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Infraestrutura

Programa Rodar MS é sancionado e garante investimento para manter rodovias aptas no Estado

O programa está em fase final de preparação junto ao BIRD com previsão de assinatura do contrato para o primeiro semestre de 2025.

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Projeto de lei que autoriza a contratação de operação de crédito com o BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) para o financiamento do programa Rodar MS foi aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador Eduardo Riedel nesta quinta-feira (7).

O programa de financiamento de infraestrutura rodoviária – Rodar MS – visa a manutenção proativa, adequação à resiliência climática e segurança viária em Mato Grosso do Sul. Os estudos para a contratação, que contam com a garantia da União, foram estruturados pelo Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE). Aliam melhorias nas características físicas da infraestrutura rodoviária ao estabelecimento de critérios de desempenho.

Os investimentos totais do Rodar MS serão de US$ 250 milhões. O valor máximo a ser contratado na operação de crédito é de US$ 200 milhões; Os demais US$ 50 milhões serão aplicados como contrapartida pelo Governo do Estado.

Os recursos contratados com o BIRD serão investidos em obras em trechos rodoviários nos municípios de Jateí, Naviraí, Iguatemi, Eldorado, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Nova Andradina, Angélica, Anaurilânida, Bataguassu, Taquarussu, Água Clara, Três Lagoas, Inocência e Paranaíba e totalizam 800 quilômetros.

Estruturado durante todo o ano com missões organizadas pelo Banco Mundial (BIRD), o projeto tem como foco um novo modelo proativo de manutenção de pavimento com contratos baseados em desempenho por meio de duas modalidades: CREMA DBM ou PPP.

Ambos os modelos de implantação são de longo prazo. O Crema-DBM (design, built, maintain) de até 10 anos de duração, com contratação integrada de projeto, obra e manutenção do pavimento com maior eficiência e pagamento pelo Estado com base no cumprimento de indicadores de desempenho vinculados a resultados previamente estabelecidos. Já o Crema-PPP (Parceria Público-Privada) possui a duração de até 30 anos com a mesma dinâmica de operação.

As rodovias contempladas pelos investimentos na modalidade de Crema-DBM são: MS-141, MS-145, MS-290, MS-475, MS-488, MS-134, MS-141, MS-145, MS-274, MS-276, MS-395, MS-473, MS-475, MS- 476 e MS-480. Serão 590 km em obras e manutenção das rodovias nas regionais de Naviraí e Nova Andradina. Já a modalidade de Crema-PPP prevê investimentos em 210 km nas rodovias MS-377 e MS-240 por 30 anos.

A proposta do programa é a mudança de paradigma do modelo tradicional de contratos pontuais e fragmentados da administração pública para uma nova metodologia preventiva em gestão dos ativos rodoviários, que inclui modelo de contratos baseados em produção e desempenho.

De acordo com Juliana Pegolo, diretora técnico-operacional do Escritório de Parcerias Estratégicas, os estudos levaram em conta as necessidades logísticas das regiões Sul e Leste. Já os critérios de seleção dos trechos partiram da divisão por regionais.

“Foram excluídas regionais instaladas no Pantanal, as que possuem malha não pavimentada e as que já possuem concessões. Ao final dessa análise chegamos à 7ª e 9ª regionais, Naviraí e Nova Andradina, vizinhas, cuja localização favorece a execução do projeto. Os dois corredores rodoviários selecionados complementam a Rota da Celulose”, explica Juliana Pegolo.

Segundo a secretária de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni, o novo modelo trará dinamismo na manutenção e economia aos cofres públicos.

“Após a assinatura do contrato serão oito anos de implantação do programa, estabelecendo uma nova metodologia de manutenção de curto, médio e longo prazo. A finalidade é perpetuar o programa, porque se você faz uma boa rodovia com um bom modelo de gestão, ao longo dos anos os investimentos serão mais adequados e menos onerosos ao Estado”.

Metas

Além de melhorarem as características físicas da infraestrutura rodoviária e implantar medidas para aumentar a segurança viária e da resiliência aos eventos climáticos extremos nas rodovias estaduais, os estudos também abrem espaço para maior eficiência e, consequentemente, ao fomento à descarbonização da logística de transportes e da mobilidade urbana estadual.

Busca reduzir os pontos críticos que impactam a população no perímetro das rodovias estaduais, sobretudo aos estudantes no acesso aos ambientes de ensino.

Medidas para ampliar o acesso e aumentar a segurança são requisitos propostos pelo programa, assim como a geração de oportunidades socioeconômicas com integração dos aspectos ambientais.

Os estudos também miram maior eficiência na gestão técnica, ambiental, administrativa e operacional da malha rodoviária com o aperfeiçoamento da gestão do transporte por meio da aquisição de equipamentos, sistemas e capacitação dos servidores.

Próximos passos

O programa está em fase final de preparação junto ao BIRD com previsão de assinatura do contrato para o primeiro semestre de 2025.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Infraestrutura

Mais de R$ 25 milhões em obras vão chegar ao interior de MS, levando qualidade de vida e desenvolvimento

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O Governo de Mato Grosso do Sul segue avançando com investimentos em infraestrutura urbana, totalizando mais de R$ 25,2 milhões, promovendo qualidade de vida e desenvolvimento para a população. Três importantes processos licitatórios foram homologados, contemplando obras de asfaltamento, drenagem de águas pluviais e estudos para a melhoria da aviação regional.

A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), vinculada à Seilog (Secretaria de Infraestrutura e Logística), publicou sexta-feira (31) no Diário Oficial a homologação da licitação para a execução de obras de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais nos bairros Almirante Tamandaré, Nova Aliança e Alta Floresta, em Ladário.

O investimento total será de R$ 17.143.223,88. A iniciativa visa melhorar a mobilidade urbana e proporcionar mais conforto e segurança para os moradores.

Já o município de Pedro Gomes também será beneficiado com obras de infraestrutura para a execução da pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no bairro São Francisco. Lá, o investimento total é de R$ 7.944.000, garantindo melhorias estruturais para a comunidade.

Também recebe atenção do Governo de Mato Grosso do Sul o setor aeroviário, sendo homologada a licitação para a elaboração do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA) nos municípios de Camapuã, Cassilândia, Naviraí, Paranaíba, Jardim e Água Clara, com um investimento de R$ 156.997,32.

Esse planejamento é essencial para garantir a segurança operacional dos aeródromos e fomentar o desenvolvimento regional.

Os investimentos reforçam o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com o progresso e a modernização da infraestrutura em diferentes regiões do estado, promovendo avanços significativos para a população e fortalecendo o desenvolvimento econômico e social.

Luciana Bomfim , Comunicação Seilog/Agesul
Foto: Chico Ribeiro


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Obras em Dourados e Rio Brilhante impulsionam economia e levam esporte e lazer à população

 

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Infraestrutura

Com assessoria.

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Governo de MS entrega base da PM rodoviária em Ipezal, reforçando segurança e infraestrutura no distrito

Com investimento de R$ 5,4 milhões, nova estrutura estratégica fortalece combate à criminalidade e promove qualidade de vida na região

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O governador em exercício de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, inaugurou segunda-feira (6) a Base Operacional da Polícia Militar Rodoviária em Ipezal, distrito de Angélica. A nova estrutura, construída na MS-145, representa um marco na Segurança Pública do Estado, com um investimento total de R$ 5,4 milhões e foco em ampliar a capacidade tático-operacional na região.

Barbosinha destacou a importância da obra não apenas para o combate ao crime, mas também, para a promoção de segurança nas estradas que conectam o Mato Grosso do Sul aos estados do Paraná e São Paulo.

“Essa entrega reflete o compromisso do nosso governo com a interiorização da Segurança Pública. A base de Ipezal é mais que uma obra: é uma ferramenta que protege vidas, conecta territórios e impulsiona o desenvolvimento local. Nossa missão é levar progresso e segurança para todos os cantos do Estado”, afirmou o governador em exercício.

A base operacional conta com 200 m² de área construída, incluindo recepção, sala de atendimento, alojamentos masculino e feminino, refeitório, depósito e sala de custódia. A estrutura é complementada por uma garagem de 98 m², com capacidade para quatro veículos, e uma cobertura de 600 m² sobre a pista, modelo já implementado em Chapadão do Sul e Maracaju.

“Essa obra é um exemplo de como integrar modernidade e eficiência às demandas da segurança pública. Estamos entregando uma base equipada e pronta para atender às necessidades da região, consolidando o Mato Grosso do Sul como referência em infraestrutura e segurança nas estradas”, destacou o secretário-adjunto de Estado de Justiça e Segurança Pública, coronel Ary Carlos Barbosa.

Desde que começou a operar, em outubro de 2024, a base já realizou 3.586 vistorias de veículos e 4.781 abordagens, com apreensões significativas de itens ilícitos, reforçando o impacto positivo na segurança da população e no controle das rodovias.

Parceria governo e a comunidade

O terreno para construção da base foi doado pelo agropecuarista Antônio Scatolin Filho, uma demonstração do engajamento da comunidade local no fortalecimento da Segurança Pública na região. O prefeito de Angélica, Edinho Cassuci, celebrou a entrega como um marco histórico para o distrito de Ipezal e o município.

“Essa base representa mais do que segurança. É um símbolo de como o trabalho conjunto entre governo e comunidade pode transformar realidades. E o governo de Mato Grosso do Sul teve muita sensibilidade em atender uma demanda tão importante para nossa região”, declarou o prefeito.

Com a entrega da Base Operacional, o governo do Estado reforça seu compromisso municipalista, que já destinou R$ 40,5 milhões a Angélica entre 2023 e 2024.

“O desenvolvimento do Mato Grosso do Sul é feito com diálogo, parceria e ações concretas. Essa obra é uma amostra de como a gestão estadual atua para melhorar a qualidade de vida das pessoas em cada canto do Estado”, concluiu Barbosinha.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Infraestrutura

Infraestrutura encerra 2024 com entregas que impulsionam o desenvolvimento de MS

Na infraestrutura aeroportuária, a Seilog entregou projetos relevantes para a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Dourados e a ampliação do Aeroporto Santa Maria, em Campo Grande

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A Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog) encerrou 2024 com entregas importantes em infraestrutura aeroportuária, pavimentação de rodovias, regularização fundiária e iluminação pública sustentável, reforçando seu papel no desenvolvimento regional e promovendo um impacto direto na qualidade de vida da população.

Na infraestrutura aeroportuária, a Seilog entregou projetos relevantes para a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Dourados e a ampliação do Aeroporto Santa Maria, em Campo Grande. A Secretaria também concluiu a restauração das pistas para pouso e decolagem de Paranaíba, Naviraí, Camapuã, Cassilândia e Jardim. Além disso, estão previstas a construção de novos aeródromos em São Gabriel do Oeste, Maracaju e na região do Pantanal da Nhecolândia e Porto São Pedro.

Sobre os investimentos, o secretário estadual de Infraestrutura, Guilherme Alcântara, destaca que os projetos em rodovias e aeroportos refletem a prioridade do governo estadual em melhorar o acesso a todas as regiões do Estado. “Estamos investindo em obras que não apenas melhoram o deslocamento, mas também geram oportunidades para os sul-mato-grossenses”.

No setor habitacional, a  Agehab (Agência de Habitação Popular do Estado de MS), vinculada à Seilog, avançou na regularização fundiária, entregando 92% dos títulos previstos, proporcionando segurança jurídica e social a milhares de famílias.

A infraestrutura rodoviária também recebeu investimentos importantes. Trechos estratégicos foram pavimentados para melhorar a conectividade e impulsionar o desenvolvimento econômico do Estado. Destaque para o novo acesso a cidade de Bonito pela MS-345, conhecida como a Estrada do 21. Essa rota reduz em 40 km a distância entre o principal destino turístico de MS e a Capital, Campo Grande.

Outra iniciativa importante foi a pavimentação de um trecho estratégico da MS-382, na região da Cabeceira do Apa, área tradicionalmente conhecida pela produção agrícola de grãos. Também foram concluídas a primeira parte das obras de pavimentação asfáltica da MS-347, entre a MS -162 e a BR-419, na região que liga Dois Irmãos do Buriti a Nioaque.

Além disso, avançaram os trabalhos na MS – 338, que vai ligar Camapuã a Ribas do Rio Pardo, promovendo a conexão entre o norte de Mato Grosso do Sul e a Rota da Celulose, melhorando a mobilidade regional e estimulando o desenvolvimento econômico entre os municípios da região.

“Novos acessos como a MS-345 fortalece o turismo e a economia regional, enquanto projetos como os da MS-338 e da MS-382 ligam importantes polos produtivos, trazendo mais competitividade para o Estado”, afirma o secretário.

O ano de 2024 foi marcado por investimentos em projetos sustentáveis. Entre as principais ações estão a instalação de iluminação solar em pontos estratégicos, como a ponte do Passo do Lontra e a ciclovia da MS – 427, em Rio Verde de Mato Grosso, além de trechos nos cruzamentos das principais rodovias estaduais. Essas iniciativas refletem o compromisso com a inovação para melhorar a segurança viária no Estado.

Estrada do 21 que encurta distância da Capital a Bonito

Campo Grande

Em Campo Grande, a Seilog avançou em diversas frentes relacionadas à infraestrutura urbana, com destaque para projetos de pavimentação e melhorias na iluminação pública. Na área de mobilidade, um dos principais projetos foi a restauração e o recapeamento da Avenida Duque de Caxias, no trecho entre o Núcleo Industrial e o Aeroporto Internacional da Capital.

Outra importante iniciativa, foi a pavimentação asfáltica e a implantação do sistema de drenagem na Avenida Alto da Serra, nas Moreninhas. O projeto também incluiu o recapeamento da via, beneficiando diretamente moradores e motoristas. Além disso, foi inaugurado um novo acesso ao bairro Cidade Morena, a partir da Avenida Gury Marques, reforçando a mobilidade urbana na região.

A modernização da iluminação pública na Capital também avançou com a instalação de lâmpadas em LED, na Avenida Leão Neto do Carmo. O projeto traz mais eficiência energética e está alinhado à estratégia estadual de desenvolvimento sustentável.

Obra na Avenida Duque de Caxias, em Campo Grande

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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