fbpx
Connect with us

Cidades

SEMEA disponibiliza atendimento veterinário gratuito para pequenos produtores de Três Lagoas

Quem quiser solicitar o trabalho, pode entrar em contato com o Departamento de Agronegócio

Publicado

on

Desde 2018, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), tem auxiliado o pequeno produtor rural com diversos serviços pelo Programa “Amigos do Campo”.

Entre eles, os criadores de pequenos rebanhos e produtores de leite tem auxílio técnico e profissional veterinário gratuito, o que muito auxilia na qualidade de vida do animal e no trabalho do proprietário.

A equipe é composta pelos médicos veterinários Marlon Donadoni e Letícia Lopes, os técnicos agropecuários, Ailson Menezes e Eduardo Sypreste, profissionais em serviço animal que realizam serviços como mochação, castração, descornas de bovinos, vermifugação, vacinação de brucelose, carbúnculo e febre aftosa. Além disso, o apoio também é estendido aos produtores que comercializam seus produtos e possuem o Selo de Inspeção Municipal (SIM).

A diretora de Agronegócio, Amanda Pivotto, destaca que desde o início dos atendimentos a produção rural da região de Três Lagoas alavancou. “Geralmente, o pequeno produtor não tem recurso financeiro para contratar um veterinário ou um profissional especializado em alguns procedimentos, o que pode comprometer sua atividade. Com este suporte, diversos criadores puderam ter um avanço com a saúde do gado e do rebanho, observando a melhoria na qualidade e quantidade do leite e da carne”, explicou.

De janeiro de 2021 a julho de 2022 já foram realizados: 334 vacinações, 284 mochações, 268 vermifugações, 117 aplicações de medicamentos, 31 castrações e 26 descornas. Lembrando que alguns procedimentos o animal recebe apenas uma vez na vida.

Para a veterinária Leticia Lopes, o “Amigos do Campo” é uma oportunidade positiva para ambos os lados. “O proprietário tem a oportunidade de ter o auxílio gratuito de uma equipe técnica, tendo apenas que comprar os insumos necessários. E para nós, é uma experiência enriquecedora, tanto por aprimorar nosso conhecimento com estes atendimentos, tanto por participar do avanço da agricultura familiar em Três Lagoas”, completou.

O secretário da pasta, José Mauro De Grandi Junior, destaca os investimentos feitos pela Administração Municipal no setor. “Além dos maquinários da Patrulha Mecanizada, conseguiremos ampliar nossos atendimentos ao pequeno produtor rural com a formalização da Central de Comercialização da Agricultura Familiar, que vai impulsionar a produção de hortifruti da nossa região. Em breve, o pequeno produtor também terá ao seu alcance um aparelho de ultrassom animal para auxiliar na gestação de vacas”, finalizou.

SERVIÇO

O Programa “Amigos do Campo” e a Patrulha Mecanizada estão à disposição dos pequenos produtores rurais da região de Três Lagoas. Quem quiser solicitar o trabalho, pode entrar em contato com o Departamento de Agronegócio, localizado na Rua Munir Thomé, 949 – Centro ou pelo telefone; (67) 3929-1248.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Aluno da Reme ganha medalha de Prata na Olimpíada Brasileira de Robótica 2024

Gabriel Couto Lira é aluno do 9º ano da Escola Municipal Rosa Câmara

Publicado

on

Representando Dourados, o estudante Gabriel Couto Lira, que é aluno do 9º ano da Escola Municipal Rosa Câmara, foi premiado na modalidade Teórica Olimpíada Brasileira de Robótica 2024 Nível 4, com a medalha de Prata e o certificado de Mérito Estadual, em reconhecimento ao talento demonstrado em seu estado.

Gabriel é um dos alunos da professora Ana Carolina Ferreira Lavratti no programa de Robótica da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Dourados, que participou da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica) 2024.

“Estamos muito felizes com a premiação do Gabriel, e é um orgulho ver ele receber essa medalha, que é resultado do programa de robótica. Esperamos que nossos alunos da Rede Municipal de Ensino continuem participando de competições e se destacando, como o Gabriel na OBR 24”, ressaltou o secretário de educação, Carlos Vinicius Figueiredo.

A Olimpíada Brasileira de Robótica é destinada a estudantes brasileiros de 6 a 19 anos, matriculados em escolas públicas ou privadas do ensino fundamental, médio ou técnico. A competição é uma forma de estimular ainda mais todos os sentidos já fomentados pela robótica: coordenação motora, raciocínio lógico, pensamento computacional, inteligência emocional, trabalho em equipe, agilidade e criatividade, liderança e comprometimento,  organização e disciplina.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Dourados: Campanha de vacinação antirrábica segue até o final de novembro

Os trabalhos de vacinação prosseguirão até o dia 30 de novembro de 2024.

Publicado

on

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), mantém ativa a campanha de vacinação antirrábica 2024, que teve início no dia 1º de agosto. Os trabalhos de vacinação prosseguirão até o dia 30 de novembro de 2024.

A vacinação acontecerá de forma itinerante nos distritos e zona rural, e na zona urbana de Dourados teremos mais de 40 pontos fixos espalhados nos bairros da cidade ao longo do período de campanha, os quais são divulgados semanalmente pelo CCZ.

Esta semana a vacinação em distritos acontecerá na Vila São Pedro. Lembrando que a vacina antirrábica para cães e gatos, está disponível no CCZ, ao longo do ano, durante o horário de atendimento do setor, que acontece de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 e das 13 às 17 horas.

Serviço

O CCZ está localizado na Rua Vicente Lara, n° 855 – Jardim Guaicurus.

67 3411-7753 (ligação e WhatsApp)

2222-1208 (apenas ligação)

67 99960-9028 (ligação e WhatsApp)

67 98163-0640 (ligação e WhatsApp)

(Fonte: DouradosNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Semaf entrega 646 quilos de alimentos para entidades de Dourados

Foram beneficiadas com as entregas a APAE, Casa Criança Feliz, Lar Ebenezer e a Residência Inclusiva Regionalizada

Publicado

on

A Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar) entregou nesta quarta-feira (30), 646 quilos de alimentos para entidades de Dourados. Segundo o secretário, Joaquim Soares, todos os alimentos são produzidos pela Agricultura Familiar. “Entregamos os produtos do banco de alimentos para entidades que são atendidas com alimentos frescos vindos da agricultura familiar e que vão contribuir para o abastecimento das cozinhas das entidades”, ressaltou.

Foram beneficiadas com as entregas desta quarta, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Casa Criança Feliz, Lar Ebenezer e a Residência Inclusiva Regionalizada. As entidades receberam abóbora menina, abóbora paulista, banana prata, batata doce, couve, polpa de frutas, mandioca e repolho verde. No total foram entregues 646 quilos de alimentos.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67