fbpx
Connect with us

Cidades

Reitora participa de encontro com presidente Lula e ministros

Dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica estiveram no Palácio do Planalto nessa quinta-feira, 19

Publicado

on

A reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) Elaine Cassiano participou nessa quinta-feira, 19, em Brasília (DF), do encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Camilo Santana. Também estavam presentes os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos.

A reunião, realizada no Palácio do Planalto, contou com a participação de dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, além de reitores e reitoras de universidades públicas.

“O encontro com vocês [reitores] é um encontro com a civilização. Nenhum país conseguiu se desenvolver sem resolver a formação do seu povo”, afirmou o presidente Lula.

Com a temática “Diálogo com reitores e reitoras sobre as novas perspectivas do Ensino Superior do país”, o encontro marcou uma nova fase na relação entre o governo e as instituições federais de ensino superior.

“O encontro com vocês [reitores] é um encontro com a civilização. Nenhum país conseguiu se desenvolver sem resolver a formação do seu povo. Eu sei do obscurantismo que vocês viveram nos últimos quatro anos. Estamos saindo das trevas para voltar à luminosidade de um novo tempo”, afirmou o presidente em seu discurso.

A reitora Elaine Cassiano destaca a importância de, pela primeira vez, reitores e reitoras serem recebidos pelo presidente da República e por três ministros de Estado.

“Foi um momento histórico e simbólico. Houve a sinalização de priorizar temas fundamentais. Estamos otimistas com essa nova fase, pautada pelo diálogo”, destacou a reitora Elaine Cassiano.

“Foi um momento histórico e simbólico. E apesar de sabermos que 2023 ainda será um ano muito difícil em termos orçamentários, houve a sinalização por parte do presidente Lula e do ministro Camilo Santana de priorizar temas fundamentais, como o acesso às instituições de ensino federais e o combate à evasão escolar, e de valorizar os servidores da educação. Estamos otimistas com essa nova fase, pautada pelo diálogo”, destacou Elaine.

Prioridades – Durante o encontro, Lula frisou que a Educação será uma das prioridades de seu mandato e garantiu que mais encontros serão realizados para que governo, reitores e reitoras possam dialogar sobre o futuro da educação brasileira.

A sinalização foi vista com otimismo pelos dirigentes ligados ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

“O incentivo à inovação e empreendedorismo, a valorização do tripé ensino, pesquisa e extensão, a formação de professores e a valorização dos profissionais da educação são pontos importantes que o MEC [Ministério da Educação] precisa cuidar”, pontuou o presidente do Conif e reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), Cláudio Alex.

O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que as portas do MEC estão abertas e que o novo governo irá retomar a valorização e o respeito pelo ensino superior do país. Para isso, elencou que será necessário priorizar ações como a ampliação da oferta de acesso às instituições, o combate à evasão escolar, a retomada de investimentos e obras paralisadas, além do reajuste das bolsas de pesquisa.

A efetivação do Sistema Nacional de Educação e o respeito à nomeação dos dirigentes eleitos pelas comunidades acadêmicas também foram temas abordados durante a fala do ministro. Diversos desses pontos defendidos por ele constaram nas pautas e desafios apresentados pela Rede Federal ainda no período de transição do novo governo, quando o presidente do Conif compôs o grupo de trabalho da Educação.

Setec –  Na quarta-feira, 18, a diretoria do Conif se reuniu pela primeira vez com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques Ferreira, em Brasília.

A pauta foi norteada pela apresentação das prioridades do colegiado e a busca pela retomada do protagonismo da Rede Federal na Educação Profissional do país.

O presidente do Conif convidou o secretário para participar da próxima reunião do pleno para ouvir e dialogar sobre pautas importantes para a consolidação da Rede Federal.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Reunião com Beneficiários do Bolsa Família Reafirma Compromisso com a Comunidade

Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a reunião contou com a participação das equipes de saúde e educação

Publicado

on

A Prefeitura de Porto Murtinho, sob a liderança do prefeito Nelson Cintra, realizou hoje uma reunião com os beneficiários do Programa Bolsa Família dos bairros Matadouro, Salim Cafure e Km 6.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a reunião contou com a participação das equipes de saúde e educação. Durante o encontro, foram abordadas as condicionalidades do programa, esclarecidas dúvidas e reforçada a importância do acompanhamento em áreas como saúde e educação.

Com essa iniciativa, a gestão municipal encerra o ciclo de reuniões de 2024, reafirmando o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas e a promoção do bem-estar das famílias.

Esta foi a primeira das quatro reuniões de acompanhamento programadas para o bimestre, evidenciando o trabalho conjunto entre a Prefeitura, liderada por Nelson Cintra, e a comunidade. Agradecemos a todos os envolvidos nessa importante ação.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Horário especial do comércio para fim de ano começa no domingo em Dourados

O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acordo em convenção coletiva entre representantes da classe patronal  e de empregados.

Publicado

on

O comércio de Dourados passa a funcionar em horário especial de fim de ano a partir de domingo, 1º de dezembro, quando as lojas estarão abertas até 18 horas. O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acordo em convenção coletiva entre representantes da classe patronal  e de empregados.

Entre segunda-feira, 2 de dezembro, e 7 de dezembro, o comércio funcionará das 8h às 20h. Já no dia 8,   domingo, feriado municipal da padroeira da cidade, Imaculada Conceição, o comércio poderá abrir das 8h às 16h.

Já a partir do dia 9 e prosseguindo até o dia 23, as lojas poderão funcionar das 8h às 22h, com exceção dos sábados, que serão das 8h às 20h e dos domingos, das 9h às 18h.

Na véspera de Natal o comércio funciona das 8h às 18h, fecha no dia 25 e reabre dia 26 em horário normal, das 8h às 18h. No dia 31 o funcionamento será das 8h às 17h.

Continue Lendo

Cidades

Cerca de 50 indígenas precisaram de atendimento médico após confronto

Equipe do Hospital Universitário foi ao local e passou a tarde dando assistência aos feridos

Publicado

on

Aproximadamente 50 indígenas precisaram de atendimento médico após o confronto com policiais do Batalhão de Choque, nessa quarta-feira (27), em Dourados, a 251 km de Campo Grande. Além das duas mulheres encaminhadas para o Hospital da Vida com ferimentos mais graves, uma equipe do Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) realizou atendimento no local durante toda a tarde.

Os atendimentos foram, em maioria, de indígenas que relataram dores e ferimentos causados por balas de borracha. Foram realizados aproximadamente 20 curativos em ferimentos desse tipo, administradas 20 medicações para dor e mal-estar, além de oito aferições de pressão arterial em pessoas hipertensas.

Entre os integrantes da equipe estavam um médico, dois enfermeiros, cinco residentes de saúde indígena e duas acadêmicas de medicina.

Conflito – A Polícia Militar usou balas de borracha e bombas de gás para desbloquear a MS-156, ocupadas por indígenas. Moradores das Aldeias Bororó e Jaguapiru relatam falta de diálogo e alegam que a ação policial foi motivada pela falta de água potável na região, apesar de iniciativas governamentais para solucionar o problema, incluindo o fornecimento de água por caminhões-pipa e a perfuração de novos poços.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública afirma que a ação policial ocorreu após esgotadas as negociações, para garantir direitos constitucionais. O incidente também resultou em ferimentos em 12 policiais e danos a viaturas.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67