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Procon de MS promove ações de qualificação profissional a servidores e alunos

Cursos também estão disponíveis em link no site do Procon/MS.

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Fiscais e estudantes receberam, nessa semana, capacitações promovidas pelo Procon/MS (Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), e entidades parceiras.

Durante o Seminário de Defesa Agropecuária, nesta sexta-feira (6), houve a qualificação de servidores para atuar na identificação de fraudes, falsificações e adulterações de produtos de origem animal, vegetal, agrotóxicos, fertilizantes e insumos veterinários.

“Mostramos nossas atividades em busca de parcerias. Fiscalizamos na origem, na fabricação, mas temos interesse que na rede para o consumidor final estejam produtos de qualidade e o que não estiver tem que tirar e punir”, explica o superintendente Federal de Agricultura em Mato Grosso do Sul, José Antônio Roldão.

A formação foi conduzida por técnicos do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), tendo mobilizando fiscais de diferentes instituições e policiais civis da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo), Deleagro (Delegacia Especializada de Combate à Crimes Rurais e Abigeato) e da Coordenadoria Geral de Perícias.

Para o delegado titular da Decon, Reginaldo Salomão, o aperfeiçoamento técnico possibilita qualificar toda a cadeia de custódia da prova, coibindo as más práticas comerciais no mercado e assegurando a população a segurança e qualidade alimentar, do campo à mesa.

Também participaram do evento servidores lotados na SES (Secretaria Estadual de Saúde), Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), CRMV/MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária), Crea MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul), Vigilância Estadual de Saúde, assim como representantes do SENAR/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Direitos na prática

Na quinta-feira (5), estudantes do Programa de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Vendas do Senac MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) participaram de palestras sobre direitos do consumidor, enfrentamento ao racismo e ética nas relações de consumo. O grupo, composto por 14 adolescentes e jovens, também visitou a instituição.


Para a professora Maria Aparecida de Lima, a visita técnica possibilitou uma experiência de compreensão qualificada sobre os direitos dos consumidores. Ela destacou ainda que esse intercâmbio desenvolve nos alunos competências fundamentais a sua formação e atuação no mercado de trabalho.

“Um de nossos objetivos enquanto instituição é manter nossos servidores atualizados e promover essa aproximação com todas as pessoas, para que cada cidadão e cidadã tenha assegurado o acesso a informações qualificadas, se aproprie e faça valer seus direitos nas relações de consumo”, destaca o secretário-executivo do Procon/MS, Angelo Motti.

Capacitações e palestras podem ser solicitadas a Escola do Consumidor por meio do e-mail gabinete@procon.ms.gov.br. Cursos também estão disponíveis em link no site do Procon/MS.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Procon divulga pesquisa para o “Dia dos Namorados”

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Procon dá dicas de economia para os consumidores no Dia dos Namorados – Crédito: Procon/ Divulgação

A Prefeitura de Dourados, por intermédio do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), realizou pesquisa de preços de produtos mais consumidos no Dia dos Namorados. O levantamento foi feito entre os dias 3 e 6 de junho em estabelecimentos como floriculturas e restaurantes.

Sete estabelecimentos que comercializam flores foram avaliados e foi constatada a variação de 100% no valor da rosa unitária, 124% no valor da rosa unitária decorada e 83% no valor do buquê de rosas com seis unidades, no comparativo entre o menor e o maior preço. No que se refere às flores pesquisadas, em seis itens foi verificada uma variação superior a 50% entre o menor e maior preço.

Já em relação à pesquisa de preços do rodízio de sushi foi verificada uma variação de preços de 85%, entre o menor (R$ 135) e maior preço (R$ 250) constatados.

O chefe da Procuradoria Especializada de Administração do Procon de Dourados, Lenilson Almeida da Silva, destaca a importância do consumidor realizar seu próprio levantamento antes de comprar os itens, para poder economizar.

“No que se refere à compra das flores, é importante que se visite mais de um estabelecimento e, caso o consumidor siga a pesquisa, poderá pagar muito menos”, cita, ao recordar ainda que o consumidor avalie os materiais usados nas cestas, levando em conta qualidade e valores.

Outro ponto destacado pelo Procon, é que o consumidor avalie o valor cobrado para entrega, se essa for a opção escolhida para presentear. “Antes de finalizar a compra é preciso verificar informações que acrescentem ao valor, como o frete, por exemplo. Além disso, é preciso solicitar a confirmação da entrega e exigir a nota fiscal ou recibo”, destaca o chefe de administração do Procon, Lenilson Almeida da Silva.

Para esclarecer dúvidas ou para reclamações, o consumidor pode ligar no Procon. Os contatos são 2222-1536 ou 2222-1539. É possível ainda entrar em contato via e-mail: procon@dourados.ms.gov.br ou pelo link https://procon.dourados.ms.gov.br/index.php?class=ReclamacaoForm .

Confira a pesquisa completa:

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Procon de Dourados divulga pesquisa da cesta básica de junho

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Pesquisa de preços de produtos da cesta básica foi realizada na semana passada em 12 supermercados de Dourados. Divulgação/Procon

A Prefeitura de Dourados, por intermédio do Procon (Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor), realizou nova pesquisa de preços dos produtos que compõem a cesta básica de alimentos. O levantamento foi feito em 12 supermercados da cidade, entre os dias 2 e 6 de junho, e foram coletados preços de 29 itens, sendo considerados para levantamento produtos pré-definidos.

Os produtos apresentaram variação significativa de um estabelecimento para outro, como, por exemplo, alho 200 gramas apresentou diferença de 182,96%; erva-mate de tereré 500 g, diferença de 389,39%; extrato de tomate 300 g, diferença de 234,64%; goiabada 300 g, diferença de 192,89%; sal 1 kg, diferença de 292,93%; esponja de aço pacote com 8 unidades, diferença de 168,28%; sabão em pó 800 g, diferença de 226,58%; papel higiênico pacote com 4 unidades (30 m), diferença de 282,71%.

Entre os estabelecimentos pesquisados, foram encontrados 18 produtos com diferença superior a 100% entre o produto com menor e maior preço, como, por exemplo, biscoito água e sal, cebola, farinha de mandioca torrada 1 kg, leite em pó integral 400 g, margarina 500 g, água sanitária 1 litro, sabão em barra pacote com 5 unidades e creme dental 90 g.

A diferença do estabelecimento com menor preço e o de maior preço nesta pesquisa é de 53,20%. Em relação à pesquisa do mês de maio/2025, houve uma redução do preço médio da cesta básica de 0,79%.

O Procon orienta o consumidor para estar sempre atento às especificações contidas nas embalagens, como prazo de validade, composição e peso líquido do produto. Em caso de dúvida ou reclamação, o telefone para contato é o 2222-1536 (ou 2222-1539). Também pode enviar mensagem para o e-mail: procon@dourados.ms.gov.br ou registrar através do link:

https://procon.dourados.ms.gov.br/index.php?class=ReclamacaoForm

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Procon Itinerante levou cidadania e direitos aos consumidores do Distrito de Prudêncio Thomaz

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Com o propósito de garantir o acesso à informação e à justiça para todos, o Procon Municipal de Rio Brilhante levou na última quarta-feira, dia 16 de abril, o projeto Procon Itinerante, a população do distrito de Prudêncio Thomaz.

Com uma equipe preparada e disposta a ouvir, o Procon Itinerante ofereceu atendimento gratuito para tirar dúvidas, registrar reclamações e garantir que o consumidor esteja sempre bem informado. Um dos propósitos principais da iniciativa, foi levar informações voltadas à educação para o consumo, ou seja, ações que apresentem aos consumidores os seus direitos, quais os canais para solução dos conflitos e ações que garantam um consumo consciente, inclusive do ponto de vista financeiro. Afinal, saber dos seus direitos é o primeiro passo para garantir que eles sejam respeitados.

De acordo com a diretora do Procon em Rio Brilhante, o projeto Itinerante terá atendimento presencial quinzenal, todas as quintas-feiras de cada mês. Os serviços ficarão disponíveis à população das 07:30hs às 12h30, do próximo dia 30 de abril, na subprefeitura do Distrito.

Os consumidores devem levar documentos pessoais, comprovantes de compra ou qualquer outro material relacionado à reclamação.

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