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Procon na Rua atende consumidores sábado no Portal Caiobá, em Campo Grande

A van do Procon na Rua estará posicionada na Rua Cibele, nº 460, no Portal Caiobá.

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Serviços de orientação e registro de reclamações estarão disponíveis, neste sábado (2), no Portal Caiobá, em Campo Grande. O atendimento do Procon na Rua acontece das 8h às 14h, durante o ‘Mutirão Todos em Ação’, na Escola Municipal Professor Antonio Lopes Lins.

Para receber o atendimento do Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), é necessário levar os documentos originais de identificação com foto e comprovantes de sua relação de consumo.

A van do Procon na Rua estará posicionada na Rua Cibele, nº 460, no Portal Caiobá. No local, também serão ofertados pelo mutirão serviços públicos como a atualização de cadastro em programas sociais, acesso a tarifa social de energia elétrica, água e esgoto, vagas de emprego, serviços de saúde, entre outros.

O evento tem como parceiros o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a Prefeitura de Campo Grande, instituições representativas de classe e a iniciativa privada.

Documentos necessários

Importante que os consumidores se atentem quanto aos documentos necessários para que sua reclamação seja registrada no local do evento, em plataforma digital ou mesmo em uma das unidades de atendimento presencial do Procon/MS.

Conforme o Decreto Estadual 15.647/2021 e a Resolução Setas 127/2013, são obrigatórias a apresentação de um documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência atualizado ou declaração de próprio punho, além de detalhes sobre a sua relação de consumo com a empresa como, por exemplo, um contrato, comprovante de pagamento ou boleto.

As mesmas regras valem para o registro da reclamação online e nas unidades de atendimento da Rua 13 de Junho, nº 930, no Centro, Fácil Aero Rancho, Bosque dos Ipês e no Cijus (Centro Integrado de Justiça).

O atendimento para dúvidas e denúncias ainda pode ser realizado pelo Disque Denúncia 151, assim como pelo formulário ‘fale conosco’ no site do Procon/MS.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Procon Inclusivo realiza visita em quilombos de Dourados e Maracaju

A ação integra o Projeto Procon Inclusivo.

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Equipe do Procon Mato Grosso do Sul visitou, nessa semana, as comunidades quilombolas Dezidério Felipe de Oliveira (Picadinha) e a Colônia de São Miguel, situadas nas cidades de Dourados e Maracaju. A ação integra o Projeto Procon Inclusivo.

A instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) realiza, desde abril, ações inclusivas voltadas as populações quilombola e indígena, promovendo o diálogo entre o direito do consumidor e sua interface com os direitos constitucionais.

Durante as visitas desta semana, as lideranças locais apresentaram a equipe suas demandas mais representativas. Na lista estão pedidos para estabilidade na rede de energia elétrica que atende as comunidades, assim como de conexão com a internet.

Participaram da ação os dirigentes do Procon Dourados, Rozemar Mattos Souza, e do Procon Maracaju, Suzana Tomie Fukuhara, também acompanhada por representantes do Conselho Municipal do Negro e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Maracaju.

Todos os pontos listados pelas comunidades serão tratados junto aos fornecedores, visando assegurar o cumprimento dos direitos consumeristas previstos na legislação.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Procon/MS participa nesta quinta de ação social da Agems em Bonito

Na ação social, promovida pela Agência de Regulação de Mato Grosso do Sul, será possível receber orientações sobre consumo consciente, abrir reclamações e registrar denúncias.

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O Procon Mato Grosso do Sul, instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), participa, nesta quinta-feira (7), do evento ‘Agems Perto de Você’, em Bonito.

Na ação social, promovida pela Agência de Regulação de Mato Grosso do Sul, será possível receber orientações sobre consumo consciente, abrir reclamações e registrar denúncias.

A equipe de atendimento, que contará com servidores do Procon Bonito, vai atender das 8h às 12h, na Escola Estadual Luiz da Costa Falcão, localizada na Rua Coronel Pílad Rébua, nº 1022, na Vila Donária.

Cerca de 30 instituições integram o projeto ‘Agems Perto de Você’, ofertando serviços como inscrição em programas habitacionais, tarifa social, corte de cabelo, emissão da carteira de identidade, consultas jurídicas e exames de saúde, como mamografia e o preventivo.

Serviço

Em Bonito, o atendimento do Procon está disponível na Rua Pilad Rebuá, nº 1738, no Centro, assim como pelo telefone (67) 3255-2920 ou e-mail procon@bonito.ms.gov.br.

Dúvidas, denúncias e reclamações também podem ser registradas junto ao Procon Mato Grosso do Sul pelo aplicativo MS Digital e no site www.procon.ms.gov.br.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Procon/MS participa de operação contra a pirataria em Campo Grande

A ação, realizada em uma revenda de celulares e acessórios, resultou na apreensão de uma tonelada de itens como capas, fones de ouvido e carregadores, avaliados em R$ 1,5 milhão.

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Equipes da Polícia Civil e do Procon Mato Grosso do Sul participaram, nesta quarta-feira (30), de operação contra a pirataria em Campo Grande. A ação, realizada em uma revenda de celulares e acessórios, resultou na apreensão de uma tonelada de itens como capas, fones de ouvido e carregadores, avaliados em R$ 1,5 milhão.

De acordo com o titular da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo), Reginaldo Salomão, a operação conjunta teve sua origem em denúncias encaminhadas por consumidores e representação de escritório de advocacia que atende a empresa Apple. A investigação policial durou 60 dias.

Nas denúncias foram registradas a ausência de emissão de cupom fiscal, termo de garantia e riscos à segurança, com relatos de aparelhos celulares queimados pelo uso do carregador contrafeito, ou pirateado, e princípio de incêndio do acessório.

Fiscais do Procon, instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), também identificam nas seis unidades da revenda de celulares e acessórios a ausência de preços nos produtos, de informações em língua portuguesa, de exemplares do CDC (Código de Defesa do Consumidor), não emissão de nota fiscal e presença de selos da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para colocação no local, o que caracteriza indício de falsificação dos itens vendidos.

Foram mobilizadas na operação ‘Damage’, que significa dano em inglês, equipes da Decon, Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros), Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico), do GOI (Grupo de Operações e Investigações) e da Perícia Científica. Os gerentes das lojas foram ouvidos na delegacia e os itens apreendidos encaminhados à Receita Federal.


Orientações

O Procon Mato Grosso do Sul esclarece aos consumidores que a aquisição de produtos falsificados coloca em risco sua saúde e segurança. Nesse caso, evite adquirir produtos com valores muito abaixo do mercado, que não disponham em sua embalagem de informações em língua portuguesa, sobre a empresa fabricante e a importadora autorizada.

Em caso de dúvidas e denúncias, entre em contato pelos canais oficiais: Disque Denúncia 151, aplicativo MS Digital e no site www.procon.ms.gov.br.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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