fbpx
Connect with us

Gestão

Programa de Estágio do Governo de MS faz a diferença na vida profissional dos acadêmicos

A duração do estágio é de 12 meses, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.

Publicado

on

Na Superintendência de Inteligência de Dados da Segem (Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo), a Kemilly Mary de Souza Moraes, 19 anos acredita que o estágio tem sido a melhor experiência que ela tem vivido entre a sua graduação e profissão. Acadêmica do curso de Ciências Econômicas na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), está no quinto semestre e tem gostado dos desafios que o aprendizado tem proporcionado.

A função da Kemilly no estágio é auxiliar nas demandas da CEARE (Coordenação de Estudos e Análise de Riscos Estratégicos), ela colabora no desenvolvimento de estudos, artigos, pesquisas e extração de informações para registro no banco de dados.

Ela conta que atualmente a CEARE está desenvolvendo o Mapa de Riscos Estratégicos para o Governo do Estado e tem sido uma oportunidade única poder fazer parte deste trabalho.

“Com tudo o que estamos desenvolvendo eu posso ver em cada unidade gestora do governo os pontos a serem melhorados e até entender muito mais o que é e como funciona o Governo do Estado. Tem sido muito bom para eu ver como usar da minha graduação em diferentes funções. Na faculdade eu vejo a teoria e aqui eu vejo a prática. Várias coisas que eu estou aprendendo na faculdade, como por exemplo formulas e cálculos aqui no estágio eu consigo aplica-las, como em econometria e estatística”, disse.

Uma experiência que a Kemilly gosta muito de contar foi quando o governador Eduardo Riedel esteve na Segem para conhecer a equipe e todo o trabalho que ela desenvolve.

“Ele veio ver os painéis de dados que são feitos aqui no Centro de Inteligência. Isso eu achei muito interessante, ele analisar os índices e entre outros dados importantes para a sociedade. Foi muito legal ver o governador conhecer de perto e valorizar o trabalho que a gente realiza. Essa é uma das experiências que eu vou guardar para sempre, porque na minha visão o nosso trabalho é muito importante para a população sul-mato-grossense”, completou.

Para o seu supervisor, o coordenador de Estudos e Análises de Riscos Estratégicos da Segem, Mateus Abrita o Programa de Estágio tem feito a diferença tanto para o Governo do Estado como na vida profissional de diversos estagiários, porque ele vai além, proporcionando capacitações para os gestores e estagiários, acolhimento e oficinas com temas relevantes da administração pública.

“A Kemilly tem desempenhado um papel excepcional na CEARE contribuindo na elaboração e monitoramento de indicadores estratégicos em trabalhos como o PPA (Plano Plurianual) e na elaboração do mapa de riscos estratégicos do MS”, destacou.

Mateus Abrita é doutor em economia e professor na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Recentemente ofertou ao Programa de Estágio do Governo de MS o curso de Gerenciamento de Projetos para os gestores.

Programa de Estágio

O ‘Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica’ é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundect e Segov, em parceria com a UFMS, UEMS e Fapec, coordenado pela Segem. Acadêmicos da UFMS, UEMS, UCDB, IFMS, Uniderp e UFGD, participam do programa.

O objetivo é proporcionar experiência aos jovens acadêmicos de cursos de graduação do Estado, oferecendo formação na área de gestão e administração pública, aplicadas às várias atuações e frentes políticas e governamentais, bem como formação aos gestores estaduais que recebem os estagiários em suas respectivas pastas.

A carga horária do estágio é de 30 horas semanais, com seis horas diárias de atividades, com uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.100,00 e seguro, além de auxílio-transporte, no valor de R$ 200. A duração do estágio é de 12 meses, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gestão

Selo Diamante: Governo de MS conquista nível máximo em transparência pela 3ª vez consecutiva

O ouvidor-geral do Estado, Álvaro Carneiro Neto, responsável pela área da CGE-MS que coordena a temática transparência, também comentou sobre o impacto da premiação

Publicado

on

O Governo de Mato Grosso do Sul recebeu pela terceira vez consecutiva o selo diamante de transparência pública, concedido pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil). A premiação se refere ao trabalho desenvolvido na CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul), que possui papel central na implementação de práticas de transparência e na disponibilização de informações públicas à população.

O selo diamante é a mais alta classificação do Radar da Transparência, uma ferramenta de monitoramento da Atricon que avalia a atuação dos entes públicos na divulgação de informações essenciais ao controle social. A avaliação é baseada em uma série de indicadores, como a transparência nos dados orçamentários, informações sobre licitações, contratos, execução de obras e a adesão à Lei de Acesso à Informação (LAI). O objetivo, portanto, é promover boas práticas na gestão e fortalecer a governança dos órgãos públicos.

Em declaração, o controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda, ressaltou a importância do selo. “Algo a se destacar nessa conquista em 2024 é a manutenção do selo, sendo o nosso Estado o único a receber o selo diamante em todas as três avaliações da Atricon. Isso demonstra compromisso inequívoco e inegociável com a transparência pública do Executivo Estadual”, compartilhou.

O ouvidor-geral do Estado, Álvaro Carneiro Neto, responsável pela área da CGE-MS que coordena a temática transparência, também comentou sobre o impacto da premiação. “É o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Ouvidoria-Geral do Estado em promover a transparência pública através da divulgação de informações necessárias para que o cidadão possa acompanhar e monitorar os gastos públicos. Ficamos muito felizes. Parabenizo aos servidores lotados na CGE e, também, aos dos demais órgãos e entidades que disponibilizam informações para que possamos alimentar o Portal da Transparência”, pontuou.

A transparência pública é essencial para garantir a participação da sociedade no processo democrático, permitindo que os cidadãos acompanhem como os recursos públicos são utilizados. Além disso, é um mecanismo importante para o fortalecimento da confiança da população para com os entes públicos. Isso porque quando as informações sobre a administração pública são divulgadas de maneira acessível, a sociedade tende a confiar nas decisões do Governo e a participar de forma ativa no processo democrático.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Gestão

Com participação de MS, Fórum reúne especialistas internacionais para debater gestão pública

O encontro marcou o lançamento da revista Planejamento e Futuro com referências de boas práticas de gestão dos estados brasileiros.

Publicado

on

Nesta semana, gestores públicos de todo o Brasil se reuniram em Brasília para o XCI Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, organizado pelo Conseplan (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento). O evento, que começou na quarta-feira (4) e encerra nesta sexta-feira (6), reuniu especialistas nacionais e internacionais para debater as melhores práticas em gestão pública e políticas públicas.

Um dos marcos do encontro foi o lançamento da revista “Planejamento e Futuro”, que destaca referências de boas práticas de gestão dos estados brasileiros. A publicação recebeu contribuições das secretarias de Planejamento de todos os estados e do Distrito Federal e foi distribuída aos participantes do evento. Mato Grosso Sul se destacou com a prática do Contrato de Gestão em seis páginas da edição. Para acessar a versão digital da revista, clique aqui.

Representando Mato Grosso do Sul, participaram do fórum o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira, o superintendente de Inteligência de Dados, Leandro Sauer, e a coordenadora de Planejamento e Estratégia, Katyuscia Campos, todos da Segov/MS (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica).

Ao longo dos três dias, a programação incluiu reuniões dos Grupos de Trabalho, painéis com representantes do Governo Federal e dos Estados, além de convidados da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

No primeiro dia, as atividades ocorreram na Escola de Governo do Distrito Federal, com destaque para a reunião do Grupo de Trabalho recém-criado para Planejamento de Longo Prazo, que se apresentou aos demais grupos: Investimentos Públicos, Planejamento e Orçamento, e Monitoramento e Avaliação.

Na quinta (5) e sexta-feira (6), o evento seguiu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com painéis sobre Sustentabilidade Fiscal, Orçamento Sensível ao Gênero e Agendas Transversais. A participação inédita da OCDE, representada por Elsa Pilichowski e Scherie Nicol, enriqueceu os debates com práticas internacionais no segundo dia do encontro.

Hoje, último dia do evento, foram apresentados painéis sobre Gestão Projetizada, Transversalidade e Financiamento de Riscos e Desastres Climáticos. Os Resultados dos Grupos de Trabalho também foram apresentados, com destaque para as evoluções em Investimentos Estratégicos, Planejamento e Orçamento, e Monitoramento e Avaliação.

O fórum foi encerrado com a despedida do atual presidente do Conseplan, Fabrício Marques, e o anúncio das atividades para 2025, incluindo o primeiro Congresso do Conseplan, previsto para maio do próximo ano.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Gestão

Governo de MS apresenta balanço do ano e perspectivas para 2025 à Assembleia Legislativa

Acompanharam o governador na reunião os secretários Rodrigo Perez (Segov), Eduardo Rocha (Casa Civil) e Doriane Gomes Chamorro (Consultora legislativa do Estado).

Publicado

on

O governador Eduardo Riedel se reuniu nesta terça-feira (03) com os deputados estaduais, na sala da presidência da Alems (Assembleia Legislativa de MS). O foco foi apresentar um balanço do ano sobre os investimentos, projetos e ações do Estado, além de adiantar as perspectivas para 2025. Foi uma oportunidade de prestar contas aos parlamentares em relação a economia e o momento de crescimento do Mato Grosso do Sul.

“Estamos entregando à sociedade um volume de ações e o resultado é o crescimento do Estado, que é hoje o que mais investe no Brasil, tendo um dos menores índices de pobreza. O Estado tem quatro eixos definidos (verde, digital, próspero e inclusivo), mas que tem como prioridade fazer entregas diretas à população”, afirmou o governador.

Riedel citou que uma das prioridades é “perseguir” o fim da pobreza extrema no Estado, com uma série de ações transversais, desde os programas sociais até o momento de qualificação profissional e acesso ao emprego. “Esta é uma missão, as pessoas precisam ter comida na mesa, dignidade e depois seguir em frente”.

Sobre o momento de crescimento do Estado, o governador destacou os investimentos bilionários na área de celulose, que colocou Mato Grosso do Sul como destaque nacional e mundial do setor. Ainda citou a ampliação do turismo em diferentes regiões e a chegada da nova fronteira agrícola, que é a citricultura, com grandes investimentos para produção da laranja.

Outra política estadual em pleno vigor é a “gestão municipalista”, com investimentos em diferentes setores nos 79 municípios. O governador garantiu aos parlamentares que todos os projetos e obras firmadas com os gestores (municipais) terão sequência e serão concluídas na sua gestão. Por meio do programa “MS Ativo” também seguem as políticas públicas na saúde, educação e assistência social nas cidades, em parceria com os municípios.

O governador também deixou as “portas abertas” do Estado aos novos prefeitos eleitos que assumirem seus mandatos a partir de 2025. “Estaremos abertos ao diálogo e conversa para projetos futuros, assim como discutirmos as obras e projetos que já estão em andamento nas cidades”.

Na reunião os deputados tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas em relação as ações e programas do Estado que estão em vigor, entre eles os projetos de concessão, investimentos em infraestrutura, saúde pública, segurança e educação, assim como as políticas públicas voltadas às comunidades indígenas e agricultura familiar.

O presidente da Assembleia, o deputado Gerson Claro, avaliou como positivo o encontro. “Recebemos o governador para discutir alguns projetos que estão na Casa, outros que serão protocolados ainda neste ano, assim como prioridades do para o ano que vem. Projetos que estão em andamento, investimentos e possibilidade de ampliar parcerias públicas. Vários assuntos tratados em uma reunião muito produtiva”.

O governador também fez questão de agradecer a parceria e o trabalho conjunto com os deputados. “Temos aqui um espaço do bom de debate para se discutir o Estado, com diálogo aberto, de harmonia entre os poderes. Este nível de trabalho conjunto nos permite fazer entregas às pessoas”.

Acompanharam o governador na reunião os secretários Rodrigo Perez (Segov), Eduardo Rocha (Casa Civil) e Doriane Gomes Chamorro (Consultora legislativa do Estado).

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67