prosas.com.br) e no sítio eletrônico da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (www.fundacaodecultura.ms.gov.br).

Os credenciados integrarão o Banco de Avaliadores e Pareceristas do FIC/FCMS, e poderão ser convocados para contratação, a qualquer tempo, de acordo com a necessidade da Administração Pública, da categoria em que o parecerista foi credenciado, além da conveniência, oportunidade e disponibilidade orçamentária e financeira do FIC/MS.

Confira abaixo o cronograma com as datas para participação no edital:

  • Publicação do Edital no DOEMS: 07/10/2024
  • Período de Inscrições na Plataforma Prosas: 10/10/2024 a 08/11/2024
  • Publicação do Resultado Parcial: 10/12/2024
  • Prazo Recursal: 11/12/2024 a 13/12/2024
  • Publicação do Resultado Definitivo: 23/12/2024
  • Recesso: 24/12/2024 a 03/01/2025
  • Período para recebimento dos documentos complementares: 06/01/2025 a 17/01/2025
  • Período para assinatura dos Termos de Cadastramento: 20/01/2025 a 31/01/2025

Edital – Credenciamento de pareceritas para avaliação de projetos culturais inscritos em editais do FIC

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67