Fomento à inovação, apoio ao comércio local e agricultura familiar, promoção de uma cultura empreendedora nas escolas, além da desburocratização e melhoria dos processos municipais e incentivo à participação dos pequenos negócios nas compras públicas. Essas foram algumas das ações trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora em Dourados, executado ao longo dos últimos 20 meses em uma parceria entre o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal.
A iniciativa foi encerrada oficialmente na noite desta segunda-feira (12) em solenidade realizada no Teatro Municipal, com a entrega de relatório com os resultados do trabalho desenvolvido no município ao prefeito Alan Guedes. Estavam presentes o presidente da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), Paulo Roberto Campione e o conselheiro Nilson dos Santos, além de secretários municipais, servidores e outras autoridades.
Segundo Alan, o programa exerceu um papel importante para o desenvolvimento do município, ofereceu ferramentas para que o empreendedor pudesse se qualificar e crescer, gerando emprego e renda para a cidade, além de atuar junto ao órgão municipal para a capacitação dos servidores e aprimoramento dos processos públicos, o que possibilitou o oferecimento de um melhor serviço à população.
“O Cidade Empreendedora motivou tanto o nosso time da prefeitura, quanto os parceiros que atuaram com a gente no programa, como a Associação Comercial. Foram visitadas milhares de empresas em Dourados e obtivemos um diagnóstico muito claro do que precisávamos fazer para melhorar a vida de quem empreende e criar um ambiente de negócios mais favorável. Isso contribuiu muito para que a cidade tivesse um novo modelo de desenvolvimento e conseguimos ter muitas entregas, principalmente, no que tange à diminuição do tempo de abertura de novas empresas e a celeridade dos processos administrativos internos, o que nos ajudou a tornar o nosso município uma Cidade Empreendedora”, ressaltou Alan.
“Cidade de Negócios”
Dourados aderiu ao programa em maio de 2021 e foi acompanhado pelo Sebrae/MS até dezembro deste ano. Nesse período, 56 ações foram realizadas em eixos estratégicos com base na necessidade do município. O principal deles que norteou o trabalho foi “Cidade de Negócios” voltado para transformar a economia através do empreendedorismo.
Algumas das iniciativas foram estruturadas a partir da construção de um Plano de Desenvolvimento Econômico elaborado em conjunto com as lideranças locais. De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, o engajamento do poder público e da sociedade civil organizada fizeram toda a diferença para os resultados alcançados.
“O Sebrae levou para o município um pacote de ferramentas que possibilitaram a melhoria da cidade em diversos aspectos, mas se não fosse o envolvimento da Prefeitura Municipal, dos empreendedores locais e das instituições parceiras como Associação Comercial e Sindicato Rural, não seria possível obter tantas conquistas. Juntos todos pensaram no caminho que seria necessário trilhar para construir um futuro promissor para o segundo maior município do Estado e hoje temos avanços nas áreas de inovação, educação, comércio e serviços e agricultura familiar. Foram várias ações que possibilitaram fortalecer não só o empreendedor, mas também a gestão municipal, promovendo a geração de emprego e renda e o desenvolvimento de Dourados”, destacou Mendonça.
Fortalecimento do empreendedorismo
O Sebrae atuou em Dourados melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte tanto para o pequeno empresário quanto para os produtores da agricultura familiar. Neste sentido, foram realizados cerca de 35 mil atendimentos, com a proposta de dar apoio aos empreendedores e interessados em ter o próprio negócio. Deste número, foram alcançadas 7.547 empresas distintas localizadas na cidade.
Um dos empreendimentos atendidos foi a boleria Casa de Vó, das empresárias Daniely Sotolani e Fabiana Cariaga. As duas já tinham recebido consultoria antes da chegada do programa no município, melhoraram a precificação dos produtos e recentemente abriram uma segunda loja. “O programa veio para dar um apoio grande para os comerciantes e tem sido algo importante para levar conhecimento e promover mais visibilidade para os negócios”, pontuaram.
A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.
No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.
O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.
Data: 21 de novembro de 2024
Horário: 19h
Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.
O programa “Parceria MP-Social” promoveu nesta terça-feira (19) a entrega de certificados e a prestação de contas dos resultados alcançados em Dourados. Na cerimônia, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), destacou o impacto de iniciativas voltadas ao fortalecimento de ações sociais no município.
Ao todo, 22 projetos sociais foram contemplados pelo programa, que destinou cerca de R$ 940 mil em recursos. Esses projetos abrangem áreas como educação, assistência social e saúde, atendendo comunidades em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conduzida pelo MPMS em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições.
O prefeito Alan Guedes ressaltou a relevância do programa e a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil. “O MP Social é uma demonstração de como o trabalho conjunto pode transformar vidas. Esses recursos e projetos fortalecem nossa rede de atendimento e promovem um impacto direto na vida de milhares de douradenses,” afirma.
Durante o evento, também foi reforçada a importância da transparência e da eficiência no uso dos recursos públicos para potencializar os benefícios. A cerimônia destacou o papel essencial da sociedade civil e das instituições parceiras no sucesso da iniciativa, que apresenta resultados significativos na qualidade de vida local.
Comissão de transição da Prefeitura de Dourados apresenta relatório detalhado com mais de 4 mil páginas
A transição permite que a gestão atual e a nova administração troquem informações essenciais para garantir a continuidade dos serviços públicos sem interrupções
Na manhã desta terça-feira (19), a equipe de transição da Prefeitura de Dourados realizou uma reunião de portas abertas com a imprensa para apresentar o trabalho em andamento entre a atual gestão e a administração que assumirá em 2025. Além de esclarecer dúvidas e detalhar os processos em curso, a equipe destacou a entrega de um relatório robusto com mais de 4 mil páginas, contendo informações essenciais para apreciação do prefeito eleito e sua equipe.
O coordenador da comissão de transição, Paulo Cesar Nunes da Silva, enfatizou a importância do documento para assegurar a continuidade dos serviços públicos e para garantir transparência durante o processo. “Esse relatório é um verdadeiro raio-x da administração pública, apresentando dados detalhados sobre contratos, orçamento, folha de pagamento e serviços essenciais. Ele também evidencia o trabalho realizado nos últimos quatro anos e prepara a próxima gestão para assumir com segurança e eficiência. Já temos, por exemplo, contratos de limpeza e tapa-buracos em andamento, algo que não aconteceu em transições anteriores. Estamos estudando a possibilidade de disponibilizar esses dados ao público, reforçando nosso compromisso com a transparência”, declarou.
O relatório foi estruturado para responder às principais demandas da equipe do prefeito eleito, garantindo que todos os pontos cruciais sejam esclarecidos. Na reunião, o arquiteto Fábio Luis e a advogada Cristina Oliveira Mota, membros da comissão de transição do prefeito eleito, fizeram perguntas e tiraram dúvidas sobre aspectos orçamentários, folha de pagamento e outros serviços essenciais. Fábio destacou o acolhimento da gestão atual. “Quero agradecer à equipe da prefeitura, que atendeu todos os nossos pedidos de forma ágil e receptiva. Até mesmo informações do dia a dia foram compartilhadas informalmente, demonstrando o compromisso em facilitar nosso trabalho”, afirmou.
Durante a reunião, Fabio Luis informou ainda que a data definida para o retorno do recesso municipal será no dia 2 de janeiro, uma quinta-feira.”Tinhamos a opção do dia 6 ou dia 2 e optamos pelo primeiro dia útil de 2025″.
O encontro, que reforça o alinhamento entre as equipes, é um marco no processo de transição. Com um planejamento bem estruturado e informações detalhadas, a próxima administração terá as bases necessárias para dar continuidade aos serviços públicos.