O Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura de Dourados, lançou, nesta segunda-feira (25), a Agenda Estratégica de Dourados, por meio do programa Cidade Empreendedora. O objetivo é promover a cidade, destacando as potencialidades que possui para consolidar a imagem do município no cenário regional, além de realizar ações voltadas à inclusão produtiva trazendo oportunidades de geração de renda para a população a partir do fomento ao empreendedorismo.
O evento contou com a presença do prefeito Alan Guedes, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Cleriston Recalcatti, do diretor-superintendente do Sebrae, Claudio Mendonça, do conselheiro e diretor-presidente da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), Ademar Silva Júnior, entre outras autoridades.
Durante o lançamento, 34 ações que integram a Agenda Estratégica de Dourados foram apresentadas. Desde que a parceria entre Sebrae e Prefeitura foi selada através do programa Cidade Empreendedora, mais de 11 mil pessoas foram assistidas, segundo a entidade.
“O primeiro ciclo do Cidade Empreendedora trouxe resultados muito positivos para o nosso município, por isso renovamos a parceria para o Expansão. Dourados tem um eixo de desenvolvimento que passa pelo agronegócio e, principalmente, pelo empreendedorismo. Temos um comércio muito forte e o empresário precisa ter espaço e um ambiente de negócios favorável para que possa gerar emprego e renda. Então, vamos trabalhar para possibilitar isso em dois eixos específicos que irá trazer inclusão produtiva e a atração de novos investimentos para o nosso município”, destacou o prefeito Alan Guedes.
De acordo com o Claudio Mendonça, grandes avanços foram proporcionados ao município com a execução do programa Cidade Empreendedora e com a chegada do ciclo Expansão, o Sebrae se faz presente na cidade, auxiliando no processo de dinamização da economia com iniciativas focadas em eixos específicos escolhidos pela administração municipal.
“Estamos desde 2021 atuando aqui em Dourados, e apoiando os pequenos negócios locais, graças à parceria com a Prefeitura para a execução do Cidade Empreendedora. Um trabalho feito em conjunto com as lideranças locais, como Associação Comercial e Sindicato Rural, que agora tem continuidade. Vamos trazer oportunidades para que quem está em situação de vulnerabilidade consiga gerar a própria renda, seja por meio do empreendedorismo ou conquistando um espaço no mercado de trabalho. Também vamos atuar para consolidar a imagem do município e atrair novos investimentos para que Dourados se torne uma cidade cada vez mais forte”, ressaltou o superintendente do Sebrae.
Ações da Agenda Estratégica de Dourados
A Agenda Estratégica de Dourados é embasada em dois eixos principais, selecionados pela Prefeitura ao aderir ao ciclo Expansão do programa Cidade Empreendedora: “Cidade + Competitiva” e “Cidade Inclusiva”. Grande parte dessas iniciativas está concentrada na promoção da cidade, destacando as características e potencialidades que possui, com o intuito de reforçar e consolidar a imagem do município para o público externo, de modo a atrair novos investimentos, alavancar a área do turismo e promover o desenvolvimento.
Já outras ações serão executadas com a proposta de gerar oportunidades de aquisição de renda por meio do empreendedorismo para quem não está inserido no mercado de trabalho, principalmente, no caso de mulheres em situação de vulnerabilidade. Com esse trabalho, a proposta é combater a vulnerabilidade social e trazer mais qualidade de vida para a população, além de fomentar a geração de emprego no município.
Cleriston Recalcatti, esclareceu que as iniciativas serão executadas até 2024 e representam mais um passo importante para a promoção do crescimento sustentável do município. “O Sebrae é um grande parceiro de Dourados e estamos trabalhando agora no segundo ciclo do programa Cidade Empreendedora. Agora, vamos fazer com que as ações sejam colocadas em prática. São iniciativas que serão feitas em conjunto com lideranças e instituições, é um esforço coletivo para colhermos resultados ainda mais positivos. É uma parceria que traz desenvolvimento e grandes perspectivas para os empreendedores, para a gestão pública e para a população”, concluiu o secretário.
A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.
No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.
O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.
Data: 21 de novembro de 2024
Horário: 19h
Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.
O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.
Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.
O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.
Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.
Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas
A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções
Na manhã desta terça-feira (19), a equipe de transição da Prefeitura de Dourados realizou uma reunião de portas abertas com a imprensa para apresentar o trabalho em andamento entre a atual gestão e a administração que assumirá em 2025. Além de esclarecer dúvidas e detalhar os processos em curso, a equipe destacou a entrega de um relatório robusto com mais de 4 mil páginas, contendo informações essenciais para apreciação do prefeito eleito e sua equipe.
O coordenador da comissão de transição, Paulo Cesar Nunes da Silva, enfatizou a importância do documento para assegurar a continuidade dos serviços públicos e para garantir transparência durante o processo. “Esse relatório é um verdadeiro raio-x da administração pública, apresentando dados detalhados sobre contratos, orçamento, folha de pagamento e serviços essenciais. Ele também evidencia o trabalho realizado nos últimos quatro anos e prepara a próxima gestão para assumir com segurança e eficiência. Já temos, por exemplo, contratos de limpeza e tapa-buracos em andamento, algo que não aconteceu em transições anteriores. Estamos estudando a possibilidade de disponibilizar esses dados ao público, reforçando nosso compromisso com a transparência”, declarou.
O relatório foi estruturado para responder às principais demandas da equipe do prefeito eleito, garantindo que todos os pontos cruciais sejam esclarecidos. Na reunião, o arquiteto Fábio Luis e a advogada Cristina Oliveira Mota, membros da comissão de transição do prefeito eleito, fizeram perguntas e tiraram dúvidas sobre aspectos orçamentários, folha de pagamento e outros serviços essenciais. Fábio destacou o acolhimento da gestão atual. “Quero agradecer à equipe da prefeitura, que atendeu todos os nossos pedidos de forma ágil e receptiva. Até mesmo informações do dia a dia foram compartilhadas informalmente, demonstrando o compromisso em facilitar nosso trabalho”, afirmou.
Durante a reunião, Fabio Luis informou ainda que a data definida para o retorno do recesso municipal será no dia 2 de janeiro, uma quinta-feira.”Tinhamos a opção do dia 6 ou dia 2 e optamos pelo primeiro dia útil de 2025″.
O encontro, que reforça o alinhamento entre as equipes, é um marco no processo de transição. Com um planejamento bem estruturado e informações detalhadas, a próxima administração terá as bases necessárias para dar continuidade aos serviços públicos.