fbpx
Connect with us

Cidades

Projeto ‘Inclusão nas Telas’ debate sobre autismo no dia 31 de maio

Os presentes receberão certificado de 4 horas-atividade. 

Publicado

on

Para encerrar a edição 2021/2022, o Projeto de Extensão Inclusão nas Telas promoverá a  discussão com o tema “Autismo em Debate”, de modo remoto, no dia 31 de maio, às 17h30 (MS)/ 18h30 (Brasília).

No encontro ocorrerá a exibição de um curta metragem, com discussão da Fonoaudióloga Infantil, Rosangela Silva de Moura, e mediação do Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Moises, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

O evento é aberto a todos os interessados, não sendo necessária inscrição prévia. Os presentes receberão certificado de 4 horas-atividade.

A transmissão ao vivo acontecerá pelo canal do Núcleo de Pesquisas em Quadrinhos- NuPeQ/UEMS no YouTube – Clique aqui para acessar. 

Sobre os participantes

A convidada Rosangela Silva de Moura é Fonoaudióloga Infantil; Pós-Graduada em: Neuroaprendizagem; Transtorno do Espectro Autista; Distúrbios da fala e linguagem; Transtorno Global do Desenvolvimento; Linguagem Alternativa e Aba.

O mediador Ronaldo Rodrigues Moises é professor efetivo das redes estaduais e municipais de Educação de Mato Grosso do Sul, técnico do laboratório de acessibilidade e inclusão da UEMS, possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006), pós graduações Lato-sensu em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2010), e Pedagogia Crítica da Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010). É Mestre em Educação pela UEMS (2015), e doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com pesquisas voltadas à educação da pessoa com deficiência, inclusão, Educação Física e organização do trabalho didático.

Sobre o projeto

O projeto de extensão tem como foco promover a sensibilização e a reflexão sobre a educação, direitos humanos e cidadania das pessoas com deficiência e conta com as seguintes  parcerias: Associação de Doenças Neuromusculares de MS – ADONE, Núcleo de Pesquisas em Quadrinhos – NuPeQ/UEMS, Ordem dos Advogados do Brasil- OAB/MS, Conselho Diocesano de Pessoas com Deficiência – CODIPED, Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual do Estado de MS – CAP/DV,  Instituto Sul-mato-grossense para Cegos Florivaldo Vargas/Ismac,  Associação dos Deficientes Visuais de MS/ADVIMS, Fundação de Cultura de MS – FCMS, Sociedade em Prol da Acessibilidade de MS/ SPA, Secretaria de Estado de Educação/SED/MS.

Importante destacar que todas as discussões realizadas pelo projeto no ano de 2021 estão disponíveis no canal do Núcleo de Pesquisas em Quadrinhos- NuPeQ/UEMS no YouTube na playlist Palestras. Saiba mais em: https://www.youtube.com/channel/UCQbvHsIZXoYnYwptUlkWtcQ

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Cidades

Reunião com Beneficiários do Bolsa Família Reafirma Compromisso com a Comunidade

Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a reunião contou com a participação das equipes de saúde e educação

Publicado

on

A Prefeitura de Porto Murtinho, sob a liderança do prefeito Nelson Cintra, realizou hoje uma reunião com os beneficiários do Programa Bolsa Família dos bairros Matadouro, Salim Cafure e Km 6.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a reunião contou com a participação das equipes de saúde e educação. Durante o encontro, foram abordadas as condicionalidades do programa, esclarecidas dúvidas e reforçada a importância do acompanhamento em áreas como saúde e educação.

Com essa iniciativa, a gestão municipal encerra o ciclo de reuniões de 2024, reafirmando o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas e a promoção do bem-estar das famílias.

Esta foi a primeira das quatro reuniões de acompanhamento programadas para o bimestre, evidenciando o trabalho conjunto entre a Prefeitura, liderada por Nelson Cintra, e a comunidade. Agradecemos a todos os envolvidos nessa importante ação.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Horário especial do comércio para fim de ano começa no domingo em Dourados

O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acordo em convenção coletiva entre representantes da classe patronal  e de empregados.

Publicado

on

O comércio de Dourados passa a funcionar em horário especial de fim de ano a partir de domingo, 1º de dezembro, quando as lojas estarão abertas até 18 horas. O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acordo em convenção coletiva entre representantes da classe patronal  e de empregados.

Entre segunda-feira, 2 de dezembro, e 7 de dezembro, o comércio funcionará das 8h às 20h. Já no dia 8,   domingo, feriado municipal da padroeira da cidade, Imaculada Conceição, o comércio poderá abrir das 8h às 16h.

Já a partir do dia 9 e prosseguindo até o dia 23, as lojas poderão funcionar das 8h às 22h, com exceção dos sábados, que serão das 8h às 20h e dos domingos, das 9h às 18h.

Na véspera de Natal o comércio funciona das 8h às 18h, fecha no dia 25 e reabre dia 26 em horário normal, das 8h às 18h. No dia 31 o funcionamento será das 8h às 17h.

Continue Lendo

Cidades

Cerca de 50 indígenas precisaram de atendimento médico após confronto

Equipe do Hospital Universitário foi ao local e passou a tarde dando assistência aos feridos

Publicado

on

Aproximadamente 50 indígenas precisaram de atendimento médico após o confronto com policiais do Batalhão de Choque, nessa quarta-feira (27), em Dourados, a 251 km de Campo Grande. Além das duas mulheres encaminhadas para o Hospital da Vida com ferimentos mais graves, uma equipe do Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) realizou atendimento no local durante toda a tarde.

Os atendimentos foram, em maioria, de indígenas que relataram dores e ferimentos causados por balas de borracha. Foram realizados aproximadamente 20 curativos em ferimentos desse tipo, administradas 20 medicações para dor e mal-estar, além de oito aferições de pressão arterial em pessoas hipertensas.

Entre os integrantes da equipe estavam um médico, dois enfermeiros, cinco residentes de saúde indígena e duas acadêmicas de medicina.

Conflito – A Polícia Militar usou balas de borracha e bombas de gás para desbloquear a MS-156, ocupadas por indígenas. Moradores das Aldeias Bororó e Jaguapiru relatam falta de diálogo e alegam que a ação policial foi motivada pela falta de água potável na região, apesar de iniciativas governamentais para solucionar o problema, incluindo o fornecimento de água por caminhões-pipa e a perfuração de novos poços.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública afirma que a ação policial ocorreu após esgotadas as negociações, para garantir direitos constitucionais. O incidente também resultou em ferimentos em 12 policiais e danos a viaturas.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67