Connect with us

Política

Senadores condenam crimes sexuais em ambiente hospitalar

Senadora Simone Tebet e senador Jorge Kajuru apresentaram projetos para aumentar pena de estupro praticado por profissionais de saúde

Publicado

on

Na sessão deliberativa desta quarta-feira (13), a senadora Simone Tebet (MDB-MS) condenou o ato do médico anestesista preso no Rio de Janeiro por estuprar uma paciente em trabalho de parto, crime que foi filmado por uma câmera escondida. A parlamentar apresentou projeto (PL 2016/2022) para aumentar em até 2/3 a pena para os crimes contra a dignidade sexual praticados por profissional da saúde. Pelo texto, configura estupro de vulnerável a prática de conjunção carnal ou outro ato libidinoso por profissionais durante atendimento médico, clínico ou hospitalar.

— Nunca imaginei que mesmo após seis anos da bancada feminina no Congresso Nacional, com o apoio de todos os senadores da República, e nesses sete anos de avanço da Lei Maria da Penha junto à criação da Comissão de Combate à Violência contra a Mulher, ver um caso tão tenebroso de todos os que eu já presenciei na minha vida de cidadã. Ali, não era um médico, era um monstro. Naquela sala de parto, a mulher foi traumatizada e nenhuma ajuda psicológica poderá a ajudar. Mesmo com todos esses 20 anos trabalhando nessa pauta, precisamos do apoio dos homens e que se somem a nós — disse a senadora

Simone lembrou que além do projeto dela, outras duas proposições com o mesmo objetivo já estão tramitando no Senado:  o PL 1.998/2022, do senador Kajuru (Podemos-GO), que aumenta 1/2 da pena para todos os crimes contra a dignidade sexual praticados por profissional de saúde; e o PL 39/2022, do senador Mecias de Jesus (Republicanos – RR), que propõe o aumento de 2/3 da pena.

Kajuru disse que a proposta dele é um compromisso em acompanhar os eventos dessa natureza no Brasil, principalmente por se tratar de um caso de abuso de vulnerável.

— É uma tentativa de inibir fatos semelhantes, ampliando a punição a quem desrespeita regras civilizatórias — explicou.

Para Mecias de Jesus, os textos dos outros dois senadores são complementares ao seu projeto.

— É um momento oportuno para realizar uma junção desses projetos em favor da população brasileira, em especial da mulher brasileira — propôs.

A senadora Soraya Thronicke (União- MS), que também já estudava a elaboração de uma proposta nesse mesmo sentido, apoiou a decisão de que os projetos possam ser reunidos numa só matéria, com apresentação de emendas, para serem analisado o mais breve possível e assim “haja uma resposta à sociedade “.

A senadora Margareth Buzetti (PP-MT) enfatizou que o caso do anestesista que sedava e estuprava as pacientes grávidas é “revoltante e perverso”.

— Já ouvi argumentos que a mulher foi estuprada por causa da roupa que usava, pelo corpo avantajado, pelo modo que ela anda. Mulheres já foram abusadas em procedimento de inseminação, mas na hora do parto… Quando é que o argumento será a culpa do homem? Chegamos ao limite da maldade, da insanidade e da perversidade — afirmou.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que reconhece o senso de urgência e da importância do aprimoramento legislativo em relação a esses casos de violência contra as mulheres. Por isso, sugeriu que os textos fossem apensados e apresentados como pauta a ser votada no início do mês que vem.

— Para que possamos fazer, já nos primeiros dias do mês de agosto, essa apreciação com toda a segurança de que faremos uma alteração no Código Penal que seja uma alteração eficaz para os fins a que se propõe. E, havendo a concordância de todos após esse exame, que possamos suprimir a fase da Comissão de Constituição e Justiça para que seja encaminhado diretamente ao Plenário do Senado Federal — disse.

(Fonte: Agência Senado. Foto:Reprodução)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

1ª Festa da Páscoa seleciona expositores, barracas gastronômicas e ambulantes

Publicado

on

Parque Antenor Martins será palco da Festa da Páscoa com inúmeras atrações para as famílias douradenses. Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) abriu as inscrições para os interessados em comercializar itens diversos na 1ª Festa da Páscoa, que acontece entre 17 e 20 de abril, no Parque Antenor Martins. O edital de Chamada Pública, divulgado no Diário Oficial de quinta-feira, dia 27 de março, visa o preenchimento das vagas para comércio de alimentos, bebidas, artesanatos e comércio varejista de produtos diversos.

As vagas disponíveis são para as categorias de ambulante, expositor de produtos artesanais, food trucks, barraca para restaurante associativo, barraca para empreendedor gastronômico, espaço para estandes.

Os interessados deverão comparecer na sede da Semaf, situada na Rua José Luiz da Silva, número 3350, no bairro Terra Roxa, entre os dias 28 de março e o dia 2 de abril de 2025, das 8h às 13h, munidos da documentação exigida no edital 001/2025, do Diário Oficial do município divulgado na quinta-feira (27).

As definições detalhadas dos produtos que podem ser comercializados em cada categoria constam no Diário Oficial. Cada proponente poderá fazer apenas uma inscrição, não podendo o cônjuge, o companheiro e os filhos dependentes possuírem outra licença, em igual categoria, sob pena de aplicação das sanções cabíveis.

A averiguação e habilitação das inscrições, bem como seleções e sorteios, serão realizados pela Comissão de Seleção para realização de Chamadas Públicas da Semaf (Decreto Municipal No 109/2025). O resultado das classificações será divulgado no dia 03 de abril.

FESTA DA PÁSCOA

A primeira Festa da Páscoa será um grande evento com ambiente familiar e entrada franca todos os dias. Haverá praça de artesanato, área de lazer com brinquedos infláveis para crianças, apresentações culturais, shows com artistas locais e nacionais, além de sorteio de milhares de ovos de Páscoa entre as crianças. Tudo com muita segurança para as famílias, comodidade e  diversão.

O lago do Parque Antenor Martins vai receber toneladas de peixes e a pesca estará liberada durante os 4 dias de festa. As apresentações culturais e shows começam já na quinta-feira. No sábado acontece o principal show da Festa da Páscoa, quando o palco recebe a dupla Jads & Jadson. As atrações continuam no domingo com apresentações para o público infantil e o sorteio de milhares de ovos de páscoa entre as crianças.

Com assessoria.

Continue Lendo

Política

COMUNICADO AOS ELEITORES DE ITAPORÃ-MS

Publicado

on

O Posto de Atendimento Eleitoral de Itaporã, comunica que  244 eleitores do município podem ter seus títulos cancelados caso não regularizem sua situação até o dia 19 de maio de 2024.

Os principais motivos de irregularidade são:
✔️ Falta de biometria
✔️ Ausência em três ou mais eleições sem justificativa

Para evitar o cancelamento do título, os eleitores devem comparecer ao Posto de Atendimento Eleitoral de Itaporã dentro do prazo estabelecido.

 

Assessoria de Comunicação

Continue Lendo

Política

Elias Ishy visita secretária de Cultura e defende política municipal de cultura

Publicado

on

Ishy esteve na sexta-feira (21) com a secretária Gisella Melo, na Secretaria de Cultura. (Foto: João Pires)
O vereador Elias Ishy (PT) esteve na Secretaria de Cultura, na sexta-feira (21) para conhecer os projetos desenvolvidos pela pasta e levar as demandas relativas ao mandato. Ele foi recebido pela secretária Gisella Silva Melo Dourado, que apresentou os principais projetos em andamento, agenda de eventos programados para os próximos meses e os desafios enfrentados neste início de gestão.

No encontro, o vereador destacou a necessidade de maior investimento na política cultural do município, a valorização de artistas locais e ressaltou ações do mandato para o fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura.

Também reforçou a importância de projetos culturais em bairros periféricos, entre eles, o incentivo à cultura hip hop como forma de inclusão social. “Estamos colocando o nosso mandato à disposição, para que tenhamos uma política cultural à altura da nossa cidade, envolvendo todos os segmentos do município”, afirmou Ishy, autor da lei que cria a Semana do Hip Hop.

Ishy também abordou sobre o Teatro Municipal, que ainda depende de melhorias para o pleno funcionamento. Segundo a secretária, o local passou por algumas reformas, entre elas, no palco de apresentações. Porém segue interditado. “Vamos acompanhar a aplicação dos recursos existentes, para que a retomada dos eventos no teatro, aconteça o mais rápido possível”, afirmou Gisella.

O vereador destacou ainda a participação das entidades de ensino na agenda de eventos e programações culturais. “Dourados conta com o Instituto Federal e quatro universidades, entre públicas e particulares, colocando a cidade como um centro cultural para todo o Estado. Quero colocar o mandato à disposição, para buscar recursos federais, estaduais, municipais, para fomentar com a comunidade cultural do município uma política cultural bem ativa”, reforçou.

Autor:Assessoria/CMD

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67