fbpx
Connect with us

Cidades

Prosseguir: Com nova atualização, 30 municípios apresentam grau tolerável de risco

16 municípios foram classificados na bandeira vermelha, 33 na laranja, e 30 na amarela, nenhuma cidade na bandeira verde e nem bandeira cinza (grau extremo)

Publicado

on

O Comitê Gestor do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) divulgou nesta quarta-feira (08) o novo bandeiramento dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Os dados completos estão disponíveis no site www.coronavírus.ms.gov.br. Nesta sexta-feira (10), às 14h30, o  presidente do Prosseguir, o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, falará sobre as novas bandeiras e sobre o microcrédito na coletiva de imprensa, formato híbrido, que será divulgada nas redes sociais oficiais do Governo do Estado.

“O novo mapa mostra que mais municípios estão, atualmente, na bandeira amarela, ou seja, de grau tolerável, o que representa um avanço, mas que apesar do otimismo mostra que devemos continuar em alerta com as regras de biossegurança”, informou o presidente do Prosseguir, o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, salientando para que os estabelecimentos comerciais fiquem atentos em relação ao limite de capacidade.

No novo bandeiramento do Prosseguir 16 municípios foram classificados na bandeira vermelha, 33 na laranja, e 30 na amarela e nenhuma cidade na bandeira verde e nem bandeira cinza (grau extremo). As novas definições do programa levam em conta a análise de indicadores da semana epidemiológica 33, referente ao período de 09 e 22 de setembro. Comparando com a semana anterior, 34 municípios permanecem na bandeira, 30 progrediram e 15 regrediram.

Elencada como grau tolerável, a bandeira amarela, que propõe o funcionamento de atividades essenciais e não essenciais de baixo, médio e alto risco, estão Anaurilândia, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Batayporã, Bodoquena, Brasilândia, Caarapó, Caracol, Corguinho, Corumbá, Eldorado, Figueirão, Glória de Dourados, Iguatemi, Inocência, Itaquiraí, Japorã, Jaraguari, Jateí, Novo Horizonte do Sul, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Rio Verde de MT, Selvíria, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru e Taquarussu.

Pela classificação laranja do Prosseguir, que recomenda atividades essenciais e não essenciais de baixo e médio risco, estão: Água Clara, Alcinopólis, Amambai, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Bela Vista, Camapuã, Cassilândia, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Ivinhema, Jardim, Juti, Laguna Carapã, Miranda,  Mundo Novo, Nova Alvorada do Sul,  Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Paranhos, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Sonora e Vicentina.

No grau alto, categorizado pelo mapeamento vermelho e que recomenda apenas atividades essenciais e não essenciais de baixo risco, estão: Anastácio, Angélica, Bonito, Campo Grande,  Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Dourados, Fátima do Sul, Ladário, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste, Terenos e Três Lagoas.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Cidades

Horário especial do comércio para fim de ano começa no domingo em Dourados

O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acordo em convenção coletiva entre representantes da classe patronal  e de empregados.

Publicado

on

O comércio de Dourados passa a funcionar em horário especial de fim de ano a partir de domingo, 1º de dezembro, quando as lojas estarão abertas até 18 horas. O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acordo em convenção coletiva entre representantes da classe patronal  e de empregados.

Entre segunda-feira, 2 de dezembro, e 7 de dezembro, o comércio funcionará das 8h às 20h. Já no dia 8,   domingo, feriado municipal da padroeira da cidade, Imaculada Conceição, o comércio poderá abrir das 8h às 16h.

Já a partir do dia 9 e prosseguindo até o dia 23, as lojas poderão funcionar das 8h às 22h, com exceção dos sábados, que serão das 8h às 20h e dos domingos, das 9h às 18h.

Na véspera de Natal o comércio funciona das 8h às 18h, fecha no dia 25 e reabre dia 26 em horário normal, das 8h às 18h. No dia 31 o funcionamento será das 8h às 17h.

Continue Lendo

Cidades

Cerca de 50 indígenas precisaram de atendimento médico após confronto

Equipe do Hospital Universitário foi ao local e passou a tarde dando assistência aos feridos

Publicado

on

Aproximadamente 50 indígenas precisaram de atendimento médico após o confronto com policiais do Batalhão de Choque, nessa quarta-feira (27), em Dourados, a 251 km de Campo Grande. Além das duas mulheres encaminhadas para o Hospital da Vida com ferimentos mais graves, uma equipe do Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) realizou atendimento no local durante toda a tarde.

Os atendimentos foram, em maioria, de indígenas que relataram dores e ferimentos causados por balas de borracha. Foram realizados aproximadamente 20 curativos em ferimentos desse tipo, administradas 20 medicações para dor e mal-estar, além de oito aferições de pressão arterial em pessoas hipertensas.

Entre os integrantes da equipe estavam um médico, dois enfermeiros, cinco residentes de saúde indígena e duas acadêmicas de medicina.

Conflito – A Polícia Militar usou balas de borracha e bombas de gás para desbloquear a MS-156, ocupadas por indígenas. Moradores das Aldeias Bororó e Jaguapiru relatam falta de diálogo e alegam que a ação policial foi motivada pela falta de água potável na região, apesar de iniciativas governamentais para solucionar o problema, incluindo o fornecimento de água por caminhões-pipa e a perfuração de novos poços.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública afirma que a ação policial ocorreu após esgotadas as negociações, para garantir direitos constitucionais. O incidente também resultou em ferimentos em 12 policiais e danos a viaturas.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura de Dourados inicia troca de longarinas nos postos de saúde

Substituição de bancos em 40 unidades vai garantir maior conforto e comodidade para os usuários

Publicado

on

A Prefeitura de Dourados deu início à substituição das longarinas nas Unidades Básicas e Especializadas de Saúde da cidade. Ao todo, serão contempladas 40 unidades com novos assentos de aço, escolhidos por sua durabilidade e fácil limpeza. A ação visa melhorar o atendimento e o conforto da população.

O prefeito Alan Guedes destacou a importância da iniciativa: “Essas melhorias trazem maior comodidade para quem utiliza os serviços de saúde e auxiliam ainda mais na qualidade no atendimento à população”, disse.

Foram adquiridas 243 longarinas com recursos de emenda parlamentar da deputada Gleice Jane, além de outras 123 unidades que estão em processo de compra, financiadas por emenda da deputada Lia Nogueira. Entre as unidades que já receberam os novos bancos estão as dos bairros Maracanã, Seleta, Ildefonso Pedroso e Cabeceira Alegre.

As próximas a serem beneficiadas serão as dos bairros Jóquei Clube e Jardim Carisma. A troca das longarinas é parte de um conjunto de melhorias planejadas para a rede municipal de saúde.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67