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Rosas ou sushi? Confira levantamento de preços para o Dia dos Namorados

O levantamento completo realizado em floriculturas e restaurantes pode ser consultado no site do Procon/MS.

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Na hora de impressionar no Dia dos Namorados, qual a melhor opção entre rosas ou rodízio de sushi? Levantamento de preços realizado pelo Procon/MS (Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor) identificou variações de 455,56% entre as flores e 126,53% no sushi.

Profissionais da instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) realizaram cotações entre os dias 4 e 10 de junho, em Campo Grande. Na lista de preços divulgada são listadas nove floriculturas e seis restaurantes.

Flores e cesta café

O buquê com 12 rosas nacionais teve a menor variação, 35,71%. Isso porque o produto pode ser adquirido por R$ 140 nas Moreninhas e R$ 190 no Centro. Nos mesmos bairros o botão de rosa colombiana apresentou diferença de 455,56%, com preços entre R$ 9 e R$ 50.

A equipe de pesquisa, no entanto, alerta para que o consumidor esteja atento ao adquirir as rosas colombianas para que não seja induzido ao erro, uma vez que elas podem ser trocadas por rosas samourai ou de outras variedades semelhantes. Pétalas densas e textura suave são as principais características que as diferenciam das demais.

Também no segmento floricultura, as cestas café da manhã tem preços oscilando até 153,16%. O produto, com 20 itens, foi encontrado por R$ 79 no Coophasul e R$ 200 na Vila Carvalho.

Rodízio de Sushi

Comida originalmente japonesa, o rodízio de sushi pode ser uma opção para os amantes no Dia dos Namorados. O serviço na Capital apresentou preços entre R$ 75 na Vila Bandeirantes e R$ 169,90 no Jardim dos Estados, ou seja, diferença de 126,53% entre os locais pesquisados.

“Ofertamos ao consumidor opções que podem nortear seu processo de escolha na aquisição de um produto ou serviço, sendo importante ainda recomendar que se exija a nota fiscal como comprovante da relação de consumo”, ressalta o secretário-executivo do Procon/MS, Angelo Motti.

levantamento completo realizado em floriculturas e restaurantes pode ser consultado no site do Procon/MS.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Procon Itinerante levou cidadania e direitos aos consumidores do Distrito de Prudêncio Thomaz

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Com o propósito de garantir o acesso à informação e à justiça para todos, o Procon Municipal de Rio Brilhante levou na última quarta-feira, dia 16 de abril, o projeto Procon Itinerante, a população do distrito de Prudêncio Thomaz.

Com uma equipe preparada e disposta a ouvir, o Procon Itinerante ofereceu atendimento gratuito para tirar dúvidas, registrar reclamações e garantir que o consumidor esteja sempre bem informado. Um dos propósitos principais da iniciativa, foi levar informações voltadas à educação para o consumo, ou seja, ações que apresentem aos consumidores os seus direitos, quais os canais para solução dos conflitos e ações que garantam um consumo consciente, inclusive do ponto de vista financeiro. Afinal, saber dos seus direitos é o primeiro passo para garantir que eles sejam respeitados.

De acordo com a diretora do Procon em Rio Brilhante, o projeto Itinerante terá atendimento presencial quinzenal, todas as quintas-feiras de cada mês. Os serviços ficarão disponíveis à população das 07:30hs às 12h30, do próximo dia 30 de abril, na subprefeitura do Distrito.

Os consumidores devem levar documentos pessoais, comprovantes de compra ou qualquer outro material relacionado à reclamação.

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Procon Itinerante leva cidadania e direitos do consumidor a Prudêncio Thomaz nesta quarta-feira

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Com o propósito de garantir o acesso à informação e à justiça para todos, o Procon Municipal de Rio Brilhante realiza nesta quarta-feira, dia 16 de abril, das 7:30h às 12:30h, com o projeto Procon Itinerante, no distrito de Prudêncio Thomaz. A iniciativa tem como objetivo principal levar os serviços de defesa do consumidor até as comunidades mais distantes, por meio de uma estrutura móvel e adaptada. Uma tenda será montada no distrito, equipada com acesso à internet e aos sistemas oficiais de atendimento, permitindo que os moradores possam registrar suas reclamações, esclarecer dúvidas e buscar soluções para conflitos nas relações de consumo.

O Procon é o órgão de defesa dos direitos dos consumidores que atua no território do município, promovendo o atendimento às demandas dos consumidores, realizando a fiscalização dos estabelecimentos comerciais e dos prestadores de serviços. Além disso, uma das funções mais importantes do órgão é a promoção de ações voltadas à educação para o consumo, ou seja, ações que apresentem aos consumidores os seus direitos, quais os canais para solução dos conflitos e ações que garantam um consumo consciente, inclusive do ponto de vista financeiro.

De acordo com a diretora do Procon em Rio Brilhante, o projeto Itinerante terá atendimento presencial quinzenal, todas as quintas-feiras de cada mês, os serviços ficaram disponíveis à população das 07:30hs às 12h30, na Sub-prefeitura do Distrito.

Os consumidores devem levar documentos pessoais, comprovantes de compra ou qualquer outro material relacionado à reclamação.

Com assessoria.

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Procon divulga nova pesquisa de produtos da Páscoa

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Em relação à pesquisa de chocolates, foram apurados preços de 44 tipos de chocolate, em 12 estabelecimentos da cidade. Divulgação/Procon

A Prefeitura de Dourados, por intermédio do Procon (Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor), realizou nos dias 7 e 8 de abril de 2025, pesquisa de preços dos principais produtos consumidos na Semana Santa e na Páscoa – chocolates, peixes e outros.

Em relação à pesquisa de chocolates, foram apurados preços de 44 tipos de chocolate, em 12 estabelecimentos da cidade. Nos preços dos chocolates, a pesquisa atual detectou que o produto com maior diferença entre o menor valor e o maior valor foi a caixa de bombons sortidos (favoritos) 250,6 g, encontrado a R$ 11,49 (menor valor) e a R$ 19,95 (maior valor), diferença de 73,66%.

Já a caixa de bombons sortidos 250g, apresentou diferença de 55,79% entre o menor e o maior preço. Destaca-se, ainda, que vinte e quatro produtos (ovos de páscoa) apresentaram diferença superior a 25% entre o menor e o maior preço.

No que se refere à pesquisa de peixes e outros, foram pesquisados 28 itens em 13 estabelecimentos. Nos preços dos peixes, constatou-se diferença de 189,93% no preço do bacalhau (porto), entre os estabelecimentos com menor e maior preço. Já o filé de merluza congelado 800g apresentou diferença de 112,72% entre os estabelecimentos com menor e maior preço. Já a sardinha congelada 800g apresentou diferença de 73,85% entre o menor e maior preço encontrados.

Em relação aos complementos, a maior diferença foi encontrada no leite de coco 200 g, com 166,02% do menor  para o maior preço. Nos peixes foram encontrados oito produtos com diferença maior de 50% de um estabelecimento para outro. Nos complementos, nove produtos tiveram diferença superior a 50% entre os estabelecimentos com menor e maior preços.

Em comparação com a pesquisa realizada no dia 25 de março de 2024, em relação aos chocolates houve aumento de 25,23% considerando-se o preço médio (entre o menor e o maior preço encontrados). Nos valores dos peixes ocorreu aumento de 12,34%, considerando o preço médio (entre o menor e maior preço encontrados). Já nos complementos houve aumento de 7,01%, considerando-se o preço médio (entre o menor e maior preço encontrados).

O Procon orienta os consumidores a compararem o preço antes da compra e verificarem a qualidade e a conservação dos produtos. O consumidor também deve ficar atento às especificações contidas na embalagem, como prazo de validade, composição e peso líquido do produto.

Em casos de dúvida ou reclamação, ligar para o número 2222-1536 (ou 2222-1539) ou enviar mensagem para o e-mail: procon@dourados.ms.gov.br ou, ainda, registrar através do link: https://procon.dourados.ms.gov.br/index.php?class=ReclamacaoForm

 

Confira a pesquisa completa:

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