Connect with us

Sanesul

Sanesul firma parceria com Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados

Além da preservação ambiental, a parceria implica em redução de custos, praticidade e cooperação com os catadores associados

Publicado

on

O Laboratório Regional de Dourados fez o descarte da primeira remessa de cartelas plásticas para quantificação bacteriana em amostras de água na AGECOLD (Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados).

Fabricada em plástico resistente e com tecnologia de substrato enzimático, as placas servem para análises laboratoriais da água onde é possível detectar, caso haja, a presença de bactérias, garantindo assim a sua qualidade.

O gerente regional, Klinger Rodrigues Pires Junior, destacou a importância da parceria para os assuntos ambientais. “É muito bom ter onde descartar esse material, a Sanesul colabora com a associação, o meio ambiente agradece e todos ganham.”

Atualmente, o volume mensal de cartelas utilizadas no procedimento de testagem laboratorial em Dourados é de mil unidades, que deveriam ser encaminhadas à Campo Grande para o descarte.

Além da preservação ambiental, a parceria implica em redução de custos, praticidade e cooperação com os catadores associados que têm o seu rendimento financeiro obtido pela separação e venda dos produtos coletados.

AGECOLD

A AGECOLD (Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados) começou sua história em 2001, como cooperativa e realiza a coleta de materiais recicláveis, valorizando o trabalho dos catadores de lixo, assim como a conscientização da sociedade para uma menor emissão de lixos e resíduos ao meio ambiente.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sanesul

Prefeitura e Sanesul retomam vistorias contra ligações irregulares de água da chuva na rede de esgoto

Publicado

on

Com o equipamento Fumacê, a vistoria consiste na liberação de uma fumaça não tóxica nos poços da rede de esgoto e se sair para dentro de residência é porque há ligação irregular – Foto: Assecom

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e da Secretaria de Serviços Urbanos, em parceria com a Sanesul e a MS Pantanal, retomou nesta semana vistorias para identificar ligações irregulares de águas pluviais na rede de esgoto. O trabalho faz parte da campanha “Água da chuva e esgoto não se misturam!”, da Sanesul, com objetivo de evitar extravasamentos, entupimentos e danos ao meio ambiente.

Na manhã desta quarta-feira (16), as equipes voltaram a vistoriar imóveis.  No final do ano passado, 343 moradores dos bairros Cachoeirinha e Novo Horizonte foram notificados e tiveram 90 dias de prazo para corrigir as irregularidades.

Utilizando um equipamento conhecido como Fumacê, a vistoria consiste na liberação de uma fumaça não tóxica nos poços de visita da rede de esgoto. Em condições normais, a fumaça permanece na tubulação. Quando há escape para dentro das residências, é sinal de que existe uma ligação irregular que precisa ser corrigida.

Durante as inspeções realizadas na manhã desta quarta-feira na região da Cachoeirinha, foi constatado que algumas residências ainda não atenderam à notificação. Nessas situações, os moradores receberão um novo prazo de 60 dias para a regularização, sob pena de multa em caso de o problema não ser solucionado.

Fumaça saindo de dentro da residência revela irregularidade de águas pluviais na rede de esgoto

Além das vistorias técnicas, também estão sendo distribuídos panfletos educativos para orientar a população sobre o destino correto das águas da chuva, que devem ser direcionadas aos bueiros pluviais nas ruas e jamais à rede de esgoto.

O secretário municipal de Planejamento, Fábio Luis, alerta para os riscos dessas ligações irregulares. “O sistema de esgoto foi projetado exclusivamente para receber resíduos e efluentes domésticos. Quando recebe água da chuva, principalmente em grandes volumes, há sobrecarga na rede, causando extravasamentos e até contaminando áreas públicas e residenciais”, explicou.

Ele ainda reforça que, além do mau cheiro e danos estruturais, o problema representa risco à saúde pública, já que o esgoto exposto pode disseminar doenças. A meta da campanha é ampliar a fiscalização para todos os bairros em Dourados, promovendo a conscientização e evitando prejuízos coletivos. A mensagem é direta: “A água da chuva deve ir para a rua, não para a rede de esgoto”.

Continue Lendo

Sanesul

Pix é a maneira mais prática de pagar fatura de água e esgoto em MS

A maior facilidade do sistema é que as transações podem ser feitas pelo celular a qualquer hora do dia, basta que o cliente possua conta-corrente.

Publicado

on

Desde que adotou o pagamento por meio do Pix, sistema ágil e simples que simplificou a vida dos consumidores, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) notou um aumento significativo de adesões em comparação às modalidades convencionais, entre as quais, os boletos.

Para o diretor-presidente da empresa, Renato Marcílio, a Sanesul está comprometida em oferecer um serviço seguro e eficiente para seus clientes e o pagamento por Pix das faturas de água e esgoto tem sido recorrente.

“Reconhecemos a importância de oferecermos aos nossos clientes opções de pagamento que sejam convenientes e eficientes. O Pix representa uma oportunidade única para simplificar o processo de pagamento das faturas de água e esgoto, trazendo benefícios tanto para os clientes quanto para a empresa”, ressalta o dirigente da companhia pública de saneamento.

O diretor de Administração e Finanças, Andre Luis Soukef Oliveira, afirma que essa forma de pagamento não apenas agiliza os fluxos internos da empresa, mas também proporciona uma experiência mais ágil e prática para todos.

A maior facilidade do sistema é que as transações podem ser feitas pelo celular a qualquer hora do dia, basta que o cliente possua conta-corrente.

A Sanesul fornece água para 68 municípios e 60 distritos do Estado e implantou o QR Code em todas as faturas, tornando a operação de pagamento prática e segura.

A estratégia da empresa, segundo ele, é incentivar ao máximo o usuário de todas as suas unidades regionais a efetuar os pagamentos por meio dessa plataforma para acelerar os fluxos internos e, principalmente, trazer facilidades a todos.

De acordo com o setor responsável da estatal, atualmente são emitidas mais de 500 mil faturas mensais, em média.

Na avaliação da diretoria da Sanesul, a praticidade é um dos principais benefícios oferecidos pelo Pix, uma vez que mesmo os clientes que residem em localidades mais distantes podem efetuar o pagamento de suas contas de forma rápida e simples, sem precisar se deslocar até uma agência bancária.

Para fazer o pagamento via PIX é simples. Basta abrir o aplicativo do seu banco e selecionar “Pagamento com QRCode”, apontar a câmera para o código e finalizar a operação. O pagamento é registrado na hora.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Sanesul

Governo de MS reforça compromisso com a segurança hídrica

No Dia Mundial da Água, investimento sustentável no saneamento básico garante melhoria de vida da população

Publicado

on

Com agenda sustentável e importantes investimentos nos municípios de Mato Grosso do Sul onde a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) é concessionária do serviço de saneamento básico, o Governo do Estado mantém o compromisso com a segurança hídrica da população sul-mato-grossense.

No Dia Mundial da Água, comemorado hoje (22), e mesmo após alcançar a universalização dos serviços, a Sanesul continua a investir na preservação e gestão responsável dos recursos hídricos nos 68 municípios onde opera, destacando a importância da reservação – armazenamento e tratamento para o consumo – de água como parte integrante de suas iniciativas.

“Temos uma importante tarefa, e garantindo saneamento básico estamos melhorando a qualidade de vida das pessoas. Isso reflete diretamente na saúde da nossa gente”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

Como parte do seu plano de investimento, a empresa do Governo do Estado, aplicou R$ 227, milhões no setor de infraestrutura de saneamento, incluindo água tratada, esgotamento sanitário e equipamentos.

“Entre outros benefícios, esses investimentos que a Sanesul está fazendo nas cidades onde opera, aumentam os indicadores de saneamento e saúde”, afirmou o diretor-presidente da companhia, Renato Marcílio, que destacou ainda o comprometimento com a excelência operacional, sustentabilidade ambiental e o bem-estar das comunidades atendidas.

Em um contexto global, onde a água é um recurso cada vez mais escasso e precioso, a Sanesul atua para garantir que a segurança hídrica seja mantida e fortalecida para as gerações presentes e futuras em Mato Grosso do Sul, onde a empresa investiu R$ 227.378.656,46 em 2024.

Benefícios

No Brasil, a celebração ao Dia Mundial da Água vem acompanhada dos primeiros avanços do Marco Nacional do Saneamento, aprovado pelo Congresso em 2020, que prevê a universalização dos serviços de saneamento básico no país até 2033, com 99% da população brasileira assistida com água potável e 90% de tratamento de água e esgoto.

A produção total de água, no Estado, é de aproximadamente 11 bilhões de litros distribuídos por mês para atender uma população de 1.665.013 habitantes. São cerca de 655.729 ligações de água e a capacidade de reservação é de 136.934 m³.

Atualmente, a Sanesul mantém 456 poços e 343 reservatórios em funcionamentos, com extensão de 10.900 km da rede de água. Além de levar água de qualidade para a torneira da população das cidades onde opera, a Sanesul tem área de cobertura do esgoto de mais de 62% no Estado.

O papel da companhia no sistema de esgoto, assegura a coleta, tratamento e devolução da água à natureza de forma praticamente idêntica à sua origem.

A universalização dos serviços de saneamento básico possibilita diversos benefícios para a sociedade, como a melhora em indicadores da saúde pública, diminuição da mortalidade infantil, estímulo à economia e mais qualidade de vida de forma geral.

“Estamos comprometidos em continuar expandindo o acesso ao saneamento básico em Mato Grosso do Sul para garantir um futuro mais saudável e próspero para todos os nossos cidadãos”, afirma Marcílio.

Além dos investimentos no setor, a Sanesul promove ações contínuas visando à preservação dos mananciais, como a limpeza no Rio Aquidauana e nos córregos que abrangem a cidade turística de Bonito, que tem previsão de ocorrer neste sábado (22).

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67