fbpx
Connect with us

Cidades

Santa Casa usa tecnologia e aproxima paciente e familiares através da música

O prontuário afetivo proporciona um atendimento mais humanizado para os pacientes internados

Publicado

on

Os ritmos são variados, tem samba, sertanejo, gospel entre outros que são possíveis de ouvir no CTI COVID-19 e CTI Trauma da Santa Casa de Campo Grande, após a implantação dos prontuários afetivos. A ideia é ir além do prontuário convencional, que foca em questões técnicas da saúde do paciente, como alergias e medicamentos, horários das refeições e troca dos lençóis.

O prontuário afetivo, como é chamado, já é usado em UTIs e enfermarias no Brasil tem como objetivo é acolher os pacientes e familiares por meio de um atendimento mais humanizado. E na Santa Casa de Campo Grande o projeto foi implantado em maio de 2021, inicialmente na CTI COVID-19 e CTI Trauma e existe para o futuro um projeto de expansão para as Unidades de Cuidado Prolongado (UCP) e paliativos tendo em vista esse momento de pandemia, em que as visitas de familiares são mais restritas. Os prontuários afetivos são colocados na cabeceiras das camas de cada paciente, e através de um grupo no whatsapp os familiares são contactados desde o início do processo até o momento em que o paciente escuta a música.

“Esse modelo é bem simples, mas tem um impacto muito grande para o paciente, principalmente àquele que está sedado ou saindo de uma sedação. Chamar o paciente pelo apelido ou colocar uma música que ele gosta, estimula áreas do cérebro e resgata memórias positivas, além de ser um acolhimento para os próprios familiares”, conta a psicóloga da Santa Casa, Alexandra Nascimento.

O prontuário afetivo surge com esse objetivo de apresentar para a equipe quem é esse paciente e como é a vida dele fora do hospital. Essa é uma estratégia de humanização que tem conseguido resultados bem positivos. “A equipe consegue perceber a influência no tratamento do paciente quando aborda temas que ele gosta; a família, se sente mais confortável sabendo do atendimento humanizado que seu ente querido está recebendo; e o paciente se sente mais acolhido e apresenta uma melhor recuperação”, ressalta a psicóloga.

 

Projeto de Lei 2136/2020

O Projeto de Lei 2136/2020, que ficou conhecida como Lei Ana Claudia Arantes, tramita hoje na Câmara dos Deputados com objetivo de garantia do direito de expressão de afeto, de fortalecer o tratamento humanizado, respeito à dignidade da pessoa humana E NÃO SOMENTE AO DIREITO DE DIZER ADEUS.

Tudo começou quando que Ana Claudia foi notificada acerca de uma livre manifestação sobre a realização das visitas virtuais hospitalares, especialmente para pacientes sedados e em coma, então viu-se a necessidade de realizar uma busca legislativa sobre o tema.

Neste sentindo, ela foi convidada a se unir com parlamentares e movimentos da sociedade civil justamente promover o conhecimento de todos sobre um Projeto de Lei que já havia sido proposto em abril de 2020, pelo o Deputado Federal Célio Studart.

 

Cidades

Lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024 será nesta quinta (21)

O evento é uma oportunidade para conhecer as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.

O evento é gratuito e aberto à comunidade douradense, basta fazer inscrição pelo link https://forms.gle/xQUuTM5YjhKa5WYz6

No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.

O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.

Data: 21 de novembro de 2024

Horário: 19h

Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

MP Social realiza entrega de certificados e apresenta resultados em Dourados

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos

Publicado

on

O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.

O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.

Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas

A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções

Publicado

on

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67