fbpx
Connect with us

Consumo

Sabor e inovação são os principais ingredientes do I Circuito Gastronômico de Campo Grande

Edição “Sabores da Terra” fortalece a identidade do MS através da gastronomia regional

Publicado

on

Mato Grosso do Sul é um Estado culturalmente rico. A miscigenação que forma as principais características dessa terra fértil e acolhedora a torna singular, em especial na gastronomia.

Com o objetivo de fomentar o setor gastronômico de Mato Grosso do Sul, valorizando os ingredientes, estabelecimentos e marcas regionais, será realizado em Campo Grande, entre 18 e 30 de abril de 2023, o “I Circuito Gastronômico CG – Edição Sabores da Terra”, promovido por Marcia Marinho e José Marques.

Em sua primeira edição, o Circuito Gastronômico CG tem a curadoria do chef Paulo Machado e evidencia a produção local, já que para participar, os estabelecimentos devem desenvolver um prato regional, escolhendo obrigatoriamente ao menos um ingrediente da culinária sul-mato-grossense, listado pelo curador, entre eles: pequi, baru, guavira, nicola, galinha caipira, carne de sol, mocotó, pintado, coentro, miúdos, linguiça sertaneja, mel de abelha nativa do Pantanal, erva mate, polvilho doce ou azedo, farinha de mandioca de furnas, farinha de milho saboró, pacu, rapadura de furnas, e a mandioca.

Os pratos inscritos integrarão o cardápio fixo do evento.
“A criatividade e a paixão por nossa terra serão o diferencial desse evento aberto à participação de bares, restaurantes, hamburguerias, pizzarias e cafeterias. Os ingredientes selecionados fomentam a gastronomia e fortalecem ainda mais a identidade de Mato Grosso do Sul. Além de expandir a riqueza de sabores, nosso objetivo com a escolha dos itens é que os lugares mantenham fixos em seus cardápios, pratos que exaltem nossa culinária”, avalia o chef Paulo Machado.As empresas interessadas em inscrever seu prato contarão com uma série de vantagens, como participação na reunião técnica com o chef Paulo Machado, além de ampla divulgação de mídia promovida pelo Circuito Gastronômico CG e entregas especiais, como  passaportes que ficarão disponíveis no aeroporto e nos CAT’s (Centro de Atendimentos aos Turistas), que incluem a Casa do Artesão e o Bioparque Pantanal.

“Cada dia mais nosso Estado e a Capital se consolidam como grandes centros gastronômicos. Além da riqueza de nossa culinária, temos chefs respeitados em âmbito nacional e internacional e o Circuito Gastronômico CG tem alguns focos principais. O primeiro é movimentar a cultura,economia e turismo por meio deste segmento tão importante que é o da gastronomia e o segundo é fortalecer as marcas, chefs e produtos regionais em um evento exclusivo, que reunirá o que há de melhor na área, valorizando as empresas locais. É um evento para a população local e para atrair o público de fora que tem interesse ou já conhece nossa riqueza de sabores”, afirma Marcia Marinho.

Além de promover a valorização da cultura, gastronomia, turismo e economia local, a iniciativa objetiva levar fluxo aos restaurantes, e oportunidade do consumidor ter uma experiência com a gastronomia regional a valores acessíveis.

O Circuito Gastronômico CG  vai levar a singularidade da gastronomia sul-mato-grossense para o mundo. As inscrições estão abertas, por meio do site: www.circuitogastronomicocg.com.br. O valor da inscrição é de R$ 600 por prato. Usuários da MS Gás e Associados a entidades de classe pagam R$ 480 pela inscrição.

O evento que conta com patrocínio da MS Gás e apoio do Slow Food Pantanal.
Informações pelo WhatsApp (67) 99640-1249 e @circuitogastronomicocg.

Sobre os organizadores – os empresários Marcia Marinho e José Marques são grandes entusiastas da gastronomia e cultura regionais. Marcia Marinho é produtora de eventos na área, como o Festival da Carne de MS, além de Hunter de chefs, produtos e estabelecimentos na área. Já José Marques, comanda o programa Festas e Eventos TV, diretor da Acicg e realizador dos eventos Noiva Fashion e Kids Fashion MS, também atua conectando negócios e aproximando pessoas.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consumo

Mato Grosso do Sul vai sediar o Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação

O evento vai discutir temais centrais como engajamento nas redes sociais, utilização das plataformas e comunicação institucional.

Publicado

on

Mato Grosso do Sul vai sediar a partir de quinta-feira (7) o 6º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação. O evento vai discutir temais centrais como engajamento nas redes sociais, utilização das plataformas e comunicação institucional. As atividades vão ocorrer no Buffet Yotedy, a partir das 8h45, em Campo Grande.

Vão participar do evento os secretários estaduais de Comunicação de todo Brasil. Organizado pela CNSecom (Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação), será uma grande oportunidade para debater a legislação, comunicação digital e fiscalização de investimentos na comunicação pública e governamental.

Anfitrião do evento, o secretário-executivo de Comunicação do Mato Grosso do Sul, Frederico Fukagawa Hozano de Souza, destacou que o encontro será mais uma oportunidade de trocar experiências e compartilhar os cases de sucesso desenvolvidos em cada estado no setor.

“É uma oportunidade rica de trocar experiências, conhecer outras realidades, evoluir em conhecimento e discutir questões extremamente relevantes na comunicação pública. Vamos receber em casa este evento com o compromisso de proporcionar um bom ambiente a todos que participarem”, descreveu o secretário.

O evento começa amanhã (7) e segue até sexta-feira (8). No primeiro dia estão previstos debates sobre comunicação digital na gestão pública, gastos em contratos de propaganda, assim como campanhas publicitárias e boas práticas nas despesas com publicidade.

Já no segundo dia os secretários estaduais vão assinar uma “carta compromisso de intenções” sobre diretrizes para uma comunicação pública mais eficaz e eficiente. Também haverá as considerações finais da Cartilha de Boas Práticas nas Redes.

“Nos últimos anos, a maneira como nos comunicamos mudou. Além da comunicação de massa – por meio de rádio, televisão e jornal – com os smathphones nas mãos, conectados à internet, estamos sempre bem informados. Consumimos e também produzimos conteúdos diariamente”, afirmou o presidente do CNSecom e secretário de Comunicação do Rio de Janeiro, Igor Marques.

Ele destacou que esta edição do Fórum Nacional terá um ambiente propício para discutir as ferramentas digitais como canais institucionais. “Buscar a melhor forma de informar a população sobre os serviços prestados pelos Estados. É possível utilizar as novas tecnologias para informar com mais assertividade, aproximar as pessoas das instituições”.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Consumo

Prefeitura de Dourados promove ações de prevenção e tratamento do diabetes no mês de novembro

Ações coordenadas pela equipe do Pasae, da Secretaria Municipal de Saúde, acontecem nos dias 8, 12, 22 e 29 de novembro

Publicado

on

Durante o mês de novembro, em alusão ao Dia Mundial do Diabetes (14/11), a Prefeitura de Dourados, através da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), promove uma série de ações voltadas à prevenção e ao tratamento do diabetes. Com foco na conscientização e orientação dos pacientes, as atividades incluem aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar e encaminhamentos médicos, visando identificar precocemente a condição e orientar a população sobre os cuidados necessários para evitar complicações da doença.

Entre as ações, no dia 12 de novembro, a partir das 8h, acontece uma atividade especial para os pacientes atendidos pelo programa Pasae. O evento, que ocorre no PAM (Pronto Atendimento Médico), conta com um café da manhã saudável, seguido de palestras educativas sobre o diabetes e sorteio de brindes para os participantes. Esta iniciativa busca criar um ambiente acolhedor e informativo para aqueles que já enfrentam a doença e precisam de suporte contínuo.

O PAM fica localizado à rua Dr. Vanilton Finamore, 289 – Vila Industrial.

Além disso, a Sems programou outras três ações comunitárias em pontos estratégicos da cidade. No dia 8 de novembro, a população poderá participar da ação na Praça Antônio João, a partir das 8h. Esta atividade será uma oportunidade para os moradores realizarem exames rápidos e receberem orientações sobre o controle do diabetes, abordando desde a alimentação até a prática de exercícios físicos.

Outra atividade será realizada no dia 22 de novembro, no Campo Zé Tabela, no bairro Jardim dos Estados, também às 8h. A equipe da Sems estará disponível para realizar aferições de pressão e glicemia, além de encaminhamentos e orientações sobre o autocuidado com a saúde. A ação visa aproximar os serviços de saúde da população, promovendo o controle e a prevenção de doenças crônicas.

Encerrando o mês, no dia 29 de novembro, as atividades acontecerão na Praça Paraguaia, localizada na Rua Independência, a partir das 8h. O evento conta profissionais de saúde que irão realizar atendimentos preventivos e fornecer informações sobre o diabetes, reforçando a importância da prevenção e do acompanhamento médico.

“As iniciativas da Sems em novembro têm como objetivo principal conscientizar e incentivar a população de Dourados a adotar hábitos saudáveis, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e controle da doença”, afirma o secretário da Sems, Waldno Lucena Júnior.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Consumo

Dourados: Inscrições para ambulantes para o Dia de Finados será nos dias 24 e 25

Será permitido apenas um ponto de venda por CPF

Publicado

on

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Dourados (MS) divulgou as novas normas para o cadastramento de vendedores ambulantes visando o Dia de Finados, celebrado em 02 de novembro de 2024. As inscrições serão nos dias 24 e 25 de outubro, das 08h às 13h30, no Departamento de Fiscalização de Posturas (Semsur), por ordem de chegada. Vale ressaltar que não será permitido o cadastro no próprio dia 02 de novembro, e o número de vagas foi reduzido este ano.

Vagas Disponíveis:

31 vagas para venda de flores e velas no estacionamento do cemitério Santo Antônio (Coronel Ponciano).

14 vagas para alimentação na Rua Palmeiras, lateral da Capela.

15 vagas para venda de flores e velas na Rua Palmeiras, próximo ao portão do cemitério Bom Jesus.

Será permitido apenas um ponto de venda por CPF. Para efetuar o cadastro, os interessados devem apresentar CNH, RG, CPF, comprovante de residência e telefone de contato.

Reformas e Construções: Obras nos cemitérios estão autorizadas até 25 de outubro. Após essa data, os locais passarão por manutenção para a preparação do Dia de Finados.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67