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Projeto inédito no Detran-MS mapeou principais demandas das agências para atender melhor os clientes

. O diálogo com os servidores foi fundamental para identificar in loco os maiores problemas enfrentados na rotina diária de trabalho. 

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Para lançar novos produtos e fazer boas entregas ao cidadão, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) busca atender demandas dos servidores e em pontos específicos que irão refletir positivamente no desempenho das funções, seja ela administrativa ou de atendimento ao público.

Levantamento inédito feito pelo Detran-MS, por meio da Diretoria-Executiva, ao longo do segundo semestre de 2024, mapeou diversas demandas durante visitas às agências dos 79 municípios do Estado. O diálogo com os servidores foi fundamental para identificar in loco os maiores problemas enfrentados na rotina diária de trabalho.

Com mais de 12 mil km percorridos para visitar as 94 agências no Estado em seis meses, o diretor-executivo do Detran-MS, João César Mattogrosso, ressalta a atuação do Governo do Estado para promover o municipalismo com a presença nos municípios, a escuta ativa e a busca por soluções.

“Isso reflete o compromisso do nosso governador Eduardo Riedel com os cidadãos sul-mato-grossenses e na transformação do atendimento em nossos municípios. A meta do Detran-MS para o próximo ano é o atendimento de excelência. Mas isso não depende apenas do servidor lá na ponta, envolve qualificação, melhores condições estruturais de trabalho e principalmente, a valorização do servidor por meio de avanços nas carreiras”, explica.

O mapeamento está norteando ações e projetos para o próximo ano, pois as demandas levantadas pela diretoria-executiva, foram levadas à diretoria do Detran-MS, e resultaram em um planejamento estratégico com metas de curto, médio e longo prazo, além de nortear decisões e prioridades.

“Estamos empenhados em fortalecer o Detran-MS, para que a modernização e a tecnologia caminhem lado a lado com a valorização das pessoas. Apresentamos as demandas, que surgiram a partir dessas visitas nas agências, ao diretor-presidente Rudel Trindade e nosso objetivo é cultivar um ambiente profissional e acolhedor, onde os servidores se sintam reconhecidos e nossos clientes recebam atendimento de qualidade”, concluiu Mattogrosso.

A manutenção e aquisição de novos elevadores automotivos para realização de vistoria veicular, foi uma das necessidades identificadas durante essas visitas. O serviço de manutenção preventiva e corretiva, se encontra em fase de contratação. Está previsto para ser executado em abril de 2025. A manutenção predial, que são os pequenos reparos nas agências, é outra demanda já encaminhada. Está em fase de adesão de ata e tem previsão estimada para iniciar no segundo bimestre do próximo ano.

O plano de ação para 2025 inclui melhorias na infraestrutura das agências do interior e também na Capital. Estão previstos para o próximo ano, a reforma de dez agências nos municípios de Água Clara, Caracol, Cassilândia, Glória de Dourados, Inocência, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde, Sidrolândia e Taquarussu.

O objetivo é aprimorar o atendimento prestado ao cidadão que procura as agências nos municípios. Pois um bom atendimento não depende apenas da qualificação dos servidores, mas de avanços na carreira e na estrutura ofertada para que o servidor desenvolva o seu trabalho.

A aproximação e o diálogo com os servidores também foi fundamental para destravar, junto à Secretaria de Administração (SAD) e Secretaria de Governo (Segov), demandas antigas, entre elas, as promoções funcionais que estavam paradas há cerca de 4 anos. No mês de junho, 122 servidores foram promovidos por antiguidade, e a próxima promoção será por merecimento, já nos trâmites finais para publicação.

Enquanto algumas ações requerem tempo, pois exigem trâmites legais, outras já refletem diretamente na população. Como é o caso do Projeto Detran Mais Perto, voltado a atender distritos que não tenham uma agência do Detran perto para atender os moradores, aproximando o serviço do cidadão e facilitando o acesso. A ação já foi realizada em três distritos e alcançou cerca de 400 pessoas com serviços para regularização de documentos e renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Detran alerta que não envia SMS ou e-mail com informações de suspensão da CNH à condutores

Os contatos realizados pelo Detran-MS com condutores ou proprietários de veículos são realizados por meio de canais oficiais, explica o diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira.

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O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) mais uma vez alerta os condutores para golpe de notificação de suspensão de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) por e-mail ou SMS.

Assim como o golpe aplicado no fim do ano passado, por SMS, os golpistas enviam uma notificação de que a pessoa está com processo de suspensão em andamento. Ao acessar o suposto link enviado, agora por o e-mail, o cidadão é direcionado a uma página que imita o GOV.BR do Governo Federal.

Ao preencher os dados para fazer a consulta, o resultado mostra dados pessoais do condutor, e supostas informações da infração cometida e valores, além de um campo com a opção ‘regularizar’. Não há registro de quantas pessoas já caíram no golpe em Mato Grosso do Sul. Os primeiros casos surgiram no final do ano passado, em Nova Andradina, com envio por SMS.

O Detran-MS reforça que nenhum órgão do Governo solicita pagamentos ou dados por SMS ou e-mail. Os contatos realizados pelo Detran-MS com condutores ou proprietários de veículos são realizados por meio de canais oficiais, explica o diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira.

“As notificações do Detran-MS são realizadas por edital em Diário Oficial do Estado, por correspondência via Correios ou notificações no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) para quem tem o aplicativo Carteira Digital de Trânsito”, explica o diretor.

Em caso de dúvidas o Detran-MS disponibiliza canais oficiais como o Portal de Serviços Meu Detran (www.meudetran.ms.gov.br), o aplicativo Detran MS, a Central de Informações, por telefone, pelos números 154 (Capital) e (67)3368-0500 (Interior) ou ainda agendar atendimento numa das 94 agências do Detran-MS no estado.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Detran-MS divulga principais erros dos candidatos à primeira habilitação

Foram 37.860 candidatos à habilitação da Categoria A (Motocicletas) e 76.199 candidatos à habilitação categoria B (Automóveis) em todo o ano de 2024

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O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) recebeu no ano de 2024 mais de 114 mil candidatos para o exame prático com a intenção de conseguir a tão sonhada primeira habilitação.

Foram 37.860 candidatos à habilitação da Categoria A (Motocicletas) e 76.199 candidatos à habilitação categoria B (Automóveis) em todo o ano de 2024. Destes, 61,7% foram aprovados e considerados aptos na Categoria A e 49,6% foram considerados na categoria B.

Na categoria A (motocicleta) os erros que mais eliminam os candidatos foram: colocar o(s) pé(s) no chão com o veículo em movimento, descumprir o percurso preestabelecido e iniciar a prova sem estar com o capacete devidamente ajustado à cabeça ou sem viseira ou óculos de proteção.

Já na categoria B (automóveis) os principais erros cometidos foram: avançar sobre o balizamento demarcado quando da colocação do veículo na vaga, não colocar o veículo na área balizada, em no máximo três tentativas, no tempo estabelecido de 5 minutos e dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos (Art. 170 do Código Brasileiro de Trânsito.

O candidato pode, durante o percurso do exame prático, perder no máximo três pontos causados por erros, caso cometa o quarto ponto, ou caso cometa uma falta eliminatória, é reprovado. Erros graves geram 3 pontos, erros médios 2 pontos e erros leves 1 ponto.

Vários fatores influenciam os candidatos ao erro na hora do exame, principalmente o nervosismo, como destaca a Gerente de Exames de Habilitação do Detran-MS, Lina Zeinab, que garante que o número de reprovação pode ser reduzido.

“Observamos que a prova prática de habilitação gera um impacto emocional significativo, já que é uma experiência que envolve diversos sentimentos por se tratar de um marco importante de autonomia e independência na vida das pessoas. Aspectos emocionais como ansiedade estão presentes no momento da realização da prova, principalmente quando o candidato é proveniente de reprovação. Para que o candidato se sinta seguro é importante que realize uma boa preparação durante as aulas, e busque se acalmar antes da realização da prova.”

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

 

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Detran-MS expande curso presencial de reciclagem para regional de Jardim e 1ª turma será em fevereiro

Para mais informações o Detran-MS, por meio da Gecap, disponibiliza o e-mail  cursos@detran.ms.gov.br ou o telefone (67)3368-0152.

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Condutores da região sudoeste de Mato Grosso do Sul com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) suspensa agora contam com a Agência Regional de Trânsito de Jardim para realizar o curso de reciclagem para condutores infratores.

A expansão do curso para mais uma regional do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) faz parte das ações de regionalização voltadas à melhoria no atendimento e a oferta de serviços cada vez mais próximos ao cidadão.

“Essa era a única regional que não tinha o curso de reciclagem para condutores infratores. Com essa expansão, condutores com CNH suspensa que residam nos municípios de Bela Vista, Bonito, Caracol, Guia Lopes, Nioaque e Porto Murtinho terão mais uma cidade próxima para realizar o curso”, explica Ivar Custódio, Coordenador Pedagógico da Gerência de Capacitação (Gecap).

Agência Regional de Jardim

O curso possui carga horária de 30 horas/aula e será realizado nos dias 7, 8, 14 e 15 de fevereiro, na Agência Regional de Trânsito de Jardim, com endereço na Rua Taguru, n° 65 – Vila Camisão. A formação será dividida em dois finais de semana sendo, duas sextas-feiras no horário das 17h às 21h25 e dois sábados, das 7h30 às 17h25.

As inscrições podem ser feitas até dia 7 de fevereiro no campo Educação disponível no Portal de Serviços Meu Detran. Na lateral esquerda, escolha “Inscrição para Cursos Presenciais”. Ao todo serão ofertadas 13 vagas.

O curso de reciclagem para condutores infratores, na modalidade presencial, é destinado a atender interessados em cumprir a penalidade imposta no processo administrativo de suspensão da CNH ou outros procedimentos administrativos.

De acordo com a Gerência de Capacitação, em 2024, 1.626 mil condutores realizaram o curso PRESENCIAL de reciclagem para condutores infratores em Campo Grande e nas outras nove regionais onde o curso era oferecido até então. A formação é obrigatória para quem já reprovou duas vezes no curso online, ou que tenha optado desde o início pelas aulas presenciais.

Para mais informações o Detran-MS, por meio da Gecap, disponibiliza o e-mail  cursos@detran.ms.gov.br ou o telefone (67)3368-0152.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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