Nesta terça-feira, 06, a Prefeitura de Aquidauana e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) iniciam o projeto “Rio Aquidauana: conheça e preserve”, que consiste numa grande ação de conscientização e educação ambiental sobre a importância de respeitar, preservar e manter limpo o Rio Aquidauana, patrimônio natural riquíssimo de toda a região.
Neste projeto, da parte da Prefeitura de Aquidauana estão envolvidos nas ações a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, as Secretarias Municipais de Cultura e Turismo (SECTUR), Administração (SEMAD) e Serviços Urbanos e Rurais (SEMSUR).
O IFMS/Campus de Aquidauana coordena as ações junto com a SECTUR e Defesa Civil. Também apoiam o projeto a Polícia Militar Ambiental (PMA), 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Aquidauana, Colônia de Pescadores de Aquidauana, 9º Batalhão de Engenharia e Combate “Carlos Camisão” e as universidades UEMS e UFMS de Aquidauana.
O projeto “Rio Aquidauana: conheça e preserve” acontece em quatro etapas práticas: I) sensibilização das comunidades locais, pesqueiros, pescadores profissionais e amadores e famílias ribeirinhas, buscando conscientizar sobre a preservação e a importância de manter o rio Aquidauana limpo; II) Visita aos pesqueiros e distribuição de sacos de lixos, doados pela prefeitura, para que os pesqueiros e pescadores colaborem com a coleta de lixo às margens do rio; III) força-tarefa de limpeza do rio Aquidauana no sábado, 24/09; IV) separação do lixo coletado para enviar a reciclagem.
Conforme informou o coordenador municipal da Defesa Civil de Aquidauana, Mário Ravaglia, a intenção de todos que estão envolvidos no projeto é de manter essa ação de limpeza do rio e de educação ambiental da comunidade, como uma atividade periódica, ou seja, estabelecer um calendário de limpeza do rio ao longo do ano.
A ação de limpeza do Rio Aquidauana acontecerá no dia 24 de setembro, sábado, iniciando na pousada Pirapora, indo até a Baía do Pindó. Dezenas de servidores, militares, estudantes, acadêmicos, pescadores e voluntários estarão reunidos nessa força-tarefa recolhendo o lixo nas margens do rio Aquidauana.
“É um projeto de limpeza e conscientização do Rio Aquidauana, uma vez que se encontra em péssimas condições, com muita sujeira acumulada nas margens. Percebe-se que existe muito lixo, garrafas, e diversos objetos e isso traz um risco muito grande, para o nosso rio e para o meio ambiente”, pontuou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Youssef Saliba.
Ainda sobre o projeto, o secretário Saliba também destacou que é uma ação de conscientização. “É um projeto de conscientização, a partir da limpeza esperamos que as pessoas entendam a importância de ajudar a cuidar do meio ambiente”, completou o secretário.
“Será uma ação educativa de conscientização. Esse projeto mostra a nossa preocupação com o meio ambiente, com o nosso Rio Aquidauana. Temos que conscientizar a população da importância de armazenar e depositar em local correto os resíduos e não jogar no rio”, alertou a diretora do IFMS de Aquidauana, Hilda Romero.
Hilda Romero também destacou a importância da preservação do Rio Aquidauana que tem grande importância para toda região e população. “Nós precisamos da colaboração de toda nossa comunidade na preservação do nosso rio. Todo o nosso sistema pantaneiro passa pelo Rio Aquidauana e, nós, temos uma grande responsabilidade com esse meio ambiente ao nosso redor”, finalizou a diretora.
(Com assessoria. Fotos: Divulgação)