fbpx
Connect with us

Cidades

Projeto Batuque-se leva oficinas de percussão a ONGs e escolas estaduais de Campo Grande e Bonito

O Projeto foi criado para o jovem estudante, entre o 9º ano do Ensino Fundamental II e o 1º ano do Ensino Médio

Publicado

on

Em outubro e novembro, o Projeto Batuque-se, do músico Chico Simão, está levando oficinas de percussão a alunos de ONGs e escolas estaduais de Campo Grande e Bonito. A iniciativa cultural tem patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC-MS), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

O Projeto Batuque-se foi criado para o jovem estudante, entre o 9º ano do Ensino Fundamental II e o 1º ano do Ensino Médio. Com instrumentos de percussão brasileira e africana como a alfaia, agogô e djembes, a prática coletiva oferece aprendizagem técnica e desenvolvimento musical. Ao mesmo tempo visa abrir espaço para mediação cultural com temáticas importantes para essa etapa da vida estudantil.

“As oficinas de música tem como foco o jovem e seu desenvolvimento. Através das aulas de percussão valores como respeito, paciência espírito de grupo, liderança, motivação e superação são vivenciados de maneira ordenada através da experiência com a prática musical com os tambores e demais instrumentos de percussão. Além da própria música em si, com aprendizados de ritmos brasileiros em diversos instrumentos”, explicou o músico Chico Simão.

Chico Simão, nascido e criado na zona oeste de São Paulo, chegou a Campo Grande/MS em 2001 com uma bagagem musical e experiências profundas com grupos de percussão, pesquisa e exploração de ritmos.

Estudou na Universidade Livre de música Tom Jobim, participou de grupos e movimentos culturais na cidade mais cosmopolita do país. Em Mato Grosso do Sul, formou-se em Licenciatura em Música, foi professor e técnico convocado pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul, músico concursado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, fundador e diretor musical do grupo de percussão Bojomalê, analista pelo Sesc Lageado desenvolvendo diversas atividades ligadas ao ensino da música. Organizou intercâmbios entre mestres de outras capitais e países como Fernando Barba (Barbatuques, SP), Éder Rocha (Mestre Ambrósio) e Valter França (Maracatu Nação Estrela Brilhante de Recife) e Fanta Konatê de Guiné-Conacri, cantora, bailarina, compositora e ativista cultural fundadora do Instituto África Viva, vencedora do Prêmio Luiza Mahin e considerada uma referência cultural da Guiné Conacri. É baterista e percussionista da banda Sarravulho (www.sarravulho.com.br) com 3 álbuns gravados e lançados.

Ao longo de mais de 20 anos em Campo Grande participou de eventos corporativos, congressos, aulas, oficinas, workshops, shows e espetáculos. A fusão entre sua experiência acadêmica e prática culminou em sua Oficina de Percussão Vivência Rítmica, que são aulas práticas de música envolvendo a percussão corporal e a prática coletiva com tambores e instrumentos de percussão.

Oficinas

Em outubro as oficinas de música estão acontecendo no Instituto de Desenvolvimento Social Guataverá, na segunda e quinta –feira, das 14h às 16h e no Núcleo Humanitário da Vila Nhanhá aos sábados, das 16h às 18h.

Em novembro as aulas acontecem na E.E. Joaquim Murtinho, na segunda e quarta-feira a partir das 13h45min.

No dia 27 de novembro as Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes e E.E. Luiz da Costa Falcão, de Bonito, também recebem a oficina.

Informações sobre a oficina podem ser obtidas no telefone: (67) 98408-4279

Serviço:

Instituto Guataverá – R. Indianápolis, 2192 – Jardim Noroeste, Campo Grande – MS.

Núcleo Humanitário da Vila Nhanhá – R. do Comércio, 149 – Jardim Nhanha, Campo Grande – MS.

E.E. Joaquim Murtinho – Av. Afonso Pena, 2445 – Centro, Campo Grande – MS.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024 será nesta quinta (21)

O evento é uma oportunidade para conhecer as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.

O evento é gratuito e aberto à comunidade douradense, basta fazer inscrição pelo link https://forms.gle/xQUuTM5YjhKa5WYz6

No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.

O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.

Data: 21 de novembro de 2024

Horário: 19h

Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

MP Social realiza entrega de certificados e apresenta resultados em Dourados

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos

Publicado

on

O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.

Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.

O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.

Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas

A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções

Publicado

on

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67