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Sanesul já emitiu novas contas de água para corrigir falhas causadas por ataque hacker

Ataque hacker foi identificado na madrugada do dia 26 de dezembro

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Após ataque hacker que derrubou todo seu sistema operacional em dezembro, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) já emitiu novas contas de água para corrigir as falhas que levaram parte dos consumidores a reclamar os valores em suas faturas.

O diretor Comercial e de Operações da empresa, Onofre Assis de Souza, lamentou o ocorrido, mas tranquilizou a população, garantindo que a Sanesul já tomou as providências, emitindo novas contas com valores corretos das faturas.

Ele disse que ‘infelizmente, no mês de dezembro, a Sanesul sofreu um ataque cibernético, obrigando a companhia a decidir fazer o faturamento pela média, em torno de 2%, das 520 mil ligações operadas pela empresa, beneficiando aproximadamente 214 mil famílias.

Segundo ele, “essas famílias passaram a receber, em vez de uma conta de R$ 53,00, que correspondia à cota básica, uma conta com tarifa fixa de R$ 13,00, mais o consumo’.

“Isso aí tem uma redução média de R$ 29,00 no valor da conta. Os erros verificados durante o faturamento de dezembro de aproximadamente 13 mil contas, a Sanesul já corrigiu, fazendo a emissão de novas faturas, e elas estarão sendo distribuídas a todos os clientes de todas as localidades de Mato Grosso do Sul. Quero tranquilizar a população, que ninguém terá nenhum prejuízo”, garantiu o diretor.

Transtornos

Um ataque hacker identificado na madrugada do dia 26 de dezembro, um domingo, tirou do ar todo o sistema da Sanesul, companhia de saneamento que atende 68 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, fazendo com que os serviços oferecidos pela plataforma ficassem interrompidos.

Um boletim de ocorrência foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) da Capital, detalhando o ataque que comprometeu todas as funções do sistema, entre as quais, registros de ocorrência, abertura de ordem de serviço, cadastro de consumidores, leitura e faturamento, recursos humanos, infraestrutura, financeiro, patrimônio.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Concurso dos Correios: gabarito preliminar é divulgado

Prazo para interpor recurso vai até amanhã

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O gabarito preliminar do concurso nacional dos Correios já está disponível para consulta. As provas foram aplicadas nesse domingo (15) em todos os estados e no Distrito Federal, e o prazo para entrar com recursos começou as 10h desta segunda-feira (16) e vai até as 17h de amanhã (17), pelo site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), organizador do concurso.

As demais datas de resultados ainda não foram divulgadas. Os candidatos devem acompanhar as informações pelos sites do IBFC e dos Correios.

Pouco mais de 1 milhão de candidatos compareceram para fazer a prova, 59,85% do total de inscritos.

Com editais abertos em outubro, os Correios ofereceram 3.511 vagas, sendo 3.099 para nível médio, para o cargo de carteiro, e 412 para nível superior, com reserva de 30% para pessoas negras (pretas e pardas) e indígenas, quantitativo superior ao estabelecido pela legislação (20%), e 10% para pessoas com deficiência.

As especialidades de nível superior são: advogado, analista de sistemas, arquiteto, arquivista, assistente social e engenheiro. O salário inicial é de R$ 6.872,48, mas para engenheiros e arquitetos, as remunerações serão ajustadas para atender ao piso legal das categorias, atualmente em R$ 10.302.

O salário inicial dos aprovados para as vagas de carteiro será de R$ 2.429,26.

As provas para os cargos de nível superior e médio tiveram 50 questões objetivas de língua portuguesa; matemática; noções de informática; código de conduta ética e integridade; e conhecimentos específicos. Para os analistas também foi aplicada a prova de redação.

Somente serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos que foram habilitados na prova objetiva e que estejam classificados dentro do limite de até três vezes o número de vagas, que considera a ampla concorrência, vagas para candidatos negros/indígenas e pessoas com deficiência, por cargo/especialidade/localidade.

 

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

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Senai e indústrias de celulose selecionam interessados em participar de curso com bolsa de R$ 1 mil

O início está previsto para fevereiro de 2025. Além de curso, está prevista a contratação do aluno pelas empresas parceiras.

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O Senai, em parceria com as empresas Eldorado, MS Florestal e Suzano, por meio da Escola Florestal, selecionam participantes para curso de Operador de Máquinas Agrícolas, com oferta de bolsa de R$ 1 mil e vale refeição. Realizado em Água Clara, o projeto tem o objetivo de formar mão de obra para atuar nas indústrias de celulose na região.

A qualificação profissional será realizada em tempo integral, durante um período de 30 dias, e possui carga horária de 240 horas. O início está previsto para fevereiro de 2025. Além de curso, está prevista a contratação do aluno pelas empresas parceiras.

Podem participar do processo seletivo maiores de 18 anos, com ensino fundamental, CNH B, residentes no município de Água Clara.

Serviço – Os interessados em participar podem entrar em contato pelo call center do Senai pelo (67) 99263-9000

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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CCR MSVia prevê alta no fluxo de veículos na BR-163/MS neste fim de ano

Concessionária inicia nesta semana Operação de Fim de Ano

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A CCR MSVia inicia nesta semana, a partir do dia 20, a Operação de Fim de Ano, com o objetivo de proporcionar mais segurança para quem for trafegar pela BR-163/MS, principalmente no período de Natal e Réveillon. Durante o período de festividades, a Concessionária intensificará ações de segurança viária, além de reforçar seu efetivo em toda a rodovia. A Operação será realizada até o dia 12 de janeiro de 2025.

De acordo com estimativa da Concessionária, do dia 20/12/24 ao dia 12/01/25, mais de 1,5 milhão de veículos devem passar ao longo de toda a BR-163/MS, o que representa um aumento percentual de 18% no volume de tráfego se comparado a dias neutros. Somente entre os dias 21 e 24 de dezembro (véspera do Natal), cerca de 305 mil veículos estarão na rodovia, conforme levantamento, representando um aumento de aproximadamente 60%, somando os quatro dias, também em comparação com dias neutros.

O fluxo de veículos também permanecerá intenso na última semana do ano. Conforme a projeção, nos dias antecedentes ao Réveillon, entre 26 e 30 de dezembro, cerca de 334 mil motoristas devem utilizar a BR-163/MS

A operação conta com o auxílio de 477 câmeras em Circuito Fechado, para monitoramento do tráfego à distância, 24h por dia, a partir do CCO (Centro de Controle Operacional), o que permite, ainda, fiscalização da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em tempo real. Os equipamentos são movimentados à distância, girando 360°, movimento vertical e zoom, o que permite rastrear a rodovia a distâncias de até 2 quilômetros em cada sentido de tráfego.

Movimento ‘Afaste-se’

Com o intuito de proteger outros colaboradores e demais pessoas que trabalham no atendimento a ocorrências, a CCR MSVia dá continuidade ao Movimento Afaste-se, cuja proposta é orientar os condutores de veículos a, ao perceber uma situação que envolva qualquer tipo de atendimento, reduza a velocidade do veículo, procurando manter distância segura do local da ocorrência.

O ato de afastar-se do local dessas ocorrências dá à polícia, socorristas de emergência e outros veículos de serviço, espaço adequado para a realização do trabalho nas rodovias, reduzindo o perigo dos profissionais que estão atuando em uma ocorrência.

Para alertar os motoristas sobre essa prática de segurança e propor uma mudança no comportamento de quem está no volante, a CCR MSVia irá implantar toda uma comunicação ao longo da BR-163/MS, com mensagens nos Painéis Eletrônicos e folhetos de conscientização: “Ao observar viatura em atendimento, reduza a velocidade”.

Equipes de plantão – O Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) na BR-163/MS funciona 24h por dia, com mais de 80 viaturas estão à disposição dos usuários, entre elas, estão 17 ambulâncias-resgate (05 delas unidades móveis de suporte avançado), 08 guinchos pesados, 17 guinchos leves, 19 inspeções de tráfego, 5 viaturas de combate a incêndio e 5 viaturas para apreensão de animais.

Também serão empregados 18 Painéis Fixos de Mensagens Variáveis e 17 Painéis Móveis de Mensagens Variáveis, instalados em pontos estratégicos para permitir informar, em tempo real, eventuais interferências no tráfego. Ao longo de toda a rodovia, os usuários podem contar ainda com as 17 Bases Operacionais, todas equipadas com sanitários, fraldários, estacionamento, totem informativo e água potável.

Dicas de segurança – A CCR MSVia relembra ao usuário que verifique as condições antes de pegar a estrada, realizando a revisão geral de itens como pneus, limpadores de para-brisa, freios, nível de óleo, bateria, lâmpadas, lanterna e extintor, entre outros. Todos eles devem estar em perfeitas condições.

Para reforçar as dicas, a Concessionária distribuirá folhetos educativos sobre práticas seguras ao trafegar pela rodovia durante os cinco dias de operação. Entre as dicas, estão: ultrapassar com cuidado e em locais permitidos pela sinalização, usar de cinto de segurança, manter distância segura entre veículos, não beber antes de dirigir e respeitar os limites de velocidade.

Fale com a CCR MSVia – Para informações das condições de tráfego, sugestões, críticas e elogios, os motoristas e passageiros podem fazer contato com a Concessionária por meio do Disque CCR MSVia, serviço telefônico gratuito (inclusive para celulares) que atende pelo telefone 0800 6480163, 24 horas por dia. O site rodovias.grupoccr.com.br/msvia também oferece informações das condições de tráfego.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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