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Rodada de empregabilidade traz oportunidades do mercado de trabalho para pessoas com deficiência

Rodada realizada pela Funtrab com apoio da Secretaria de Estado da Cidadania trouxe autoridades e o campeão paralímpico Yeltsin Jacques.

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De um lado, as oportunidades. De outro, quem busca uma colocação no mercado de trabalho. Nesta sexta-feira (20), o Bioparque Pantanal foi palco para o encontro entre empregadores e candidatos durante a rodada de empregabilidade PCD. A iniciativa é da Funtrab, em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência.

Com a pasta em mãos recheada de certificados, currículo e documentos pessoais, Janice Lima Siqueira, de 39 anos, esperava sua vez de se cadastrar. Com experiência na área administrativa, Janice, que é surda, sonha em conseguir um emprego.

“Já trabalhei como instrutora de crianças, na área de administrativo e já fui secretária em hospital. Estava fazendo faculdade de Administração, mas parei. Ano que vem vou voltar, porque é a parte que combina comigo mesmo”, conta.

Já no estande de um possível empregador, o bacharel em Direito Wander Godoy, de 40 anos, recebe as orientações sobre como proceder à espera da entrevista de emprego. Com experiência em administrativo, Wander que tem uma limitação nas pernas devido à paralisia infantil, tem o sonho de ingressar no serviço público.

“O meu objetivo mesmo é na parte de concursos, mas como estou desempregado no momento, preciso de uma vaga PCD”, relata.

Wander passando pelo primeiro atendimento da rodada: o cadastro.

Para a subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, pasta ligada à Secretaria da Cidadania, Telma Nantes de Matos, falar de empregabilidade para pessoas com deficiência é observar o que este público tem para entregar.

“O Estado de Mato Grosso do Sul está desenvolvendo ações transversais para que haja empregabilidade das pessoas com deficiência, e com isso vem a capacitação, a assistência social, direitos humanos, educação e cidadania, todos juntos trabalhando para que a empregabilidade seja uma realidade aqui”, ressalta.

A data escolhida para a rodada coincide com a véspera do dia 21 de setembro, quando se comemora no Brasil o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Como uma luta permanente, a data representa o nascimento e a renovação da luta destas pessoas, bem como suas reivindicações pelas políticas de inclusão.

Rodada realizada pela Funtrab com apoio da Secretaria de Estado da Cidadania trouxe autoridades e o campeão paralímpico Yeltsin Jacques.

“A inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho proporciona a esse público maior autonomia financeira, novas relações sociais e perspectivas de vida”, ressalta a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi.

Padrinho afetivo da ação, o campeão paralímpico Yeltsin Jacques esteve presente na rodada e ressaltou a importância de trabalhar pela empregabilidade das pessoas com deficiência.

“Queria fazer um agradecimento especial a cada um que está aqui hoje dos recursos humanos das empresas, que estão vendo essa visão e acreditando em nós, acreditando na pessoa com deficiência. Incluir a pessoa com deficiência é fundamental, mas mais importante é mostrar as capacidades que essas pessoas têm de transformar o ambiente e agregar valor. O maior desafio hoje é demonstrar o valor que podemos somar”, ressalta Yeltsin.

A rodada reuniu 20 empresas empregadoras que disponibilizaram, durante o evento, 133 vagas específicas para pessoas com deficiência. Para os candidatos que não puderam comparecer, os interessados podem se cadastrar na Funtrab, e serem atendidos no Serviço Social. A Funtrab fica na Rua 13 de maio, 2.773 – Centro e atende das 7h30 às 17h.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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, Mato Grosso do Sul renova certificação com o selo MigraCidades

A renovação da certificação MigraCidades reflete o compromisso do Estado com a governança migratória e a promoção dos direitos humanos.

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O Estado de Mato Grosso do Sul repetiu o processo bem-sucedido de 2023, cumprindo todas as etapas necessárias em ação da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica) e a Segem (Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo), para o preenchimento do formulário e apresentação das ações realizadas em 2024.

A renovação da certificação MigraCidades reflete o compromisso do Estado com a governança migratória e a promoção dos direitos humanos.

A certificação MigraCidades, entregue no início deste mês, é uma iniciativa conjunta da OIM (Organização Internacional para as Migrações) – parte do Sistema das Nações Unidas – e da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), com o apoio da Enap (Escola Nacional de Administração Pública).

MS concluiu todas as etapas necessárias para a obtenção do certificado

Este selo reconhece o engajamento de estados e municípios brasileiros na formulação e implementação de políticas migratórias alinhadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), promovendo uma migração ordenada, segura, regular e responsável.

O trabalho desenvolvido em Mato Grosso do Sul envolve ações integradas entre diversas secretarias e é coordenado pela Sead, por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos. Essas ações abrangem iniciativas que promovem a integração social, cultural e econômica dos migrantes, contribuindo para a coesão social e fortalecendo a dignidade humana.

 Certificação

O processo de certificação incluiu cinco etapas: inscrição, diagnóstico, priorização, certificação e monitoramento. Durante a avaliação, foram analisadas ações realizadas em 10 dimensões fundamentais para uma boa governança migratória, como participação social e cultural, acesso à educação, assistência social, proteção social e saúde. Relatórios detalhados das atividades e propostas de monitoramento também foram apresentados, consolidando o reconhecimento do Estado.

Entre as principais iniciativas desenvolvidas em prol dos migrantes estão o atendimento permanente por meio da Central de Atendimento em Direitos Humanos, apoio financeiro às OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) que atuam com o público migrante, além de palestras e parcerias transversais entre secretarias do Governo. Estas ações reforçam o papel de Mato Grosso do Sul como um exemplo de inclusão e acolhimento no cenário nacional.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Suprova inicia entrega da Certificação Estadual de Protetores de Animais

O certificado é emitido digitalmente e tem validade de um ano, garantindo que os dados sejam atualizados periodicamente.

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A entrega do Cepa (Certificado Estadual de Protetores de Animais) começou nesta semana, com a primeira ação realizada na sede da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção à Vida Animal).

A certificação, promovida pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), tem como objetivo reconhecer entidades e protetores independentes, além de facilitar o acesso a programas estaduais de suporte e bem-estar animal, como o ‘MS Vida Animal’.

Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com cerca de 300 entidades de proteção animal. Para obter o certificado, é necessário enviar RG, CPF, comprovante de residência, certidão negativa criminal e a carteirinha de vacinação antirrábica dos animais – que é gratuita – para o e-mail vidaanimal@setesc.ms.gov.br.

O certificado é emitido digitalmente e tem validade de um ano, garantindo que os dados sejam atualizados periodicamente.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destaca a importância da certificação para fortalecer a rede de proteção animal no estado.

“É um certificado que representa um grande avanço na valorização do trabalho dos protetores e das entidades que atuam na causa animal. Ao oferecer suporte e acesso a programas estaduais, garantimos que mais vidas sejam cuidadas com qualidade e responsabilidade”.

De acordo com o titular da Suprova, Carlos Eduardo Rodrigues, o certificado permitirá aos protetores acessar benefícios importantes, como a Caravana da Castração, programada para começar entre março e abril.

“A Caravana vai oferecer 25 vagas de castração por campanha às entidades certificadas. Hoje, as ONGs conseguem acesso por terem CNPJ, mas muitos protetores independentes não têm. Com o certificado, vamos interligá-los à ferramenta SigPet, que organiza o cadastro para as castrações”.

Outro benefício em fase de elaboração é a doação de rações. “Estamos trabalhando em um edital para compra de ração. O certificado nos ajudará a identificar a demanda real, como a quantidade de protetores e animais atendidos. Isso permitirá uma distribuição mais eficiente desse recurso”, afirma o titular da Suprova.

Sônia Marly Palhano, do Instituto Mãe de Pets, foi a primeira a receber o certificado. O Instituto abriga atualmente 222 cães e 32 gatos.

“Nosso maior desafio é manter a qualidade de vida dos animais. Temos altos custos com ração, medicação, atendimento veterinário e até energia elétrica. Esse certificado é um benefício gigantesco, porque vai nos ajudar com castrações, rações e até na redução de custos fixos. Ser protetora é enfrentar desafios diários, mas o amor pelos animais fala mais alto”.

A iniciativa da Suprova também busca incluir os protetores independentes, que muitas vezes têm mais animais sob seus cuidados do que as ONGs.

“Não havia nada no Estado que regularizasse a atuação dessas protetoras voluntárias. O certificado é uma forma de trazê-las para dentro das políticas públicas, garantindo que tenham acesso aos mesmos benefícios das entidades formalizadas”, finaliza Carlos Eduardo.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Governo de MS lança mapeamento para fomentar políticas públicas de economia criativa

Titular da Setesc, Marcelo Miranda, destacou a importância da ação para o fortalecimento do setor.

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O Governo do Estado está realizando o Mapeamento de Criativos de Mato Grosso do Sul. A iniciativa da Superintendência de Economia Criativa e Políticas Integradas, vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), busca identificar e cadastrar agentes criativos de diversos segmentos, promover um diálogo mais próximo com a comunidade e facilitar a formulação de políticas públicas.

Titular da Setesc, Marcelo Miranda, destacou a importância da ação para o fortalecimento do setor. “A economia criativa é uma das forças que impulsionam o desenvolvimento sustentável e a valorização cultural do nosso estado. Esse mapeamento será essencial para que possamos criar políticas públicas eficientes e inclusivas, que atendam às demandas reais dos nossos criativos”.

Luciana Azambuja, superintendente estadual de Economia Criativa, reforça a relevância da iniciativa. “Sem o mapeamento, não sabemos onde estão e quem são os criativos de Mato Grosso do Sul, e não podemos fazer políticas públicas sem dados, sem estatísticas. Por isso, essa ação é fundamental para a criação do banco de dados do MS + Criativo”.

O cadastro é realizado de forma on-line, por meio de um formulário (clique aqui para acessar). A proposta inclui os segmentos de artesanato, música, artes visuais, artes cênicas, design, moda, gastronomia, cultura geek/nerd, literatura, audiovisual, entre outros.

Os dados coletados servirão como base para consultas e eventuais convites a ações realizadas pela Secretaria, sem gerar vínculos obrigatórios de contratação. “Os formulários recebidos ficarão armazenados no setor, permitindo que conheçamos as iniciativas criativas existentes em Mato Grosso do Sul e promovendo o desenvolvimento do setor”, conclui a superintendente.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail economiacriativa@setesc.ms.gov.br ou pelo telefone (67) 3316-9320.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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